Profissional

11 mitos e verdades sobre coloração de cabelos

Aquele loiro platinado da moda ou aquele ruivo estilo Marina Ruy Barbosa? Independentemente do estilo, coloração de cabelos é algo que sempre deixa muitas dúvidas e existem diversas lendas a respeito do processo. Hoje nós vamos mostrar alguns mitos e verdades a respeito da coloração de cabelos e vamos te ajudar a perder o medo! Confira!

1. Coloração agride os fios — Verdade!

coloracao-agride-os-fios

Sim, a coloração tradicional agride a saúde dos fios, pois é um processo químico que altera a estrutura do cabelo, enfraquecendo-o. Mas isso não é motivo para pânico, pois reconstruções, hidratações e nutrições são, na maioria das vezes, capazes de preparar bem o cabelo para evitar danos muito grandes ou recuperar a saúde capilar após o processo.

2. Deixar a tinta no cabelo mais tempo faz a cor ficar mais intensa — Mito!

deixar a tinta mais tempo no cabelo

A coloração deve ser deixada no cabelo pelo tempo indicado pelo fabricante, apenas. Deixar por mais tempo não vai deixar a cor mais intensa e vai, inclusive, agredir bastante os fios! Da mesma forma, tirar o produto antes do tempo recomendado também não é eficiente. Especialmente em processos feitos em casa, é ideal seguir o tempo exato indicado no manual.

3. Tonalizante é menos agressivo do que tintura permanente — Verdade!

tonalizante-e-menos-agressivo-do-que-tintura-permanente

Na dúvida entre escolher um processo ou outro, caso haja a possibilidade na escolha da sua cor (e sabendo que os resultados obtidos são diferentes), é interessante saber que os tonalizantes agridem menos os fios do que as tinturas permanentes tradicionais. Tonalizantes não possuem amônia e têm uma concentração muito mais baixa de água oxigenada. É por isso, também, que apenas tonalizar os fios não necessariamente vai radicalizar na mudança da cor, pois a transformação será bem mais sutil! Normalmente, tonalizantes apenas alteram o tom dos fios com reflexos mais sutis do que as tinturas permanentes, portanto, não espere o mesmo efeito. Em cabelos mais claros, o resultado pode ser mais visível. O melhor é verificar a possibilidade com um profissional de confiança.

4. Decapagem é melhor do que descoloração — Depende!

A verdade é que são dois processos diferentes. A decapagem trabalha retirando os pigmentos artificiais do cabelo colorido, enquanto a descoloração é feita para retirar os pigmentos dos fios naturais. Caso seu cabelo seja tingido e você queira mudar a cor, o ideal é fazer uma decapagem para retirar a tinta anterior.

5. Fios virgens são mais fáceis de tingir — Verdade!

fios virgens sao mais faceis de tingir

Coloração não clareia coloração. Uma vez que o cabelo já foi colorido, só será possível clarear este fio se houver um decapagem. Ou seja, a remoção dos pigmentos colocados pela coloração existente nos fios.

6. Não é indicado fazer alisamento químico e tingir no mesmo dia — Verdade!

Não que seja algo completamente impossível, mas, nesse caso, a pressa é inimiga da perfeição! O ideal é, realmente, realizar os processos em dias diferentes, deixando até uma margem de distanciamento entre os dois. Existem, inclusive, tipos de produtos que são incompatíveis entre si e podem causar o tão temido “corte químico”, que é aquela queda brusca e indesejada nos cabelos devido à combinação de produtos químicos incompatíveis. A maioria desses casos ocorre na combinação entre alisamentos e colorações ou descolorações. O ideal é sempre escutar um profissional de confiança e segurar a ansiedade.

7. O xampu faz diferença na manutenção dos cabelos tingidos — Verdade!

Normalmente, xampus indicados para cabelos tingidos não possuem cloreto de sódio, o que realmente pode ser bem melhor para manter a cor e a hidratação nos fios coloridos artificialmente! Escolher produtos “sem sal” realmente pode fazer a diferença, portanto, prefira os que possuem essa denominação.

8. É proibido tingir o cabelo durante a gravidez — Depende!

Durante as primeiras 16 semanas, muitos profissionais recomendam que mulheres grávidas não tinjam os cabelos. A região da cabeça é muito vascularizada, e isso pode facilitar a entrada de substâncias tóxicas na corrente sanguínea. Depois dos três meses, é mais tranquilo, porém ainda assim é mais recomendado recorrer a produtos menos agressivos, como as tinturas não permanentes, por exemplo.

9. A piscina pode deixar o cabelo verde — Verdade!

a piscina pode deixar o cabelo verde

As loiras devem tomar cuidado extra no verão. Além do sal do mar prejudicar bastante os cabelos, a piscina também é algo que pode causar problemas! O sulfato de cobre, usado no tratamento da água de piscinas, pode deixar fios loiros com aquele tom esverdeado estranho. A dica para evitar a catástrofe é usar cremes com filtro solar ou próprios para piscina.

10. Pintar os cabelos sujos é melhor — Verdade (mas nem tanto)!

Deixar os cabelos com alguma oleosidade natural ajuda a manter o manto hidrolipídico, que protege os fios durante o processo de tingimento, porém não precisa deixá-los completamente sujos. Normalmente, o tipo de cabelo interfere no tempo necessário para que haja alguma oleosidade no momento do processo, portanto, deixar sem lavar durante um dia ou uma semana vai depender bastante do tipo de cabelo que você tem. Isso diminui bastante a sensação de irritação no couro cabeludo. Porém, é importante deixar apenas “um pouco sujo”, pois a oleosidade excessiva pode prejudicar a aderência da tinta nos fios e pode fazer com que o resultado não seja tão bom assim.

11. Determinadas cores só ficam bem para determinado tipo de pele — Verdade!

Desmitificar a coloração de cabelos é algo muito importante antes de optar por realizar aquela mudança no visual, pois a cor da pele tem que estar em harmonia com a cor aplicada nos cabelos, para que haja um belo resultado final, e a sua cliente não se sinta estranha, como não se reconhecesse ao olhar no espelho. Na dúvida, o indicado é sempre procurar um profissional de confiança, pois ele te ajudará a entender o que é melhor para você e para o seu tom de pele e escolherá o tratamento que melhor atenda suas expectativas!

Ficou mais alguma dúvida a respeito de cabelos tingidos ou tem algumas dicas preciosas para quem quer investir na mudança de cor? Comente abaixo!

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
7 tratamentos que não podem faltar no seu salão de beleza
Do loiro ao grey hair: como funciona essa tendência?
7 motivos para vender produtos profissionais no seu salão
3 Comentários
  • 10/11/2016 em 09:47
    Responder

    Belas dicas,simples e objetivas!

  • 29/10/2016 em 11:42
    Responder

    Boa tarde, sou Cabelereira e tenho um espaço de beleza onde moro, gostaria de saber se posso compartilhar em minha página suas publicações de propaganda pois estou começando agora, nesta página .

    • Aneethun
      31/10/2016 em 07:46
      Responder

      Olá Claudia! Pode compartilhar nosso conteúdo à vontade. Desejamos muito sucesso para o seu Espaço de Beleza, conte com a gente!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web