Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Como ter cabelos lindos e saudáveis em 12 passos

Tempo de leitura: 6 minutos

Cabelos bem cuidados chamam a atenção por onde passam, assim como aqueles danificados. Eles criam identidade e têm o poder de expressar a sua personalidade. Se você acredita nesse conceito, provavelmente cuida muito bem de suas madeixas, mas será que está fazendo tudo da maneira correta para mantê-las em perfeito estado? Neste post, daremos todas as dicas necessárias para ter cabelos lindos e saudáveis. Confira!

Não fuja do corte

nao-fuja-do-corte

 

Se você deseja cabelos compridos e está evitando a todo custo cortar as pontinhas, é hora de se render a tesoura. Principalmente se o seu cabelo resseca com facilidade, terá mais tendência a pontas duplas, o que dificulta o crescimento dos fios. Evite cortes desfiados, principalmente aqueles feitos com navalha, pois o fio será descamado e, portanto, mais propenso a essas pontas indesejadas. Ele pode ser feito a cada 3 meses, assim seu cabelo terá tempo de crescer com saúde.

Trate as pontas

trate-as-pontas

Além do corte a cada 90 dias, as pontas precisam de atenção especial. Quanto maior o comprimento dos fios, mais difícil se torna a nutrição natural deles, tornando o cabelo ressecado e com pontas duplas. Para auxiliar na nutrição, existem silicones e séruns no mercado que fazem a selagem das pontas de maneira temporária. O tratamento é profissional, porém, ainda é o mais recomendado para a recuperação total dos fios.

Cuide do couro cabeludo

O bulbo capilar recebe todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de um cabelo sedoso e com brilho. É dentro dele também que as células capilares se desenvolvem e fazem os fios crescerem. O bulbo se localiza dentro do couro cabeludo e por isso é muito importante tratá-lo com cuidado. Existem produtos profissionais desenvolvidos exclusivamente para o seu tratamento, como séruns revitalizantes e shampoos antirresíduos que evitam o acúmulo de sujeira e oleosidade. A prática de massageá-lo também é muito benéfica para o crescimento dos fios.

Lave-os adequadamente

lave-os-cabelos-adequadamente

Cada tipo de cabelo necessita de um cuidado especial na hora da lavagem, que variam de acordo com seu tamanho ou aspecto (seco, oleoso ou normal). A quantidade de shampoo deve ser proporcional ao tamanho dos fios: apenas o ideal para chegar até as pontas, sem exageros. Massageie bastante para ativar a circulação do couro.

Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias preferencialmente em água morna ou fria. A água quente proporciona ainda mais oleosidade a eles. O condicionador ou leave-in (creme sem enxágue) deve ser usado apenas nas pontas. Procure por produtos específicos que controlem o óleo do couro, como a linha ‎Venit System da Aneethum.

Cabelos secos acabam perdendo o brilho pela falta de oleosidade no couro, gerando fios frágeis e sem movimento. O ideal é fazer a lavagem com produtos que ao mesmo tempo hidratam. Em caso de cabelos extremamente secos, o condicionador hidratante pode ser aplicado não só nas pontas, mas também no comprimento.

Cabelos normais são o sonho de toda mulher. Com a oleosidade controlada, é recomendável que se faça a limpeza com shampoo neutro dia sim, dia não e evitar aplicação de condicionador nas raízes.

Penteie da maneira correta

penteie-da-maneira-correta

Para cabelos lisos, utilize preferencialmente um pente de madeira com dentes largos. Esse tipo de cabelo pode ser penteado mais vezes ao dia, mas sem excesso para evitar oleosidade. Atenha-se a 2 ou 3 vezes ao dia. Os tipos cacheados, ondulados e crespos devem ser penteados com muito cuidado apenas após a lavagem com pente ou escova, ou os fios poderão se desalinhar e ficar excessivamente volumosos.

Seque os cabelos sem danificá-los

seque-os-cabelos-sem-danifica-los

A secagem dos cabelos deve ser realizada, se possível, naturalmente. Se for utilizar o secador, mantenha certa distância do cabelo e use um protetor térmico para preservar os fios. A temperatura do aparelho deve se manter abaixo de 180ºC. Se você utilizá-lo três ou mais vezes por semana, é importante intensificar o tratamento hidratante dos fios.

Modere o uso de chapinhas e secadores

modere-o-uso-de-chapinhas

Sempre que utilizar algum método de modelagem dos fios que envolva superaquecimento, seja chapinha, secador, ou babyliss, é imprescindível o uso de um protetor térmico. Esse produto além de proteger, reduz o frizz do cabelo, auxilia no acabamento e na durabilidade do penteado. Evite o excesso de uso desses aparelhos, que irão ressecá-lo cada vez mais. E quando fizer uso, prefira aqueles com íons negativos, que não ressecam tanto o cabelo devido a sua capacidade de selagem de cutículas, que mantém a hidratação natural dos fios.

