O poder da Geleia Real: veja o que ela pode fazer pelos seus cabelos

Sabemos que muitos dos cosméticos mais poderosos e eficazes encontrados atualmente no mercado levam em sua composição substâncias naturais, como alimentos e plantas, já que muitos deles não fazem bem apenas para o organismo através de seu consumo, mas podem ser altamente recomendados na manutenção e no tratamento da pele e dos cabelos.

A geleia real é uma dessas substâncias, que tem se destacado por conter uma combinação excepcional de nutrientes e elementos essenciais para a saúde e para a revitalização dos cabelos, sendo considerada um ativo “mágico”, tamanha sua eficácia na recuperação dos fios, seja em sua elasticidade ou em sua textura, além de tratar, nutrir e intensificar o brilho das madeixas.

Se você ainda não conhece essa substância milagrosa, acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é a geleia real, qual a sua composição e como ela pode ser usada nos cabelos.

O que é a Geleia Real?

o que é geleia real

 

A geleia real é o alimento da abelha rainha da colmeia, produzido pelas jovens abelhas operárias através de suas glândulas hipofaríngeas. Esse alimento poderoso garante à rainha um corpo de tamanho duas ou três vezes maior do que o das outras abelhas, uma postura de milhares de ovos e bastante longevidade, proporcionando uma vida de cinco a seis anos, diferente da média de quarenta dias de vida das abelhas operárias. A substância só pode ser produzida dessa forma natural, sendo impossível de ser sintetizada para produção em escala industrial.

Aponta-se que sua história começou no século XVIII, após observações do naturalista François Huber que percebeu que os espaços ocupados por larvas de futuras rainhas recebiam um líquido especial, diferente das demais.

Na Grécia antiga, a geleia real já era descrita em textos de Aristóteles.O Papa Pio XII também foi responsável por popularizar a geleia real, já que aos 80 anos e com sérios problemas de saúde, foi a público discursar a favor da substância, atribuindo a ela a recuperação de seu estado físico.

Qual a composição da Geleia Real?

qual a composição da geleia real

A substância é composta por notável quantidade de proteínas, vitaminas, hormônios, carboidratos, lipídeos, enzimas e substâncias minerais, o que faz com que a geleia real tenha importante ação fisiológica, podendo ser utilizada em processos de regeneração das células e do organismo, além de possuir ação antioxidante.

A composição da geleia real é de aproximadamente 1% de sais minerais, 3% de vitaminas, coenzimas e enzimas, 5% de lipídeos, 12% de proteínas, 13% de carboidratos e 66% de água.

Entre as vitaminas, podem ser encontradas: a biotina, do complexo B, a tiamina, conhecida como vitamina B1, riboflavina, ou vitamina B2, piridoxina, chamada de vitamina B6, pequenas doses de vitaminas C e D, além de inositol e ácido fólico.

Dos minerais presentes na substância, destacam-se o enxofre, o magnésio, o cobre, o zinco, o ferro, o cobalto, o lítio, o arsênico, o manganês, o níquel e o cromo.

Além disso, é possível encontrar vinte e um tipos de aminoácidos na geleia real, sendo os principais deles arginina, valina, lisina, leucina, isoleucina e fenilalanina.

Em uma amostra de 100 gramas, a composição da geleia real é basicamente essa:

  • Tiamina (Vitamina B1) — 690,0 mcg

  • Ácido Pantotênico (Vitamina B5) — 15.453,3 mcg

  • Piridoxina (Vitamina B6) — 1.833,6 mcg

  • Biotina — 114,0 mcg

  • Ácido Fólico — 40,0 mcg

  • Vitamina B12 — 445,3 mcg

  • Inositol — 11.000,0 mcg

  • Acetil Colina — 95.8000,0 mcg

  • Vitamina C — 8.929,9 mcg

  • Vitamina A — 349,9 ug

  • Vitamina D — 66,6 ug

  • Vitamina E — 1.933,3 ug

Para que ela é indicada?

para que a geleia real é indicada

A geleia real, por ser um ativo extremamente rico, é apontada como uma substância poderosa em reforçar a imunidade do organismo.

