Cabelos com mechas: Lista de cuidados em casa

Cabelos com mechas: Lista de cuidados em casa

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter mechas loiras é o desejo de muitas mulheres que querem ter fios iluminados e radiantes! Mas, muitas delas acham que, para ficar com aquele look de atriz de novela, basta apenas fazer a coloração no salão e pronto…

É aí que você se engana! Para manter as mechas com cores sempre vivas e os cabelos bonitos, é preciso tanto ter um acompanhamento de profissionais especializados, quanto seguir uma lista de cuidados em casa.

Quer descobrir como alguns cuidados caseiros podem fazer toda a diferença nas suas mechas? Então continue lendo para ver as nossas dicas!

Hidrate sempre

hidrate sempre

Assim como qualquer tratamento químico, fazer mechas acaba danificando os fios e os deixa mais frágeis e ressecados. E, para que seu cabelo não fique com aspecto espigado e descuidado, é importante que você faça hidratações periódicas. De preferência, toda semana!

Dessa maneira, seus cabelos não correm o risco de ficarem feios e desidratados na parte das mechas. Além de hidratar com frequência, busque usar máscaras de nutrição uma vez ao mês, pois elas fazem com que os fios recuperem as vitaminas e as proteínas que são perdidas no dia a dia.

Evite água quente

Evite água quente

Tomar aquele banho quentinho de noite é uma delícia, não é mesmo? Mas, na hora de lavar seus cabelos com mechas, o mais indicado é que você use água fria ou com temperatura ambiente.

A água quente abre os fios e isso faz com que eles fiquem menos resistentes e possam quebrar durante a lavagem. Além disso, ela também remove a camada protetora natural do cabelo e, de quebra, faz com que ele fique mais oleoso.

E, como os fios descoloridos já são mais sensíveis que os outros por terem sido descoloridos, os danos acabam sendo maiores.

Use produtos específicos

use produtos específicos

Se você acha que basta lavar o cabelo com seu shampoo comum para que os fios continuem claros, pode tirar essa ideia da cabeça!

Cada tipo de cabelo precisa de uma atenção diferenciada e de produtos que dão a eles exatamente os cuidados que precisam. Para que as mechas fiquem sempre com a cor bonita e radiante, é mais do que necessário investir em produtos específicos, pois eles são responsáveis por manterem a cor viva e bonita, além de oferecerem as propriedades que os cabelos com mechas perdem durante o processo de descoloração.

E, se você é nova no assunto ou não sabe quais são os produtos mais indicados para o seu novo visual, fique tranquila! Nós vamos mostrar quais deles você precisa ter em casa!

Shampoo neutro

Para a limpeza do dia a dia, é importante que você tenha sempre em seu box um shampoo neutro. Ele deixa os fios limpos, não permitindo que as substâncias agridam sua estrutura. Isso deixa que a cor continue sempre viva.

Shampoo Matizantes

Já para uma limpeza mais profunda, é indicado o uso do shampoo matizante a cada 15 dias. Eles são os responsáveis por não deixar os cabelos amarelados ou alaranjados.

Ao escolher o seu, dê preferência aos que têm pigmentação azul ou roxa, pois eles neutralizam o amarelo e mantêm os fios com um lindo tom dourado ou platinado, dependendo da intensidade do matizante..

Condicionador ácido

Diferentemente dos condicionadores comuns, os ácidos são capazes de neutralizar o PH alcalino dos cabelos coloridos e quimicamente tratados.

Dessa maneira, eles permitem que as cutículas fiquem seladas e menos porosas. Isso dá um aspecto de cabelo mais hidratado e bem cuidado.

Invista em leave-in e protetores térmicos

O uso de chapinhas, secadores e qualquer outro tipo de modelador que aqueça o cabelo danifica — e muito — os fios! Além disso, agentes externos como poluição, raios UV, sujeiras e gorduras deixam o cabelo desgastado, sem vida e extremamente danificado.

Para que isso não aconteça com seus novos fios loiros, é importante que você faça uso contínuo de leave-in e protetores térmicos! Esses produtos são responsáveis por selar os fios e manter a água natural dos cabelos intacta, evitando, assim, que eles fiquem desidratados ou que queimem com o excesso de calor.

Tenha cuidado ao ir para a piscina

tenha cuidado ao ir para a piscina

Um problema que toda loira sofre ao entrar na piscina é o risco dos fios ficarem esverdeados. Isso acontece por causa do alto teor de cloro colocado na água. Como não existem tratamentos que previnam esse dano, é importante que, antes de entrar na água, você faça um coque bem justo ou use toucas impermeáveis, no caso de quem pratica natação. A primeira medida não evita totalmente a água da piscina, mas minimiza o contato do cabelo com ela.

