Dicas

Cachos naturais: dicas e cuidados para cabelos perfeitos

Lindos por natureza, os cachos naturais estão na moda e a tendência atual é apostar em truques e cuidar deles, valorizando toda a sua beleza. Quando bem tratados, ganham forma e volume incríveis, permitindo a criação de vários penteados diferentes, além de ficarem bonitos também quando estão livres, leves e soltos! 

Os cabelos cacheados crescem e vão formando cachos ao longo do fio. Por conta dessa forma irregular, a oleosidade natural produzida na raiz não consegue chegar até as pontas. Como consequência, um desafio das cacheadas é lidar com um cabelo mais seco, frágil e poroso, que pode ficar sem forma e com o temido frizz. 

A boa notícia é que, com os tratamentos adequados, os cachos podem sim ficar soltos, bem definidos e super bonitos. Se você curte cuidar dos cabelos e está em busca de cachos naturais perfeitos, preparamos um conteúdo completo com todos os segredos dos fios cacheados maravilhosos desvendados. Confira as dicas e conquiste o visual dos seus sonhos!

Escolha um shampoo adequado para cabelo cacheado

cachos-naturais-escolha-shampoo-adequado-cabelo-cacheado

 

Como sabemos, a hidratação natural presente no couro cabeludo — produzida pela glândula sebácea — produz o manto hidrolípidico. A função dele é manter a hidratação dos fios, porém, esse manto não consegue proteger toda a extensão dos fios cacheados por conta do formato em espiral. Assim, a tendência é que fios cacheados tenham pontas mais ressecadas. 

A extensão do fio mais ressecada impede que o cacho fique bonito e bem definido. Em vez disso, a ausência da oleosidade natural pode deixar o cabelo mais arrepiado, frisado, frágil e até quebradiço. Dessa forma, usar shampoos inadequados piora ainda mais a situação, uma vez que alguns produtos têm o objetivo de limpar profundamente os fios, eliminando o excesso de oleosidade. 

Por isso, a chave do sucesso é adotar produtos formulados especificamente para cabelos cacheados, sobretudo shampoos sem sal. O ideal é investir em itens que limpam, eliminam impurezas e, ao mesmo tempo, mantenham a oleosidade do fio. 

Dessa forma, o melhor shampoo para o cabelo cacheado é aquele mais hidratante, que tenha uma fórmula rica em óleos, manteigas condicionantes, vitaminas e princípios ativos que deem mais força ao cabelo. Assim, eles contribuem para que os fios fiquem com balanço, movimento, menos frizz e mais disciplinados.

Tenha cuidado ao lavar o cabelo

Os cuidados com o cabelo cacheado começam no banho. Você já comprou alguma vez um shampoo muito bom para seu cabelo e ficou chateada porque ele não fez o efeito que você esperava? Pode ser que você não tenha apostado no ritual certo para higienizar os fios. 

Os cachos naturais são mais sensíveis que cabelos lisos e precisam de cuidados redobrados para ficarem saudáveis. Então saiba como lavar seus fios corretamente e tire suas dúvidas: 

Intercalando as lavagens 

Lembra-se daquela conversa sobre a hidratação natural do cabelo? Então como as cacheadas tendem a não ter fios muito oleosos, o ideal é que as lavagens sejam intercaladas. Ou seja, lavar o cabelo todo dia pode deixá-lo ainda mais ressecado. 

Dê uma chance para que a oleosidade natural chegue até as pontas e higienize os fios um dia sim, outro não. Durante o inverno ou quando o tempo está mais ameno, é possível permanecer com os cabelos até dois dias sem lavar. 

Passo a passo para a lavagem correta 

Na hora de lavar, aplique um shampoo formulado para cabelos cacheados somente na raiz. Se você seguiu nossas dicas e escolheu o produto certo, ele vai limpar de forma suave sem danificar os fios. 

Capriche na massagem do couro cabeludo com as pontas dos dedos — não use nunca as unhas! —, pois, assim, você estimula a produção de óleos que vão proteger os cabelos. Enxágue profundamente. 