Atente-se a química

atente-se-a-quimica

Se você possui cabelos tingidos ou faz tratamentos químicos no cabelo, deve ter uma frequência semanal de hidratação dos fios, principalmente se eles forem naturalmente secos. Independente do produto utilizado ou cor da tinta, a química causa uma reação de ressecamento dos fios que podem deixá-los quebradiços e desnutridos. Quem opta por colorações mais claras, porém, deve ficar ainda mais atento, pois os fios tendem a amarelar e até mesmo afinar, alterando o volume do cabelo.

Nutra os fios de dentro para fora

nutra-os-fios-de-dentro-para-fora

A sua alimentação interfere diretamente na saúde do cabelo. Isso porque os nutrientes dos alimentos são transportados para o bulbo capilar, que, como mencionamos, age ativamente no crescimento e força do fio. Alimentos ricos em vitamina A, D e E, proteínas, ferro e magnésio são combatentes contra a queda e dão força ao cabelo.

Hidrate frequentemente

hidrate-se-frequentemente

A hidratação capilar é necessária a todos os tipo de cabelo e por mais que você faça tratamentos caseiros, é indispensável a hidratação com produtos profissionais, que contém a fórmula necessária para nutrir os fios profundamente.

Proteja contra raios ultravioleta

proteja-contra-raios-ultravioleta

Principalmente quando o clima está quente, com muita exposição ao sol, o couro cabeludo e os cabelos devem ser devidamente protegidos. Faça uso de protetores solar e também chapéus ou outros acessórios que esconda a cabeça de raios ultravioleta.

Evite mãos a toda hora no cabelo

evite-maos-a-toda-hora-no-cabelo

O movimento de passar as mãos nos cabelos chega até ser involuntário, mas policie-se para evitar o hábito. A oleosidade natural acontece da raiz para as pontas e quando se passa as mãos nos fios constantemente, esse processo é acelerado. O cabelo perde o brilho rapidamente e fica sem movimento.

Ao seguir todos esses passos, seu cabelo começará a sentir as mudanças e seus fios ganharão mais força e brilho. Para um resultado ainda mais eficaz, conheça os produtos profissionais para o cuidado de seus cabelos com a linha de tratamento Aneethun!

Nossas dicas foram úteis para você? Conte nos comentários sobre o seu tipo de cabelo, quais tratamentos você faz e são mais eficazes, além de eventuais dúvidas que tem ao cuidar dele!

18 Comentários


  1. Tenho paixão pela aneethun, gostaria q divulgassem foto e nome da gente de cada cidade q usa essa marca, isso engrandecerá muito como profissional, Manaus precisa de mais investimento nessa linha mais divulgação, esse produto tem um potencial enorme, falo isso pq uso no meu cabelo tb… Gostaria q houvesse um interesse da marca em crescer nosso negocio, expandir talvez, ajudando a divulgar a marca. Tipo customizar o salão só com aneethun, trabalhar com consignação! Promover eventos a nível ….etc cheia de ideias….rs


    1. Nossa Adriana Pires, é muito amor envolvido!!! Muito obrigado pelo comentário e pelas várias ideias sugeridas! A Aneethun sabe a responsabilidade que tem nessa parceria com os profissionais cabeleireiros e trabalha incessantemente para atendê-los cada vez melhor. Continue acompanhando nosso blog Beleza com Inteligência e sinta-se à vontade sempre que quiser deixar seus comentários e sugestões.


  2. Uso muito as linhas de nutrição . É muito boa e as clientes adoram.


  3. Estou investindo Aneethun em meu Salão, vale a pena,nunca adquiri produtos com tanto gosto.As clientes são Aneethun.


  4. Uso Aneethun há uns 3 anos. Faço pacotes promocionais com os produtos de todas as linhasTambém repasso para as clientes os cuidados para usar em casa. Amooo!!!


    1. Ótima dica Thereza! As linhas Home Care são ideais para realizar em casa a manutenção dos serviços de tratamento feitos no salão de beleza. Não há nada mais gratificante do que uma cliente satisfeita, não é mesmo?!


  5. Excelente essas dicas..


    1. Que bom que você gostou José! Não deixe de acompanhar o blog Beleza com Inteligência para se atualizar com novas dicas toda semana.


  6. Excelente já usei tive resultados fantásticos!


  7. Amei o conteúdo da matéria! E quanto aos produtos Aneethun AMO mais ainda!

Comentários encerrados.