No Dia Mundial do Cabelo Afro, celebre e realce a verdadeira beleza dos fios

Tempo de leitura: 3 minutos

Os cabelos expressam personalidade, e são sinônimo de liberdade e pluralidade. Nosso país é nascido da diversidade e miscigenação de diversos povos que originaram fios com curvaturas, cores e texturas únicas, cada um majestoso da sua própria forma.

O dia 15 de setembro é considerado o Dia Mundial do Cabelo Afro e, para entendermos melhor o real significado e a complexidade da existência dessa data, convidamos a embaixadora da Aneethun, Alessandra Carvalho, para um bate-papo sobre a importância e o que representa esse dia.

Alessandra contou sobre como criou uma relação saudável com o cabelo, a necessidade de existir profissionais que saibam trabalhar com crespos e cacheados e compartilhou dicas de como finalizar os fios para um cabelo volumoso e definido.

Embaixadora da Aneethun, Alessandra Carvalho

Como você enxerga a importância de profissionais saberem como cuidar de cabelos crespos?

Acho importante ter colegas de trabalho se especializando em crespos e cachos, e o número só vem aumentando. A cliente se sente segura de sentar na cadeira.

Já passei por situações de quando a cliente me vê ficar feliz por ter o cabelo crespo e ela também, existe uma associação e empatia. Contudo, para aqueles profissionais que não têm também cabelos crespos, é fundamental um estudo profundo para este tipo de cabelo, e transmitir conhecimento e interesse.

Você sempre teve o seu cabelo natural? Como foi o seu processo de aceitação e identificação com o cabelo afro?

Não! Até os 5 anos de idade eu tinha o cabelo natural, mas depois vieram os procedimentos (amaciamento, relaxamento, alistamento). Foi difícil tomar a decisão de ter o cabelo natural novamente, na minha cabeça não ia ficar legal e nem bonito. Foi difícil me identificar novamente, mas depois foi fluindo e ficando fácil.

Qual a importância de existirem produtos acessíveis para cabelos crespos e cacheados no mercado?

Importante saber que hoje em dia as empresas como a Aneethun têm esse cuidado e a visão voltada para o nosso tipo de cabelo, com uma gama enorme de produtos para todos os tipos de cabelos. Facilitando o nosso dia a dia e cuidado.

A transição capilar é uma pauta muito comentada hoje em dia. Esse é um processo que pessoas pretas e brancas passam. O que representa, pra você, a transição capilar para pessoas pretas?

A transição capilar é uma luta de aceitação e liberdade, aceitar o seu cabelo sem padrões estéticos que a sociedade impõe. Realçar a sua beleza como realmente ela é: vivo. E acho linda essa liberdade.

Você pode compartilhar algumas dicas para mulheres pretas que estão começando a passar pelo processo de transição capilar e dicas para encorajar mulheres que querem, mas que tem medo?

Em primeiro lugar você precisa estar aberta a essa mudança, sem pensar na opinião ou nas críticas. Estar de mente e coração aberto para mudar. Você vai voltar a conhecer seu cabelo, e adaptar a qual produto e finalização fica melhor: fitagem, secar natural ou no difusor. Falo como uma pessoa que passou por todos esses processos. Não desista.

Quais dicas você pode dar de como finalizar o cabelo crespo valorizando o volume e a definição?

Cabelo crespo tem sua personalidade e eu acho isso incrível. Gosto de finalizar fazendo a fitagem mecha a mecha e deixando que seque naturalmente. Depois, venho com o vento do secador soltando os cachos, porque valoriza mais dando volume.

Na Aneethun, valorizamos e exaltamos todos os tipos de cabelos em suas mais variadas formas, volumes e cores. Para todos os fios, existem linhas especializadas, desenvolvidas com muita pesquisa e tecnologia para resultados impecáveis e profissionais, aonde quer que você esteja.