Como tratar oleosidade do couro cabeludo?

A oleosidade excessiva é um problema capilar que afeta muitas pessoas. Bastante comum e aparentemente simples, a oleosidade traz consequências ruins, como o aspecto opaco e a impressão de peso e sujeira nos fios. Além disso, o acúmulo de sebo nos cabelos pode causar coceira e a temida caspa.

O alto teor de óleo acumulado nos fios e no couro cabeludo é causado pela ação intensa e direta das glândulas sebáceas que formam o sebo e recobrem os cabelos. A lavagem com água muito quente, os cosméticos oleosos demais e, até mesmo, o estresse do dia a dia são os principais causadores da oleosidade excessiva, pois esses fatores intensificam o trabalho das glândulas sebáceas.

Cabelos oleosos requerem tratamento específico, tanto em casa, quanto nos salões. Daí, a necessidade dos profissionais de beleza se aprofundarem no assunto, para oferecer as melhores opções de produtos e procedimentos para as clientes, até porque, não basta fazer um belo corte, uma coloração incrível ou um alisamento poderoso, se as madeixas não possuem um aspecto limpo e saudável.

Quer saber quais são as melhores medidas para tratar a oleosidade do couro cabeludo das clientes do seu salão? Então, continue lendo o nosso artigo!

Entenda a importância de tratar o couro cabeludo

Muitas mulheres dedicam atenção especial aos fios, mas se esquecem dos cuidados com o couro cabeludo. É papel do bom cabeleireiro dar a mesma importância ao couro cabeludo, afinal, a saúde dessa área está intimamente ligada a cabelos fortes e bonitos.

O couro cabeludo acomoda a raiz, que é justamente a base do cabelo. Se ele não for bem tratado, certamente, o comprimento inteiro sofrerá e as madeixas não terão uma aparência sedosa, solta e brilhante.

Aposte na massagem capilar

aposte na massagem capilar

A massagem no couro cabeludo é uma excelente medida para tratar a oleosidade excessiva. Esse processo é simples e estimula a circulação sanguínea no topo da cabeça, aumentando o nível de oxigenação no couro cabeludo e facilitando o transporte dos nutrientes nessa área.

Assim, os fios nascem e crescem mais saudáveis e fortes, ficando imunes a problemas como quebra, queda, opacidade e excesso de oleosidade. Sempre que possível, massageie o couro cabeludo das suas clientes, mas também não deixe de recomendar que elas mesmas façam a massagem em casa, durante o banho, com movimentos circulares e com as pontas dos dedos tocando toda a cabeça.

Ofereça esfoliação capilar dentre seus serviços

Para manter os cabelos de suas clientes livres da oleosidade, inclua a esfoliação capilar dentre os serviços do seu salão.

A esfoliação é super indicada para tratar a oleosidade do couro cabeludo porque o procedimento elimina as células mortas, controla a produção de sebo e ainda remove os resíduos de produtos acumulados na raiz dos fios. O Shampoo Peeling da linha Venit System Aneethun foi desenvolvido para equilibrar a saúde do couro cabeludo, sua fórmula possui microesferas esfoliantes que promovem o seu descongestionamento e uma limpeza profunda dos fios. O ideal é que as clientes recorram a esse tratamento de 15 em 15 dias para ficarem com as madeixas limpas e soltinhas. 

Evite o uso de água quente

A menos que esteja no inverno ou que suas clientes peçam, não use água quente para fazer a lavagem dos cabelos.

A água quente demais aumenta não só a produção, como também a secreção de óleo por meio das glândulas sebáceas. Isso torna o couro cabeludo mais oleoso e deixa os fios com a aparência sebosa e pesada, mesmo depois de uma escova caprichada.

Use produtos de qualidade no seu salão

Tenha no seu salão produtos específicos para tratar a oleosidade. Tenha a segurança que esses produtos são de boas marcas e possuem qualidade comprovada.

Existem, por exemplo, linhas modernas de Peeling Capilar que purificam o couro cabeludo, eliminam resíduos, controlam a oleosidade e proporcionam maior oxigenação, condicionamento, nutrição e refrescância aos fios.

Tome cuidado com o uso do secador

tome cuidado com o uso do secador

No salão, você não deve focar apenas em uma lavagem perfeita para eliminar a oleosidade. A hora da escova também requer cuidados especiais!

Para evitar o acúmulo de óleo no couro cabeludo, não use o aparelho em temperaturas muito altas, mantenha o secador a uma distância entre 10 cm e 15 cm do couro cabeludo e de cada mecha. Além disso, não abra mão do termoprotetor para blindar os fios.

Remova os resíduos de produtos com a lavagem

Recomende para as suas clientes a limpeza profunda do couro cabeludo, pois esse procedimento deixa as madeixas imediatamente mais soltas e volumosas, com uma aparência limpa e fresca.

Esse tratamento é feito com shampoos antiresíduos e linhas capilares com efeito detox, em que a principal finalidade é remover os restos de shampoo, condicionador, creme, leave-in, pomada e/ou mousse que não foram enxaguados corretamente e acabaram se acumulando nos fios. Vale ressaltar que esse tipo de tratamento pode ser realizado a cada 15 dias.

Instrua suas clientes sobre a higienização diária

Fale com as suas clientes sobre a importância de lavar os fios em dias alternados para manter os cabelos limpos, sugira que elas utilizem produtos suaves, diga a elas para evitarem o uso de água muito quente e para capricharem no enxágue, eliminando assim os resíduos de cosméticos.

Lembre-se de avisá-las que os cabelos não devem ser lavados repetidas vezes, pois, ao invés de diminuir o sebo, lavar demais pode causar o efeito contrário, tornando o couro cabeludo mais oleoso ainda. Além disso, a água em excesso remove a proteção natural dos fios, tornando-os mais frágeis e predispostos a danos.

Outras dicas que ajudam a prevenir e combater a oleosidade

Seja mais que um cabeleireiro, seja um consultor em que a sua cliente pode confiar! Para tanto, sempre vá além e dê dicas realmente úteis. No caso da oleosidade capilar, existem cuidados que não dependem do profissional, mas da própria cliente.

Sendo assim, vale a pena instruí-las. Diga que elas devem evitar passar as mãos repetidamente no cabelo, fale que o ideal é substituir as escovas por pentes de dentes largos, preferencialmente de madeira.

Para completar, informe a elas que uma vida livre do estresse e uma alimentação equilibrada também pode fazer a diferença na saúde e na beleza dos fios.

E aí, você gostou das nossas dicas de como tratar a oleosidade do couro cabeludo? Vai apostar nessas estratégias para ajudar a manter os cabelos de suas clientes lindos, leves e soltos? Quais outras medidas você adota para combater a oleosidade excessiva nas madeixas das clientes?

Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco nos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

Compartilhe nas suas redes sociais