Seus benefícios para a saúde da pele também são notórios. Máscaras faciais com a substância têm sido utilizadas tanto para tratamentos contra a acne, já que suas vitaminas do complexo B podem melhorar processos inflamatórios, quanto para reduzir os efeitos do sol, já que ela tem o poder de revitalizar a pele que se encontra descamada e ressecada por causa de exposição aos raios solares.

Ela possui também função clareadora e é usada na intenção de reduzir manchas. Como seu consumo estimula a produção de colágeno, proteína responsável por dar sustentação à pele, pode-se considerar que a geleia também tem por função combater rugas e flacidez.

Como ela atua nos seus cabelos?

como a geleia real atua nos cabelos

A geleia real atua nos cabelos de um jeito mais completo se for comparada com outros produtos utilizados na hidratação e nutrição dos fios. Ela tem o poder de tratar os fios que perdem água e ficam danificados, seja por causa de exposição aos raios solares, uso de química e até mesmo a poluição.

Mas não é só isso: as vitaminas presentes na geleia real têm um poder de nutrição muito mais profundo, o que melhora consideravelmente o aspecto dos fios e da sua textura. Ela repõe a massa capilar perdida pela ação dos agentes externos que afetam a saúde dos cabelos.

Veja os benefícios de alguns componentes da geleia real nos cabelos:

  • Vitamina A — promove crescimento saudável e evita que os cabelos fiquem quebradiços;

  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) — permite a manutenção da cor natural e evita a queda dos cabelos;

  • Vitamina B6 (Piridoxina) — ajuda a manter a cor dos cabelos e evita a perda de fios;

  • Vitamina C (Ácido ascórbico) — por ser um nutriente vital no auxílio das outras vitaminas, é essencial para os vasos sanguíneos e na formação de colágeno;

  • Vitamina E — favorece a circulação de sangue no couro cabeludo e pode ajudar a prevenir cabelos brancos e queda;

  • Ácido fólico — por ajudar na formação das células vermelhas do sangue e na manutenção da saúde do sistema nervoso central, ele desenvolve e provoca o crescimento de vários tecidos e estruturas do corpo, inclusive os cabelos;

  • Inositol — trabalha no estímulo do crescimento do cabelo e na prevenção de calvície;

  • Arginina — estimula a circulação, favorecendo a nutrição do bulbo capilar, além de ser hidratante;

  • Leucina — é essencial na regeneração dos fios, pois é fundamental na estrutura das enzimas e das proteínas;

  • Lisina — auxilia na obtenção de um cabelo mais alinhado, da raiz às pontas. Também ajuda no fortalecimento, no crescimento e na regeneração, pois potencializa a absorção de cálcio;

  • Fenilalanina — está diretamente ligada à melanina, responsável por dar cor aos cabelos e à pele;

  • Serina — com propriedade hidratante, melhora o brilho, a maciez e a integridade das cutículas dos cabelos.

Um grande diferencial da geleia real é que ela consegue trabalhar essa regeneração capilar sozinha. Outras substâncias, como o mel por exemplo, alcançam melhores efeitos se aliadas a outros compostos, o que não é o caso da outra substância “mágica” que também vem das abelhas.

Outro ponto positivo e bastante atrativo na geleia real é que ela é capaz de auxiliar na formação da queratina, uma proteína secundária que garante a elasticidade, a força e a resistência da fibra capilar. Consequentemente, pode-se considerar que a geleia é responsável por estimular o crescimento dos fios.

Para quais tipos de cabelo ela serve?

Para quais tipos de cabelo ela serve

O tratamento capilar com a geleia real pode ser utilizado desde os cabelos normais até os extremamente secos, mas tem sido mesmo amplamente indicado para as madeixas ressecadas e os cabelos danificados pela química ou outros agentes, como a poluição e o sol, além do secador e da chapinha, que deixam os fios quebradiços e enfraquecidos.