E, assim que sair da piscina, corra para fazer aquela hidratação poderosa nos fios para que eles não fiquem ressecados por muito tempo! Lave-os com o shampoo neutro que citamos acima e passe uma máscara de hidratação profunda.

Nesses dias, o mais indicado é não usar secadores ou chapinha, pois o cabelo vai precisar de um tempo para “respirar” e se recuperar dos danos. Outra dica importante é, sempre que for a lugares muito quentes, como a praia ou até mesmo no campo, use sempre um protetor solar de qualidade para cabelos. Eles são responsáveis por manter os fios protegidos do calor excessivo, além de evitar que eles percam as propriedades naturais com as condições que esse clima proporciona.

Faça o retoque somente no salão

faça retoque somente no salão

De maneira alguma, tente retocar os fios em casa ou fazer gambiarras para que eles fiquem mais claros! Apesar desse aviso, ainda há muitas mulheres que querem retocar o loiro em casa mesmo e acabam passando água oxigenada nas mechas.

O resultado disso é, além de uma cor alaranjada com aspecto de queimado, a grande probabilidade do cabelo enfraquecer bastante durante o processo e acabar quebrando inteiro!

Toda vez que você precisar de manutenção ou sentir que a cor está desbotando, a melhor alternativa é ir atrás do profissional que fez as mechas em seu cabelo da primeira vez. Ele saberá qual o produto e qual o processo mais indicado para você, garantindo assim um resultado perfeito com mechas lindas e saudáveis!

Gostou das nossas dicas? Se você ficou com alguma dúvida, basta perguntar para a gente aqui nos comentários! E, se você tem alguma dica para cuidar das mechas no cabelo em casa, compartilhe com a gente! Vamos adorar conhecer seus truques!

34 Comentários


  1. Hidratação Aneethun para cabelos loiros ou grisalhos, linha A também é ótima para uso diário.


  2. Amo aneethun ela faz a diferença na minha vida!


  3. Tenho cabelos com mechas claras e escuras pois ja estou com bastante cabelo branco. Lavo o cabelo todos os dias e uso secador. Uso após o shampoo uma máscara e depois o condicionador. Está correto?


    1. Olá Tania!

      O procedimento: shampoo > máscara> condicionador está correto. Porém, como você disse que usa o secador todos os dias, o uso de um protetor térmico pode ajudar a proteger os fios do calor excessivo.
      Também recomendamos que você utilize produtos específicos para cabelos loiros, assim você evitará que as mechas fiquem amareladas e percam o brilho.


  4. Olá, boa noite! Eu tenho salão e minha cunhada tem cabelo loiro, estou querendo comprar este produto, pois quero um louro bonito para ela. Como eu faço? Obrigada, aguardo resposta. Bjsss!


  5. Tenho vontade de fazer mechas, mas meu cabelo é muito seco


    1. Olá Laudiceia!

      Recomendamos que você faça um tratamento pré-química aliado a uma hidratação intensiva, assim você prepara seu cabelo para receber a química de descoloração sem se preocupar com o ressecamento.
      Não se esqueça, é importante que você consulte um profissional cabeleireiro antes de realizar qualquer procedimento, pois ele é quem pode dar um diagnóstico mais assertivo das reais necessidades do seu cabelo.


  6. Por favor, me passe o nome e foto do shampoo neutro que devo usar da Anethum, uso a máscara do pote azul escuro e quero saber qual shampoo correto. Obrigada, amo essa linha e as dicas, só preciso saber certo qual produto usar.


    1. Olá Tânia!

      Pode usar qualquer shampoo de uso diário. Nesse caso, como você já faz uso da Máscara da Linha A da Aneethun (do pote azul), recomendamos que você utilize o shampoo da mesma linha, pois, dessa forma, os resultados serão bem eficazes.


  7. Gostei das dicas, mas estou com meus cabelos bem ressecados nas pontas. O que devo usar?


    1. Olá Ana!

      Usar um leave in como o Creme Silicone com Tutano e Queratina da Linha A ou o Óleo Queen da Aneethun pode restaurar suas pontas ressecadas, mas lembre de sempre consultar um profissional cabeleireiro, pois ele saberá te indicar produtos com base em um diagnóstico mais assertivo.


  8. Olá… fui fazer mechas e a cabeleira além de manchar deixou meu cabelo elasticos em alguns pontos. Consertei as manchas e a única saida foi clarear. Hoje estou no dilema de qual shampoo comprar… gostaria de usar um shampoo e uma mascara para a manutenção diária. Qual seria a ideal?


