Dicas Saúde e Bem Estar

Cabelos quebrados: entenda as causas e tratamento

Mais que um corte perfeito e uma cor da moda, para ter fios bonitos como os das estrelas de TV é preciso que eles estejam saudáveis. Por isso, cabelos quebrados são o pesadelo de muitas mulheres. Além do frizz e da textura dura (emborrachada) e desagradável, eles perdem totalmente o brilho. Ninguém merece, não é mesmo?

Porém, vencer esse problema é simples: basta seguir uma rotina de cuidados e prestar atenção aos sinais de alerta que os fios dão. Só assim eles vão ficar cada vez mais bonitos! Então, declare guerra aos cabelos quebrados e confira nossas dicas para fazê-los crescerem mais saudáveis!

O que são fios quebrados?

o que sao cabelos quebrados

Alguma vez você já passou a mão na cabeça e percebeu que, ao terminar, alguns fios se desprendiam? Se sim, não há motivo para alardes, pois pessoas saudáveis perdem cerca de 100 fios de cabelo diariamente, devido à renovação capilar. No entanto, quando esse volume aumenta muito e o bulbo do cabelo não está grudado ao fio, você pode estar sofrendo de quebra.

Em caso de dúvidas, procure observar a textura e a aparência do cabelo. Se os fios estiverem hidratados, brilhantes e com aspecto uniforme, está tudo dentro do normal. Porém, fios secos, espigados e com pontas mais curtas e rígidas merecem um pouco mais de atenção.

Qual a diferença entre quebra e queda capilar?

qual a diferenca entre queda e quebra capilar

Apesar de parecer simples, essas duas alterações no estado de saúde dos cabelos causam muita confusão nas mulheres e impedem um tratamento correto para correção dos problemas. A queda ocorre quando o bulbo do cabelo (aquela bolinha branca que fica na raiz) se desprende do couro cabeludo, fazendo com que ele caia por inteiro.

Há diversas causas para esse problema, como estresse, carências alimentares e uma doença chamada Alopecia Areata. Nesses casos, o fluxo de queda dos cabelos aumenta consideravelmente, fazendo com que falhas de formato geralmente redondo apareçam na cabeça. Se esse é o seu problema, procure um dermatologista ou tricologista para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.

Já nas quebras, o fio se parte em dois. A ponta fica mais espessa, sendo facilmente identificada pelo tato. A quebra ocorre em cabelos ressecados por falta de hidratação, fragilizados por tratamentos químicos ou até mesmo quando a mulher cuida de forma errada, não penteando, secando e prendendo o cabelo do jeito correto.

Outro fator que influencia muito na beleza dos cabelos em geral é a alimentação: se ela for pobre em vitaminas e minerais, suas madeixas podem ficar com uma aparência bem cansada, sem brilho e sem vida.

Quais os cuidados para evitar a quebra de cabelo?

quais os cuidados para evitar a quebra de cabelo

Uma das formas de reduzir esse problema é ter alguns cuidados especiais com o cabelo. Você deve usar corretamente os produtos e evitar hábitos que podem estar acabando com o seu visual. Veja quais são:

  • Passar shampoo e condicionador de forma agressiva. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.
  • Pentear o cabelo da raiz às pontas. Isso pode causar nós, que ao serem desembaraçados, ocasionam mais quebras. Sempre comece de baixo e suba vagarosamente.
  • Friccionar demais a toalha na cabeça. O fio de cabelo é muito delicado e o peso da toalha aliado a movimentos bruscos pode parti-lo. Por isso, apenas aperte o tecido suavemente contra as madeixas.
  • Utilizar escovas e pentes errados. Os mais indicados são os com cerdas mistas ou naturais, que danificam menos os fios. Na dúvida, pergunte ao cabeleireiro qual é o mais indicado para você.
  • Enrolar os cabelos com os dedos. Essa mania enfraquece os fios, que têm a estrutura danificada e se partem. Evite ao máximo.
  • Não usar protetores térmicos. O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta.
  • Prender o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar. Esse hábito prejudica o visual como um todo, pois a umidade causa uma doença chamada dermatite seborreica, que deixa o cabelo oleoso e opaco.
  • Tomar banhos quentes: a água quente do chuveiro provoca ressecamento do couro cabeludo e dos fios, o que pode ocasionar a quebra.

Como recuperar cabelos quebradiços?

como recuperar cabelos quebradicos

A forma de tratamento dos fios vai depender de quão danificados eles estão. Por isso, a postura correta é buscar ajuda de um profissional, que vai fazer a avaliação e indicar o melhor caminho para deixá-los lindos e sedosos.

