9 truques para turbinar a hidratação dos cabelos

9 truques para turbinar a hidratação dos cabelos

Tempo de leitura: 6 minutos

Em dias corridos como os de hoje, nem sempre podemos ir ao salão de beleza com a frequência que gostaríamos. São muitas atribulações no trabalho, compromissos em casa, trânsito pesado e outros problemas, fazendo com que os nossos fios possam pagar um preço pouco desejável no final.

No entanto, existem algumas soluções interessantes, que podem minimizar o problema e até fazer com que os resultados sejam complementares aos de um bom profissional. Hidratar as madeixas em casa pode ser econômico, eficaz e ajuda especialmente quem quer ficar bonita sem demandar muito espaço na agenda — sempre lembrando que realizar esse procedimento em casa devem ser uma forma de aprimorar tudo o que é feito nos salões. Não deixe de consultar antes o profissional cabeleireiro, que indicará o melhor tratamento para a realização do procedimento em casa, opte sempre por produtos do segmento profissional.

Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe de ler esse artigo que preparamos sobre os maiores truques para turbinar a hidratação dos cabelos! Confira:

1. Escolher o produto certo para seu tipo de cabelo

escolha o produto certo para seu tipo de cabelo

 

O primeiro truque para acertar na hidratação dos cabelos é escolher com sabedoria quais itens usar. Cada tipo de fio tem demandas específicas e você precisa estar atento ao que o mercado oferece.

Não se prenda apenas ao preço ou à marca: madeixas secas pedirão um tipo de alternativa, enquanto pessoas com tendência à oleosidade terão que fazer outras escolhas. Quem utiliza tratamentos químicos como alisamentos e tinturas deve optar por cremes que recuperem os estragos causados por esses processos.

Além disso, a consistência também precisa ser levada em conta: o ideal é que o produto seja nem muito duro, nem muito diluído: ele precisa se espalhar de maneira equilibrada sobre as fibras capilares. O seu cabeleireiro pode ser a chave para indicar a melhor opção para o tratamento complementar em casa.

2. Lavar bem os fios

lavar bem os fios

A lavagem dos fios é outro passo importante na hidratação dos cabelos. Antes de aplicar o creme, é preciso que eles estejam bem limpos. Para isso, mais uma vez, vale escolher um produto condizente com seu tipo de fibra capilar.

Nessa hora, um shampoo antirresíduos é essencial, pois ele faz uma limpeza profunda e retira toda a poeira, a gordura e a sujeira acumulada durante o dia, iniciando o tratamento antes mesmo de você aplicar sua máscara.

3. Deixar o condicionador de lado

Enquanto o shampoo antirresíduos é indispensável para uma boa hidratação, o condicionador pode e deve ser deixado um pouco de lado. O ideal é que as cutículas dos fios estejam abertas para que a máscara aja com perfeição e o condicionador funciona justamente fechando-as, atrapalhando a ação ideal do produto.

Além disso, o uso combinado com o hidratante pode deixar os fios pesados e sem balanço, tendo o resultado oposto ao desejado com o tratamento.

4. Retirar o excesso de água

retirar o excesso de agua

Depois da limpeza com o shampoo, retirar o excesso de água dos cabelos é um passo primordial para quem quer hidratar com perfeição. Fazer isso durante o banho é extremamente prático, mas, certamente, não é a melhor alternativa para quem deseja um resultado de profissional: com os fios úmidos, o creme fica diluído e seu efeito fica bastante comprometido.

Para que isso não ocorra, o ideal é secar com uma toalha, sem fazer pressão ou esfregar. Aperte suavemente os fios para tirar o excesso de água e depois passe um pente largo para desembaraçá-los, especialmente se você tem madeixas crespas.

5. Aplicar a máscara da forma correta

aplicar a mascara da forma correta

Aplicar a máscara pode parecer fácil, mas é nessa hora que muitas pessoas pecam. Para uma hidratação perfeita, você deve fazer sem pressa, mecha por mecha. Comece da região próxima à nuca e depois vá subindo calmamente em direção à testa. Massageie sempre no sentido do crescimento do fio, selando as cutículas.

Para quem tem cabelos secos ou normais, é preciso aplicar o produto mais próximo à raiz. Já para quem tem problemas com oleosidade excessiva, o ideal é dar alguns centímetros de distância para o couro cabeludo.

Lembre-se também que quantidade não é sinônimo de qualidade: não emplaste suas madeixas com creme, apenas procure garantir que todos os fios recebam produto do mesmo modo.

