9 dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

9 dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

Tempo de leitura: 6 minutos

O Brasil é um país de clima tropical e, por isso mesmo, estamos acostumados com o calor. Sabemos que as estações mais quentes criam problemas para nossos fios e deixam os cabelos ressecados, quebradiços e sujos, mas o inverno também não é um grande amigo da nossa beleza. Na verdade, embora muita gente não perceba, os dias mais frios também podem ser grandes inimigos de belas madeixas.

Temperaturas baixas são bastante nocivas e grandes campeãs na desidratação da pele como um todo e também do couro cabeludo. Nesse clima extremo, o cabelo pode também cair mais facilmente, além de ficar opaco e sem vida. Por sorte, para evitar que isso aconteça, existem algumas atitudes simples que podem minimizar ou, até mesmo, reverter totalmente o quadro.

Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de ler no artigo de hoje as melhores dicas de como cuidar dos cabelos no inverno! Confira:

Não deixe de lavar os cabelos

nao deixe de lavar os cabelos

Um erro que muitas pessoas cometem, especialmente em dias mais frios, é deixar de lavar os fios constantemente. Isso é um erro, pois fios sujos tendem a cair mais facilmente, bem como ficam menos brilhosos e saudáveis.

O ideal é periodizar de acordo com o seu tipo de cabelo: se eles forem oleosos, o recomendado é lavar todos os dias. Já se forem secos, é interessante fazer a higienização cerca de três vezes por semana.

Evite banhos muito quentes

evite banhos quentes

Evitar banhos muito quentes é uma atitude interessante para quem quer descobrir como cuidar dos cabelos no inverno, afinal, em dias mais frios, a tentação de deixar a água em uma temperatura elevada é enorme. O problema é que isso aumenta a oleosidade do couro cabeludo de uma forma excessiva.

A água quente também abre as cutículas, quebrando os fios, tirando o brilho e levando a sedosidade. Se você não consegue deixar o chuveiro em uma temperatura mais amena, procure ao menos finalizar a limpeza com água fria, pois isso fechará as cutículas. Uma dica: enrole-se na toalha e enxague a cabeça com o chuveirinho. Dessa forma, você não sentirá tanto a friagem.

Outra excelente opção é lavar os cabelos no salão de beleza, o profissional pode oferecer serviços de controle da oleosidade que poderão ser mantidos em casa, conforme indicação do profissional.

Use condicionador

use condicionador

O condicionador é um grande amigo das madeixas nos dias frios, pois eles selam as cutículas e conferem mais brilho e maciez. Toda vez que você lavar os cabelos, procure usar um produto adequado ao seu tipo de fio e pelo tempo recomendado pelo fabricante e ou profissional de sua confiança: dessa forma, as substâncias serão absorvidas com mais eficiência e poderão fazer o efeito desejado.

Seque bem os fios

seque bem os fios

Secar bem os fios é outra dica importante de como cuidar dos cabelos no inverno. Nesses dias, fuja da tentação de sair com as suas madeixas molhadas ou úmidas, pois, quando isso ocorre em temperaturas demasiadamente baixas, a evaporação é menor e o couro cabeludo ficará encharcado por mais tempo.

Esse tipo de situação fragiliza os fios, deixa-os quebradiços e ainda favorece o surgimento de problemas como caspa, seborreia e até micoses. Não esqueça os finalizadores com proteção térmica quando o secador for utilizado, opte sempre pelos produtos que contenham silicone, assim você une proteção e sedosidade em um só produto.

Pegue leve nos acessórios

pegue leve nos acessorios

Nos dias quentes de verão, um dos grandes inimigos da saúde capilar é o uso excessivo de bonés: eles esquentam a região, aumentam a produção de suor e impedem sua evaporação.

No entanto, se você acha que nos dias frios de inverno, esse problema não ocorre, está enganada. Nessa estação, o uso de chapéus e gorros dispara e eles acabam causando problemas similares aos do boné: retêm umidade, esquentam o local e impedem a respiração adequada do couro cabeludo.

Se você não abre mão dessas peças, ao menos tome cuidado para que sejam suaves e confortáveis. Assim, você evita que causem esses problemas e também garante que não façam tanta pressão ou apertem demais a cabeça, o que poderia até quebrar os fios com a pressão.

Invista em uma hidratação intensa

Redobre os cuidados com a hidratação de cabelos quimicamente tratados

hidratação é fundamental em dias frios: invista em fazê-la semanalmente ou ao menos de quinze em quinze dias. Esse tipo de tratamento ajuda a manter o brilho e a saúde dos fios deixando-os mais sedosos. Com um produto de qualidade, você faz uma hidratação até mesmo em sua própria casa, mas nada melhor que um bom profissional para indicar o tratamento correto para seu tipo de cabelo, e principalmente a manutenção que você fará em casa. Os óleos de camelina e macadâmia serão a sensação nesse inverno, pois tratam os cabelos sem pesar ou deixar resíduos.

Se você tem cabelos secos ou normais, aplique o creme mais próximo da raiz. Já se você sofre com oleosidade excessiva, o ideal é deixar alguns centímetros de distância do couro cabeludo.

Por fim, abuse de um dos maiores truques dos profissionais: a massagem. Faça movimentos suaves e circulares em toda a região da cabeça para garantir que as substâncias ativas consigam penetrar melhor nas cutículas e façam o efeito desejado.

Alimente-se bem

alimente se bem

A alimentação também faz parte de uma boa saúde para os cabelos em qualquer estação, mas mais notadamente no inverno. Algumas vitaminas, por exemplo, são grandes amigas de belas madeixas, especialmente a A. Ferro e zinco são minerais essenciais, que contribuem para um brilho perfeito e fios mais fortes.

Por fim, é essencial se lembrar de beber muita água, pois, nos dias frios, muitas pessoas se esquecem disso e vale lembrar: a hidratação começa de dentro para fora.

Cores quentes necessitam de cuidados especiais

cores quentes necessitam de cuidados especiais

As diversas cores em tons mais quentes encantam e aquecem o inverno, sempre que falamos em tons de marrons acobreados, vermelhos intensos, assim como os tons de dourados exigem um cuidado maior quando o assunto é cor vibrante. Os produtos antioxidantes são os queridinhos da “estação frozen”, eles formam uma película protetora que deixaram as cores ainda mais vivas e cheias de brilho, além de agir como proteção para as madeixas.

Não se esqueça do protetor solar

nao se esqueca do protetor solar

Não é porque os dias são mais frios no inverno que os raios solares não podem fazer um tremendo estrago nos seus cabelos, portanto, não deixe o protetor de lado. Se for sair no sol, não só a sua pele, mas também seus fios precisam de proteção.

Invista em produtos de qualidade que venham com filtro solar em sua composição. Lembre-se de passar a quantidade recomendada pelo fabricante, para que o excesso não acabe deixando o couro cabeludo abafado ou oleoso.

Essas são as melhores dicas de como cuidar dos cabelos no inverno. Não deixe seus fios perderem a beleza: tome a atitude certa e fique mais linda nos dias frios! E, se você ainda ficou com alguma dúvida ou se quer deixar uma sugestão, faça um comentário aqui no post.

4 Comentários


  1. Amei as dicas! Obrigada por vocês existirem, é muito bom contar com profissionais comprometidos com a beleza e satisfação de seus clientes!

Comentários encerrados.