Como tratar oleosidade do couro cabeludo?

Tempo de leitura: 6 minutos

A oleosidade excessiva é um problema capilar que afeta muitas pessoas. Bastante comum e aparentemente simples, a oleosidade traz consequências ruins, como o aspecto opaco e a impressão de peso e sujeira nos fios. Além disso, o acúmulo de sebo nos cabelos pode causar coceira e a temida caspa.

O alto teor de óleo acumulado nos fios e no couro cabeludo é causado pela ação intensa e direta das glândulas sebáceas que formam o sebo e recobrem os cabelos. A lavagem com água muito quente, os cosméticos oleosos demais e, até mesmo, o estresse do dia a dia são os principais causadores da oleosidade excessiva, pois esses fatores intensificam o trabalho das glândulas sebáceas.

Cabelos oleosos requerem tratamento específico, tanto em casa, quanto nos salões. Daí, a necessidade dos profissionais de beleza se aprofundarem no assunto, para oferecer as melhores opções de produtos e procedimentos para as clientes, até porque, não basta fazer um belo corte, uma coloração incrível ou um alisamento poderoso, se as madeixas não possuem um aspecto limpo e saudável.

Quer saber quais são as melhores medidas para tratar a oleosidade do couro cabeludo das clientes do seu salão? Então, continue lendo o nosso artigo!

Entenda a importância de tratar o couro cabeludo

Muitas mulheres dedicam atenção especial aos fios, mas se esquecem dos cuidados com o couro cabeludo. É papel do bom cabeleireiro dar a mesma importância ao couro cabeludo, afinal, a saúde dessa área está intimamente ligada a cabelos fortes e bonitos.

O couro cabeludo acomoda a raiz, que é justamente a base do cabelo. Se ele não for bem tratado, certamente, o comprimento inteiro sofrerá e as madeixas não terão uma aparência sedosa, solta e brilhante.

Aposte na massagem capilar

aposte na massagem capilar

A massagem no couro cabeludo é uma excelente medida para tratar a oleosidade excessiva. Esse processo é simples e estimula a circulação sanguínea no topo da cabeça, aumentando o nível de oxigenação no couro cabeludo e facilitando o transporte dos nutrientes nessa área.

Assim, os fios nascem e crescem mais saudáveis e fortes, ficando imunes a problemas como quebra, queda, opacidade e excesso de oleosidade. Sempre que possível, massageie o couro cabeludo das suas clientes, mas também não deixe de recomendar que elas mesmas façam a massagem em casa, durante o banho, com movimentos circulares e com as pontas dos dedos tocando toda a cabeça.

Ofereça esfoliação capilar dentre seus serviços

Para manter os cabelos de suas clientes livres da oleosidade, inclua a esfoliação capilar dentre os serviços do seu salão.

A esfoliação é super indicada para tratar a oleosidade do couro cabeludo porque o procedimento elimina as células mortas, controla a produção de sebo e ainda remove os resíduos de produtos acumulados na raiz dos fios. O Shampoo Peeling da linha Venit System Aneethun foi desenvolvido para equilibrar a saúde do couro cabeludo, sua fórmula possui microesferas esfoliantes que promovem o seu descongestionamento e uma limpeza profunda dos fios. O ideal é que as clientes recorram a esse tratamento de 15 em 15 dias para ficarem com as madeixas limpas e soltinhas. 

Evite o uso de água quente

A menos que esteja no inverno ou que suas clientes peçam, não use água quente para fazer a lavagem dos cabelos.

A água quente demais aumenta não só a produção, como também a secreção de óleo por meio das glândulas sebáceas. Isso torna o couro cabeludo mais oleoso e deixa os fios com a aparência sebosa e pesada, mesmo depois de uma escova caprichada.

Use produtos de qualidade no seu salão

Tenha no seu salão produtos específicos para tratar a oleosidade. Tenha a segurança que esses produtos são de boas marcas e possuem qualidade comprovada.

Existem, por exemplo, linhas modernas de Peeling Capilar que purificam o couro cabeludo, eliminam resíduos, controlam a oleosidade e proporcionam maior oxigenação, condicionamento, nutrição e refrescância aos fios.

Tome cuidado com o uso do secador

tome cuidado com o uso do secador

No salão, você não deve focar apenas em uma lavagem perfeita para eliminar a oleosidade. A hora da escova também requer cuidados especiais!

Para evitar o acúmulo de óleo no couro cabeludo, não use o aparelho em temperaturas muito altas, mantenha o secador a uma distância entre 10 cm e 15 cm do couro cabeludo e de cada mecha. Além disso, não abra mão do termoprotetor para blindar os fios.

