Proteção térmica para os cabelos: 8 mitos e verdades

Proteção térmica para os cabelos:  8 mitos e verdades

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você é uma daquelas pessoas que utiliza aparelhos térmicos no cabelo, em casa ou no salão, este post é para você. Sim, mesmo que seja aquela “secadinha” bem rapidinha. Acredite: a proteção térmica é uma ferramenta inigualável para a saúde dos seus fios.

Mas, se você não está muito familiarizada com este produto e ao tentar pesquisar na internet para incluí-lo em sua rotina, ficou meio perdida com tantas opções e dicas, não se preocupe: listamos alguns mitos e algumas verdades sobre os protetores térmicos.

Vamos lá?

1. Protetores térmicos são todos iguais e podem ser usados para qualquer coisa — MITO

Proteção térmica diferentes tipos

Ao ler esta reposta, você pode ter sentido certo desespero ao pensar que, quando o assunto é cabelo, existe uma diversidade de produtos. Se este é o seu caso, calma, nós explicaremos.

Usualmente, produtos capilares não possuem uso universal. Isto é, raramente algum produto é feito para todos os tipos de cabelos. A lógica é simples: cabelos diferentes têm necessidades diferentes. O protetor térmico não foge à regra, afinal, sua escolha deve ser individualizada. Ou seja, você deve escolher com base no seu tipo de cabelo.

Se você possui fios finos, a melhor escolha é um protetor em líquido ou em spray. Isso porque esse tipo de protetor não causa aquele efeito de “peso” e de oleosidade excessiva. Em relação à composição, dê preferência a produtos à base de queratina.

Agora, se seu cabelo tem fios mais grossos, invista em nutrição. Dê preferência à versão em creme dos protetores. Já a composição ideal para seu cabelo é à base de silicones que hidratam e mantém o equilíbrio hídrico dos fios.

Cabelos cacheados são, normalmente, mais finos. Assim, recomendamos as versões: creme, serum ou mousse do protetor.  A dica especial aqui é: dê preferência ao protetor térmico com ação antifrizz e que possua manteigas como a de pistache que define os cachos e controla o volume.

Cabelos crespos possuem necessidades muito semelhantes aos cabelos cacheados. Se o seu cabelo é crespo e cacheado, opte pelo produto em creme. Agora, se seu cabelo for crespo e do tipo mais fino, opte por protetores térmicos em versão sérum e em spray. No caso de cabelos quimicamente tratados, finalizadores que possuam aminoácidos são uma excelente opção, pois trabalham na restauração além de proteger as madeixas.

2. Aquecer o protetor termoativado com as mãos antes melhora o efeito do produto  — VERDADE

Aquecer o protetor termoativado com as mãos antes melhora o efeito do produto

Esta, inclusive, é uma excelente dica. Aquecer o produto com as próprias mãos antes de aplicá-lo ajuda sim. Isso porque o produto é termoativado. No entanto, não exagere: não é necessário levá-lo ao micro-ondas antes.

O preaquecimento nem mesmo é uma exigência. Lembre-se que, de qualquer forma, você usará algum aparelho térmico nos seus cabelos, afinal, esse foi o motivo que levou você a adquirir um produto termoativado.

Além de aquecer o produto com as mãos, para facilitar a aplicação, vale separar os cabelos em mechas e usar um pente para fazer uma distribuição uniforme do produto sobre os fios.

3. Não preciso usar proteção térmica, pois faço um uso super rápido do secador/difusor — MITO

Não preciso usar proteção térmica, pois faço um uso super rápido do secador/difusor

Mesmo que você faça um uso super rápido do secador/chapinha/difusor/babyliss, o uso da proteção térmica é super recomendada. “Ah! Mas eu só uso para não sair com o cabelo pingando de casa. Meio minuto e pronto”. Ainda sim recomendamos a proteção térmica. Embora o uso não seja prolongado, esta prática pode ser contínua e qualquer ação térmica aplicada aos cabelos com frequência causa danos.

O protetor cria uma barreira que protege seu cabelo do calor, evita a perda de água, facilitando a escova, proporcionando maciez e brilho. Mas, se estes tópicos ainda não foram o suficiente para convencê-la, aí vai mais alguns motivos: ele, ainda, previne o aparecimento do frizz e das pontas duplas quebradiças, pois possuem fórmulas que selam as cutículas dos fios.

