Dicas Profissional

Coloração de cabelos: como prevenir o desbotamento e proteger o cabelo da sua cliente!

Coloração de cabelos: como prevenir o desbotamento e proteger o cabelo da sua cliente!

Ter um cabelo de atriz de novela é um sonho de muitas mulheres. E as promessas de melhorias estão por todos os cantos, encantando potenciais clientes. O acesso à informação e a possibilidade de atrair as amantes da coloração de cabelos, fazem com que uma infinidade de ofertas se apresente aos olhos das interessadas.

Tal fato nos faz chegar a um denominador comum. Você precisa estar inserida nesse mundo, aprofundar conhecimentos e melhorar a comunicação para aumentar o poder de barganha. E o melhor, sem mexer no preço! Para isso ser possível, o diferencial é o profissionalismo, que precisa ser pautado na confiança entre cliente e profissional, no caso você, cara leitora.

Lembre-se de que você foi a cabeleireira escolhida para oferecer resultados de Juliana Paes e Elle Fanning. Logo, para sair na frente da concorrência continue a leitura desse post e saiba tudo sobre a coloração de cabelos e o que fazer para proteger o cabelo da sua cliente!

Como colorir o cabelo das suas clientes sem danificá-los?

como colorir o cabelo das clientes sem danificar

Aqui você vai ter uma verdadeira lição de como fazer a coloração de cabelos sem danificar os fios da cliente. Então, preste atenção nesses detalhes e encante a sua cliente com um trabalho cuidadoso e profissional.

  • Cabelos crespos devem ter atenção redobrada para evitar o ressecamento.

  • Faça escolhas pontuais de produtos indicados para a coloração de cabelos, especialmente o shampoo e o condicionador. Esses produtos possuem pouco laurilsulfato de sódio na composição, o que evita a remoção da oleosidade natural dos fios. Os cremes, contudo, possuem agentes capazes de melhorar a textura dos fios e aumentar o intervalo de retoques.

  • Em hipótese alguma utilize produtos que contenham chumbo na composição nos cabelos de gestantes, pois esse elemento químico poderá afetar o sistema nervoso do bebê. Se tiver alguma dúvida sobre a presença desse metal, leia o rótulo novamente e ligue para o serviço de atendimento ao consumidor. O importante é utilizar apenas produtos que garantam a segurança da sua cliente.

  • Aplique um óleo, uma pomada ou um creme de proteção na nuca, orelhas e testa. Esse cuidado evitará possíveis alergias ou manchas na pele da cliente.

  • Utilize ativos naturais para favorecer o fechamento das cutículas. Como a pytaya, um fruto exótico que deixa os cabelos mais resistentes, mantendo a água e os pigmentos dos fios, favorecendo a hidratação, a cor e o brilho.

O que fazer antes da coloração?

o que fazer antes da coloracao

Antes de expor a cliente a um procedimento tão invasivo é preciso fortalecer os cabelos. Verifique o estado dos fios, especialmente a porosidade. Para cada tipo de cabelo é preciso um tipo de tratamento específico.

Baixa porosidade

Em cabelos com baixa porosidade é difícil realizar uma boa hidratação e a coloração. As cutículas dos fios são extremamente fechadas, o que dificulta a absorção de água, de produtos hidratantes e da química.

Média porosidade

É o cabelo ideal para se submeter a um tratamento de coloração. Absorve com facilidade a água e os produtos hidratantes e químicos.

Alta porosidade

É um dos tipos de cabelos mais comuns e com maior dificuldade de se submeter a tratamentos de coloração. Apesar de ter facilidade de absorção de produtos de hidratação, a alta porosidade acelera a perda de água.

Agora vamos aos procedimentos para melhorar a porosidade e submeter sua cliente a coloração de cabelos. No caso de baixa e média porosidade, não há necessidade de tratamentos específicos. Uma máscara de hidratação uma vez por semana e um creme de reconstrução profissional possibilitará uma melhora adequada para a coloração.

Já, quando se trata de porosidade alta, o cabelo precisará selar as cutículas e repor massas. Cremes reconstrutores e um leave-in de proteção térmica são a melhor maneira de diminuir a porosidade dos cabelos.

O que fazer depois da coloração de cabelos?

o que fazer apos a coloracao

É importante fazer uma nutrição pós-química ainda no dia da coloração e usar hidratantes específicos para cabelos tingidos. Hidratação e cauterização são essenciais para aumentar a reposição de lipídios e proteínas e, especialmente, de líquidos.

Por essa razão, indique produtos que contenham grande quantidade de proteínas, aminoácidos e vitaminas. Evite aqueles que contenham, na sua composição, parabenos, óleo mineral e sulfatos. Por mais que os produtos tenham a mesma função, escolher a máscara hidratante ideal poderá ser um divisor de águas entre uma cliente satisfeita ou insatisfeita.

Como instruir a cliente?

como instruir a cliente

Lembre-se de que a sua função e responsabilidade profissional vai muito além do atendimento no salão. A cliente espera receber orientações para realizar cuidados em casa com produtos profissionais.

Informe que a utilização de produtos a base de amônia não são indicados para cabelos tingidos. Oriente-a para a utilização de shampoo antirresíduos, pois esse produto retira qualquer resquício de cloro e outros produtos químicos. O shampoo abre a cutícula dos fios e potencializa a hidratação, pois os ativos penetram melhor desde a raiz dos cabelos.

Tenha uma conversa franca e amigável com a cliente. Evite termos rebuscados e técnicos, mas sempre tenha atitude de profissional. Quanto mais leve for a conversa, maior será a compreensão e a cliente sentirá que você tem real interesse no resultado adequado da coloração de cabelos.

Como encontrar o tom certo para cada tipo de cabelo?

como encontrar o tom certo para cada tipo de cabelo

A homogeneidade da coloração de cabelos deve ser levada em consideração, principalmente quando a cliente te perguntar sobre a melhor cor. Uma análise do tom de pele dela é fundamental para não errar na escolha. Mas não é uma regra, o que vale aqui é a criatividade e o desejo de cada cliente.

  • Morenas e bronzeadas ficam bem com tonalidades douradas e cores mais quentes.

  • Peles clarinhas aceitam bem platinados, acobreados e loiros.

Além disso, é importante fazer um teste de mechas. Basta fazer a coloração em uma madeixa para não correr o risco de errar na escolha. Nem sempre o tom indicado ficará bem em qualquer tipo de cabelo.

Veja que existem várias formas de proteger os fios da sua cliente ao fazer coloração de cabelos. Desde a escolha dos produtos certos, passando pela boa compreensão do tipo de cabelo e uma boa comunicação, é possível ter o resultado ideal e ser a profissional lembrada sempre que a cliente pensar em coloração de cabelos. Faça do luxo e o glamour um diferencial do seu salão e aumente o faturamento.

E você gostou do conteúdo ou ficou com alguma dúvida sobre coloração de cabelos? Deixe um comentário!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Calvície feminina: aprenda mais sobre essa condição e como tratá-la
5 penteados diferentes que podem ser feitos com a chapinha
9 truques para turbinar a hidratação dos cabelos
3 Comentários
  • Selma
    08/01/2017 em 21:17
    Responder

    Amei as informações

    • Aneethun
      25/01/2017 em 16:00
      Responder

      Obrigado pelo comentário Selma! Fique à vontade para sugerir outros temas que você gostaria de ver aqui no Blog.

    • Ana Lídia
      08/03/2017 em 10:48
      Responder

      Muito bom!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web