Veja as tendências de penteados e cortes de cabelo para 2016

coque em mulher de cabelos castanhos

Tendências da moda mudam com o passar do tempo, seja motivadas pela mudança de estação ou, simplesmente, pela influência de algumas personalidades. Fato é que a moda está em constante transformação.

Todos os anos, mulheres do mundo inteiro ficam ansiosas para saber o que será moda nos meses seguintes. Com a chegada de 2016, não poderia ser diferente. Por isso, continue lendo nosso artigo e descubra as tendências de penteados e de cortes de cabelo que farão a cabeça das mulheres durante o ano.

Seguindo tendências

Você se lembra do corte desfiado e de franja longa de Jennifer Aniston na época de Friends? Ou da textura com franja presa de Sarah Jessica Parker no seriado Sexy and the City? Quem sabe, se lembra do corte Joãozinho usado por Demi Moore no filme Ghost? Ou, ainda, do loiro curto, assimétrico e com franja lateral de Giovanna Antonelli na novela Da Cor do Pecado?

O que todos esses — e muitos outros — têm em comum é o fato de ditarem moda entre as mulheres, sendo copiados em salões de beleza mundo afora. Quando se trata de cabelos, seguir as personalidades é uma tendência que nunca sai de moda!

2016: o ano da leveza

Ao imaginar seu próximo corte de cabelo, pense primeiramente na palavra leveza. Ela será o fio condutor dos cortes mais desejados em 2016.

Cabelos extremamente longos podem ter tido seu lugar no passado, mas, para o novo ano, o foco estará em cabelos mais curtos. O bom é que existem muitos estilos diferentes para aplicar esta tendência nas madeixas.

Ou você achou que estávamos falando do corte de cabelo usado por Charlize Theron para viver a Furiosa em Mad Max? Nem tanto! O ponto é que, pelo menos por agora, os cabelões estarão em segundo plano.

O quão curtos devem ser os cortes?

Depende muito do tipo de rosto da pessoa e do corte que se adéqua melhor as linhas de seu rosto, mas, de maneira geral, os cortes na altura do ombro serão a medida a ser observada, seguindo o chamado estilo long bob — releitura um pouco mais comprida do tradicional corte Chanel.

O corte, que já é tendência há algum tempo, continua como forte referência para 2016, pois valoriza diversos formatos de rostos. No entanto, nesse ano existe uma pequena mudança no comprimento do long bob, que agora aumenta um pouco podendo ir até abaixo das
“saboneteiras”, como o usado pela modelo Rosie Huntington-Whiteley (foto).

Extremamente versáteis e democráticos o bastante para combinar com variados estilos, os cortes na altura dos ombros dão ar mais moderno às madeixas.

Se você é adepta dos cabelos longos e quer entrar de cabeça nas novas tendências mas se arrepia só de pensar em uma tesoura, pode apostar em um comprimento ligeiramente mais longo, indo um pouco além da linha dos ombros. Neste caso, repicar o cabelo pode dar a leveza que um corte mais curto daria naturalmente.

Já se você não tem medo de ir além do tradicional corte de dois dedinhos, vale a pena arriscar um pouco mais e permitir tesouradas mais generosas. Cabelos curtíssimos, como os da atriz e modelo Lily Collins, também estarão em voga. Cortes assim valorizam as linhas do rosto, deixando-o mais livre. Eles podem ser complementados por franjas ligeiramente desarrumadas, o que traz um ar despojado e jovial.

Texturas e assimetria

Uma vez decidido o corte curto, invista em um complemento que o valorize. No dia a dia, também é possível arrumar os cabelos de maneiras mais simples e, nesse quesito, a textura do cabelo apresenta uma forte tendência no efeito undone — palavra da língua inglesa que pode ser traduzida como “desfeito” ou “desarrumado”. Ou seja, é um cabelo que não parece ser milimetricamente ajeitado.

Por isso, a aparência super lisa dos fios agora tende a ganhar ondulações naturais e um pouco mais de volume do que se viu nos anos anteriores. Mas o efeito undone não significa que os cabelos devam estar desarrumados. Pelo contrário! Ele deve passar a sensação de que eles foram ajeitados de maneira despretensiosa e casual, como uma escova feita em casa pela própria mulher.

Mechas finas sobre a testa são uma boa pedida. Além de conferirem o ar despojado, trazem um ar de modernidade. Para conseguir um elegante efeito de desleixo, pode ser interessante, ainda, o uso do babyliss.

Mas atenção: utilize o babyliss apenas em algumas mechas, sendo o suficiente para criar algumas ondas e dar um ar despojado ao penteado. Esta opção cai bem com franjas laterais. Se a sua escolha for por franjas retas, é melhor manter um estilo mais liso, se necessário recorrendo ao uso da chapinha.

O ondulado segue em alta

Cabelos na altura dos ombros permitem apostar no ondulado. Apenas tome cuidado para não exagerar! O ondulado deve ser leve o suficiente para proporcionar volume e movimento aos cabelos, seguindo a tendência geral de apostar na leveza.

Este estilo já vem fazendo sucesso desde 2015 e seguirá em alta em 2016. Letícia Spiller apostou no look para viver a personagem Soraya, na novela I Love Paraisópolis.

Para aquelas que não abrem mão dos cabelos longos, apostar no ondulado pode ser uma boa alternativa para atualizar o visual. O corte de Grazi Massafera é um bom exemplo para ser seguido.

Cabelo curto sem cortar?

Não quer abrir mão dos cabelos longos, mas tem vontade de seguir mais de perto as tendências para 2016? Prender o cabelo pode ser uma opção e os coques são uma ótima pedida.

Além de muito versáteis, os coques podem ser utilizados tanto em eventos diurnos, quanto noturnos. Uma forte aposta para 2016 é o coque frouxo que fica mais baixo na nuca e, para quem tem franja média, é possível utilizar alguns fios soltos na parte da frente realçando o rosto.

Como umas das maiores tendências desse ano é o aspecto natural, uma forma de atribuir uma textura interessante ao coque é aliar as ondas dos fios e torcer algumas mechas para criar movimentos ao penteado criando um visual menos sisudo que os coques muito armados.

Seja qual for a sua opção dentre os cortes de cabelo para 2016 aqui apresentados, o importante é sempre buscar um profissional de sua confiança para fazer o corte, que lhe mostre qual das possibilidades se alinha melhor com seu rosto, além de sempre apostar no uso de produtos de qualidade para obter os resultados esperados.

E você, já sabe qual será seu corte para 2016? Vai com tudo no curtinho? Ou tem medo da tesoura? Já está com look novo? Comente e compartilhe conosco sua opinião!

Imagem: Huffington Post. Fonte: huff.to/1PhqyTY

Compartilhe nas suas redes sociais