Em seguida, aplique o condicionador ou o substitua por uma máscara de tratamento, que potencializa ainda mais a hidratação. Espalhe o produto na extensão do cabelo e deixe-o agir por alguns minutos enquanto finaliza o banho. Não se esqueça de enxaguar bem!

Depois de sair do banho, retire o excesso de água do cabelo e finalize com uma boa quantidade de creme de pentear sem enxágue (leave-in) que condiciona ainda mais os fios e ajuda a dar mais forma ao penteado. 

Dicas espertas 

cachos-naturais-dicas-espertas-cabelo-cacheado

O melhor momento para desembaraçar um cabelo cacheado é durante o banho, especialmente no momento em que se aplica o condicionador ou a máscara. Nessa hora, os fios estão mais emolientes e, assim, não quebrarão tão facilmente.

Se quiser pentear os cabelos novamente depois do banho, faça isso quando eles estiverem úmidos, aplicando o leave-in. Além de ajudar a espalhar melhor o produto, o efeito é parecido com o processo feito durante o banho, pois evita que os fios se partam. 

Um detalhe importante é escolher um pente com dentes bem largos. Os feitos de madeira são ideais para fios sensíveis e também para não afetar o formato dos cachos. Por fim, uma dica essencial é aposentar a toalha, pelo menos para secar os cabelos. As fibras das toalhas deixam os fios ainda mais arrepiados e com frizz.

Portanto, prefira remover o excesso de água com uma camiseta macia de algodão. Muitas mulheres gostam também de retirar a umidade com papel toalha delicadamente. O resultado vale a pena: fios mais comportados e cachos bem moldados!

Mantenha o cabelo sempre hidratado

 cachos-naturais-mantenha-cabelo-hidratado

Saber mais sobre a natureza do cabelo cacheado, e como parte dele carece de oleosidade, é crucial para ilustrar o ponto máximo dos cuidados com os cachos naturais: a hidratação

A importância da hidratação

Todos os tipos de cabelo se beneficiam com hidratação, porém, para as cacheadas, esse hábito é indispensável — independentemente do cabelo ter química ou não. Digamos que a hidratação é sagrada para quem tem cachos, sem exagero. 

Assim como a pele precisa de hidratação para repor água e, dessa maneira, se manter saudável e mais bonita, os cabelos também precisam repor nutrientes perdidos, como a queratina e proteínas.

Se todos os tipos de fios perdem nutrientes no dia a dia devido a inúmeros fatores como sol, poluição, ar-condicionado, secadores e chapinhas, entre outros, o cabelo cacheado, que já possui certo ressecamento natural, sofre ainda mais.

Portanto, para cabelos mais sedosos e, sobretudo, saudáveis, a hidratação frequente é a palavra de ordem. Muitas cacheadas aderem cada vez mais ao popular cronograma capilar, que garante etapas de hidratação, nutrição e reconstrução para fios progressivamente mais bonitos. 

A escolha do produto certo 

Cabelos cacheados possuem necessidades específicas. Desse jeito, não é qualquer máscara que trará benefícios para os cachos. Portanto, verifique a lista de ingredientes e aposte em bons produtos com manteigas e óleos — como o de coco, abacate, macadâmia, oliva ou argan — que são altamente emolientes. 

Encontrou o produto perfeito? Maravilha, então use e abuse dele, seguindo as orientações do fabricante. Se você não estiver seguindo um cronograma capilar, o ideal é hidratar uma vez por semana ou a cada 15 dias. 

Um cronograma pressupõe a alternância dos produtos. Isso porque o excesso de nutrientes também não faz bem ao cabelo, deixando os fios pesados e sem brilho. Dessa maneira, capriche na hidratação, mas respeite a frequência adequada para seus cachos. 

O cronograma capilar 

cachos-naturais-cronograma-capilar

Além da hidratação, um cronograma capilar também inclui etapas com máscaras de nutrição e reconstrução para cabelos bem tratados. Enquanto a hidratação trabalha para proteger os fios, repor a água perdida e deixá-los mais macios e comportados, a nutrição serve para devolver a oleosidade dos cabelos.