6. Massagear

massagear

 

Um dos maiores truques de salão que muitas pessoas não conhecem está na massagem dos fios. Esse é um ponto chave e cada mecha precisa ser tratada com cuidado e carinho. Massageie de baixo para cima.

7. Apostar na toalha quente

apostar na toalha quente

Ao contrário do que muita gente pensa, as toucas térmicas estão em baixa. Elas podem esquentar demais os fios e podem acabar produzindo o efeito oposto, prejudicando a hidratação.

Em seu lugar, opte por uma toalha quente: basta molhá-la em água aquecida, tirar o excesso e enrolar na cabeça. O calor moderado ajuda a potencializar o efeito da máscara, pois faz com que ela penetre melhor nos fios. Outra alternativa seria enrolar os cabelos em papel filme, pois ele não esquentará excessivamente a região e potencializará o tratamento.

8. Não exceder o tempo

Não adianta exceder o tempo recomendado pelo fabricante no rótulo achando que isso trará melhores resultados: apesar desse erro ser muito comum por pessoas que gostam de cuidar de suas madeixas, o resultado pode ser muito ruim.

Cada princípio ativo tem um determinando período de uso e ultrapassá-lo deverá inclusive ressecar os fios. Se você deseja um tratamento mais longo, opte por algum tipo de leave-in após a lavagem, pois é um produto destinado e formulado exclusivamente para isso.

9. Finalizar com água fria

finalizar com agua fria

Na hora de retirar a máscara e finalizar a hidratação dos cabelos, o ideal é fazer isso com água fria ou, no máximo, levemente morna. A temperatura mais baixa ajuda a deixar os fios brilhantes e fecha as escamas, que não precisam mais estar abertas após o tratamento.

Se você fica muito incomodada com a água fria do chuveiro, uma solução é fazer a retirada do produto com água mineral em garrafa. Apenas certifique-se de não deixar resíduos, pois eles podem deixar os fios com aspecto sujo e extremamente oleoso.

Esses são os principais truques para turbinar a hidratação dos cabelos! Com essas dicas simples, você pode conseguir resultados similares ao salão de beleza, de forma muito prática e econômica.

Gostou do conteúdo? Se você tem mais alguma dica ou quer tirar suas dúvidas, não deixe de fazer um comentário aqui no blog!

 

Aneethun recomenda: Máscaras para manutenção diária Home Care linha System

Consulte um profissional cabeleireiro sobre a linha Aneethun ideal para o seu tipo de cabelo!

mascaras linha system home care

48 Comentários


    1. Olá Claudia! Como você fez luzes invertidas, o mais recomendado seria o uso da linha Revive System, desenvolvida especificamente para cabelos coloridos. Possui ação antioxidante e promove a blindagem dos pigmentos, prolongando a fixação da cor nos cabelos. É importante que você não deixe de consultar um profissional cabeleireiro antes de realizar qualquer procedimento nos cabelos.


  1. Adoro os produtos Aneethun, pena q não vendem em lojas, compro no salão de beleza, mas por um preço um pouco salgado.
    Gostaria de usar sempre… mas infelizmente não posso.
    Obgd


    1. Olá Maristela, que bom que gosta dos nossos produtos! É comum haver variação de preço de acordo com cada região. O ideal é sempre pesquisar entre os salões para saber qual deles vai te atender melhor. Para encontrar os salões revendedores mais próximos de você, acesse https://www.aneethun.com/onde-comprar/salao


  2. Gostei muito dessas dicas!


    1. Olá Ana Maria, obrigado pelo seu comentário!


  3. Parabéns pelo o esclarecimento. ..Essas dicas são muito válidas pra quem tem dias corridos… sucesso a vcs !!!


    1. Obrigado pelo seu comentário, Suzana! Hoje em dia é quase impossível não levar um dia super corrido, não é mesmo?! Mas ainda assim, nada nos impede de manter os cuidados com os nossos cabelos! rsrs


  4. Qual melhor produto para cabelos brancos? Pois os meus estão fracos, quebradiços e nada faz com que melhore. Também estão muito finos, se puder me dar umas dicas, agradeço!


    1. Olá Katia! Para fortalecimento e aumento da densidade, indicamos a linha AntiQueda Therapy, que possui sofisticada fórmula com tecnologia exclusiva Pronaxil, que reduz e previne a queda, estimula o crescimento dos fios, aumenta a proliferação celular, revitaliza as células, devolve a densidade dos cabelos e restaura o bulbo piloso, mantendo a saúde dos fios e do couro cabeludo.

