Dicas

Proteção térmica para os cabelos: 8 mitos e verdades

Se você é uma daquelas pessoas que utiliza aparelhos térmicos no cabelo, em casa ou no salão, este post é para você. Sim, mesmo que seja aquela “secadinha” bem rapidinha. Acredite: a proteção térmica é uma ferramenta inigualável para a saúde dos seus fios.

Mas, se você não está muito familiarizada com este produto e ao tentar pesquisar na internet para incluí-lo em sua rotina, ficou meio perdida com tantas opções e dicas, não se preocupe: listamos alguns mitos e algumas verdades sobre os protetores térmicos.

Vamos lá?

1. Protetores térmicos são todos iguais e podem ser usados para qualquer coisa — MITO

protetores termicos sao todos iguais e podem ser usados para qualquer coisa

Ao ler esta reposta, você pode ter sentido certo desespero ao pensar que, quando o assunto é cabelo, existe uma diversidade de produtos. Se este é o seu caso, calma, nós explicaremos.

Usualmente, produtos capilares não possuem uso universal. Isto é, raramente algum produto é feito para todos os tipos de cabelos. A lógica é simples: cabelos diferentes têm necessidades diferentes. O protetor térmico não foge à regra, afinal, sua escolha deve ser individualizada. Ou seja, você deve escolher com base no seu tipo de cabelo.

Se você possui fios finos, a melhor escolha é um protetor em líquido ou em spray. Isso porque esse tipo de protetor não causa aquele efeito de “peso” e de oleosidade excessiva. Em relação à composição, dê preferência a produtos à base de queratina.

Agora, se seu cabelo tem fios mais grossos, invista em nutrição. Dê preferência à versão em creme dos protetores. Já a composição ideal para seu cabelo é à base de silicones que hidratam e mantém o equilíbrio hídrico dos fios.

Cabelos cacheados são, normalmente, mais finos. Assim, recomendamos as versões: creme, serum ou mousse do protetor.  A dica especial aqui é: dê preferência ao protetor térmico com ação antifrizz e que possua manteigas como a de pistache que define os cachos e controla o volume.

Cabelos crespos possuem necessidades muito semelhantes aos cabelos cacheados. Se o seu cabelo é crespo e cacheado, opte pelo produto em creme. Agora, se seu cabelo for crespo e do tipo mais fino, opte por protetores térmicos em versão sérum e em spray. No caso de cabelos quimicamente tratados, finalizadores que possuam aminoácidos são uma excelente opção, pois trabalham na restauração além de proteger as madeixas.

2. Aquecer o protetor termoativado com as mãos antes melhora o efeito do produto  — VERDADE

aquecer o protetor termoativado com as mãos antes melhora o efeito do produto

Esta, inclusive, é uma excelente dica. Aquecer o produto com as próprias mãos antes de aplicá-lo ajuda sim. Isso porque o produto é termoativado. No entanto, não exagere: não é necessário levá-lo ao micro-ondas antes.

O preaquecimento nem mesmo é uma exigência. Lembre-se que, de qualquer forma, você usará algum aparelho térmico nos seus cabelos, afinal, esse foi o motivo que levou você a adquirir um produto termoativado.

Além de aquecer o produto com as mãos, para facilitar a aplicação, vale separar os cabelos em mechas e usar um pente para fazer uma distribuição uniforme do produto sobre os fios.

3. Não preciso usar proteção térmica, pois faço um uso super rápido do secador/difusor — MITO

nao preciso usar protetor termico pois faco uso rapido do secador

Mesmo que você faça um uso super rápido do secador/chapinha/difusor/babyliss, o uso da proteção térmica é super recomendada. “Ah! Mas eu só uso para não sair com o cabelo pingando de casa. Meio minuto e pronto”. Ainda sim recomendamos a proteção térmica. Embora o uso não seja prolongado, esta prática pode ser contínua e qualquer ação térmica aplicada aos cabelos com frequência causa danos.