4. Protetor térmico também hidrata o cabelo — VERDADE

protetor termico tambem hidrata os cabelos

Como vimos nos tópicos anteriores, o protetor térmico é bem versátil e produz vários benefícios. O processo de proteção dos fios vem acompanhado da hidratação que, por sua vez, proporciona o selamento das cutículas.

Esse produto possui uma pequena quantidade de silicone que, por criar uma fina película de proteção contra o calor, acaba por preservar a água que existe nos fios, proporcionando também brilho aos seus cabelos.

5. Aplicar muito protetor térmico deixa o cabelo mais protegido — MITO

Aplicar muito protetor térmico deixa o cabelo mais protegido

O excesso raramente é bom e pode causar o efeito de peso ou excesso de oleosidade. A quantidade de produto correta é pequena, mas tem que dar conta da aplicação em toda a extensão dos fios. Mais especificamente, essa quantidade varia entre uma colher de sopa e uma colher de chá. Mas lembre-se: avalie o tipo e a quantidade de cabelo.

O modo correto de aplicação é com os fios ainda úmidos. Mas não se trata de umidade em excesso, utilize uma toalha para ajudar nessa secagem.

6. Protetores térmicos prolongam o efeito da escova — VERDADE

Protetores térmicos prolongam o efeito da escova

Não só mantém os cabelos modelados por mais tempo, como facilitam o processo de escovação ou de alisamento com a prancha. Isso porque os protetores térmicos fecham as escamas dos fios capilares.

7. Proteção térmica em versão serum frita o cabelo — MITO

protecao termica em versao serum frita o cabelo

Mito que não se aplica a nenhuma das versões (mousse, spray, creme ou serum) do produto. O produto tem efeito exatamente contrário — ele protege do excesso de calor que causa danos ao cabelo.

O mito se justifica pela ideia que a junção de óleo e calor resultam em fritura. No entanto, os serums para aplicação capilar têm uma lógica de combinações de ativos diferente. Os protetores térmicos (em todas as versões) não apresentam apenas óleos vegetais em sua composição, há também a presença do silicone, que tem como uma das suas funções a proteção térmica.

8. Não basta usar o antifrizz, a proteção térmica é necessária — VERDADE

Não basta usar o antifrizz, a proteção térmica é necessária

São produtos com funções diferentes. O defrisante serve para evitar o efeito frizz — aquele arrepiadinho dos fios. Ele também facilita o uso da chapinha no cabelo. Já a proteção térmica é responsável por fazer com que seu cabelo não seja danificado nesses procedimentos térmicos.

No entanto, o contrário é possível e ocorre com frequência. A maioria dos protetores térmicos, oferecem ação/efeito antifrizz.

Gostou desse post? Então comente. Compartilhe com a gente as mudanças no seu cabelo ao começar a usar o protetor térmico. O espaço para comentários é todo seu!

 

Aneethun recomenda: 

termoprotetores aneethun

 

32 Comentários


  1. Sou cabeleireiro e comecei a usar Protetor Térmico em meu cabelo tbm. Funcionou muito bem.. Ajuda a manter a hidratação feita em salão ou até msm em dias de cuidado em casa.. Tenho cabelos finos, descoloridos e totalizados.. Quimicamente tratado. Sendo assim, optei por um Protetor em Creme com base em Queratina e Óleo de Macadâmia.. Eu adorei. Proteção Regeneradora.


  2. Logo que foi lançado no mercado, comecei a usar e gostei muito! Quando vc usa num cabelo muito poroso a escova já faz um efeito totalmente diferente com um resultado perfeito. Sempre uso o produto, pois além de facilitar a escova, o brilho é essencial.
    Eu indico e uso da ANEETHUN!


  3. Sou fã dos produtos Aneethun. Quando estou loira uso a linha para loiras e o mesmo faço quando estou morena. Ótimos resultados!


  4. Não fico sem protetor térmico, a qualidade do meu cabelo melhorou muito depois que comecei a tomar esses cuidados. Ótimo artigo. beijos.


    1. Que bom que está gostando dos nossos artigos, Dani! Fique à vontade para sugerir outros assuntos que gostaria de ler aqui no Blog.


  5. Eu posso usar o protetor termico mesmo quando nao for passar chapinha ou secador?


    1. Olá Barbara!
      O uso de finalizadores com proteção térmica consiste em proteger do calor do secador e da chapa, porém diversos finalizadores têm mais funções, como selar, proteção UVA e UVB, desembarace imediato, então o uso de um protetor térmico sem uso do calor não prejudicará em nada a saúde dos seus cabelos!