    1. Olá Gisele!
      Para as mechas, o ideal é usar uma vez por semana a linha BLOND SYSTEM, para que as mechas mantenham sua luminosidade. Já para a parte que esta elástica, o recomendado seria usar a linha KERA SYSTEM, devolvendo a queratina perdida do fio. Lembrando que você pode alternar as linhas KERA e BLOND durante a semana, variando de acordo com o cabelo.


  9. Gostaria de saber se o shampoo limpeza hidratante (camelina/macadâmia) pode ser usar diariamente.


    1. Olá Alice! Pode sim, sem nenhum problema! É recomendado que se use também a máscara e os finalizadores para obter o tratamento completo.


    2. Olá Alice! Pode sim, sem nenhum problema. É recomendado também que se use a máscara e os finalizadores, para obter o tratamento completo da linha Aneethun Queen.


  10. Olá!poderiam me indicar shampoo/condicionador/máscara ,leavin e o óleo para passar no meu cabelo !tenho mechas loiras,e cabelos finos longo!por favor!nao sei qual linha comprar!quero toda a linha,desde usos diários à nutrição ,reconstrução e hidratação !por favor!


    1. Boa tarde Anielle!
      Como você possui mechas loiras, o mais indicado seria o uso da linha Blond System, que é um tratamento com Tecnologia Ótica Reflective A e Acid Violet, neutraliza o amarelo indesejado, uniformiza a cor dos fios loiros e grisalhos, iluminando o tom claro dos cabelos.
      Você também pode fazer uso do Queen Oil em conjunto com a linha, ele traz uma associação exclusiva entre a Camelina e a Macadâmia, proporção perfeita entre ômegas 3, 6, 7 e 9, maximizando seu poder de emoliência, brilho e ação antioxidante.


  11. Olá tenho o cabelo com luzes na pontas e estão bem ressecados e amarelados gostaria de saber se eu matizar ele vai ficar com uma aparência legal? se sim qual o matizador indicado?


    1. Olá Andreza! A linha Blond System da Aneethun possui o serviço de Matização Iluminadora. Você pode alternar a linha de matização com uma linha de tratamento, dessa maneira você deixará a cor mais viva e fria, além de tratar os cabelos de forma intensa, devolvendo vida, cor e brilho às madeixa.


      1. Oque fazer fiz mechas e hombre hair loiro mais ficou amarelo principalmente nas pontas uma cor muito feia e seco oque fazer me indicaram o matizador aneethun


        1. Nossos matizantes são ideais para remover os tons indesejados de loiros, sejam amarelos ou alaranjados. Além disso, tem alto poder de hidratação e condicionamento e combatem o ressecamento. Logo, são perfeitos para tratar esse amarelamento!

          Jonatan Junior


  12. Olá boa Tarde!
    Tenho cabelo com mechas feitas a um mês e 12 dias, estou com um grande problema toda vez que lavo os cabelos e logo em seguida quando vou pentear o mesmo esta enroscando muito, o que faço senhor, já estou querendo cortar o mesmo bem curto, existe algo para resolver esse problema?


    1. Oi Flávia!

      Cabelos que passam por processo de mechas perdem muita massa e espessura, por isso ficam embaraçando com facilidade. O ideal é investir em reconstrução e reposição de massa!

      Jonatan Junior


  13. Olá , tenho ombre hair e mechas finas no meu cabelo , já uso a linha blond System que é maravilhosa , mas procuro algum cronograma para que eu tenha sempre meu cabelo forte hidratado e nutrido ! E também ele é muito volumoso ! O que me indicam
    Grata.


    1. Oi Leticia!
      Nós temos o cronograma antiquebra que é perfeito para todos os tipos de cabelo, você encontra no salão Aneethun mais próximo de você!

      Jonatan Junior


  14. Ola. Gostaria de fazer luzes ou mechas loiras no meu cabelo que no momento esta castanho. Quais produtos me indicam?
    Agradeço desde ja


    1. Ola Danielle, o mais recomendado é que você faça uma avaliação com um profissional, para juntos avaliarem o que deve ser feito para você ter um loiro divo.

      Rodrigo Benfica


  15. Acabei de fazer mechas loiras no meu cabelo, mas está com os fios muito quebrados, gostaria de dicas de shampoo, condicionado e uma boa máscara de hidratação


    1. Ola Lucinelbe, o ideal é fazer uma reconstrução no salão, e manter em casa com uma linha de manutenção, eu recomendo a linha Queem mda Aneethun

Comentários encerrados.