Descubra os segredos para descolorir cabelos cacheados

mulher negra linda sorrindo cabelo solto

Assumir o cabelo natural e deixar as madeixas claras está cada vez mais em alta entre as cacheadas e crespas. No entanto, pelos fios serem sensíveis e delicados, muitas dessas mulheres acabam danificando, de forma permanente, os cachos. Hoje falaremos sobre como descolorir cabelos crespos e cacheados com segurança e como manter a saúde e a definição dos cachos coloridos.

Saúde do fio

É imprescindível que o cabelo esteja com a saúde em dia antes de qualquer procedimento químico (coloração, relaxamento, alisamento). Por ser fino e ter as cutículas abertas, cabelos cacheados perdem os nutrientes facilmente, exigindo mais cuidado e atenção do que os cabelos lisos e grossos.

É sempre bom seguir um cronograma capilar, com etapas de hidratação, nutrição, reconstrução e blindagem, adequando-as ao seu tipo de cabelo para devolver água, lipídios e proteínas que os fios perdem no dia a dia.

Teste de mecha

Com os cabelos saudáveis, podemos partir para o primeiro passo das tão sonhadas madeixas coloridas: o teste de mecha. Esse procedimento é importante para ter certeza que os fios vão suportar todo o tratamento. Muitos cabelos cacheados passam por processos químicos que alteram a estrutura dos fios, podendo danificá-los ao realizar uma coloração. Em alguns casos, ocorre um rompimento da fibra, resultando no temido corte químico.

Preciso descolorir?

Tudo depende da cor desejada, do tom natural do cabelo e dos procedimentos feitos anteriormente.

As colorações com amônia conseguem clarear de 2 a 3 tons os fios naturais. Ou seja, se o cabelo é castanho-claro e não tem tintura, é possível conseguir um loiro-médio só usando coloração e água oxigenada. Esse é o único caso em que conseguimos clarear um cabelo sem o uso de descolorante.

Já para cabelos muito escuros ou com tintura, precisamos descolorir. Nesse caso, deve-se tomar alguns cuidados a fim de minimizar os danos. Os cabelos crespos e cacheados possuem muitas ligações de enxofre (pontes dissulfeto), que são quebradas pela ação química provocada pelos descolorantes, desestruturando e tirando a definição natural dos cachos. Por isso, é de extrema importância usar produtos de qualidade e ativos adicionados ao descolorante, formando uma película protetora que mantém os nutrientes e protegem as pontes dissulfeto.

descolorir cabelos crespos e cacheados
Cuide diariamente dos seus cabelos, investindo em hidratação, reconstrução e nutrição para arrasar na tendência

 

Coloração ou tonalizante?

Dependendo do tom desejado, precisamos escolher entre coloração ou tonalizante. Se você quer uma nuance tradicional e não costuma mudar a cor do cabelo com frequência, as colorações são as mais indicadas. Elas penetram no córtex e preenchem a fibra com o pigmento desejado, alterando de forma duradoura a cor e exigindo menos manutenção. Tons escuros são mais fáceis de conservar, enquanto os loiros e ruivos precisam de retoque para deixar as cores vivas.

Já os tonalizantes são perfeitos para quem gosta de mudar o visual com frequência, apostando também nas cores fantasia. Tons de azul, rosa, verde, roxo, por exemplo, são encontrados com mais facilidade em forma de tonalizantes. Eles agem na cutícula do cabelo, formando um depósito de pigmento que não agride tanto a fibra. Mas eles exigem maior manutenção da cor, pois saem com facilidade durante as lavagens.

Cuidados Pós-descoloração

A coloração age no córtex do fio, onde ficam depositados os pigmentos que definem a cor. Nesse procedimento, o cabelo perde uma série de nutrientes, como água, lipídios e queratina. Assim, é necessário ter cuidado antes, durante e após a química.

O uso de óleos e aminoácidos devolve esses nutrientes perdidos nos processos, conferindo brilho e maciez aos cabelos.

Cuide diariamente dos seus cabelos, investindo em hidratação, reconstrução e nutrição para arrasar na tendência que está conquistando as mulheres com madeixas cacheadas e crespas.

 

TEXTO

Jonatan Júnior – Técnico Nacional da Aneethun 

Formado pela HSB Brasil, Instituto Embelleze, Senac e L’oreal, especializado em colorimetria e tricologia, técnico nacional da Aneethun, atuando diretamente no desenvolvimento de novos produtos e tendências de mercado.

Compartilhe nas suas redes sociais