O protetor cria uma barreira que protege seu cabelo do calor, evita a perda de água, facilitando a escova, proporcionando maciez e brilho. Mas, se estes tópicos ainda não foram o suficiente para convencê-la, aí vai mais alguns motivos: ele, ainda, previne o aparecimento do frizz e das pontas duplas quebradiças, pois possuem fórmulas que selam as cutículas dos fios.

4. Protetor térmico também hidrata o cabelo — VERDADE

protetor termico tambem hidrata os cabelos

Como vimos nos tópicos anteriores, o protetor térmico é bem versátil e produz vários benefícios. O processo de proteção dos fios vem acompanhado da hidratação que, por sua vez, proporciona o selamento das cutículas.

Esse produto possui uma pequena quantidade de silicone que, por criar uma fina película de proteção contra o calor, acaba por preservar a água que existe nos fios, proporcionando também brilho aos seus cabelos.

5. Aplicar muito protetor térmico deixa o cabelo mais protegido — MITO

aplicar muito protetor termico deixa o cabelo mais protegido

O excesso raramente é bom e pode causar o efeito de peso ou excesso de oleosidade. A quantidade de produto correta é pequena, mas tem que dar conta da aplicação em toda a extensão dos fios. Mais especificamente, essa quantidade varia entre uma colher de sopa e uma colher de chá. Mas lembre-se: avalie o tipo e a quantidade de cabelo.

O modo correto de aplicação é com os fios ainda úmidos. Mas não se trata de umidade em excesso, utilize uma toalha para ajudar nessa secagem.

6. Protetores térmicos prolongam o efeito da escova — VERDADE

protetores termicos prolongam o efeito da escova

Não só mantém os cabelos modelados por mais tempo, como facilitam o processo de escovação ou de alisamento com a prancha. Isso porque os protetores térmicos fecham as escamas dos fios capilares.

7. Proteção térmica em versão serum frita o cabelo — MITO

protecao termica em versao serum frita o cabelo

Mito que não se aplica a nenhuma das versões (mousse, spray, creme ou serum) do produto. O produto tem efeito exatamente contrário — ele protege do excesso de calor que causa danos ao cabelo.

O mito se justifica pela ideia que a junção de óleo e calor resultam em fritura. No entanto, os serums para aplicação capilar têm uma lógica de combinações de ativos diferente. Os protetores térmicos (em todas as versões) não apresentam apenas óleos vegetais em sua composição, há também a presença do silicone, que tem como uma das suas funções a proteção térmica.

8. Não basta usar o antifrizz, a proteção térmica é necessária — VERDADE

nao basta usar o antifrizz a protecao termica e necessaria

São produtos com funções diferentes. O defrisante serve para evitar o efeito frizz — aquele arrepiadinho dos fios. Ele também facilita o uso da chapinha no cabelo. Já a proteção térmica é responsável por fazer com que seu cabelo não seja danificado nesses procedimentos térmicos.

No entanto, o contrário é possível e ocorre com frequência. A maioria dos protetores térmicos, oferecem ação/efeito antifrizz.

Gostou desse post? Então comente. Compartilhe com a gente as mudanças no seu cabelo ao começar a usar o protetor térmico. O espaço para comentários é todo seu!

 

Aneethun recomenda: 

termoprotetores aneethun

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Hidratação para cabelos: saiba como prolongar os efeitos!
7 dicas de cuidados para cabelos com luzes
O charme dos lenços no cabelo: por que você deve usá-los?
19 Comentários
  • vanessa tabaldi
    23/06/2017 em 14:49
    Responder

    ola, td bem, adoro usar protetor termico, mas tenho unha duvida, tenho um otimo,e comprei um liquido que nao e bom, gostaria de saber se posso misturar esse liquido com o outro, pra nao perder o produto.

    • Aneethun
      14/07/2017 em 15:42
      Responder

      Olá Vanessa! Depende muito da marca que você está usando, o recomendado é você entrar em contato com o fabricante para que ele possa lhe esclarecer melhor quais são os ativos de cada produto, porém por se tratar de finalizadores, é possível que não haja problemas em misturá-los.