A máscara para essa fase deve ser rica em vitaminas — como a A, B5 ou ômega 6 — e princípios ativos que nutrem e fortalecem os fios. Na reconstrução, o objetivo é repor a massa e as proteínas perdidas pelo cabelo pelas agressões diárias, devolvendo ainda mais força para os fios.

Assim, nada mais ideal que uma máscara com proteína — queratina e aminoácidos são as melhores escolhas — em sua fórmula. Assim como nas outras etapas, a reconstrução ajuda a definir melhor os cachos, pois os cabelos ficam com mais balanço e vitalidade. 

Uma questão importante em relação à reconstrução é a necessidade de selar cutículas e manter as propriedades da máscara no cabelo. Nesse caso, o calor contribui para abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração do produto.

Assim, quando for aplicar o produto reconstrutor, use touca de alumínio ou térmica para potencializar a ação da máscara. Enxágue com água fria, pois ela ajuda a fechar as cutículas e finalizar bem o processo. 

O cronograma capilar básico inclui duas etapas de hidratação e uma de nutrição por semana, a cada lavagem. Uma vez por mês, deve-se substituir a nutrição por uma reconstrução. 

Contudo, o cronograma pode ser adaptado de acordo com as necessidades e situação atual dos cachinhos. As donas de cabelos muito danificados podem fazer a reconstrução duas vezes por mês, a cada 15 dias, e optar por duas etapas de nutrição e apenas uma de hidratação. 

É importante lembrar que todas as etapas do cronograma são importantes e têm objetivos diferentes. Portanto, vale a pena apostar em um mix de produtos para repor diversas vitaminas e nutrientes nos fios e ter cabelos sempre saudáveis

Cuide do cabelo depois de seco

cachos-naturais-cuide-do-cabelo-depois-de-seco

Toda cacheada conhece bem o que é um “day after“. Você lavou bem seu cabelo, caprichou na finalização e, no dia seguinte, acorda com os cachos todos indefinidos e cheios de frizz

Como falamos antes, os cabelos cacheados não devem ser lavados todos os dias. Então como arrumar e reavivar os fios quando eles estão secos? Vem com a gente e confira nossas dicas: 

Umidifique os cachos 

Nunca penteie os cachos secos. Além de deixá-los mais fragilizados e quebradiços, você vai acabar com um cabelo todo armado, sem cachos e com aspecto mais ressecado. Em vez disso, uma boa forma de resolver essa situação é umidificando os cachos.

Dê algumas borrifadas no cabelo e amasse os fios de cima para baixo, para estimular os cachos a se formarem. Hoje em dia, é possível encontrar esses produtos em spray, uma espécie de água hidratante. Além de ajudar os cachos a ganhar seu formato de volta, eles deixam os fios mais macios e controlam o frizz

Outra opção é umidificar os cabelos com água mesmo — ou água termal, por exemplo — e finalizar os fios úmidos com um pouco de leave-in hidratante com ativador de cachos. Esses produtos revitalizam os cachos sem deixá-los pesados e oleosos. 

Aposte no penteado 

Se você não está com vontade de usar o cabelo solto, faça um penteado estiloso. Tranças e coques finalizados com grampos, lenços ou outros acessórios são ótimos para variar o look no dia a dia e disfarçar aquela parte que está com um pouco de frizz, por exemplo. 

Mesmo assim, evite esticar muito o cabelo na frente ou prender com força. A fibra capilar é muito frágil, e se você quiser que ela fique bonita sempre sem quebrar, precisa tratá-la com mais carinho e delicadeza. Passe um pouco de leave-in ou óleo sem enxágue nos fios e prenda-os gentilmente, sem apertar muito. 

Invista em cuidados na hora de dormir 

Para garantir um bom day after, os cuidados começam na hora de dormir. Evite ir para a cama com o cabelo preso em um penteado muito apertado, pois, como sabemos, isso enfraquece os fios. Faça um coque bem frouxo ou aposte no coque abacaxi.