É importante lembrar que quanto mais químicas agressivas a mulher faz — como alisamento, tintura, relaxamento e até mesmo uma quantidade muito grande de escovas — maiores são as chances de elas sofrerem com as quebras. Assim, é sempre bom já conversar com o cabeleireiro antes e definir estratégias para que isso não aconteça.

Isso evita até mesmo que você seja obrigada a cortar os fios mais do que gostaria só porque eles estão cheios de ponta dupla e com aparência desgastada e opaca, coisa que mulher nenhuma gosta. Ou, em casos extremos, o corte químico — que é quando o excesso de substâncias agressivas faz com que o cabelo se dissolva. Trágico, não? Por isso, é importantíssimo cuidar da saúde dos fios com tratamentos que recuperam os danos.

Quais tratamentos fazem diferença?

quais tratamentos fazem a diferenca

Entre as técnicas mais modernas disponíveis no salão de beleza para recuperar cabelos quebrados estão as que recuperam a queratina, proteína cuja falta acaba prejudicando a estrutura do cabelo. Um dos tratamentos mais comuns é a cauterização capilar, que usa a queratina como principal ativo, promovendo uma recuperação de dentro para fora, devolvendo massa e força aos cabelos. Ela também é chamada de plástica de cabelos e é ótima em situações de quebra intensa.

Além dela, a Reconstrução Térmica também tem resultados bastante animadores. Ele recupera a estrutura dos fios, repõe a massa perdida e depois sela, garantindo uma maior duração. Em casos mais simples, hidratações frequentes já fazem toda a diferença. Elas podem ser feitas no salão e até mesmo em casa, com produtos para cabelos danificados.

Com os cuidados certos, você transformará seus cabelos quebrados em fios dignos de estrela de cinema! Deixe um comentário e nos conte o que você tem feito para afastar o fantasma da quebra da sua vida!

 

Aneethun recomenda: Linha Kera System

Kera System Aneethun

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Long bob: saiba tudo sobre o corte da moda!
8 erros fatais que as mulheres de cabelo loiro platinado cometem
Saiba como cuidar do cabelo na gravidez
24 Comentários
  • 16/06/2017 em 10:31
    Responder

    Oi! Bom dia ! Faço botox no meu cabelo e está super brilhoso mas senti que na parte da frente está quebrado os fios .gostaria de saber qual produto certo para usar

    • Aneethun
      14/07/2017 em 16:25
      Responder

      Olá Cleudia! Os Cronogramas Antiquebra são perfeitos para casos como o seu, pois são completos e recuperam os cabelos em 4 semanas através da Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Blindagem, resultando em fios visivelmente tratados e recuperados.

  • Driely
    31/05/2017 em 22:54
    Responder

    Ola meninas uso aneethum no meu salão de beleza e o resultado é fantástico, todas as linhas da aneethun cumprem o que promete, não troco a aneethun por nenhuma outra marca, meu cabelo está divinooo e minhas clientes amam…Compremm porque vale cada centavo pago, e falo mais, a aneethun é mil vezes melhor do que muitos produtos importados por ai. Bjsss

  • Francieli
    30/05/2017 em 08:44
    Responder

    Olá…gostaria de usar a linha anti quebra da aneethun, mais estou gravida,posso usar normal..não tem contra indicação..
    ?

    • Aneethun
      30/05/2017 em 08:49
      Responder

      Olá Francieli! Pode fazer o tratamento completo com a linha AntiQuebra Therapy da Aneethun com total segurança, pois ela não oferece risco nenhuma à sua saúde ou a do seu bebê.

  • 28/05/2017 em 17:22
    Responder

    Usando um produto shampoo bomba da elizafer,estragou todo quebrado.

  • 28/05/2017 em 17:20
    Responder

    Cabelos quebrados

  • Silvana Maria de Paula Silva Barbosa
    02/05/2017 em 09:59
    Responder

    Bom dia.
    Se estiver com quebra, e fazer tratamentos usando chapa,não irá prejudicar ainda mais os fios?

    • Aneethun
      17/07/2017 em 09:32
      Responder

      Olá Silvana! Desde que o tratamento peça a utilização da prancha e tenha sido elaborado para este fim, não tem problema.

  • Fernanda Rayanne
    29/04/2017 em 21:53
    Responder

    Meu cabelo ta macio e com brilho porém, percebi que alguns fios estão quebrando isso é normal?

    • Aneethun
      17/07/2017 em 09:38
      Responder

      Olá Fernanda! Depende do tipo de processo que foi feito nesse fio. Caso ele seja natural, o motivo pode ser as agressões externas, como sol, poeira, piscina etc. É recomendado a opinião de um profissional para avaliar de forma mais intensa o nível de quebra.

