Como fazer Transição Capilar? Confira nosso passo a passo

Tempo de leitura: 7 minutos

Cansou de alisar seu cabelo fazendo progressiva e relaxamento? Não quer mais saber de químicas no cabelo? Saiba como fazer transição capilar. 

O que é Transição Capilar?

A transição capilar consiste em deixar de fazer qualquer tipo de química que venha a mudar a estrutura dos seus cabelos, seja alisando completamente ou apenas relaxando os fios, dando aquela reduzida no volume. 

Como o processo de transição capilar não é fácil, muitas mulheres desistem em alguma etapa. Aqui vão algumas dicas de como fazer Transição Capilar de forma mais fácil e prática.

10 passos de como fazer transição capilar

mulher negra sorrindo com cabelo com transição capilar

1° Passo: Decisão de mudar de Visual

Comece sua transição por você. Primeiramente você tem que desconstruir alguns paradigmas que foram ditos ao longo de anos, nos quais as pessoas diziam que cabelo com volume era feio, desarrumado ou cabelo crespo era cabelo ruim etc. 

Quando você resolve assumir seus cabelos naturais muitas pessoas irão te apoiar, e outras não, porém quando você está segura de si tudo fica mais fácil, e ninguém vai conseguir desviar você do seu objetivo.

2° Passo: Big Chop

mulher negra com corte de cabelo big chop

A maneira mais prática de passar pela transição capilar é fazer o famoso BC (BIG CHOP) ou seja, cortar toda a parte do cabelo que tem alisamento e deixar o cabelo natural crescer. Em muitos casos eu aconselho passar a máquina ou cortar bem baixo. 

Em algumas situações há mulheres que preferem cortar aos poucos, pois não abrem mão do comprimento. Neste caso o processo de transição capilar pode ficar mais longo, correndo o risco de cair em tentação e acabar alisando novamente o cabelo.

 

3° Passo: Escolha um cabeleireiro profissional para cuidar de seu cabelo

Escolha um profissional capacitado para te ajudar neste momento delicado, pesquise, peça indicações e quando achar um profissional, converse com ele antes, peça dicas e opinião. Desta forma você poderá conhecê-lo melhor e sentir segurança para realizar o grande corte e prosseguir com a transição capilar.

 

4° Passo: Produtos para a Transição Capilar

linha cachos system aneethun

A escolha de bons produtos ajuda muito no processo da transição capilar. Shampoos, tônicos e máscaras para estimular o crescimento do cabelo e dar forças são muito bem-vindos nesse momento. 

Finalizadores como creme ou creme em gel com maior fixação também auxiliam no estímulo da curvatura do cabelo, pois na transição é normal ter mais de uma textura distribuída por toda a cabeça.

 

5° Passo: Cronograma da Transição Capilar

calendário cronograma de transição capilar

Ter um cronograma capilar ajudará você a cuidar dos seus cabelos, pois é importante manter a saúde da fibra capilar. Existem vários tipos de cronograma capilar, a Aneethun disponibiliza um cronograma pronto para ser usado, que é dividido em quatro semanas atendendo às principais necessidades da fibra capilar: hidratação, nutrição, reconstrução e blindagem.

Esse cronograma capilar é feito no salão de beleza por um profissional. Vale lembrar que existem várias receitas caseiras de cronograma capilar utilizando alimentos, porém os benefícios destes tratamentos são praticamente nulos, pois eles não têm performance porque as moléculas destes alimentos são muito grandes para penetrar na fibra capilar.

Sempre opte por tratamentos prontos e produtos profissionais.

6° Passo: Frizz do Cabelo

mulher negra feliz com cabelos com frizz

É normal as mulheres se queixarem do frizz do cabelo, ainda mais as que tinham cabelos alisado, pois o frizz neste caso é reduzido pelos produtos e pelo secador ao escovar e alinhar as madeixas. 

Para os cabelos ondulados, cacheados e crespos, digo que frizz é vida, pois o mesmo acaba auxiliando no volume do cabelo principalmente para quem tem pouco cabelo. O frizz fará parte do dia a dia, mas podemos reduzi-lo e acomodá-lo com produtos de qualidade e uma finalização correta.

