Profissional

Quais os Diferentes Tipos de Cabelo Liso que Existem?

quais-os-diferentes-tipos-de-cabelo-liso-que-existem.jpeg

Há vários tipos de cabelo, e cada um traz sua beleza única. Hoje em dia, se tornou fácil aderir ao seu tipo preferido. Há quem não abra mão das madeixas naturais e há quem goste de diversificar e modificar, alisando ou enrolando.

Apesar dos cabelos cacheados e ondulados estarem em alta, os lisos continuam fazendo sucesso. Se você também é fã, não deixe de conhecer um pouco mais sobre as características de cada tipo de cabelo liso. Confira!

Diferenciando o cabelo liso dos demais

Nem sempre é fácil diferenciar os tipos de cabelo. Afinal, qual a diferença entre liso, ondulado e cacheado? Os cabelos lisos não possuem qualquer ondulação. Já os ondulados possuem formato de onda ou S, sem formar espirais. Os fios que formam espirais ou o formato de mola são os cacheados, que, assim como os ondulados, podem ser menos ou mais intensos na forma. Os cabelos lisos também podem variar, mas não em sua forma, apenas na textura dos fios, sendo finos, médios ou grossos.

Liso natural

tipos-de-cabelo-liso-natural

O cabelo liso natural é aquele sem qualquer ondulação, que não precisa de técnicas ou equipamentos para alisá-lo. É um tipo de cabelo conhecido por ser sedoso, já que a oleosidade natural dos cabelos atinge as pontas sem dificuldade.

O liso natural pode ser classificado em fino, médio e grosso pela textura dos fios. Quem possui os fios finos pode perceber que o liso é mais escorrido e também mais oleoso. Para dar uma encorpada nos cabelos, o uso de produtos para volume são uma boa pedida.

Quem tem o fio médio possui mais volume, e o ideal é usar produtos leves. Para os fios grossos, a mesa regra é válida quanto à textura dos produtos. Mesmo sem procedimentos químicos nos fios, é preciso ficar atenta para não perder a hidratação natural. Sendo assim, evite a exposição ao sol e o uso constante de secadores, chapinhas ou babyliss. Não deixe também de fazer hidratação em casa ou no salão.

Como o liso natural fica oleoso mais facilmente, é importante tomar cuidado com o excesso de produtos. Condicionadores e óleos podem deixar os fios mais ensebados se não forem usados com cuidado. Por isso, passe os produtos nas pontas e nunca na raiz.

Quem possui esse tipo de liso pode diversificar o visual e apostar no babyliss para criar ondas e cachos, mas é importante evitar o excesso desse equipamento. Para ajudar na duração, existem pomadas e modeladores que auxiliam a manter a forma, já que alguns cabelos lisos são mais difíceis de modelar, como os finos e os grossos.

Liso mecânico

tipos-de-cabelo-liso-mecanico

É muito comum o uso de secador, chapinhas e babyliss para mudar a forma dos fios. Assim como tem mulheres que possuem os cabelos lisos e gostam de ondular, há aquelas que preferem o contrário. Esse é o liso mecânico, adquirido com o uso de secador ou chapinha.

É uma boa opção para quem gosta de diversificar entre os fios naturais ondulados, cacheados e os lisos, mas o uso desses equipamentos requer atenção. O calor excessivo prejudica a saúde e o aspecto natural dos fios, ressecando e deixando-os sem vida. Para que isso não aconteça, é importante a hidratação constante e também o uso de protetores térmicos, antes e depois do alisamento.

Esses produtos são próprios para proteger os cabelos do calor gerado pelos equipamentos. Além disso, há produtos que auxiliam na recuperação da hidratação, como os óleos. Uma dica importante para evitar o ressecamento das madeixas é não usar secadores e chapinhas diariamente. O ideal é fazer uso dessas ferramentas no máximo duas vezes por semana.

Para potencializar o resultado, vale apostar na combinação da escova e da chapinha. Faça uma escova primeiro e finalize com a chapinha. A escova deixará os fios mais maleáveis e fáceis para receber a prancha. O ideal é que a temperatura não ultrapasse os 180° para não queimar os fios.

Liso químico

tipos-de-cabelo-liso-quimico

Dentre os tipos de cabelo, existe ainda o liso químico, que, como o próprio nome diz, depende de química para o resultado sem ondas ou cachos. Os procedimentos químicos mais conhecidos por sua eficácia são as famosas escovas progressivas, definitivas, entre outros nomes que são lançados frequentemente, além dos relaxamentos.

Assim como no caso do liso mecânico, quem adere às químicas precisa ter atenção aos cuidados, já que os fios podem ficar danificados — principalmente se o alisamento for acompanhado de outras químicas, como as tintas de cabelo. Também é importante lembrar da hidratação, que pode ser feita toda semana, usando produtos que recuperam a saúde dos fios, como os óleos, as manteigas e as ampolas. Além disso, é possível fazer uso diário de shampoos e de condicionadores voltados para cabelos com químicas e que necessitam de hidratação.

Outra dica importante para manter o resultado por mais tempo é evitar lavar os cabelos todos os dias. Você pode fazer uso do shampoo seco para ajudar a manter o cabelo sem oleosidade, sem precisar lavar diariamente. O uso do secador também ajuda a manter o resultado por mais tempo. Além disso, é essencial evitar produtos com sal ou anti resíduos, pois comprometem o resultado da química, perdendo o alisamento rapidamente.

Quem possui os fios lisos sem uso de química ou tintura pode apostar nos shampoos anti resíduos para limpar as impurezas dos cabelos uma vez por semana.

Assim como os outros tipos de cabelo, os lisos são belos e preferidos de muitas mulheres, mas para mantê-los bonitos e saudáveis é preciso tomar os cuidados necessários. Fique de olho nas dicas para o seu tipo de liso e siga-as para manter um visual saudável. Lembre-se sempre de procurar profissionais de confiança para qualquer procedimento e dúvidas que você tiver.

Uma dica final que vale para todas é cortar os cabelos a cada três meses, evitando, desse modo, o aspecto ressecado e as pontas duplas.

Você também gosta dos fios lisos? Qual é o seu tipo de cabelo? Natural, mecânico ou químico? Como costuma cuidar dos seus cabelos? Não deixe de comentar e também de curtir nossa página no Facebook para continuar por dentro de mais dicas!

 

Aneethun recomenda

Linha Liss System Alinhamento Capilar – Redução do frizz e liso duradouro para cabelos indisciplinados.

tipos-de-cabelos-liso-liss-system

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
cuidados-tratar-cabelos-loiros
Quais são os cuidados necessários ao tratar cabelos loiros?
Matizar_os_cabelos_por_que_e_como_fazer.jpg.jpeg
Matizar os cabelos: por que e como fazer?
como trabalhar com miracurl
Como trabalhar com miracurl e obter vários efeitos diferentes?
2 Comentários
  • 16/05/2017 em 23:51
    Responder

    Que post muito esclarecedor. Nunca imaginei que existisse tantas opções assim.

    Muito bacana.

    Beijinhos e obrigada

  • 09/05/2017 em 12:47
    Responder

    Adorei o post, mas queria saber quais as técnicas posso usar para o tratamento do cabelo preto, e clarear ele com outras tinturas, como posso fazer isso sem danificar agressivamente os fios?

    Tenho um blog de beleza e dou algumas dicas, dá uma olhadinha lá.
    http://www.moda.mundodynamico.com

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web