8 cuidados na hora da descoloração dos cabelos

8 cuidados na hora da descoloração dos cabelos

Tempo de leitura: 5 minutos

O processo de descolorir os cabelos é algo bem comum, mas se não for feita de forma adequada e com profissionais capacitados, o resultado pode não ser o esperado. Todo mundo pode mudar o visual, mas é importante tomar alguns cuidados para manter a beleza e a saúde dos fios.

Há algumas técnicas que podem ser aplicadas antes e depois do procedimento. Conheça, neste post, 8 cuidados na hora da descoloração dos cabelos e saiba como funciona o processo!

Saiba e entenda que existe diferença entre tintura, coloração e descoloração

Vamos primeiro entender que coloração e tintura são a mesma coisa, já descoloração é outra. A coloração ocorre quando há o uso de um produto químico com base capaz de inflar a fibra capilar, abrir escamas e facilitar que o pigmento se fixe nos fios. Ela pode ser permanente, provisória ou semipermanente.

Na descoloração, o produto remove o pigmento do fio, chegando ao fundo de clareamento desejado aos cabelos. Entre os componentes presentes nos descolorantes está o persulfato, que age junto do oxigênio presente na água oxigenada destruindo os pigmentos do cabelo. Ou seja, a descoloração é realizada a partir da oxidação dos pigmentos presentes na fibra capilar.

Ambos os procedimentos (coloração ou descoloração) causam danos aos cabelos, daí a necessidade de usar produtos de qualidade, capazes de colorir ou descolorir minimizando o dano  aos fios. Ocorre que o processo químico faz com que as madeixas não percam apenas a pigmentação, mas também massa, lipídios e proteínas. Por essa razão, indicamos tratamentos capilares para melhorar o aspecto e a saúde dos fios.

Fortaleça os fios com um tratamento pré-química

Um tratamento pré-química vai garantir que o fio desenvolva mais resistência ao processo de descoloração, que, por sua natureza, é muito agressivo. Tratamentos à base de nano partículas vão garantir um resultado imediato quando falamos de reposição de massa e devolução da resistência mecânica ao fio contra eventuais rompimentos e emborrachamento da fibra.

Use uma proteção durante a descoloração

Existem no mercado produtos que protegem a estrutura da fibra durante a descoloração e garantem que o cabelo passe por esse procedimento com mais segurança, mantendo a saúde, diminuindo consideravelmente o risco de quebra e emborrachamento dos fios.

Use e abuse desses produtos, eles garantem uma descoloração perfeita e com o mínimo de danos.

tratamento pós-química

Faça um tratamento pós-química

Como dito antes, a descoloração provoca a perda de massa, lipídios e proteína dos fios, além de alterar a cor. Para manter a fibra saudável e devolver brilho, maciez, penteabilidade, emoliência, precisamos suprir toda essa carência e deixar esse cabelo com um aspecto bonito e saudável. Por isso, um bom tratamento pós-química é de extrema importância para repor nutrientes, além de ajudar a manter a nova cor bonita por muito mais tempo.

Esteja com os cabelos em boas condições antes da descoloração

Como já sabemos, a descoloração é bem agressiva e é indispensável que o cabelo esteja com a saúde em dia para que evitemos o tão temido corte químico. Assim, é importante sempre fazer uma análise e usar produtos de qualidade no dia a dia para garantir que o fio passe pelo processo e permaneça saudável.

Se você passou recentemente por um procedimento, seja de coloração ou seja de mechas, e por algum motivo não curtiu o resultado, é preciso ter paciência e tratar esse cabelo antes de corrigir o trabalho, para garantir que a saúde dos fios seja mantida, por isso a importância do tratamento pós-química!

Faça os testes de mecha

Fazer os testes de mecha e sensibilidade vai assegurar que o descolorante não cause uma reação alérgica grave. E que o cabelo vai passar pela descoloração sem sofrer com elasticidade excessiva ou corte químico. Se você já possui um histórico de alergia, o teste é mais do que necessário.

Fique atenta ao tempo de ação do descolorante, pois se passar do período de recomendação do fabricante, os cabelos podem ficar elásticos e quebradiços.

testes de mecha

Use os produtos de qualidade

Produtos de qualidade são de extrema importância para alcançarmos o resultado desejado. Dessa forma, a escolha do produto vai ter impacto direto no aspecto final e no trabalho.

Produtos profissionais são formulados com as mais novas tecnologias disponíveis que ajudam a garantir uma descoloração responsável e segura. No pós, dê continuidade com linhas específicas para cabelos quimicamente tratados, elas vão assegurar que você tenha o resultado de salão em casa para suprir diariamente a necessidade das madeixas descoloridas.

Faça o procedimento com um profissional

É comum vermos casos em que a pessoa compra produtos e realiza o procedimento em casa. Na maioria das vezes, vemos resultados abaixo do que conseguimos em um salão, com um profissional competente e com produtos de qualidade.

O profissional também vai garantir que seu cabelo chegue na cor desejada e que essa se mantenha por muito mais tempo! É comum vermos platinados que rapidamente ficam amarelados ou alaranjados e que são tratados com receitas caseiras e sem conhecimento das pessoas. Geralmente, os fios ficam manchados nas tentativas de matizações caseiras, fazendo com que se perca um trabalho que foi feito por horas e levando a pessoa de volta ao salão.

Além disso, em muitos casos o corte químico é muito comum. Para evitar essas situações, procure um salão de beleza e um profissional experiente.

O profissional vai saber indicar produtos específicos para o seu tipo de cabelo, ajudando a manter o trabalho com um ótimo aspecto até o próximo retoque.

Tenham em mente que cabelos descoloridos precisam de manutenção permanente! Mas lembre que a descoloração dos fios dura mais e não danifica quando feita por um profissional, que realiza um tratamento antes e depois do procedimento.

Gostou do nosso post? Compartilhe e fique atenta ao Blog da Beleza com Inteligência. Todo mês mais posts e informações profissionais pra você. 

 

1 comentário

Comentários encerrados.