 

7° Passo: Finalizadores de Cabelo

finalizador de cabelo e cachos aneethun

Finalizadores de Cabelo são a chave de tudo. Ao finalizar os cabelos estamos dando forma a ele, sendo com mais ou menos volume. O finalizador de cabelo é responsável por reduzir o frizz do cabelo. 

A nossa dica é testar tanto os produtos, quanto a maneira de finalizar. Não existe uma regra, cada cabelo, cada curvatura se comporta de maneira única e nenhum cabelo é igual ao outro. Por esse motivo só iremos saber o que é bom para nosso cabelo testando e conhecendo os produtos e as maneiras de finalizar. 

Nossa dica que serve de regra geral é: sempre finalizar os cabelos extremamente úmidos, com bastante água, quase pingando. Desta forma é mais fácil distribuir os finalizadores de maneira mais uniforme sobre o cabelo. 

Em seguida alinhar e pentear os fios e quando necessário, fazer uma fitagem. Após passar os finalizadores e fitar você retira o excesso da água com o auxílio de papel-toalha, toalha de microfibra ou até mesmo uma camiseta de algodão. 

Importante é não ter atrito com o cabelo, assim você reduz o frizz. E vale lembrar que a maneira correta de tirar o excesso de água é apertar o cabelo com a toalha, repita quantas vezes achar necessário.

 

8° Passo: Como realizar a secagem do cabelo?

mulher secando os cabelos com toalha de algodão

A melhor maneira de secar os cabelos após a finalização é deixá-los secar naturalmente e sem ficar manipulando o cabelo úmido, pois desta forma ele ficará com uma curvatura limpa e esculpida. 

Também podemos usar secador com difusor, neste caso opte por secador com baixa velocidade, garantindo assim que o cabelo seque no seu lugar e não levante muito frizz. Com o cabelo completamente seco, você pode mexer e dar o seu toque final, com auxílio de pente garfo ou até mesmo os dedos das mãos.

 

9° Passo: Day after da transição capilar

mulher negra feliz dia depois de realizar transição capilar

O que fazer no dia seguinte, após todo o processo de transição capilar? Tenho que lavar o cabelo? No dia seguinte após realizar toda a transição capilar, é normal acordar com o cabelo todo desarrumado?

A dica é em primeiro lugar, tentar usar apenas a mão para desamassar os cabelos com cuidado, usando sempre a ponta dos dedos, ou o pente garfo. 

Porém, tem cachos e ondas em que precisamos borrifar água e passar um pouquinho do finalizador de cabelo, apenas para arrumar os cachos e ondas que estão mais abertas e deixá-los secar naturalmente ou usando difusor. 

Quem tem cabelo crespo e curte um black power, no dia seguinte à lavagem o cabelo atinge seu auge de volume.

 

10° Passo: Seja sua melhor versão com seu cabelo natural

mulher negra elegante com a transição capilar

Aqui vai um conselho de um profissional que tem os cabelos cacheados, que já passou pela transição e hoje tem uma relação de amor com o seu cabelo. 

Transição não é fácil, porém, ela pode terminar mais rápido do que você imagina. 

Sei que abrir mão do comprimento do cabelo para algumas mulheres possa ser uma decisão não muito fácil, mas às vezes é necessário. Sempre incentivo a cliente a fazer o Big Chop o quanto antes, e com a experiência que tenho, percebo que todas as que optam por raspar ou cortar o cabelo bem curtinho, relatam uma sensação de liberdade.

Muitas não deixam o cabelo crescer, aderindo a um visual de cabelo mais curto e moderno. Hoje temos a oportunidade de ter o visual que desejarmos, basta de ditadura do liso, de crespo, comprido ou curto. 

Vista a sua melhor versão e seja feliz, o cabelo é apenas um detalhe, pois o principal de tudo é você estar de bem com a vida.

 

Autor: Marcelo Estagno. Master Aneethun e especialista em cachos.