      Para recuperar danos, indicamos que você faça o serviço de Reestruturação da linha Kera System no salão de Beleza. A Linha Kera é composta por queratina hidrolisada, ativada na forma de aminoácidos que penetram na fibra capilar reestruturando os fios.


  5. No meu salão eu só uso aneethun .e tudo de bom ♡♡


  6. Olá
    Faço escova progressiva, gostaria de saber qual a linha adequada para este tipo de cabelo. Já usei age e kinoa e são muito bons.


    1. Olá Cristiana! As duas linhas que você usou, Age e Kinoa, são as mais adequadas para cabelos com escova progressiva! A linha Age System protege os fios de futuros processos oxidativos evitando os efeitos nocivos do tempo. Já a linha Kinoa é um sistema de regeneração nutritiva para cabelos alisados e relaxados, que confere brilho, sedosidade e condicionamento aos fios.


  7. Gortaria de receber mais novidades..


  8. Olá eu gostaria de saber qual é a melhor hidratação pra cabelos volumosos, pois minha filha tem muuuito cabelo e são extremamente volumosos?


  9. Gostaria de saber se a Linha Venit para cabelos oleosos tem uma textura perlada ou transparente…pois meus cabelos nao aceitam ser lavados com shampoo perolado…fica pesado e perco mais fios!


    1. Olá Joice! O shampoo da linha Venit System é transparente, você poderá utilizá-lo tranquilamente.


    2. Olá Joice! O shampoo da linha Venit System é transparente, pode utilizá-lo tranquilamente.


  10. Olá
    A máscara para hidratação deve ser aplicada somente nos fios, como se faz com o condicionador ou pode ser aplicada também no couro cabeludo ?


    1. Olá Marcela! A máscara de tratamento também deve ser aplicada somente no comprimento e pontas. O que levamos ao couro cabeludo são somente shampoos e loções.


    2. Olá Marcela! A máscara de tratamento também deve ser aplicada somente comprimento e pontas, o que levamos ao couro cabeludo, são somente shampoos e tônicos.


  11. Muito bons os produtos da Aneethun.
    Gostaria de saber qual o melhor para cabelos sem brilho e danificados.


    1. Olá Dennyr!Nossa linha de tratamento para cabelos danificados é a KERA SYSTEM, um completo sistema de tratamento capilar em quatro fases. Ela é indicada especialmente para cabelos que necessitam de recuperação rápida e profunda. Porém, não deixe de fazer a manutenção em casa com os produtos Home Care da linha.


    2. Olá Dennyr! Nossa linha de tratamento para cabelos danificados é a Kera System. Recomendamos fazer um tratamento no salão e dar continuidade em casa com a linha home care.


  12. Gostaria de saber qual a melhor linha pros meus cabelos tenho selagem uso luzes e eles sao muitos ressecados muito mesmooooo me ajude


    1. Olá Stefani! O ideal é que um profissional avalie seus cabelos para um melhor diagnóstico, mas você poderá iniciar um tratamento alternando entre as linhas AGE SYSTEM, para cabelos pós progressiva e a linha NANO SYSTEM para cabelos sensibilizados.


    2. Olá Stefani!
      Você poderá iniciar um tratamento alternando entre as linhas Age System, para cabelos pós progressiva e a linha Nano System para cabelos sensibilizados, mas o ideal é que um profissional avalie seus cabelos para um melhor diagnóstico.


    1. Olá Hernandes, que bom que gostou do post! As dicas servem para cabelos masculinos também, desde que necessitem de hidratação.
      O ideal é sempre consultar um profissional cabeleireiro para saber quais as reais necessidades do seu cabelo.


  13. Olá
    Gostaria de saber o que devo fazer para o meu cabelo ficar bonito pois ele é muito resecado, volumoso, com pontas duplas, muito grande e gostaria de mantelo grande.


    1. Olá Michelly! De acordo com sua descrição, o mais indicado seria um tratamento com a linha Queen da Aneethun, que possui uma valiosa combinação de óleos, com elevado teor de ômega 3, 6, 7 e 9, nutrientes que resultam em um tratamento versátil para os cabelos. Além de amaciar os fios, dar brilho imediato e proteger a fibra capilar, nutre e repara profundamente.


