Hidratação para cabelos: saiba como prolongar os efeitos!

Hidratação para cabelos: saiba como prolongar os efeitos!

Tempo de leitura: 6 minutos

Não é novidade que a hidratação ajuda a manter os cabelos fortes, brilhantes e saudáveis. Além disso, cabelos bem hidratados são mais maleáveis, possuem vida e movimento. A hidratação também é importantíssima para combater problemas como opacidade e ressecamento dos fios, sendo que a diferença nos cabelos é notada logo após o tratamento.

Vale destacar que a hidratação capilar é um processo bastante simples, que pode ser feito em casa ou no salão, com máscaras profissionais ou caseiras. Portanto, não tem desculpas para deixar de hidratar as madeixas! O problema é que, muitas vezes, depois de fazer uma hidratação poderosa, os fios voltam à indesejada aparência seca e castigada em pouco tempo.

A boa notícia é que existem maneiras eficientes de prolongar os efeitos da hidratação e de manter os cabelos sempre lindos, dignos de capa de revista. Quer saber como fazer a sua hidratação capilar durar mais tempo? Então, confira as nossas dicas!

Evite lavar o cabelo com água quente

Evite lavar o cabelo com água quente

Evite lavar os fios com água quente, pois isso prejudica — e muito! — a manutenção da hidratação dos fios. A alta temperatura resseca os cabelos, porque agride a queratina, que é bastante sensível à água quente.

Além disso, a água quente desregula a produção de água e de óleo do couro cabeludo, deixando os fios com a aparência pesada, sebosa e sem vida. Para completar, água quente embaraça os fios, gera aspereza, favorece a quebra e a queda capilar.

A água fria, por sua vez, mantém a produção de óleo equilibrada, evita a caspa, ajuda no brilho, na leveza e no movimento das madeixas, conserva por mais tempo a tonalidade dos cabelos tingidos e ainda acalma e refresca o couro cabeludo.

Em outras palavras, lavar os cabelos com água fria faz muito bem à saúde e à beleza dos fios.

Priorize o uso de produtos de qualidade

Um dos cuidados mais importantes para prolongar os efeitos da hidratação capilar consiste em usar bons shampoos e condicionadores. O ideal é que os produtos sejam específicos para o seu tipo de cabelo, seja ele tingido, enrolado, liso, loiro ou escuro.

Além dos produtos usados nos cuidados diários, você deve usar máscaras hidratantes de qualidade. Linhas de hidratação imediata são excelentes nesse caso, pois, além de hidratarem os cabelos instantaneamente, os produtos nutrem os cabelos, revitalizam os fios, restauram as pontas duplas e devolvem o brilho e a maciez.

Diminua a frequência de uso da chapinha e de secador

Diminua a frequência de uso da chapinha e de secador

O uso regular de fontes de calor pode comprometer a hidratação dos cabelos e fazer com que os fios fiquem opacos, quebradiços, ressecados e com pontas duplas.

Sendo assim, diminua o uso de chapinha e, ao usar o secador, mantenha o aparelho entre 10 cm e 15 cm de distância de cada mecha. E, se escovar as madeixas e passar a prancha for inevitável, não se esqueça de passar um creme de proteção térmica antes!

Adote hábitos saudáveis

Adote hábitos saudáveis

Para ter cabelos sempre lindos e hidratados, é importante adotar hábitos saudáveis, como por exemplo, beber dois litros de água diariamente. É a famosa hidratação de dentro para fora!

Adotar uma alimentação saudável também é imprescindível para conquistar cabelos brilhantes e fortes. Os alimentos que hidratam, que fortalecem e que dão maior brilho aos cabelos são: cogumelos, abacate, banana, amendoim, carnes, frutas secas, laticínios, laranja, linhaça, ovos, pepino, pimentão, quinoa e as oleaginosas.

Redobre os cuidados com a hidratação de cabelos quimicamente tratados

Redobre os cuidados com a hidratação de cabelos quimicamente tratados

Se você tem o cabelo tingido, relaxado, alisado ou descolorido, redobre os cuidados com a hidratação, pois os fios quimicamente tratados são mais frágeis e requerem cuidados especiais.