  • Carol
    26/04/2017 em 10:21
    Responder

    Usei guanidina num período de 5 anos, dei uma pausa de 10 meses sem utilizar nenhuma química e há praticamente 2 anos voltei a usar amônia (pois a guanidina deixava meus cabelos embuchados e só ficava bonito se tivesse escavado). Porém percebe que a amônia quebra os cabelos com mais frequência e meus cabelos estão partindo com facilidade. parece ter perdido a elasticidade. O que devo fazer? O que seria melhor usar, queratina ou colágeno?

    • Aneethun
      17/07/2017 em 09:39
      Responder

      Olá Carol! A queratina mantém a estrutura do fio mais firme, porém, em caso do uso de química de alisamento, a melhor opção é procurar a ajuda de um profissional para analisar e diagnosticar o melhor tratamento para seus cabelos.

  • Leila Pereira Machado
    19/04/2017 em 00:48
    Responder

    Pinto meu cabelo com frequência com uma tinta profissional mas meu cabelo está opaco feito uma palhae quebradiços e finos o que devo fazer

    • Aneethun
      28/04/2017 em 15:12
      Responder

      Ola Leila! O excesso de química provoca todo esse ressecamento. O importante é usar uma linha de manutenção em casa, como a linha Revive System, que contém em sua composição pitaya, algas vermelhas e vitamina E, que tratam o ressecamento e blindam os pigmentos evitando o desbotamento.

  • Helen Paula
    30/03/2017 em 22:07
    Responder

    Faço alisamento químico de três em três meses, e acabo usando a chapinha de uma a duas vezes por semana na raiz, conforme seu crescimento.
    Tenho notado uma quebra muito grande nos fios do ano passado pra cá, o que devo fazer? Não posso parar de usar a chapinha! :/

    • Aneethun
      11/05/2017 em 17:14
      Responder

      Olá Helen! O uso da chapinha em excesso sempre prejudica os fios, o ideal é utilizar um bom tratamento e uma excelente linha de manutenção. A Aneethun possui a linha Kinoa para cabelos alisados e relaxados, ela tem como principal ativo a quinoa orgânica, considerada o cereal mais nutritivo do planeta. Saiba mais sobre a linha Kinoa em https://goo.gl/ePMpMZ

  • Karina
    03/01/2017 em 22:08
    Responder

    Desde quando comecei a seguir o cronograma capilar somente com produto caseiro meu cabelo começou a quebrar bem na raiz, o que devo fazer?

    • Aneethun
      05/01/2017 em 07:38
      Responder

      Olá Karina! Produtos e técnicas caseiras nem sempre suprem as necessidades reais que o fio necessita para se manter em bom estado. A melhor opção é procurar um Profissional Cabeleireiro de sua confiança para realizar um diagnostico mais preciso.

  • Tatiana
    03/09/2016 em 10:03
    Responder

    Olá;
    Fiz luzes ontem e meu cabelo está elástico e caiu uma parte. Está quebrando todos os fios com luzes. Qual o produto que posso usar para parar a quebra imediatamente???

    • Aneethun
      05/09/2016 em 09:13
      Responder

      Olá Tatiana! Primeiramente recomendamos sempre que procure um profissional cabeleireiro de confiança, se possível com boas referências, para realizar procedimentos químicos em seu cabelo.
      Essa é a melhor forma de evitar situações como essa, que é o pesadelo de toda mulher!
      O ideal para tratar os fios elásticos e interromper a quebra é fazer uma Reconstrução Capilar com a linha Aneethun Queen. A poderosa ação nutritiva da Geleia Real promove a reconstrução dos fios danificados e reversão imediata dos danos.

  • 16/07/2016 em 14:42
    Responder

    Amei saber isso, gostei das dicas com certeza vai me ajudar muito.

  • Jane Pereira
    15/07/2016 em 19:49
    Responder

    Meu cabelo está quebrando e elástico, fiz luzes e a cabeleireira não era boa, acabou com meu cabelo… peço que me ajude, o que usar?

    • Aneethun
      19/07/2016 em 09:53
      Responder

      Olá Jane! O mais indicado seria o serviço de Reconstrução da Linha Queen Profissional, que nutre, protege e reconstrói a fibra capilar, interrompendo imediatamente o emborrachamento dos fios e devolvendo a elasticidade comprometida por processos químicos, além de promover maciez e brilho imediato aos fios. Consulte sempre um profissional de confiança antes de realizar qualquer procedimento em seus cabelos.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web