Mudanças de hábitos simples para melhorar o futuro do planeta

Vivemos em um momento em que não existe a opção de não nos responsabilizarmos pelas atitudes que tomamos e pelo planeta que deixaremos para as próximas gerações. Por isso, mudar pequenos hábitos no nosso dia a dia pode fazer com que o impacto negativo do nosso consumo seja menor. 

No começo da década de 1970, o mundo entrou em uma sobrecarga ecológica. Isto é, consumimos, em menos de um ano, todos os recursos naturais que a Terra poderia prover nesse período, esse é o chamado “Dia de Sobrecarga da Terra”. Desde então, esse dia foi se antecipando, ou seja, estamos cada vez mais cedo entrando no “cheque especial” com os recursos que o planeta pode oferecer. Em 2021, o Dia da Sobrecarga da Terra ocorreu em 29 de julho. Em 2020, essa data ocorreu no dia 22 de agosto. 

Todos os anos, por mais que nos esforcemos para que a nossa Pegada Ecológica seja cada vez menor, (a avaliação do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais, para saber mais, acesse: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/o_que_e_pegada_ecologica/) precisamos entender que este precisa ser um esforço coletivo: da comunidade a nossa volta e das grandes corporações e governos.

Se você ainda não sabe como começar a mudar alguns simples hábitos, mas que podem causar um grande impacto positivo no mundo, confira as nossas dicas.

Insira a reciclagem na sua rotina

Com a coleta seletiva cada vez mais presente nos municípios, não existe mais desculpa para não separar corretamente o lixo que geramos.

Além do básico que já é conhecido (separar resíduos orgânicos de latas, plásticos e vidros), você sabia que também é possível reciclar isopor? É importante salientar que todos esses materiais passíveis de serem reciclados devem estar limpos, sem nenhum resíduo orgânico restante, dessa forma prevenimos contaminações.

A Aneethun já adota essa prática. Fechamos uma parceria com o selo Eureciclo para realizar a compensação de 100% de nossas embalagens plásticas enviadas ao mercado. Com a prática de compensação ambiental, será possível contribuir fortemente com o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no Brasil, ajudando a diminuir o impacto negativo que o plástico produzido causaria no mundo. 

Reduza o desperdício de alimentos

Além de causar um impacto negativo social enorme, o desperdício de alimentos também afeta o meio ambiente.

O lixo causado pelo desperdício alimentar é nocivo por também aumentar o efeito estufa do planeta. A decomposição dos resíduos libera gases prejudiciais e, quando produzidos em maior escala, se torna um grande problema.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), estima-se que aproximadamente um terço de todo o alimento produzido no mundo, todo ano, é desperdiçado e que a quantidade de gases provenientes dessa prática é igual à emissão de monóxido de carbono de todo o parque automotivo do planeta. Além disso, o óxido nitroso e o metano, resultantes da degradação de alimentos, são mais nocivos à camada de ozônio do que o CO2.

Seja mais responsável com a água

A hora do banho é, sem dúvida, uma das mais relaxantes do dia. Mas existem alguns cuidados que precisamos tomar nesse momento. 

Banhos muito quentes e longos podem agredir uma camada essencial e de proteção da pele, a camada hidrolipídica. Por isso, evite demorar muito no chuveiro e opte por uma temperatura mais amena nesse momento. 

Segundo a ONU, a Organização das Nações Unidas, uma pessoa precisa de 3,3 mil litros de água por mês para atender as suas necessidades básicas de higiene e consumo. Mas no Brasil o consumo de água chega a 200 litros por dia. Uma dica é sempre fechar o registro ao se ensaboar no banho, escovar os dentes e lavar a louça nos momentos em que não se necessita da água corrente.

Quando falamos em atitudes ecologicamente corretas em relação à água, não falamos somente sobre o desperdício. O que jogamos pelo ralo da cozinha e banheiro e pelo vaso sanitário podem contaminar o ecossistema de formas irreversíveis, por isso, faça o descarte correto de substâncias como óleo, baterias e pilhas e medicamentos, por exemplo. 

Uma dica para economizar na conta de água e também não desperdiçar o bem mais precioso do planeta, é utilizar a máquina de lavar até 3 vezes por semana e sempre no volume máximo. Dessa forma, você gasta menos água e poupa o seu bolso no final no mês. 

Esses são apenas alguns de muitos outros hábitos e atitudes simples que você pode tomar para diminuir o impacto das suas ações no meio ambiente. Compartilhar conhecimento é a melhor forma de conscientização sobre o que e como cada um de nós podemos fazer para vivermos em um planeta mais ecologicamente preservado.

Compartilhe nas suas redes sociais