Esse penteado consiste em prender um rabo de cavalo bem no alto da cabeça com uma presilha de tecido ou algum outro material que não marque o cabelo. Assim, os cachos ficam bem no alto soltos, como a coroa do abacaxi. No dia seguinte, solte a presilha e seus caracóis estarão lá. Se necessário, umidifique um pouco para hidratá-los e dê uma amassadinha. 

Outra opção de penteado para um day after incrível são os coquinhos. Esse penteado é um pouco mais trabalhoso, mas é uma forma de texturizar os fios e garantir cachos duradouros e bem definidos. Separe os cabelos em mechas, passe um pouco de óleo para hidratar e faça pequenos coquinhos. Prenda-os com grampos e pode dormir! Ao acordar, com um pouco mais de óleo capilar nas mãos, desmanche os coques e separe os cachinhos. 

Por fim, outra dica importante que tem a ver com a hora de dormir é sua fronha. Você já parou para pensar que as fronhas comuns de algodão roubam toda a umidade natural dos seus fios e ainda deixam seus cachos sem definição, por conta da fricção do cabelo contra o tecido?

Pois é, as fronhas podem sim ajudar a desmanchar os cachos ao longo da noite. Para resolver esse impasse, invista em fronhas de cetim. Ao contrário do algodão, essa fibra não absorve tão facilmente a oleosidade e sua superfície escorregadia causa menos fricção, ajudando a manter os cachos no lugar. 

Utilize produtos indispensáveis para manter os cachos incríveis

cachos-naturais-utilize-produtos-indispensaveis-para-cachos

Além do shampoo e do condicionador para lavar — específicos para cabelos cacheados! —, toda cacheada deve contar com um arsenal de produtos que vão ajudar no dia a dia, facilitar os cuidados e deixar os fios mais bonitos. Conheça os produtos indispensáveis para cachos incríveis: 

Creme para pentear (leave-in)

Esse produto é praticamente um must-have na vida das cacheadas. Ajuda a fortalecer e nutrir o cabelo, definir os cachos, controlar o frizz, reduzir o volume e deixar os fios bem macios. A grande sacada do leave-in é oferecer uma hidratação duradoura, uma vez que o produto é sem enxágue.

Antes da popularização desse item, as cacheadas reclamavam que seus cachos secavam, após o banho, com um aspecto seco e sem definição. Dessa forma, o leave-in surgiu no mercado como um aliado na hora de condicionar mais os fios e dar brilho e vida, sem pesar. Atualmente, podem ser encontrados em textura gel ou creme. 

Melhor amigo da cacheada, esse produto deve ser aplicado nos cabelos úmidos, após o banho, para finalizar o visual. Todavia, ele é tão versátil que pode também ser usado no day after para reavivar os cachos. 

Óleo capilar

Tão multiuso quanto o leave-in, o óleo capilar é indispensável para as cacheadas. Com propriedades intensamente nutritivas, que penetram no interior dos fios, ele pode ser usado tanto na etapa de finalização, para dar mais brilho e eliminar o frizz, como junto da máscara ou antes da lavagem como um pré-shampoo. 

Os óleos ajudam a tratar os fios, driblando o ressecamento, e não precisam necessariamente ser enxaguados. Assim, aposte em produtos com óleos de macadâmia, coco, argan ou amêndoas, por exemplo, na fórmula, como um aliado poderoso para manter os cachos bem definidos e saudáveis. 

Umidificador de cachos

Amigo de todas as horas, o umidificador é o salvador do day after. Esse produto tem a função de molhar os cabelos já secos e ajudar a modelar os cachos, para evitar o cabelo armado e com frizz. 

O umidificador é ideal para ajudar as cacheadas a manter os fios bonitos sem ter que lavá-los novamente. É importante lembrar que esse produto deve ser aplicado nos cabelos secos. Ao aplicá-lo no cabelo molhado, ele pode deixar os fios pesados. 

Modelador de cachos

cachos-naturais-modelador-de-cachos

O modelador de cachos é um produto que as donas de cachos indisciplinados não podem abrir mão! A função dele é ajudar o cacho a tomar forma, e fica bem modelado e definido. 

