Cabelos com mechas: Lista de cuidados em casa

Ter mechas loiras é o desejo de muitas mulheres que querem ter fios iluminados e radiantes! Mas, muitas delas acham que, para ficar com aquele look de atriz de novela, basta apenas fazer a coloração no salão e pronto…

É aí que você se engana! Para manter as mechas com cores sempre vivas e os cabelos bonitos, é preciso tanto ter um acompanhamento de profissionais especializados, quanto seguir uma lista de cuidados em casa.

Quer descobrir como alguns cuidados caseiros podem fazer toda a diferença nas suas mechas? Então continue lendo para ver as nossas dicas!

Hidrate sempre

hidrate sempre

Assim como qualquer tratamento químico, fazer mechas acaba danificando os fios e os deixa mais frágeis e ressecados. E, para que seu cabelo não fique com aspecto espigado e descuidado, é importante que você faça hidratações periódicas. De preferência, toda semana!

Dessa maneira, seus cabelos não correm o risco de ficarem feios e desidratados na parte das mechas. Além de hidratar com frequência, busque usar máscaras de nutrição uma vez ao mês, pois elas fazem com que os fios recuperem as vitaminas e as proteínas que são perdidas no dia a dia.

Evite água quente

Evite água quente

Tomar aquele banho quentinho de noite é uma delícia, não é mesmo? Mas, na hora de lavar seus cabelos com mechas, o mais indicado é que você use água fria ou com temperatura ambiente.

A água quente abre os fios e isso faz com que eles fiquem menos resistentes e possam quebrar durante a lavagem. Além disso, ela também remove a camada protetora natural do cabelo e, de quebra, faz com que ele fique mais oleoso.

E, como os fios descoloridos já são mais sensíveis que os outros por terem sido descoloridos, os danos acabam sendo maiores.

Use produtos específicos

use produtos específicos

Se você acha que basta lavar o cabelo com seu shampoo comum para que os fios continuem claros, pode tirar essa ideia da cabeça!

Cada tipo de cabelo precisa de uma atenção diferenciada e de produtos que dão a eles exatamente os cuidados que precisam. Para que as mechas fiquem sempre com a cor bonita e radiante, é mais do que necessário investir em produtos específicos, pois eles são responsáveis por manterem a cor viva e bonita, além de oferecerem as propriedades que os cabelos com mechas perdem durante o processo de descoloração.

E, se você é nova no assunto ou não sabe quais são os produtos mais indicados para o seu novo visual, fique tranquila! Nós vamos mostrar quais deles você precisa ter em casa!

Shampoo neutro

Para a limpeza do dia a dia, é importante que você tenha sempre em seu box um shampoo neutro. Ele deixa os fios limpos, não permitindo que as substâncias agridam sua estrutura. Isso deixa que a cor continue sempre viva.

Shampoo Matizantes

Já para uma limpeza mais profunda, é indicado o uso do shampoo matizante a cada 15 dias. Eles são os responsáveis por não deixar os cabelos amarelados ou alaranjados.

Ao escolher o seu, dê preferência aos que têm pigmentação azul ou roxa, pois eles neutralizam o amarelo e mantêm os fios com um lindo tom dourado ou platinado, dependendo da intensidade do matizante..

Condicionador ácido

Diferentemente dos condicionadores comuns, os ácidos são capazes de neutralizar o PH alcalino dos cabelos coloridos e quimicamente tratados.

Dessa maneira, eles permitem que as cutículas fiquem seladas e menos porosas. Isso dá um aspecto de cabelo mais hidratado e bem cuidado.

Invista em leave-in e protetores térmicos

O uso de chapinhas, secadores e qualquer outro tipo de modelador que aqueça o cabelo danifica — e muito — os fios! Além disso, agentes externos como poluição, raios UV, sujeiras e gorduras deixam o cabelo desgastado, sem vida e extremamente danificado.

Para que isso não aconteça com seus novos fios loiros, é importante que você faça uso contínuo de leave-in e protetores térmicos! Esses produtos são responsáveis por selar os fios e manter a água natural dos cabelos intacta, evitando, assim, que eles fiquem desidratados ou que queimem com o excesso de calor.

Tenha cuidado ao ir para a piscina

tenha cuidado ao ir para a piscina

Um problema que toda loira sofre ao entrar na piscina é o risco dos fios ficarem esverdeados. Isso acontece por causa do alto teor de cloro colocado na água. Como não existem tratamentos que previnam esse dano, é importante que, antes de entrar na água, você faça um coque bem justo ou use toucas impermeáveis, no caso de quem pratica natação. A primeira medida não evita totalmente a água da piscina, mas minimiza o contato do cabelo com ela.

E, assim que sair da piscina, corra para fazer aquela hidratação poderosa nos fios para que eles não fiquem ressecados por muito tempo! Lave-os com o shampoo neutro que citamos acima e passe uma máscara de hidratação profunda.

Nesses dias, o mais indicado é não usar secadores ou chapinha, pois o cabelo vai precisar de um tempo para “respirar” e se recuperar dos danos. Outra dica importante é, sempre que for a lugares muito quentes, como a praia ou até mesmo no campo, use sempre um protetor solar de qualidade para cabelos. Eles são responsáveis por manter os fios protegidos do calor excessivo, além de evitar que eles percam as propriedades naturais com as condições que esse clima proporciona.

Faça o retoque somente no salão

faça retoque somente no salão

De maneira alguma, tente retocar os fios em casa ou fazer gambiarras para que eles fiquem mais claros! Apesar desse aviso, ainda há muitas mulheres que querem retocar o loiro em casa mesmo e acabam passando água oxigenada nas mechas.

O resultado disso é, além de uma cor alaranjada com aspecto de queimado, a grande probabilidade do cabelo enfraquecer bastante durante o processo e acabar quebrando inteiro!

Toda vez que você precisar de manutenção ou sentir que a cor está desbotando, a melhor alternativa é ir atrás do profissional que fez as mechas em seu cabelo da primeira vez. Ele saberá qual o produto e qual o processo mais indicado para você, garantindo assim um resultado perfeito com mechas lindas e saudáveis!

Gostou das nossas dicas? Se você ficou com alguma dúvida, basta perguntar para a gente aqui nos comentários! E, se você tem alguma dica para cuidar das mechas no cabelo em casa, compartilhe com a gente! Vamos adorar conhecer seus truques!

Compartilhe nas suas redes sociais