Dicas

Cabelos Quebradiços: Dê um fim a esse problema

Cabelos quebradiços são um incômodo para muitas mulheres. Algumas delas chegam a se “descabelar” por conta do problema, cujas causas são as mais variadas.

Acontece que as atividades do cotidiano exigem ações que acabam prejudicando a saúde dos fios. Eles perdem o brilho e a elasticidade, o que resulta na quebra.

Para ajudar, preparamos este pequeno post com algumas informações a respeito da quebra dos fios. Continue acompanhando e descubra as principais causas, as formas de prevenção e os tratamentos para restaurar os cabelos quebradiços.

Quais são as possíveis causas?

Basicamente, a exposição às agressões são os principais causadores da quebra de cabelo, sejam elas causadas por fenômenos físicos (poluição, exposição prolongada ao sol, ventos úmidos), sejam causadas por processos químicos (escova, baby liss, colorações, tinturas, alisantes etc.).

Alguns tipos de cabelo são naturalmente menos resistentes e tendem a ficar enfraquecidos e quebradiços. O calor intenso e até mesmo o ato de prendê-los de modo incorreto podem contribuir para o seu enfraquecimento.

O que são fios quebradiços?

Corriqueiramente, os fios se desprendem ou quebram, mas isso é algo normal. Pessoas saudáveis podem perder cerca de 100 fios por dia por conta da renovação capilar.

Entretanto, quando o volume está acima do normal, e o fio está se rompendo em sua estrutura, pode ser um indicador de quebra.

Para tirar a dúvida, será preciso avaliar a situação dos cabelos, observando sua textura e aparência. Caso os fios estejam brilhantes e com volume uniforme, possivelmente está tudo ok.

Contudo, fios secos, com pontas duplas e frizz e com tamanhos diferentes mostram a hora de ligar o alerta.

Qual a diferença entre fios quebrados e queda de cabelo?

Cabelos quebrados são diferentes da queda de cabelo. São duas alterações no estado de saúde capilar que podem causar confusão e impedir o tratamento adequado para a correção.

Existe a queda que ocorre quando o bulbo do cabelo (parte branca que fica na raiz) se desprende do couro cabeludo — o fio cai por inteiro. A quebra ocorre quando o fio se rompe do bulbo, que permanece fixado ao couro cabeludo.

Existe a queda que ocorre por diferentes motivos, como estresse, depressão, falta de nutrientes alimentares, entre outros distúrbios. Se for esse o caso, o fluxo de queda aumenta sensivelmente.

Com o tempo, a medida em que forem surgindo falhas no couro cabeludo, é indispensável a consulta com dermatologista ou tricologista para avaliar a situação, diagnosticar e tratar a causa.

Na quebra de cabelo, por sua vez, o fio não se solta, mas parte em dois. A ponta se torna mais espessa. Geralmente, os cabelos ficam ressecados por falta de hidratação, ou fragilizados por exposição a químicas, tendendo a se romper.

Como saber se o cabelo está quebradiço?

Muitas mulheres têm ciência de que os seus cabelos estão danificados, mas não sabem o que realmente está acontecendo nem qual o tratamento eficaz.

Para saber se eles estão quebrando, basta um olhar mais atento para notar as características dos fios.

Teste de elasticidade: nos fios úmidos, estique e veja o quão forte está esse cabelo, se ele se romper com facilidade pode ser um indicativo de futura quebra. Nesse caso, procure um profissional da sua confiança.

Como evitar?

A melhor forma de tratar é evitar, por meio de cuidados simples, que o cabelo se quebre. São hábitos e o uso adequado dos produtos. Veja quais são:

  • ao aplicar o xampu e a máscara, é necessário fazer movimentos suaves, com as pontas dos dedos. O produto deve ser espalhado de cima para baixo sem agressividade;

  • o enxágue deve ser feito com água fria, pois banhos extremamente quentes podem ressecar os fios;

  • pentear o cabelo da raiz às pontas não é recomendado, uma vez que pode causar nós quando for desembaraçado e resultar na quebra. O ideal é começar de baixo e subir devagar;

  • usar o pente adequado para o cabelo. Opte pelos modelos com cerdas mistas ou cerdas naturais e que pouco danificam os fios. Se não souber qual o mais indicado para os seus, pergunte ao cabeleireiro.

  • ao secar, é importante não friccionar demais a toalha sobre a cabeça. Os fios são muito delicados, e o peso da toalha mais os movimentos bruscos podem rompê-los. Evite esses movimentos bruscos e somente aperte o tecido suavemente;

  • não enrolar os cabelos com caneta ou com os dedos quando estiver distraída. Essa mania pode enfraquecer os fios e danificá-los;

  • não prender o cabelo quando ainda estiver molhado. Além de evitar problemas, como a dermatite seborreica (caspa), também evita marcações e quebra dos fios.

  • se for usar chapinha ou secador, procure aplicar um protetor térmico antes para evitar o ressecamento. Os protetores térmicos melhoram o aspecto e evitam que os fios se partam.

Como recuperá-los em 4 semanas?

O tratamento dos fios depende de como eles estão, daí a necessidade de procurar um profissional, que irá avaliar, indicando os tratamentos e produtos mais interessantes para manter os cabelos com bom aspecto. Os Cronogramas vêm fazendo grande sucesso entre os Cabeleireiros mais antenados do mercado, pois são divididos em etapas e suprem todas as necessidades para a saúde dos cabelos quebradiços. Acompanhe quais são elas:

Hidratar

Hidratar os fios é o pontapé inicial para um tratamento completo contra a quebra, esse procedimento devolve a água perdida, deixando o fio mais sedoso, leve e brilhante. Opte por ativos que tenha um alto poder umectante como avelã, óleo de argan e macadâmia.

Nutrir

Após hidratar os fios, chegou a hora de devolver a saúde às madeixas, os ativos que contém nutrientes essenciais para a vida do cabelo precisam estar presentes nessa etapa, como: linhaça, camelina e semente de girassol que é riquíssimo em vitamina E, zinco e potássio!

Reconstruir

Chegou a hora de repor a massa perdida, nesse processo a reconstrução fica por conta de ativos como a cisteína que interagem com o interior da fibra deixando os mais fortes e resistentes.

Blindar

Selar as cutículas é manter preso no interior do fio todos os benefícios que foram depositados nos três processos anteriores. Sempre que finalizar o uso do secador aliado ao protetor térmico, vão agir como um alinhamento das escamas, deixando os fios com uma aparência “espelhada” e com um balanço insuperável.

Por que procurar um profissional?

Batemos na tecla de recorrer a um cabeleireiro profissional, pois ele já tem experiência e sabe lidar com essas e outras questões. E lembrem-se que para prolongar os efeitos dos tratamentos de salão, a melhor opção é dar sequência com o uso dos produtos em casa, principalmente os que tenham os mesmos ativos usados pelo cabeleireiro, isso sem dúvida deixará os fios com o aspecto mais saudável, além de aumentar sua resistência.

Gostou do que leu? Aproveite para saber mais sobre a técnica de Cronograma Capilar

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
8 erros fatais que as mulheres de cabelo loiro platinado cometem
Como acabar com o frizz do meu cabelo? Vem ver essas dicas!
Saiba como cuidar de cabelos lisos e alisados

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web