  6. Ótimo artigo , tirou minha duvida sobre o protetor em forma sérum, que houve fala muitas vezes que fritava os cabelos, ao passar antes da chapinha, que só poderia depois dela.Obrigado!


    1. Olá Geisa, obrigado pelo seu comentário! Fique à vontade para sugerir outros temas que gostaria de ler aqui no Blog.


  7. Posso usar o protetor térmico depois que fazer botox


    1. Ola Mirian! Pode sim, o protetor térmico deverá ser usado sempre que você for secar os cabelo.


  8. Amei! Quero fazer uma prancha e meu cabelo é cacheado. Faz anos que não faço – só fiz uma vez -, quero certificar que depois de fazer meu cabelo não estragará.


  9. ola, td bem, adoro usar protetor termico, mas tenho unha duvida, tenho um otimo,e comprei um liquido que nao e bom, gostaria de saber se posso misturar esse liquido com o outro, pra nao perder o produto.


    1. Olá Vanessa! Depende muito da marca que você está usando, o recomendado é você entrar em contato com o fabricante para que ele possa lhe esclarecer melhor quais são os ativos de cada produto, porém por se tratar de finalizadores, é possível que não haja problemas em misturá-los.


  10. Olá Paula! O uso de um protetor térmico se torna indispensável no caso da utilização do calor através do secador e da prancha, mas o uso de um Serum Antifrizz vai ajudar muito no controle do frizz após a secagem dos cabelos.


  11. Estou procurando proteção térmica e você me ajudou bastante. obrigada.


  12. Qualquer finalizador tem proteção térmica? ´A embalagem do produto tem que especificar se o produto é realmente um protetor térmico?


    1. Olá Romilda!

      Todos os nossos finalizadores, com exceção do creme da linha Age System possuem proteção térmica!


  13. Tem algum problema fazer escova e chapinha semanalmente usando o protetor térmico ,
    Não vai danificar o cabelo?


    1. Ola Francielly, não tem nenhum problema fazer escova semanalmente, o ideal é que voce tenha uma excelente linha de manutenção para tratamento da fibra e reposição de lipídios.

      Rodrigo Benfica


  14. Oi, queria saber se posso usar o protetor térmico depois do creme de pentear e com o cabelo já seco. Porque não tenho costume de usar secador mais gosto do babyliss.


    1. Ola Gabriela, procure um protetor que seja em creme. o ideal é usar um termo protetor nos cabelos úmidos para secar e ainda proteger na hora do babyliss.

      Rodrigo Benfica


  15. Possso usar protetor térmico no cabelo seco (após lava-lo) ou só no cabelo molhado?


    1. Ola Lya, é importante o uso do protetor nos fios sempre que for secar com um auxilio de um secador ou natural, e sempre nos fios úmidos.
      Rodrigo Benfica


  16. Ola.. Eu estou deixando meus cabelos cachear agr tenho químicas ainda nas pontas somente a raiz já cresceu os cachos.. Quais são os melhores produtos pra eu ter resultados execentes nos cachos.. Outra duvida preciso cortar a parte q tem química pra gerir mais rápido o crescimento dos cachos??


    1. Ola Pamela, o ideal é que você utilize produtos com a técnica no/loo pool como os cachos terapy aneethun. sempre é bom cortar um pouco as pontas para o fortalecimento e ajudar no crescimento.

      Rodrigo Benfica


  17. Que ótimo, Ludmylla! Adoramos saber que confia em nosso blog para obter informações e dicas que são essenciais para manter os cuidados capilares adequados. Agradecemos por seu comentário! ❤


  18. Tenho uma dúvida. Eu sempre uso protetor térmico antes de secar o cabelo. No entanto, no dia seguinte, se eu for só dar uma modelada com a chapinha, preciso usar o protetor novamente?


    1. Boa tarde, Ju! Tudo bem? Vamos te ajudar! O uso do protetor térmico para modelar não é necessário, porque você já fez o uso dele uma vez antes do uso da chapinha. Você poderá usar por exemplo, os fixadores em óleo para esse processo e dar um acabamento de brilho e sedosidade nos seus fios. Não se esqueça de visitar o cabeleireiro de sua confiança para que ele faça o diagnóstico capilar nos seus fios de forma mais eficaz. Tá? ❤

Comentários encerrados.