Franja: escolha o estilo certo para você

Tempo de leitura: 6 minutos

Da franja peculiar de Cameron Diaz em “Quem Vai Ficar com Mary” à clássica franja curtinha de Audrey Hepburn nos anos 1960, esse estilo de cabelo nunca sai de moda. Está entre as tendências de penteados e cortes de cabelo para 2016 e combina com todas as mulheres.

franja curta estilo audrey hepburn

Não acredita que a franja é um dos looks mais democráticos? Teste por si mesma, começando pela definição de qual o seu formato de rosto:

  • se você tem o queixo mais pontudo, seu rosto é triangular;
  • se o queixo for mais reto, seu rosto é quadrado;
  • se o queixo tiver formato oval e o rosto for bem proporcional, seu tipo é o redondo;
  • e se seu queixo for oval mas seu rosto mais comprido que largo, seu rosto é oval.

A partir deses quatro formatos, podemos analisar qual franja cai melhor para você para ir ao salão e apostar no look sem medo de ser feliz!

Franja reta

Zooey Deschanel at the 2009 Film Independent's Spirit Awards. Santa Monica Pier, Santa Monica, CA. 02-21-09
Zooey Deschanel em Film Independent’s Spirit Awards 2009 (editorial bigstock images)

Cortada na altura das sobrancelhas ou dos olhos, essa é a franja mais tradicional de todas. Ela é bem cheia e, como o nome diz, com o corte mais reto. Combina perfeitamente com rosto do tipo oval ou do tipo triangular.

No passado, a modelo Jane Birkin fez dessa franja sua marca registrada, seguida atualmente pela atriz Zooey Deschanel, da série New Girl. O visual é total anos 60, bem romântico e chama muita atenção para o rosto. Quem for optar pelo corte, só deve ter em mente que os retoques são a cada 15 dias ou, no máximo, um mês.

Esta escolha pode parecer um pouco radical caso você ainda não tenha usado este estilo, mas os resultados são de cair o queixo. Uma franja reta bem cortada e bem cuidada faz toda a diferença no seu rosto.

Franja lateral

franja lateral_rose-byrne_demi-lovato_editorial
Rose Byrne e Demi Lovato (editorial bigstock images)

Também conhecida como franja desfiada, diagonal, assimétrica ou enviesada, essa é uma das mais adotados pelas brasileiras. Fica ótima pra quem tem o rosto redondo ou quadrado e sua principal característica é marcar um dos lados do rosto. Ou seja, o cabeleireiro corta a franja para um lado e a ideia é que ela seja sempre usada assim, na lateral, podendo mudar de lado dependendo da vontade da cliente.

Em alguns casos, quando é mais curta, a franja lateral pode se tornar uma franja reta ou do tipo desconectada (vamos falar dela no item abaixo). Então, acaba sendo um tipo de corte bem versátil, que pode ser usado em todos os tipos de cabelo.

Algumas famosas que já adotaram esse look são a modelo Karlie Kloss, a atriz Rose Byrne e a cantora Demi Lovato. O interessante desse corte é a versatilidade com que a cliente pode ajeitá-lo. A franja lateral garante uma variedade de de looks que podem ir dos mais clássicos aos mais modernos.

Franja desconectada

franja desconectada

Esse tipo de franja é a mais comum entre as mulheres com cabelo muito fino, mas também pode ser feito em quem tem mais cabelo. Como o nome já diz, é aquela franja bagunçada, com fios mais soltos, que muitas vezes se dividem ao meio e formam uma cortina. Fica perfeito para quem tem o rosto oval ou triangular.

A atriz Brigitte Bardot usava muito esse estilo na versão mais clássica de franja cortina, nos anos 50 e 60. Depois quem se tornou quase uma embaixadora do look foi a it girl Alexa Chung, na versão mais soltinha. O maior ponto positivo para esse estilo de franja é a leveza que o corte garante para os fios e para os looks.

Franja arredondada

franja-arredondada_lea-michele_editorial
Lea Michele em Do Something Awards 2012 (editorial bigstock images)

Essa franja é a mais romântica de todas e muitos a chamam também de convexa ou meia-lua. Sua principal característica é o caimento nas laterais, que é arredondado. Ela combina mais com quem tem o rosto oval ou quadrado e em cabelos lisos ou ondulados — nos cacheados fica volumosa demais.

Assim como a franja lateral pode ser usada para frente, a franja arredondada pode ser colocada na lateral para um look mais despojado. A desvantagem desse corte é que exige muita manutenção, tendo de ser aparada a cada duas semanas pelo menos.

Algumas famosas que ficaram famosas usando esse corte foram a cantora e atriz de Glee, Lea Michele, e Anne Hathaway, no filme “O Diabo Veste Prada”.

Franja longa

franja-longa_Keira Knightley_editorial
Keira Knightley em Screen Actor Guild Awards 2015 (editorial bigstock images)

A franja longa é quase uma não franja. É aquela que começa a partir do nariz ou do queixo e, em geral, é desfiada nas pontas. Tem muita versatilidade e pode ser usada por quase todas as mulheres, sendo ideal para quem tem o rosto oval ou quadrado.

Sua manutenção é das mais simples, precisando ser cortada apenas de dois em dois meses. Quem já usou e ficou bem com esse tipo de franja foram a atriz Keira Knightley e a apresentadora Xuxa.

Franja supercurta

Katy Perry at the Nickelodeon's 23rd Annual Kids' Choice Awards
Katy Perry em Nickelodeon’s Kids’ Choice Awards 2010 (editorial bigstock images)

Cortada acima das sobrancelhas e até onde a sua coragem impor limites, esse tipo de franja é para as mulheres mais ousadas. Combina com rostos do tipo oval e, principalmente, para quem não tem a testa muito comprida, porque tende a deixá-la mais longa.

A microfranja, apesar de ser a que mais cresce, não precisa de tanta manutenção, porque o tamanho dela fica ao gosto de quem usa. Algumas famosas que já adotaram esse estilo são a cantora Hayley Williams, do Paramore, e a atriz brasileira Maria Casadevall.

Para quem nunca arriscou nenhum desses tipos, vale testar com franjas falsas. Hoje em dia, existem diversas opções de apliques. Mas, quando decidir cortar, não arrisque tentar em casa.

A chance de o corte sair errado é enorme e como a franja é a moldura do rosto, não dá pra arriscar, não é mesmo? Conte sempre com a ajuda de um profissional de sua confiança, que vai saber qual corte ficará melhor pra você, já que seu cabeleireiro conhece seus cabelos, seus gostos e suas preferências.

E aí? Já adotou algum desses estilos de franja? Gostou? Ou ainda está criando coragem para cortar? Conte pra gente sua experiência com as franjas! Vamos adorar trocar ideias sobre esse tipo de corte.

1 comentário

Comentários encerrados.