A substância deve ser utilizada por quem percebe a necessidade de restaurar o brilho dos cabelos e de recuperar a maleabilidade e a maciez dos fios. Um profissional habilitado para fazer uma avaliação dos fios pode reconhecer a necessidade de reconstrução e reposição de massa capilar e, então, recomendar o uso da geleia real com esse propósito.

Quando e como usar a Geleia Real?

Como e quando usar a geleia real

A principal função da geleia real é reconstruir de maneira profunda os cabelos danificados por meio de sua ação nutritiva e regeneradora, além de proporcionar nutrição intensa e duradoura, com efeito imediato de reversão dos danos.

Seu uso geralmente não é feito por meio da geleia pura, in natura, mas sim em produtos que levam a substância em sua composição. Para aproveitar o que a geleia real tem de melhor, muitas vezes são utilizados produtos que a tenham em sua fórmula juntamente de outros compostos que irão facilitar a absorção dos ativos pelos cabelos.

É possível encontrar shampoo, condicionador, máscaras e cremes que combinam a poderosa ação nutritiva da geleia real a outros componentes que potencializam sua eficácia.

A Aneethun possui uma linha de produtos profissionais para tratamento capilar que combina a geleia real com óleos vegetais e elevado teor de ômegas 3, 6, 7 e 9, nutrientes que resultam em um tratamento versátil para os cabelos.

Linha Aneethun Queen - Profissional

Os produtos têm como objetivo nutrir, proteger e reconstruir a fibra capilar, devolvendo a elasticidade comprometida pelos processos químicos, além de promover maciez e brilho intenso imediato aos fios.

A linha é composta dos seguintes produtos:

Shampoo Treatment Limpeza Eficiente — pH 6,5

Shampoo - Aneethun Queen

Frasco de 990 ml. Fórmula de limpeza eficiente. Combina a tecnologia Amino Matrix com a poderosa ação nutritiva da geleia real, restaurando a vitalidade imediata dos fios desnutridos.

Shampoo Treatment — pH 6,5

Shampoo HC - Aneethun Queen

Frasco de 230 ml. Promove uma limpeza condicionante. Combina os valiosos óleos vegetais de Camelina e Macadâmia, fontes de altos níveis de tocoferóis, ômegas 3,6, 7 e 9.

Geleia Real Reconstrutor Capilar — pH 3,5

Geleia Real - Aneethun Queen

Frasco de 480 ml. Fórmula de alta performance e ação imediata. Combina a tecnologia Amino Matrix, a força da queratina e a poderosa ação nutritiva da geleia real, promovendo a reconstrução dos fios danificados. Reversão imediata dos danos.

Máscara Treatment — pH 4,0

Máscara - Aneethun Queen

Bisnaga de 200 g e de 990 ml. A combinação dos valiosos óleos vegetais de Camelina e Macadâmia: fontes de altos níveis de tocoferóis, ômegas 3, 6, 7 e 9. Resulta em uma fórmula de alta nutrição que hidrata e restaura intensamente os fios.

Oil Treatment

Oil Treatment - Aneethun Queen

Frasco de 72 ml. O Oil Treatment traz uma associação exclusiva entre a Camelina e a Macadâmia, proporção perfeita entre ômegas 3, 6, 7 e 9, maximizando seu poder de emoliência, brilho e ação antioxidante. Secagem ultrarrápida com toque sedoso, acetinado e sem frizz.

BB Queen Hair Balm Muiltifuncional

BB Queen - Aneethun Queen

Frasco de 140 ml. Possui fórmula versátil, que combina os valiosos óleos vegetais de Camelina e Macadâmia, fonte de tocoferóis, ômegas 3, 6, 7 e 9. Proporciona vários benefícios como:

  • Antifrizz;

  • Brilho intenso;

  • Desembarace imediato;

  • Hidratação intensiva;

  • Facilidade na escovação;

  • Proteção térmica;

  • Proteção solar;

  • Reparação de pontas.

