Ficar loira de uma vez ou aos poucos? Como tomar essa decisão?

Toda mulher, um dia, já cogitou a possibilidade de ficar loira! A cada dia que passa os salões recebem mais e mais clientes com o desejo de clarear as madeixas.

Mas, com esse desejo surgem inúmeras dúvidas, afinal, ficar loira envolve um procedimento químico e ninguém quer ter o seu cabelo danificado.

Hoje, o processo de clareamento dos fios pode ser feito de diversas formas gerando resultados rápidos e imediatos ou de maneiras mais sutis e gradativas. Mas como tomar essa decisão sem prejudicar a saúde e beleza dos fios? Continue a ler esse post e descubra!

Converse com o cabeleireiro

Para garantir uma descoloração segura, procure cabeleireiros que utilizem produtos anti-danos durante o processo químico.

O primeiro passo é ter uma conversa detalhada e sem pressa com o profissional para esclarecer todas as dúvidas, avaliar a estrutura dos fios, fazer o teste de mecha e definir o tom desejado.

É comum clientes chegarem ao salão com referências de atrizes de novela, querendo exatamente aquela cor da moda. No entanto, o profissional competente avaliará não apenas a saúde das madeixas, mas também o tom de pele da cliente, bem como sua rotina diária de cuidados com os cabelos.

Isso porque um loiro platinado, certamente, terá uma manutenção muito mais trabalhosa do que o clareamento de algumas mechas apenas para iluminar e revitalizar.

Nesse momento, você é informada sobre os tratamentos e cuidados que precisam ser adotados, de acordo com o procedimento escolhido. É interessante esclarecer que cabelos descoloridos, por mais resistentes que sejam, vão ficar mais fragilizados e exigirão maior dedicação. Sendo assim, será preciso gastar mais tempo no salão para que os efeitos do processo de clareamento não comprometam a beleza dos fios.

Fica evidente que o procedimento é longo, demorado e exige técnicas perfeitas, o bom profissional informará sua cliente de todo o passo a passo que será seguido.

Faça o teste de mecha

teste de mecha

Respeitar o resultado do teste de mecha é a garantia de cabelos saudáveis e bonitos. Se não for possível fazer o clareamento, uma alternativa é investir em poderosos tratamentos de hidratação e recuperação, para fortalecer os cabelos e prepará-los para uma nova tentativa no futuro.

Ficar loira gradualmente

Se os cabelos forem muito escuros ou a cliente estiver insegura com a ideia, é mais garantido optar pelo processo gradual de clareamento dos fios. Essa alternativa evitará danificar os cabelos das mais morenas e, também, prevenirá o arrependimento daquelas, que preferem mudanças mais discretas para irem se acostumando com a nova cor.

Os cabelos mais escuros devem ser clareados aos poucos, normalmente, até quatro tons, justamente para evitar danos e quebra. Já para as que estão buscando apenas suavizar e iluminar o rosto podem ser feitas mechas fininhas, as conhecidas “luzes”, ao redor do rosto e algumas outras espaçadas por toda a cabeça.

Algumas alternativas possíveis são as famosas técnicas de ombré hair, californianas e texanas, todas com efeito mais suave e natural, com prevalência do clareamento nas pontas.

As mechas californianas foram inspiradas nas surfistas da Califórnia que tinham as pontas dos cabelos mais claras devido aos efeitos do sol. Assim, esse tipo de mecha concentra o clareamento nas pontas, sem alterar a cor da raiz.

Já a ombré hair também não atinge a raiz e produz um degradê discreto nos fios, porém, atingindo todo o comprimento. Nessa técnica, muitas vezes são utilizados mais de um tom, visando sempre maior naturalidade.

As mechas texanas são ainda mais discretas que as já citadas, pois concentra o clareamento debaixo das melenas e produz um degradê sutil podendo utilizar até quatro matizes diferentes.

Ficar loira radicalmente

Algumas sortudas com cabelos extremamente saudáveis e cuidados podem se dar ao luxo de mudar de uma vez só a cor das madeixas! Se os cabelos forem virgens, isto é, nunca tiverem sido coloridos antes, o clareamento pode ser feito com tintura permanente ou água oxigenada com pó descolorante. Se for feito com tintura, esta vai clarear de dois a quatro tons da cor natural dos cabelos.

Se os cabelos já tiverem outras químicas de coloração depositadas nos fios, esse processo poderá ser feito por meio de inúmeras mechas feitas em toda a cabeça, aquilo que os cabeleireiros chamam de “luzes”. Posteriormente, dependendo do resultado, novas mechas mais largas poderão ser feitas.

Trate intensivamente

Independentemente da opção escolhida para o clareamento dos fios, uma coisa é certa, os cabelos vão precisar de cuidados intensivos para permanecer bonitos!

A química usada no processo de clareamento agride bastante os cabelos e pode deixá-los muito ressecados, sem brilho e sem vida. Logo, quem deseja ficar loira precisa estar ciente de que gastará mais tempo no salão e também na rotina diária de cuidados.

No salão, um profissional capacitado pode orientar a respeito de produtos profissionais para uso doméstico. O cabeleireiro deve fornecer orientações precisas para as novas necessidades das madeixas loiras.

Essas orientações servirão não só para a compra dos produtos certos, mas também para a forma de utilização em casa. Atualmente, existem linhas específicas completas para cabelos loiros visando manter a cor viva e os cabelos sadios.

Um bom corte após o procedimento é altamente recomendado! Ele eliminará os fios partidos e ressecados das pontas, dando mais balanço e movimento aos fios. Além disso, é quase indispensável fazer tratamentos profissionais para uma boa manutenção da hidratação capilar.

É de extrema importância o uso de uma linha de manutenção home care, para manter a integridade do fio e o loiro mais iluminado. Existem inúmeras opções para repor os nutrientes perdidos com a química, o cabeleireiro indicará a mais adequada de acordo com as necessidades de cada cliente.

Se você decidiu ficar loira, não pode deixar de ler o nosso artigo: 9 regras de ouro para cuidar dos cabelos loiros! Nele, você encontra informações valiosas para manter os fios sempre saudáveis e bonitos. Boa leitura!

 

Aneethun recomenda:

Linha Blond Revive

banner-produtos-blond-revive

 

Linha Aminoplex Revive

banner-produto-aminoplex

Compartilhe nas suas redes sociais