Cronograma Capilar: Entenda Como Funciona Esse Tratamento

Cronograma Capilar: Entenda Como Funciona Esse Tratamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está ligada no universo da beleza, com certeza já ouviu falar no cronograma capilar. O nome engraçado, que mais parece saído de um escritório, na verdade é uma das maneiras mais eficazes de recuperar fios danificados e tratar todos os tipos de cabelo — dos naturais aos submetidos a processos químicos.

Quer entender melhor como funciona esse tratamento? Então confira as nossas dicas!

Mas, afinal, o que é cronograma capilar?

cronograma-capilar-o-que-e

Como o nome já sugere, o cronograma capilar (CC) nada mais é do que uma agenda de cuidados e tratamentos para recuperar cabelos danificados. Com ele, você terá a responsabilidade semanal de investir em máscaras de hidratação, óleos e cauterização, de acordo com a necessidade dos seus fios.

Diferentemente do que muitos pensam, mesmo sendo um forte aliado, ele não é destinado apenas para cabelos crespos ou para pessoas que estão passando por transição capilar.

O cronograma tem a proposta de recuperar a vivacidade e o brilho de qualquer cabelo submetido a agressões — como o uso de chapinha, secador, progressiva, tinturas e alisamentos — e até mesmo a impactos naturais, como a exposição excessiva ao sol.

Como funciona essa técnica?

cronograma-capilar-como-funciona

A maioria dos cabeleireiros e blogs de beleza recomenda que as mulheres usem máscaras hidratantes semanalmente, não é? Você segue essa recomendação à risca, mas o seu cabelo continua caindo, com aspecto ressecado ou quebradiço? Isso acontece porque ele não precisa somente de hidratação.

Na verdade, mesmo um produto de excelente qualidade, se usado em excesso, pode causar problemas. Todo cabelo precisa receber a dose necessária de cuidados, sem exagerar e nem faltar.

E é aí que entra o cronograma capilar.

Esse sistema de tratamento é feito durante um mês, com um intervalo de no máximo uma semana entre uma fase e outra, de acordo com o estado dos seus fios: muito danificados, pouco danificados ou saudáveis. Sim, cabelos saudáveis também precisam de cuidados!

Tudo é cronometrado para que o seu cabelo receba a dose certa de hidratação, nutrição e reconstrução e blindagem, por meio de produtos e tratamentos específicos.

Essas quatro fases para manter o cabelo saudável consistem em:

Hidratação

  • O que faz: repõe a água dos fios, deixando-os mais macios e com brilho de imediato. Todos os cabelos precisam desse tratamento (até mesmo os que nunca usaram produtos químicos) graças às agressões do sol, praia, piscina e secador.
  • Produtos utilizados: aqui são usadas máscaras com avelã, argan, karité, macadâmia, glicerina, colágeno, aloe vera.
  • O excesso causa: oleosidade e escamação, devido ao acúmulo de produtos no couro cabeludo.

Nutrição

  • O que faz: repõe os principais nutrientes dos fios, como os lipídios. Indicada para cabelos secos e danificados por processos químicos, é capaz de trazer movimento, peso e brilho em pouco tempo.
  • Produtos utilizados: ricos em linhaça, girassol e camelina.
  • O excesso causa: assim como a hidratação, a nutrição pode deixar os fios ensebados e pesados se os produtos não forem bem enxaguados.

Reconstrução

  • O que faz: dá mais rigidez e força principalmente aos cabelos quebradiços, porosos ou que sofreram cortes químicos.
  • Produtos utilizados: os que contêm queratina, whey protein, cisteína.
  • O excesso causa: enrijecimento e piora na quebra dos fios. Por isso, o ideal é dar um intervalo de, pelo menos, 15 dias entre uma reconstrução e outra.

Blindagem

  • O que faz: promove a blindagem da fibra capilar, garantindo a uniformidade na superfície dos fios, deixando-os saudáveis, protegido e brilhantes.
  • Produtos utilizados: os que contenham âmbar e resina sílicas.
  • O excesso causa: assim como a reconstrução todo excesso de produto, pode causar o enrijecimento da fibra.

Quais são os seus benefícios?

cronograma-capilar-quais-os-beneficios

Quando se trata de cabelo, não existe milagre. Até mesmo fios pouco danificados precisam de uma rotina de cuidados constantes contra as agressões do dia a dia.

Uma das principais vantagens do cronograma capilar é permitir que esses tratamentos sejam incorporados à rotina das mulheres de uma maneira mais fácil e natural.