O serviço de reconstrução capilar utilizando os produtos deve seguir o seguinte passo a passo:

  1. Nos cabelos umedecidos, aplique o Shampoo Limpeza Eficiente massageando delicadamente da raiz às pontas, até criar uma espuma cremosa. Enxágue. Se necessário, repita a aplicação.

  2. Após lavar o cabelo com Shampoo Limpeza Eficiente, aplique a Geleia Real Reconstrutor Capilar sobre toda a extensão dos fios. Deixe agir por 10 minutos. Enxágue.

  3. Aplique a Máscara Treatment em toda a extensão dos fios.  Massageie suavemente até alcançar o condicionamento perfeito. Deixe agir por 3 minutos. Enxágue.

  4. Para um melhor resultado, utilize uma das duas formas de aplicação do BB Queen Hair Balm Multifuncional:

  • Com enxágue: Aplique o BB Queen Hair Balm Multifuncional por toda a extensão dos fios e massageie suavemente. Deixe agir por 2 minutos. Enxágue.

  • Sem enxágue: Aplique o produto nas mãos e distribua ao longo do cabelo úmido ou seco. Pode ser usado antes ou após escova e prancha.

  1. O Oil Queen encerra o seu ritual de beleza com sofisticação, brilho e leveza. Conheça as diversas possibilidades de finalização oferecidas:

  • Coloque uma gotinha do óleo nas mãos e distribua ao longo dos cabelos secos. Pode ser usado antes ou depois da prancha.

  • Quando aplicado em cabelos úmidos, reduz o tempo de secagem e de escovação.

  • Pode ser utilizado antes do alisamento ou da coloração para dar mais resistência ao fio.

  • Para intensificar o resultado da hidratação, misture algumas gotas na máscara ou nas ampolas de tratamento.

Quer mais uma dica de mestre? Após aplicar a Geleia Real Reconstrutor Capilar sobre toda a extensão dos fios, divida o cabelo em mechas finas, passe a prancha duas vezes em cada mecha e, em seguida, enxágue. Aplique a Máscara Treatment Hidratação Absoluta e massageie vigorosamente. Enxágue.

Quais outras dúvidas podem surgir nesse processo?

Como a utilização da geleia real e dos produtos desenvolvidos levando a substância em sua composição pode gerar algumas dúvidas, aproveitamos para esclarecê-las antecipadamente. A seguir, confira algumas observações e dicas úteis sobre o uso da linha:

Incompatibilidade química

Um cabelo que já foi processado quimicamente sem dúvidas se torna mais sensível que os outros. Além dos danos da química, há ainda os danos externos, portanto, é preciso bastante cuidado.

Na hora de utilizar outro tipo de química, é importante verificar se os compostos são compatíveis ou incompatíveis. Caso haja incompatibilidade química, os cabelos podem ficar com um aspecto emborrachado, devido ao comprometimento de sua fibra.

Nesses casos, a Geleia Real Reconstrutor Capilar é um poderoso produto para auxiliar na regeneração da fibra capilar, ajudando no tratamento e evitando um possível corte químico.

Limpeza dos fios

Nem todo shampoo é capaz de limpar os fios com eficiência, muito embora esse seja exatamente seu principal papel. O Shampoo Treatment foi desenvolvido para que retire apenas as impurezas que precisam de fato ser eliminadas, sem desgastar os fios ou danificá-los e cumpre eficazmente seu papel mesmo tendo também ação condicionante.

Cabelos oleosos

Vale ressaltar que nos casos de cabelos oleosos, a indicação é a de que se lave duas vezes, lembrando que, para uma limpeza eficaz e uniforme, é importante que se massageie a raiz com as pontas dos dedos; do meio às pontas, massageie no sentido do crescimento do fio.

Como a fórmula dos produtos da linha Aneethun é bastante leve já que foram desenvolvidos para que os fios os absorvam imediatamente após o uso sem deixar resíduos, até mesmo o Oil Treatment pode ser usado em cabelos oleosos, sem o risco de deixar os fios com aspecto pesado.

