O que causa o frizz do cabelo?

O que causa o frizz do cabelo?

Tempo de leitura: 5 minutos

O frizz é um dos grandes inimigos das mulheres. Aqueles cabelinhos arrepiados sempre aparecem quando menos esperamos. Eles podem surgir com a intenção de atrapalhar um penteado chiquérrimo ou uma simples chapinha. Mas o que causa o frizz do cabelo?

As causas são variadas e, ufa, é possível evitá-las. Não há problema que resista a muito cuidado, paciência e a alguns segredinhos. Confira como é possível manter um cabelo polido e evitar os fios rebeldes.

Cabelos ressecados, nem pensar!

cabelos ressecados

Uma das principais causas para o indesejado frizz é o ressecamento excessivo do cabelo. Esse é o tipo de cabelo que tem dificuldade em manter a hidratação. Por isso, precisa de cuidados especiais, oferecidos por linhas de produtos específicos, que sejam capazes de repor a água e nutrientes faltantes, como é o caso da Slym System.

Uma dica valiosa é evitar lavar os cabelos em água com temperatura muito elevada. Isso faz com que as cutículas do fio se dilatem e a água atinja as camadas mais internas do cabelo, provocando o ressecamento e, consequentemente, o terrível frizz.

Há um fator genético que pode influenciar na existência de cabelos secos. Cabelos cacheados têm a tendência de serem naturalmente secos. Portanto, para esse tipo de cabelo é necessário dobrar os cuidados.

Mais amor e carinho!

mais amor e carinho

Outro fator muito comum que pode resultar em frizz é o excesso de esforço mecânico, isto é, a falta de carinho que temos ao alisar, pentear, escovar ou mesmo manipular nossos cabelos.

Hábitos diários que parecem inofensivos podem ser grandes inimigos. Um cuidado que devemos tomar é a direção correta de massagear os fios quando lavamos: sempre de baixo para cima! E o mesmo vale para desembaraçar. Começar de cima para baixo pode causar quebra e fragilidade.

Outra dica é evitar esfregar a toalha nos cabelos para secar. Esse hábito aumenta o atrito com as cutículas, causando o frizz. Para secar aposte em escovas com cerdas naturais e jamais se esqueça do protetor térmico! Pois como já vimos, as temperaturas elevadas não são bem-vindas em um cabelo saudável.

Não tá rolando química!

nao ta rolando quimica

Não é novidade que o excesso de tratamentos químicos pode danificar, e muito, os cabelos! Pode deixar poroso; quebradiço; fraco; e claro; com muito frizz! Então, é preciso tomar muito cuidado com excessos. Descolorir e alisar na mesma semana, por exemplo, é impensável! O ideal é um intervalo de pelo menos quinze dias, usando sempre uma linha reconstrutora e fortificante, como a Nano System, entre um processo e outro.

Química é coisa séria! É preciso estudar e avaliar muito para escolher apenas produtos de confiança e que não tragam problemas futuros.

Quando os ventos não sopram ao nosso favor

quando os ventos nao sopram a favor

Aí, você hidrata o cabelo regularmente. Toma todos os cuidados para não deixar os fios quebradiços e arrepiados… E chove! O tempo também pode causar frizz. Cidades com umidade muito elevada podem ser grandes inimigas. Para cabelos bonitos, nada melhor que uma região bem seca, no cerrado!

O que ninguém te contou, sobre reduzir o frizz do cabelo

o que ninguem te contou sobre o frizz

Alguns segredinhos podem ser muito úteis na missão de domar os indomáveis. Um toque de mestre pode fazer muita diferença no visual de um cabelo. Confira a lista de dicas:

  • Salve as regiões mais críticas com um pouco de óleo ou creme para pentear: A dica é aplicar uma gotinha na palma das mãos e pressionar a raiz do cabelo (ali sobre a testa, onde os rebeldes adoram aparecer). Quem não tem problema com couro cabeludo oleoso pode ainda substituir o óleo por creme de pentear. Muitas vezes aplicamos esses produtos por todo o comprimento do cabelo e nos esquecemos da raiz!
  • Troque a escova pelos dedos: Na hora de usar o secador, o uso da escova pode causar atrito excessivo e deixar os fios arrepiados. Prefira usar os dedos para deixar o cabelo esticado enquanto usa o secador.
  • Finalize com propriedade: Se na hora de fazer um coque ou rabo de cavalo, bem alinhado, alguns fios insistirem em sair do lugar, aposte em finalizadores de qualidade; como os encontrados na linha de finalização Style Professional.
  • Hidrate depois de seco: Depois que o cabelo secar, aposte em mais hidratação, aplicando óleo capilar.

Pensando em pessoas com o cabelo armado, que buscam o liso perfeito, sem o incômodo do frizz, a Aneethun desenvolveu uma linha completa. A liss System. Com shampoo, máscara e protetor térmico, a linha proporciona nutrição e disciplina os fios. Reduz o frizz e garante o liso perfeito e duradouro.

Use e abuse do frizz a seu favor!

use e abuse do frizz a seu favor

Uma opção não muito usual, é aceitar o frizz, em vez de lutar contra ele. Principalmente na época do frio e das chuvas, apostar em um visual messy pode ser uma boa alternativa. Para isso, você deve apostar em cortes volumosos. Um profissional de confiança será capaz de fazer um bom corte a seco para obter o resultado esperado.

O frizz também pode ser um grande aliado na criação de penteados mais cheios, como coques e tranças. Em vez de conter os rebeldes, use-os para ter um volume a mais.

As donas de cabelos lisos, podem abusar do frizz para um visual messy. Um coque “podrinho” com alguns fios soltos, tem muito charme. É importante lembrar de não tocar muito no cabelo durante o dia, para que ele não vá perdendo o efeito volumoso.

Controlar o frizz do cabelo, ou aceitá-lo, são decisões que você pode tomar. O importante é não deixar os cuidados com o cabelo para depois. O cronograma capilar é uma dica infalível para um cabelo saudável e sem defeitos. De acordo com a necessidade de cada pessoa, montar um esquema de cuidados pode ajudar muito.

Usar os produtos corretos, no momento certo, demanda muito conhecimento. Por isso, devemos ter sempre ao nosso alcance, produtos e profissionais de confiança. Nada mais gratificante do que olhar no espelho e gostar do que vê. Os cuidados com o cabelo podem exigir tempo e paciência, mas trazem resultados maravilhosos que compensam todo o esforço.

Gostou das nossas dicas sobre o frizz do cabelo? Então confira este artigo com 9 dicas de como cuidar dos cabelos no inverno!