Como Escolher e Usar um Finalizador Para Cabelo?

Como Escolher e Usar um Finalizador Para Cabelo?

Tempo de leitura: 6 minutos

O sonho de toda mulher é ter um cabelo ao mesmo tempo natural, mas com todos os fios bonitos e no lugar, não é mesmo? Uma arma poderosa para obter esse resultado é o finalizador para cabelo. Há inúmeras marcas e versões, desse produtos, então, como saber qual é a melhor?

Para te ajudar a escolher o finalizador para cabelo ideal, criamos este post com todas as informações necessárias para você não errar e utilizar todo o potencial do produto. Confira!

Afinal, o que é o finalizador para cabelo?

o-que-e-finalizador-para-cabelo

O finalizador para cabelos é um produto que toda mulher deve conhecer. Ele é o responsável por deixar os fios rebeldes no lugar, retirando o frizz, o volume e dando brilho às madeixas. Além disso, ajuda a manter o cabelo arrumado, sem um fio fora do lugar.

Muitos profissionais o utilizam para dar aquele toque extra aos penteados, fazer o acabamento da escova e deixar o babyliss mais solto e bonito. Em suma, é um produto poderoso para se ter em casa.

O legal é que, além de dar esse toque extra, ele é um produto de tratamento que ajuda a manter o cabelo saudável e vistoso. Porém, fique atenta! Se for utilizado de forma errada, o finalizador para cabelos causar o efeito contrário do esperado, deixando os fios oleosos, opacos e sem vida.

Quais são os tipos de finalizador?

finalizador-para-cabelo-produtos

Existe uma gama de marcas e tipos de finalizadores. Entender qual é a sua função e para qual tipo de mecha ele é indicado é o primeiro passo para se obter um bom resultado:

Ativador de cachos

Deve ser utilizado pelas mulheres que possuem as madeixas onduladas ou cacheadas para que o cabelo ganhe mais forma. Além disso, ajuda a aumentar a elasticidade dos fios, diminui o volume, o frizz e previne o ressecamento.

Sérum

O sérum é um óleo derivado do silicone, recomendado para todos os tipos de cabelo. Ele também auxilia na remoção do frizz, sela as pontas duplas, controla o volume, hidrata e dá brilho às madeixas. A pergunta que não quer calar é: o sérum é igual ao reparador de pontas? Não. O sérum é mais denso e menos aquoso que o reparador, e promove uma hidratação ao cabelo — porém, é oleoso e não deve ser aplicado na raiz.

Reparador de pontas

Sua base também é o silicone e óleos especiais, e a função do reparador é reduzir o frizz e camuflar as pontas duplas. Ele não é um tratamento para os fios, apenas uma solução de emergência! Pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, mas a regra de aplicação longe da raiz continua sendo válida.

Pomada e cera

São produtinhos mais densos usados para modelar principalmente os fios desfiados e os cabelos curtos. É aceito por todos os tipos de mechas e apresenta um ótimo resultado quando o objetivo é manter fios rebeldes no lugar.

Leave-in

O leave-in é um hidratante sem enxágue, ou em outras palavras, um creme para pentear. Também é um companheiro para todos os tipos de madeixas e promete desembaraçar os fios, hidratar e melhorar a maleabilidade dos fios. Grande parte deles contém proteção térmica.

Mousse

O mousse é uma espuma modeladora que dá volume e dá uma encorpada nos fios. Assim, é recomendado para as pessoas que tem cabelos finos. Algumas versões possuem ativos que ajudam a recuperar o cabelo como colágeno, ceramidas, silicone, etc.

Spray de fixação

O laquê evoluiu e se tornou um spray mais eficiente e com maior durabilidade. Atualmente existem até níveis de fixação para te auxiliar da melhor forma! Ele pode ser utilizado para conservar fios presos e para moldar os cachos, deixando um visual mais natural e um aspecto seco em qualquer tipo de cabelo.

Gel

Esse produto nunca sai de moda e dá o efeito de cabelos molhados ao aplicá-lo. Assim como o spray de fixação, ajuda a segurar o penteado e a moldar os cachos. Não há restrições sobre tipos de cabelos, mas deve-se tomar cuidado na dose, pois os fios tendem a ficar duros.

Mas você sabe aplicá-lo?

como-aplicar-finalizador-para-cabelo

Como o próprio nome já diz, o finalizador para cabelo deve ser utilizado para dar aquele toque final nos fios que precisam ser modelados ou a um corte que precisa ser realçado.

A forma como você vai aplicá-lo depende do produto que você escolher e do seu objetivo. Existem aqueles usados para segurar um penteado, os que servem de acabamento para a escova ou a chapinha, etc.

Uma boa dica é sempre verificar as instruções de uso presentes no rótulo para conhecer suas recomendações. Alguns podem ser aplicados com as mãos, outros já possuem a versão em spray. Veja qual opção você terá mais facilidade no manuseio e aproveite!

Lembre-se sempre de averiguar se há alguma restrição de uso. Por exemplo: o reparador de pontas e o sérum não devem ser aplicados antes do secador ou da chapinha. Eles sempre serão usados em fios secos.

Um alerta: alguns finalizadores para cabelos costumam acumular resíduos nos fios. Por isso, é interessante fazer uma limpeza profunda com shampoos anti-resíduos para que os fios não fiquem opacos e sem vida.

Para o dia a dia ou só para penteado?

Agora que você sabe tudo sobre os finalizadores para cabelos, a única dúvida que resta é o momento certo para utilizá-los. O ativador de cachos, o sérum, o gel e o leave-in podem ser aplicados diariamente, sempre seguindo aquela regrinha para produtos oleosos: não aplique-os na raiz. As outras opções são recomendadas para dar um acabamento específico para penteados, escovas e chapinhas.

Uma boa dica para não errar é buscar a ajuda de um profissional para que ele avalie a estrutura das suas madeixas e te oriente sobre qual tipo de finalizador surtirá o melhor efeito. Busque também informações sobre a composição e a marca dos produtos para não cair em uma cilada!

Madeixas bonitas e com movimentos não são fáceis de ser conquistadas, mas escolhendo o item certo e utilizando da forma indicada, o resultado será magnífico. Por isso, faça do finalizador para cabelos um dos seus grandes aliados na busca para o cabelo perfeito!

Gostou das nossas dicas para escolher o melhor finalizador para cabelos? Então aproveite o embalo e aprenda um pouco mais sobre os mitos e as verdades sobre a proteção térmica para os cabelos!

 

Aneethun recomenda: Linha de finalização Style Professional

finalizador-para-cabelo-produtos-aneethun-style-profissional

 

 

2 Comentários


  1. Quero comprar a linha à de silicone tutano como faço moro em piracicaba são Paulo interior


    1. Olá Ana Paula! Utilize nosso Localizador de Salões para encontrar os salões revendedores mais próximos de você. Acesse: https://goo.gl/9AwwK9

Comentários encerrados.