Para manter o cabelo com química macio, brilhante e saudável, use máscaras de hidratação ou visite o salão para hidratar, no mínimo, uma vez por mês. Além disso, evite lavar os cabelos todos os dias para evitar que os fios percam a umidade natural e acabem ficando secos e quebradiços.

Não deixe resíduos de produtos nas madeixas

A menos que se trate de um produto sem enxágue, como o leave-in, a pomada, o mousse ou o creme de pentear, remova os resíduos dos produtos e não deixe que eles acumulem nos fios, pois isso compromete a hidratação dos cabelos e deixa a aparência opaca e pesada.

Além disso, os resíduos cosméticos nos cabelos provocam oleosidade e caspa, ou seja, não há nenhum benefício! Lave bem os cabelos e sempre procure tirar o shampoo e o condicionador. Fica a dica!

Considere as necessidades do seu cabelo ao fazer a hidratação

Você pode usar os melhores produtos e contar com os melhores profissionais, mas, se não fizer o tipo de hidratação que o seu cabelo precisa, dificilmente os resultados serão os desejados.

Para que os efeitos sejam satisfatórios e duráveis, é indispensável escolher a máscara de hidratação certa. Existem basicamente três tipos de hidratação capilar:

Hidratação

As máscaras de hidratação ajudam a recuperar a umidade perdida, sendo indicadas para cabelos secos e sem vida. Os ingredientes ativos mais populares são: silicone, vitamina E, colágeno, minerais essenciais, proteína do trigo, extrato de semente de girassol, lanolina, óleos essenciais e Pantenol.

Nutrição

As máscaras de nutrição são recomendadas para fazer a reposição dos lipídeos e combater o volume e o frizz excessivo. Elas nutrem e protegem os fios a partir de ativos umectantes e emolientes, como manteiga de Karité, óleo de tutano, óleo de damasco, proteínas da seda, óleo de uva, óleo de argan, aminoácidos e silicones.

Reconstrução

As máscaras de reconstrução visam recuperar a saúde dos fios danificados e a composição normalmente inclui queratina, proteína, arginina e ceramidas. É o tipo de hidratação muito indicada para cabelos que passaram por processos químicos ou castigados pela exposição ao sol, ao cloro, ao uso de secadores e chapinhas, à poluição e ao estresse.

Hidrate os fios quinzenalmente

Hidrate os fios quinzenalmente

Embora a hidratação para cabelos seja uma potente aliada de quem deseja ter fios lindos e saudáveis, seus efeitos não duram para sempre.

Para ter cabelos hidratados continuamente, é preciso repetir o processo a cada 15 dias, especialmente, se o cabelo for naturalmente seco. Quem tem o cabelo oleoso pode hidratar a cada 20 dias ou conforme sentir necessidade.

E aí, gostou das nossas dicas de como prolongar os efeitos da hidratação capilar? Quais outras estratégias você adota para ficar com os fios hidratados por mais tempo? Para mais informações como essas, curta nossa página no Facebook!

5 Comentários


  1. Gostaria de saber se posso hidratar meu cabelo toda semana. Ele tem luzes.


    1. Olá Raimunda!
      Recomenda-se fazer uma hidratação nos cabelos a cada 15 dias, porém em cabelos mais ressecados, pode ser indicada uma hidratação por semana sim. Mas é importante ressaltar a importância de sempre consultar um profissional cabeleireiro antes de fazer qualquer tratamento nos cabelos, pois ele saberá fazer um diagnóstico mais assertivo das reais necessidades das suas madeixas. OK?!


  2. adorei, usei amostra gratis e estou adquirindo para uso residencial.


  3. Gostei, porém faltou expor pra nós os produtos da Aneethun, dentro das propostas de tratamento indicadas aqui. Seria uma forma se conhecermos mais a marca, e quem sabe, decidir-mos por eles…
    Desculpe, foi só uma observaçao.
    Grata.

Comentários encerrados.