  14. Muito boa a matéria. Gostaria de saber a linha ideal para cabelos loiros descoloridos.


    1. Olá Iracema! Para cabelos loiros descoloridos indicamos a linha Blond System da Aneethun. Uma linha de tratamento que neutraliza o amarelo indesejado, uniformiza a cor dos fios loiros e grisalhos, iluminando o tom claro dos cabelos. Não deixe de consultar seu cabeleireiro antes de realizar qualquer tratamento no seu cabelo!
      Se quiser saber mais, acesse: https://goo.gl/vGRPo7


  15. Fiz mexas e progressiva, meu cabelo é grosso e tenho muito além de volumoso ,agora ,um mês depois ele parece uma soga ,seco e embaraça só de ficar solto ,já estou cansada de trocar de salão, e gastar horrores, peço socorro ,e uma indicação de produto .Obrigado.


    1. Olá Dalva! No caso do volume e ressecamento, o mais indicado é utilizar a linha SLYM SYSTEM da Aneethun. Ela contém em sua fórmula a manteiga de pistache, tratando o ressecamento, auxiliando na redução do volume e disciplinando os fios. Você também pode alternar com a linha BLOND SYSTEM, equilibrando os tons da suas mechas.


  16. Olá, tenho luzes e passo chapa 1 vez por semana. Uso o protetor térmico. Lavar os cabelos apenas 1 vez por semana é prejudicial aos fios? Gostaria de lavar pelo menos 2 vezes na semana mas devido uso da chapa tenho receio de estragar ainda mais. Faço hidratações toda semana. Não abro mão da chapa pois meu cabelo é volumoso e fica bem modelado com ela. O que fazer nesse caso? Lavar apenas 1 vez na semana ou 2?


    1. Olá Janete!
      O número de lavagens semanais será definido de acordo com o nível de oleosidade que tem seu couro cabeludo. O mais indicado é entre duas a quatro vezes por semana, porém para a proteção da fibra durante o uso da chapa o ideal é que você utilize um protetor térmico, que lhe dará toda a segurança para que o procedimento seja feito sem riscos aos cabelos.


      1. Ótimas dicas de vcs, tenho uma dúvida meu cabelo tem luzes e celagem, o q é indicado fazer primeiro a celagem e depôs as luzes? E a outra é meu cabelo sempre q lavo fica aquele amarelo ovo meio laranja posso matizar com uma boa máscara sempre q lavo 2 vzs por semana faço em kza mesmo!! Obg.. aguardo


        1. Olá Carmem! Vai depender do tom das mechas e da selagem. Se ela for uma selagem para cabelos loiros, a mecha poderá ser feita primeiro, e o tempo ideal de uma para a outra será de 10 a 15 dias. Pode lavar sim, duas vezes por semana, desde que a máscara matizante seja também hidratante.


  17. Bom dia…Fiz luzes no meu cabelo é uma semana depois escova progressiva,segunda a cabeleireiro não tinha problema, mas meu cabelo deu choque a progressiva não ficou como eu queria e meu cabelo ficou tipo enfarinhado tive que cortar…Me indicaram reposição de lipidios
    Gostaria de saber o que você me indicaria para recuperar meus cabelos.
    Já uso a marca a nenhum linha A e Age e como protetor térmico beequem.
    Mas temos de não estar usando o produto próprio.
    Por favor me indique um produto que eu consiga devolver a força e brilho e leveza para meuse cabelos


    1. Olá Amanda, o mais indicado é você fazer no salão uma Cauterização de Alto Impacto com a linha Kera System da Aneethun até o fortalecimento da fibra, pois seu cabelo precisa de reposição de queratina e, em seguida, de lipídios. E é claro, manter o tratamento em casa com a linha de manutenção.


  18. Oi! Bom dia! Adoro os produtos Aneethun, mas não sei se estou usando o produto certo em meus cabelos. Tenho cabelo crespo e finos, sem química, porém uso mega hair cacheado e gosto de finalizar com escova e chapinha as vezes. Embora crespo meus cabelos são fáceis de alisar com escova e chapinha e ficam perfeitamente casados com o mega. Minha dúvida é se devo usar shampoo para cabelos crespos, cacheados ou algum outro tipo. Podem me orientar, por favor sobre qual linha usar? Desde já, obrigada!
    Ps: Não tenho optado pela química para alisar os fios porque estou grávida.


    1. Ola Ana Maria! Pelo que deu para perceber, você gosta do seu cabelo bem liso! A Aneethun possui a linha Liss System, que trata o liso e mantém o cabelo mais alinhado e sem frizz. Já quando quiser usar ele cacheado, o ideal é um modelador de cachos.


  19. sou nova nesta aria de loiros vou fazer luzes e estou vendo as oprutunidades , de dicas para um bom cuidado com ocabelo bom gostei dos produtos e da explicacao

Comentários encerrados.