Como cuidar dos fios coloridos ou descoloridos durante o carnaval?

Tempo de leitura: 3 minutos

O carnaval chegou com suas cores e alegria. Esse é o momento em que foliões e foliãs se preparam para se fantasiar e desfilar por blocos e bailes nas suas mais diversas versões, exibindo criatividade nas roupas, maquiagem e também nos cabelos.

O desejo de exibir um lado mais glamouroso ou mais divertido leva a colorações e descolorações. Essas práticas têm tudo a ver com o momento e podem incrementar o clima de festas. Tendo isso em mente, é sempre bom lembrar de alguns cuidados para que a saúde dos fios continue intacta.

Processos Químicos

Em primeiro lugar, todo processo químico deve passar por um teste de mecha, mesmo que a pessoa já seja adepta. Trata-se de um procedimento simples que evita danos irreparáveis e muitos incômodos.

Também é importante entender e respeitar os limites do seu cabelo em particular, afinal existem fios mais frágeis que outros ou que já passaram por outros processos e a combinação de diferentes ativos pode levar a um corte químico. Portanto, esteja sempre atenta ao seu cabelo e conte com um profissional, principalmente ao testar técnicas novas ou combinar químicas diferentes, como alisamento e coloração, por exemplo.

Cronograma Capilar

Seguindo na esteira da atenção aos próprios fios, também é importante focar nas necessidades deles. Normalmente qualquer cabelo já precisa de hidratação, nutrição e reconstrução por si só, o que muitas vezes é fornecido por um cronograma capilar. Após passar por um processo químico, os fios tendem a perder estrutura e ressecar facilmente. É de suma importância se atentar aos sinais e reforçar os cuidados para evitar que uma transformação se reverta em um aspecto desleixado.

Cuidados com os fios

Além dos cuidados usuais que são reforçados, a mudança de cor também demanda cuidados próprios. Um exemplo é evitar o contato indiscriminado com a água de piscinas, pois o cloro ali presente pode danificar os fios e até desbotar a cor, ou trazer um tom esverdeado.

O banho de piscina é possível, lembrando de molhar os cabelos antes, lavar imediatamente após o mergulho incluindo um condicionador (a fim de fechar as cutículas abertas pela água clorada) e sempre mantendo a hidratação em dia.

Uso de produtos pós-química

Outro cuidado para cabelos com química é o uso de produtos específicos. Linhas voltadas para cabelos nessa situação vão suprir justamente as necessidades daqueles fios. Elas vão cuidar, simultaneamente, da saúde e da cor dos fios, prolongando o efeito. Um exemplo é a linha Restore System da Aneethun Profissional, que tem entre os seus ativos a pitaya. A linha possui uma abordagem antidanos ao trazer restauração e proteção, além de ação antioxidante que combate o envelhecimento e o desbotamento dos fios.

Cuidar da saúde do cabelo e da preservação da cor é uma atitude que demanda um pouco mais de atenção, mas é muito benéfica. Afinal, nenhuma finalização traz beleza para um cabelo sem saúde, mas mudanças do tipo só são possíveis quando o cabelo consegue aguentar e o investimento na transformação tem um retorno muito maior quando ela é preservada.

Que tal garantir esses cuidados antes, durante e após o Carnaval? Acesse a nossa loja e surpreenda-se!