Remova os resíduos de produtos com a lavagem

Recomende para as suas clientes a limpeza profunda do couro cabeludo, pois esse procedimento deixa as madeixas imediatamente mais soltas e volumosas, com uma aparência limpa e fresca.

Esse tratamento é feito com shampoos antiresíduos e linhas capilares com efeito detox, em que a principal finalidade é remover os restos de shampoo, condicionador, creme, leave-in, pomada e/ou mousse que não foram enxaguados corretamente e acabaram se acumulando nos fios. Vale ressaltar que esse tipo de tratamento pode ser realizado a cada 15 dias.

Instrua suas clientes sobre a higienização diária

Fale com as suas clientes sobre a importância de lavar os fios em dias alternados para manter os cabelos limpos, sugira que elas utilizem produtos suaves, diga a elas para evitarem o uso de água muito quente e para capricharem no enxágue, eliminando assim os resíduos de cosméticos.

Lembre-se de avisá-las que os cabelos não devem ser lavados repetidas vezes, pois, ao invés de diminuir o sebo, lavar demais pode causar o efeito contrário, tornando o couro cabeludo mais oleoso ainda. Além disso, a água em excesso remove a proteção natural dos fios, tornando-os mais frágeis e predispostos a danos.

Outras dicas que ajudam a prevenir e combater a oleosidade

Seja mais que um cabeleireiro, seja um consultor em que a sua cliente pode confiar! Para tanto, sempre vá além e dê dicas realmente úteis. No caso da oleosidade capilar, existem cuidados que não dependem do profissional, mas da própria cliente.

Sendo assim, vale a pena instruí-las. Diga que elas devem evitar passar as mãos repetidamente no cabelo, fale que o ideal é substituir as escovas por pentes de dentes largos, preferencialmente de madeira.

Para completar, informe a elas que uma vida livre do estresse e uma alimentação equilibrada também pode fazer a diferença na saúde e na beleza dos fios.

E aí, você gostou das nossas dicas de como tratar a oleosidade do couro cabeludo? Vai apostar nessas estratégias para ajudar a manter os cabelos de suas clientes lindos, leves e soltos? Quais outras medidas você adota para combater a oleosidade excessiva nas madeixas das clientes?

Compartilhe as suas opiniões e experiências conosco nos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades do nosso blog!

15 Comentários


  1. Adorei as dicas!!! Nunca se fala em tratar cabelo oleoso…


    1. Que bom que gostou, Adélia!
      Se tiver outros assuntos que você queira ver aqui no blog, deixe sua sugestão.


  2. Adorei as dicas e vou praticá-las. Eu lavo o meu cabelo um dia sim e outro não, troco de shampoo diariamente sempre de olho para ver se há óleo. Não uso condicionador e nem creme de deixá. As pontas estão ressecadas, oque devo fazer?


    1. Que bom que gostou das dicas, Eldilene!

      Quanto ao seu problema com as pontas ressecadas, talvez a solução seja começar a utilizar o Condicionador de Pontas da linha Venit System Aneethun, que foi desenvolvido com uma fórmula condicionante livre de óleos e proporciona leveza, nutrição, além de proteger as pontas do ressecamento. Porém não se esqueça, o mais recomendado é que você consulte um cabeleireiro profissional, pois ele te dará um diagnóstico muito mais assertivo das reais necessidades do seu cabelo.


  3. gostaria de revender estes produtos como faço ja tenho cnpj moro em vazante mg meu fone e 034 991773042 ou 034 999454291 meu nome e erica


    1. Olá Erica!
      A franquia responsável pela sua região é:
      Aneethun Montes Claros
      Tel.: (38) 3223-9721
      montesclaros@aneethun.com
      Entre em contato e solicite a visita de um de nossos Consultores!


  4. Quero comprar produtos da empresa como faço


  5. ola, gostaria de saber se vc tem referencia, de onde tirou essas informações, é para um trabalho.
    Gostei muito da pagina…obg


    1. Olá Fabieli! Todas as informações dos conteúdos publicados aqui no blog é validado pela nossa equipe do setor de pesquisa. Que bom que está gostando, esperamos que agregue bastante no seu trabalho!


  6. Sofro muito com oleosidade no couro cabeludo!


  7. gostaria de saber qual melhor produto pra cuidar em casa dos cabelos oleosos?


    1. Ola Thais, a própria linha detox da aneethun tem uma excelente linha de manutenção, que ira controlar a oleosidade.

      Rodrigo Benfica

Comentários encerrados.