  • Paula
    01/06/2017 em 19:48
    Responder

    Não
    Boa noite! Não uso chapinha ou secador, meu cabelo é liso no entanto tem muito Frizz​. Gostaria de saber se posso usar o defrizante mesmo assim? Obrigada! 😊

    • Aneethun
      14/07/2017 em 16:34
      Responder

      Olá Paula! O uso de um protetor térmico se torna indispensável no caso da utilização do calor através do secador e da prancha, mas o uso de um Serum Antifrizz vai ajudar muito no controle do frizz após a secagem dos cabelos.

  • Carla Corrêa
    20/05/2017 em 12:27
    Responder

    Amei! Quero fazer uma prancha e meu cabelo é cacheado. Faz anos que não faço – só fiz uma vez -, quero certificar que depois de fazer meu cabelo não estragará.

  • michele
    16/05/2017 em 23:38
    Responder

    Adorei, excelente post.

  • Denise
    10/05/2017 em 12:21
    Responder

    Excelente matéria! Obrigada!

  • mirian
    09/04/2017 em 00:01
    Responder

    Posso usar o protetor térmico depois que fazer botox

    • Aneethun
      02/05/2017 em 16:32
      Responder

      Ola Mirian! Pode sim, o protetor térmico deverá ser usado sempre que você for secar os cabelo.

  • 15/03/2017 em 00:09
    Responder

    (=’:’=) linda como sempre!! !

  • geisa
    02/02/2017 em 10:22
    Responder

    Ótimo artigo , tirou minha duvida sobre o protetor em forma sérum, que houve fala muitas vezes que fritava os cabelos, ao passar antes da chapinha, que só poderia depois dela.Obrigado!

    • Aneethun
      14/02/2017 em 12:47
      Responder

      Olá Geisa, obrigado pelo seu comentário! Fique à vontade para sugerir outros temas que gostaria de ler aqui no Blog.

  • Barbara
    22/12/2016 em 11:18
    Responder

    Eu posso usar o protetor termico mesmo quando nao for passar chapinha ou secador?

    • Aneethun
      04/01/2017 em 10:26
      Responder

      Olá Barbara!
      O uso de finalizadores com proteção térmica consiste em proteger do calor do secador e da chapa, porém diversos finalizadores têm mais funções, como selar, proteção UVA e UVB, desembarace imediato, então o uso de um protetor térmico sem uso do calor não prejudicará em nada a saúde dos seus cabelos!

  • 28/10/2016 em 17:07
    Responder

    Não fico sem protetor térmico, a qualidade do meu cabelo melhorou muito depois que comecei a tomar esses cuidados. Ótimo artigo. beijos.

    • Aneethun
      31/10/2016 em 07:40
      Responder

      Que bom que está gostando dos nossos artigos, Dani! Fique à vontade para sugerir outros assuntos que gostaria de ler aqui no Blog.

  • Elisete Silva
    15/05/2016 em 09:05
    Responder

    Sou fã dos produtos Aneethun. Quando estou loira uso a linha para loiras e o mesmo faço quando estou morena. Ótimos resultados!

  • Simone Regina de Mattos Cavalcante
    12/05/2016 em 12:01
    Responder

    Logo que foi lançado no mercado, comecei a usar e gostei muito! Quando vc usa num cabelo muito poroso a escova já faz um efeito totalmente diferente com um resultado perfeito. Sempre uso o produto, pois além de facilitar a escova, o brilho é essencial.
    Eu indico e uso da ANEETHUN!

  • 09/05/2016 em 13:08
    Responder

    Sou cabeleireiro e comecei a usar Protetor Térmico em meu cabelo tbm. Funcionou muito bem.. Ajuda a manter a hidratação feita em salão ou até msm em dias de cuidado em casa.. Tenho cabelos finos, descoloridos e totalizados.. Quimicamente tratado. Sendo assim, optei por um Protetor em Creme com base em Queratina e Óleo de Macadâmia.. Eu adorei. Proteção Regeneradora.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web