Com relação à Máscara Queen, com poder altamente hidratante, a recomendação é que se aplique uma pequena quantidade nos cabelos oleosos ou muito finos, sempre do meio às pontas, para evitar que as madeixas fiquem com um aspecto oleoso.

Uso da chapinha

A chapinha é vista por muitos como uma grande vilã, capaz de danificar os fios, deixá-los ressecados e sujeitos à queda. A questão é que o dano aos cabelos por esse instrumento diz respeito a alguns erros e deslizes que as pessoas cometem ao utilizá-lo, principalmente por causa da pressa ou da falta de informação.

Alguns exemplos: usar a chapinha nos cabelos molhados ou nos cabelos sujos, ou ainda separar os cabelos em mechas muito grandes, precisando passar a chapinha várias vezes em cada uma.

Aliada à geleia real, a chapinha pode trazer excelentes benefícios. No momento em que é utilizado o calor da chapinha junto à Geleia Real Reconstrutor Capilar, o tratamento é potencializado, assim como o fechamento das escamas da fibra capilar, deixando os cabelos mais fortes e brilhantes. Após o procedimento, o enxágue é recomendado, pois não é indicado que o produto fique de forma permanente nos cabelos.

Frequência de uso

A frequência de uso de qualquer produto obviamente depende do tipo de cabelo, qual seu dano e qual o grau de hidratação ou ressecamento. No caso da Máscara Treatment, seu uso deve ser feito sob avaliação desse aspecto, ou seja, os cabelos mais danificados e ressecados podem necessitar de mais de uma hidratação por semana, enquanto os cabelos mais saudáveis podem precisar de hidratações quinzenais.

Já no caso do Oil Treatment, que é um produto leve e de fácil absorção, pode ser utilizado até mesmo mais de uma vez no decorrer de um dia, sem que seja preciso preocupação com relação a um possível aspecto pesado, desde que não haja exagero na dosagem.

O uso do BB Queen Hair Balm Multifuncional em cabelos secos é altamente recomendado, inclusive podendo ser aplicado mais de uma vez ao dia e sempre que houver necessidade. Em cabelos secos, o BB Queen também trata, ajuda a controlar o frizz e protege contra raios UV.

Quantidade de produto

A quantidade de produto também varia e depende de alguns fatores, como o tipo de cabelo. Dessa forma, é importante sempre o uso do bom senso para evitar que seja utilizada quantidade maior do que a necessária.

A quantidade de Oil Queen a ser aplicada nos fios vai depender da textura, do volume e do comprimento de cada cabelo. Os cabelos quimicamente processados requerem maior quantidade de óleo que os cabelos sem química.

Devido à sua versatilidade e à formulação leve, o Oil Treatment pode ser usado para complementar um tratamento de outras linhas da Aneethun, podendo ser aplicado nos cabelos mesmo após o uso de um finalizador, intensificando o tratamento e a nutrição dos fios.

Substituição de tratamentos

Buscando praticidade, muitas pessoas optam por um produto único, com diversas funções, com a ideia de não precisar utilizar vários produtos durante um tratamento capilar. É importante destacar que cada linha de tratamento é desenvolvida com propostas diferenciadas para atender a todos os tipos de cabelos, cada um de uma forma específica. Assim sendo, mesmo sendo um tratamento multifuncional, o BB Queen Hair Balm Multifuncional não substitui os outros tratamentos da Aneethun.

Como foi possível ver, a geleia real é uma substância bastante preciosa e importante na composição de produtos de alta qualidade para alcançar excelentes resultados nos cabelos que necessitam de cuidados e uma restauração ou regeneração.

Vale lembrar que, além do tratamento e tudo que citamos no decorrer do artigo, a geleia real também tem a importante função de prevenir novos problemas com a fibra capilar.

É incrível saber que um produto extraído da natureza pode ter tantos componentes benéficos para as nossas madeixas e, na verdade, todo nosso organismo, não é mesmo? Como sua opinião é muito importante para nós, fica agora o convite para que você deixe em nosso espaço para comentários o que achou de tudo que foi falado e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto.

Compartilhe nas suas redes sociais