O creme de pentear pode até auxiliar na função de moldar os cachos, porém, diferentemente dele, o modelador pode conferir algum poder de fixação, médio ou intenso. Essa função ajuda a manter o cacho por mais tempo sem desmanchar. 

Máscara ou creme de tratamento

Hidratação é fundamental, lembra? Portanto, um produto que não pode faltar no banheiro das cacheadas é uma boa máscara de tratamento. Como falamos antes, existem máscaras de nutrição, hidratação e reconstrução que podem ser revezadas dentro de um cronograma para o tratamento dos fios. 

Mesmo sem seguir um cronograma capilar, esses produtos são essenciais para cabelos bem tratados, macios e com muita saúde! Pelo menos um deles é indispensável. 

Difusor 

cachos-naturais-difusor

O difusor não é propriamente um produto para ser aplicado no cabelo, mas ele é um grande aliado na busca dos cachos perfeitos. Nos dias em que você não vai deixar seus cachos secarem naturalmente — o que é o mais indicado —, e quer usar o secador, o difusor é o pulo do gato para manter a forma dos fios.

Ele pode ser encaixado em um secador comum e permite uma secagem completa dos cabelos sem desmanchar os caracóis e ainda sem deixar as madeixas arrepiadas ou com frizz. 

Atente-se ao corte do cabelo

cachos-naturais-corte-de-cabelo

Muitas cacheadas têm uma história traumática para contar com relação a um corte de cabelo não muito favorável. Isso porque fios cacheados merecem toda a atenção na hora do corte e, em geral, estilos comumente usados para madeixas lisas não ficam tão bem no formato cacheado. 

Portanto, para evitar uma grande frustração, o acerto começa na escolha do profissional. Procure por um cabeleireiro especializado em fios cacheados, uma vez que cortes para esse tipo de cabelo exigem técnicas diferenciadas. Peça recomendações das amigas e pesquise bastante.

É importante sentir confiança no profissional nesse momento, sobretudo se estiver fazendo um corte do tipo “super transformação”. Observe se o profissional considera o fator encolhimento antes do corte. Afinal, molhado os fios assumem um comprimento diferente. Ao cortar o cabelo cacheado úmido, você corre o risco de se surpreender ao vê-lo seco. Por isso, prefira realizar o corte seco. 

Por conta do encolhimento, os cachos geralmente possuem alturas diversas. Assim, para ter um corte como uma cascata de caracóis, é imprescindível evitar o corte reto — tão comum em cabelos lisos —, que não favorece os fios cacheados. O corte reto pode formar aquele famoso visual triangular, que lembra um abajur. Esse estilo deixa os cachos achatados.

Portanto, aposte em estilos em camadas, com pontas mais arredondadas. O corte repicado deixa os cachos mais bonitos e em evidência. Um bom corte é tudo na vida de uma cacheada, facilita na hora da modelagem, permitindo uma melhor definição e um visual muito mais gracioso e interessante, que valoriza os cachos e faz toda a diferença no look. 

Os cachos naturais precisam de muitos cuidados e paciência, porém, quando bem tratados, eles vão te recompensar com uma forma única e uma protuberância indescritível! Portanto, aposte nas nossas dicas e invista nos tratamentos certos para ter fios lindos, poderosos e cheios de personalidade, assim como você! 

Gostou do nosso post completo sobre cachos naturais? Sabe alguma dica especial para cuidar dos cachos que não listamos acima, compartilha com a gente nos comentários!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Cronograma Capilar: Entenda Como Funciona Esse Tratamento
Bad hair day? Saiba por que isso acontece!
9 regras de ouro para cuidar dos cabelos loiros
2 Comentários
  • 25/04/2017 em 11:02
    Responder

    Desembaraçar as madeixas beber muita água alimentação saudável ter fidelidade ao seu profissional afinal de contas beleza vem de dentro pra fora

    • Aneethun
      25/04/2017 em 11:25
      Responder

      Sábias palavras, Sandra!!! Obrigado pelo seu comentário!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web