10 passos para ter uma barba perfeita

10 passos para ter uma barba perfeita

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter uma barba impecável requer cuidados simples, mas importantes a todos os homens. Confira aqui um pequeno manual para você entender mais do assunto.

  1. Fique de olho na higiene

Lavar diariamente é quase que uma obrigação para homens que desejam ter uma barba perfeita. Isso porque entre os fios, podem ficar resíduos de sujeiras e até virar uma colônia de bactérias. Sem contar que a aparência fica péssima. “É fundamental que você use shampoos específicos para barba. Eles limpam, desobstruem os poros, auxiliam no crescimento saudável e evitam o surgimento de cravos e pelos encravados. Os sabonetes comuns têm muita detergência e retiram mais do que necessário, ressecando a pele”, comenta Denis Cunha,  Gestor de produto da Aneethun Profissional.

  1. Hidrate, sempre

Para ter uma barba perfeita, é preciso hidratar os fios. A exposição ao sol, principalmente com a chegada da temporada de calor, danifica os pelos, que ficam ressecados e quebradiços. E isso atrapalha o crescimento. Para evitar, aposte em óleos que tem fórmula leve e de rápida absorção. O produto promove hidratação e alinhamento dos fios, além de deixar a barba macia, com brilho e fragrância agradável. Lembre-se ainda de usar hidratante facial e protetor solar se não tiver barba. “Sempre recomendo meus clientes a usar, no dia a dia, um bom óleo para manter a barba perfeita, saudável e bonita”, orienta o barbeiro Marcos Tiburcio, do MG Hair Design (SP).

  1. Não coce

Ao crescer ou logo após o barbear, pode ocorrer uma coceira leve na pele. Mas o ato de coçar pode atrapalhar o crescimento e gerar pelo encravados. O melhor mesmo é aplicar um pós-barba, que facilita o deslize da lâmina, acalma o rosto e deixa uma sensação refrescante. “Antes de usar o pós-barba, o ideal é lavar o rosto com água fria para fechar os poros e evitar sangramentos.” aconselha o Denis Cunha.

  1. Use lâminas novas e limpas

 

Utilizar inúmeras vezes a mesma lâmina pode deixá-la cega (ou sem corte), além de acumular bactérias – o que pode gerar inflamações cutâneas. Limpe os pelos do aparelho e seque bem para reutilizá-lo e aumentar sua vida útil. O ideal é trocar o aparelho uma vez por mês. “Uma boa dica é raspar os pelos antes de dormir, assim, você evita que o suor e o contato com bactérias prejudiquem a pele”, explica o barbeiro Jeferson Vianna, da The Barber (RJ).

  1. Aposte na toalha quente

Sabe aquela tradicional técnica dos barbeiros? Você pode fazer em casa. “Tenha a mão uma toalha comum, óleo essencial e água quente. Primeiro aplique o óleo sobre a toalha – os mais tradicionais são lavanda, sândalo e eucalipto. Mas não exagere, pois a essência tende a ficar forte depois que a toalha é aquecida”, explica Jeferson Vianna. Feito isso, despeje a água fervida na toalha e aguarde alguns minutos até aplicar no rosto. O tempo é necessário para não causar danos na pele com a alta temperatura.

  1. Evite a foliculite

“O pelo encravado surge a partir de um erro no processo da formação do pelo. Durante o crescimento, alguns não conseguem ultrapassar a barreira da pele e acabam permanecendo internos, gerando uma inflamação chamada foliculite”, diz Jeferson Vianna. Portanto, a receita da barba perfeita é usar uma vez por semana um exfoliante leve.

  1. Apare os fios

Principalmente do bigode, que fica muito próximo da boca e é a parte que mais acumula sujeira. Você pode até aparar com uma tesourinha em casa mesmo, de vez em quando. Mas o ideal é ir à barbearia a cada três semanas ou um mês. “Nós oferecemos o barbeado convencional com navalhe-te e toalha quente, a retirada de pelos indesejados, como no nariz, na orelha e nas sobrancelhas. Temos também a barboterapia, que é um processo executado durante o barbear. Ele tem quatro etapas: higienização, exfoliação, drenagem e hidratação do rosto”, explica a barbeira Fernanda Perretto, da Perretto Barbershop (PR).

  1. Estimule o crescimento

 

Algumas substâncias ativam o crescimento dos pelos, como minoxidil, bimatropost e corticoides. “Eles agem impulsionando o nascimento, aumentando o tamanho dos fios e diminuindo a velocidade da queda”, afirma a dermatologista Karla Assed (RJ). Mas atenção: para usá-los é preciso de orientação médica, pois podem apresentar efeitos colaterais.

  1. Combine cabelo e barba

Harmonia é a palavra-chave. Quem é careca deve optar pela barba mais rala, o que torna o visual mais harmônico. A mesma dica vai para homens de cabeleira farta. Já quem possui corte mais curto e baixo pode manter uma barba maior para desviar a atenção e não criar contraste grande. Equilibrar as tonalidades também é indicado. “Procure colorir apenas uma das partes. E mesmo assim com cuidado para não pesar a mão e acabar criando uma discordância entre barba e cabelo”, alerta Jeferson Vianna.

  1. Nunca faça a barba a seco

É fundamental molhar o rosto e os fios na hora de barbear. O ideal é usar um produto próprio para de barbear para não traumatizar a pele e facilitar o deslize da lâmina. Se feita a seco, podem surgir irritações e pelos encravados, além de descamar a pele e provocar lesões.Raspe na direção do nascimento dos pelos, durante o banho ou quando os poros estiverem mais dilatados.

 

TEXTO: CABELOS&CIA BC
ww.revistacabelos.com.br

 

1 comentário

Comentários encerrados.