8 perguntas na hora de escolher a máscara de hidratação ideal

mulher pintando os próprios cabelos

Não dá para negar que a hidratação capilar é essencial para manter os cabelos bonitos e saudáveis, tanto que especialistas recomendam que os cabelos sejam devidamente hidratados no mínimo a cada 15 dias. Isso garante a força, a luminosidade e a maleabilidade dos fios, minimizando problemas como frizz, quebra, opacidade e pontas duplas.

Mesmo que a hidratação seja um processo simples, que pode ser realizado em casa ou no salão, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao tipo de máscara que devem escolher para manter as madeixas hidratadas.

Veja a seguir quais são os questionamentos que você deve fazer antes de escolher o produto para hidratar seus cabelos. Vem com a gente!

De que tipo de hidratação estou precisando?

Não compre nenhuma máscara capilar antes de se perguntar sobre as reais necessidades do seu cabelo.

Você deseja resgatar a umidade dos fios que andam secos? Quer nutrir os cabelos e fortalecê-los? Ao hidratar os cabelos, a sua intenção é reconstruir as fibras capilares que foram danificadas por procedimentos químicos?

Depois de responder a essas perguntas, faça sua escolha de maneira consciente e individualizada. Lembre-se que aquela máscara que funcionou no cabelo de sua amiga pode não funcionar no seu, pois as necessidades de cada cabelo são distintas. É importante lembrar que ninguém melhor que um profissional cabeleireiro para indicar o tratamento e a manutenção correta.

Quais componentes devo procurar em uma máscara?

Os componentes que você deve buscar nas máscaras de hidratação também variam de cabelo para cabelo, ou seja, de necessidade para necessidade.

Para repor a água perdida, aposte em máscaras que contenham ingredientes como óleos de camelina e macadâmia, lipídeos de girassol, algas vermelhas e vitamina E. Para nutrição, procure produtos com tutano, manteiga de pistache, aminoácidos vegetais, extrato de pitaya, figo e D’pantenol, que retém a umidade dos fios e evita as pontas duplas.

Para a reconstrução dos fios, priorize as composições que contenham queratina e quinoa orgânica, considerada um dos cereais mais nutritivos do planeta. Isso fará toda diferença nos resultados!

Qual é a máscara ideal para meu tipo de cabelo?

Qual é a máscara ideal para meu tipo de cabelo

São tantos os produtos disponíveis no mercado que realmente é fácil ficar em dúvida diante da diversidade de opções, mas, para cada tipo de cabelo ou de problema capilar, existe uma máscara ideal. Veja só:

Cabelos secos e sem vida – Os cabelos nessas condições estão sedentos por reposição hídrica, ou seja, precisam ser hidratados com máscaras que contenham ativos como silicone, lanolina, colágeno, óleos, vitamina E, amora negra e D’pantenol. Se você hidratar quinzenalmente os cabelos com uma máscara que contenha esses ativos, certamente os fios ficarão brilhantes, sedosos e macios e livres de opacidade, rebeldia, frizz e ressecamento.

Cabelos volumosos e com frizz – Esses cabelos clamam por reposição lipídica, feita a partir de máscaras nutritivas que hidratarão e protegerão os fios por meio de substâncias emolientes e umectantes. Seu uso pode ser revezado com o de máscaras hidratantes.

Cabelos danificados – Os cabelos danificados por processos químicos, cloro, uso de chapinha e secador, exposição ao sol e poluição pedem reparação. Essa reparação só é possível por meio de máscaras reconstrutoras que combaterão a quebra, a opacidade, o ressecamento, as pontas duplas e a falta de elasticidade. Esse tipo de máscara repõe a massa capilar perdida, e o processo de hidratação com ela deve ser repetido quinzenalmente.

Posso combinar o uso de máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução?

Se você está buscando cabelos mais hidratados, nutridos e, de quebra, necessita reparar os danos dos fios, é muito recomendado que você combine esses três tipos de máscaras, afinal, cada uma delas possui finalidades distintas. Para cabelos mais fortes, saudáveis e bonitos, vale a pena apostar no cronograma capilar para nutrir, hidratar e reparar as madeixas.

Eu já uso um bom condicionador, ainda assim preciso de máscaras?

Sim. Lembre-se de que shampoo e condicionador são produtos de uso diário, enquanto as máscaras são cosméticos para tratamento dos cabelos. Os condicionadores definitivamente não cumprem o mesmo papel que as máscaras, embora ambos os produtos assumam uma função importante na hidratação, brilho e maleabilidade dos fios.

Uma boa máscara capilar precisa ser cara?

Não, isso não passa de mito. Não adianta investir em produtos caros e importados se a máscara não for adequada às reais necessidades dos seus cabelos. Além disso, você jogará dinheiro fora se não utilizar o produto ideal para o seu tipo de cabelo da forma correta, respeitando as quantidades indicadas, tempo de ação da máscara, forma de uso etc.

Alguns erros que podem colocar o investimento a perder são: usar a máscara sem remover os resíduos de outros produtos, usar toucas térmicas quando o fabricante contraindicar o uso, passar muito creme na raiz capilar, não deixar o produto agir por tempo suficiente, esquecer de hidratar o comprimento e as pontas dos cabelos.

Mesmo produtos de preço acessível, se forem de uma marca confiável e o consumidor utilizá-lo da maneira correta, os resultados poderão ser surpreendentes.

Todos os tipos de cabelo necessitam de hidratação?

Com certeza! Até mesmo os cabelos naturalmente fortes, bonitos e saudáveis demandam hidratação capilar contínua. O uso de máscaras hidratantes ajuda a conservar a saúde e beleza dos fios, protegendo-os da ação nociva de fatores externos, como a exposição ao sol, poeira e uso de fontes de calor.

No caso de cabelos saudáveis, é uma questão de manutenção investir em máscaras de nutrição e hidratação, para que jamais se precise investir nas máscaras de recuperação.

Como saber se posso confiar em determinada marca?

Antes de levar uma máscara de hidratação para casa, procure saber mais sobre as marcas disponíveis no mercado. Veja o tempo de atuação da empresa, considere a opinião de amigos e de outros consumidores, leia resenhas em blogs da internet, entre no site da marca para conhecer os produtos e a história da empresa. Além disso, procure saber se os profissionais usam e recomendam o produto. Isso vai aumentar suas chances de ser bem-sucedida na sua escolha!

E aí, você gostou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre máscaras de hidratação? Que tipo de produto você usa para hidratar suas madeixas? Compartilhe as suas opiniões, experiências e questionamentos conosco. Ah, e para conhecer ótimos produtos de hidratação imediata, clique aqui e veja a completa linha System da Aneethun. Você vai se surpreender!

Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Compartilhe nas suas redes sociais