Com ele, você conhece melhor o seu cabelo e sabe exatamente o que ele precisa em cada momento. Fios que vão ficando pelo chão, frizz, falta de brilho, aquele aspecto armado e o temido “bad hair day” não farão mais parte do seu dia a dia. Com os tratamentos certos, seu cabelo estará cada vez mais forte e bonito.

Já na hora de comprar seus produtos, você não vai ficar mais correndo de um lado para o outro ou investindo em algo que não trará um resultado rápido e eficaz.

Como identificar a necessidade do meu cabelo?

A dúvida mais comum quando o assunto é cronograma capilar é: como identificar se o meu cabelo precisa de nutrição, hidratação ou reconstrução?

A resposta é fácil. Na prática, o cronograma é como uma receita sugerida por um médico. Se você a segue corretamente, transformará fios doentes em saudáveis.

Se você está com febre, por exemplo, não vai tomar um remédio para dor de cabeça e esperar que dê resultados. O mesmo vale para os cabelos: assim como o nosso corpo, eles possuem necessidades específicas.

Para identificar quais são as suas no momento, basta observar alguns aspectos:

  • O cabelo está armado, sem brilho e ressecado? Hidratação nele.
  • Está com frizz, poroso e desalinhado? Então é preciso nutrir.
  • Muito fino, com pontas duplas e quebradiço? É hora de investir em reconstrução.
  • A superfície do fio está disforme e opaca? Uma blindagem vai deixá-la protegida e brilhante.

Se ainda assim está difícil identificar do que o seu cabelo precisa, muitos profissionais recomendam um teste simples: o da porosidade. Basta pegar um copo com água, colocar o seu fio de cabelo limpo (sem produtos), deixar por sete minutos e observar o resultado.

cronograma-capilar-teste-de-porosidade

Afundou? Reconstrução.

Boiou? Hidratação.

Não afundou e nem boiou? Nutrição.

É importante lembrar que esse é um teste caseiro. O ideal é pedir a ajuda de um cabeleireiro para avaliar com precisão a saúde dos seus fios.

Também é importante ressaltar que o cronograma capilar é um tratamento com prazo de duração. Fios que precisam de reconstrução hoje podem necessitar de nutrição daqui a alguns meses, ou das duas etapas ao mesmo tempo.

Ufa! Parece complicado, não é? Mas nós garantimos que é simples! Com um pouco de paciência, é fácil seguir o método corretamente — e o melhor: entender as necessidades do seu cabelo.

Mesmo que, com o passar do tempo, você não siga mais o cronograma capilar, ter esse conhecimento é uma vantagem para mantê-lo sempre saudável!

Gostou das dicas? Compartilhe com suas amigas nas redes sociais! Seguir o cronograma capilar em grupo vai deixar tudo mais fácil e divertido!

 

Aneethun recomenda: Cronograma AntiQuebra Therapy

cronograma-capilar-produtos-antiquebra

 

12 Comentários


  1. E um excelente produto com resultado na primeira aplicação
    Um aliado aos profissionais da beleza pra movimentar os salãos mantendo cliente todos os dias.
    Obrg. ANNETHUN pelo excelente produto


  2. Eu sou Cleide de panorama estou fazendo é excelente.,já fiz a hidratação ea nutrição meu cabelo estava um bagasso …agora já está lindo novamente… excelente tratamento parabéns anettum


    1. Que ótima notícia Cleide!!! Obrigado por compartilhar sua experiência com a gente!


  3. Amei essa postagem,nao entendo muito bem desse cronograma mas gostaria muito de ficar por dentro pra saber como cuidar melhor do meu ccabelo,já conheço o produto é muito bom!!!


    1. Olá Mariza! Obrigado pelo comentário! Cola com a gente aqui no blog Beleza com Inteligência, toda semana postamos dicas valiosas de cuidados com o cabelo!


  4. O meu cabelo está mt fino caindo demais parece ke to com alguma coisa no casco parece caspa mas não é eu não sei o ke realmente seja


    1. Olá Gilmara! Nesse caso, é melhor você procurar um profissional para realizar um diagnóstico no seu cabelo e recomendar o tratamento ideal para resolver o problema.


    1. Olá Solange! Nesse caso, é melhor procurar um cabeleireiro de confiança e começar um tratamento urgente para recuperar esse cabelo!


  5. Quero que monte um kit com produtos da aneethum pra mim fazer o cronograma..


  6. Olá, já estou com a linha quase toda, cada vez que uso um produto, me surpreendo com o resultado, tudo maravilhoso, só falta a coloração [tinta}. Amo tudo…parabéns, um abraço. Obrigada por nos proporcionar segurança em nossos serviços.

Comentários encerrados.