Matização nos cabelos: por que e como fazer?

Matização nos cabelos: por que e como fazer?

Tempo de leitura: 5 minutos

Mulheres modernas não têm mais medo de mudarem o visual. Sempre que podem, vão atrás de novas químicas, cores e cortes para os seus cabelos! Mas o excesso de tinturas acaba fazendo com que nem sempre seja possível atingir a cor desejada do fio. Uma tintura acaba inevitavelmente se misturando com a outra, resultando em uma cor completamente diferente da que foi escolhida.

Isso acontece principalmente com quem sonha em ter cabelos loiros, mas que, dificilmente, consegue acertar o tom e acaba passando tintura em cima de tintura, danificando muito os fios!

Para resolver esse problema, existe um processo químico muito usado pelos cabeleireiros profissionais: a matização dos cabelos! Mas, se você nunca fez ou nunca ouviu falar da técnica, fique tranquila! Vamos te ensinar tudo sobre ela aqui nesse post!

O que é matização e para que ela serve?

O que é matização e para que ela serve?

A matização é um processo que traz muitos benefícios para os cabelos que já possuem tintura, já que auxilia tanto na manutenção da cor, quanto na obtenção do tom desejado. Matizar as madeixas permite que os fios coloridos — não importando qual seja a cor — possam ser realçados, ficando com um tom muito mais brilhante, luminoso e vivo.

Por exemplo: no caso dos cabelos loiros, é comum que, com a ação do tempo e de agentes externos, como o sol, a piscina ou a água do mar, a cor acabe ficando amarelada, alaranjada e, até mesmo, esverdeada! A matização ajuda a recuperar o tom original desses fios, fazendo assim com que você não precise passar novamente uma tintura.

Outro caso em que essa técnica é muito usada é para “acertar” o tom novo do cabelo. Por exemplo: quando uma mulher faz luzes, nem sempre os fios ficam dourados do jeito que ela queria. Daí, o profissional aplica a matização para que o cabelo fique exatamente como o esperado. Ao contrário da coloração, a técnica é bem rápida e deixa o cabelo bem brilhante, com a cor realçada e também ajuda a preservar os fios.

Matização e coloração são a mesma coisa?

Matização e coloração são a mesma coisa?

Não! Essa é uma pergunta que muitas pessoas que não conhecem o processo costumam fazer. A coloração é uma técnica para mudar toda a cor do cabelo. Por exemplo: você tem o cabelo castanho claro e quer deixá-lo preto azulado, então, usa uma tinta que seja dessa cor.

Já a matização, como dissemos acima, tem mais a função de corrigir a cor do cabelo que já possui coloração e o processo pode, inclusive, ser feito em diversos momentos — antes ou bem depois da coloração —, dependendo do objetivo que você tem em mente.

Então, antes de optar por um ou por outro, avalie quais são seus objetivos e converse com um profissional para entender qual processo é o mais indicado para você.

 

Como tomar decisões sobre a matização dos cabelos?

Para mulheres que estão com os cabelos loiros com um tom desbotado, esse processo é bem necessário! O mais indicado é procurar por um profissional que tenha experiência na técnica e que já conheça o seu cabelo, de preferência.

Antes de tudo, é preciso saber qual cor vai neutralizar o tom do seu cabelo e isso pode ser feito com o método Estrela de Oswald — uma ilustração baseada na colorimetria, que mostra quais cores se anulam.

Por exemplo: o azul neutraliza o laranja e o verde neutraliza o vermelho. Esse passo é importante para garantir que você vai escolher o produto mais adequado para conseguir atingir o tom esperado.

Outro ponto importante é ficar bem longe das receitinhas caseiras! Na internet, você encontra muitas pessoas que dão dicas de como usar produtos, como a violeta genciana e, até mesmo, beterraba.

Pode até ser que esse método tenha funcionado, mas essas soluções podem manchar os cabelos e deixar os fios multicoloridos, bem diferentes do que você queria. Além disso, é ainda mais difícil conseguir neutralizar a cor, já que você vai ter várias nuances no cabelo.

Para que o processo seja feito com qualidade, é necessário que você conte com um tonalizante correspondente ao seu objetivo. Por exemplo: se o seu cabelo loiro está alaranjado, é preciso contar com um produto acinzentado puxado para o azul, pois ele quebrará esse efeito deixando os cabelos dourados.

Agora, se você quer platinar, é interessante buscar por colorações e produtos que tenham pigmentação violeta, pois eles irão “acinzentar” a cor sem deixar o cabelo lilás. Essa mesma cor vale para intensificar os cabelos ruivos que precisam de brilho e de realce!

Como matizar os cabelos?

Como matizar os cabelos?

Geralmente, o processo consiste em separar o produto em um recipiente e ir aplicando em mechas de baixo para cima. Em seguida, basta deixar agir de 15 a 20 minutos no cabelo e, depois, é só enxaguar com água fria em abundância.

Além dos tonalizantes, existem produtos com ação matizante no mercado, como shampoos e cremes de tratamento. Apesar de não terem o mesmo resultado imediato, eles são excelentes para quem quer matizar o cabelo de forma gradual durante uma lavagem e outra.

Além disso, eles promovem limpeza profunda e conferem muito brilho aos fios. Basta optar por opções que tenham pigmentação azul ou violeta, dependendo do tom que você deseja em seu cabelo.

Matizar os cabelos pode fazer toda a diferença no aspecto dos seus fios. Apesar de ser um processo simples, é muito importante tomar as decisões mais adequadas para o seu tipo de cabelo. Por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada para este fim.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto a esse processo, busque conversar com seu cabeleireiro de confiança! Esse profissional, por trabalhar com estes métodos e por conhecer a fundo o seu cabelo, será a pessoa mais adequada para te orientar e para dar dicas de qual processo pode trazer melhores resultados para você!

E, se você gostou do post ou ficou com alguma dúvida pendente, não deixe de falar para a gente aqui nos comentários! Ficaremos bem felizes em te ajudar!

22 Comentários


  1. Eu posso usar o shampoo e a mascara matizantes da Aneethun em casa depois de ter feito mechas ?


    1. Olá Heraldina!

      O Shampoo e a Máscara Matizantes podem e devem ser usados em casa após ter feito as mechas no salão. Para essa manutenção em casa, a linha Blond System Aneethun possui as versões Home Care desses dois produtos, que devem ser alternados com o Shampoo Silver e a Máscara Iluminadora para uso diário. Recomenda-se que a frequência de uso dos produtos Matizantes seja a cada três lavagens, podendo ser aumentado o seu uso de acordo com o tom frio a ser alcançado.


  2. Gostei muito das dicas de matização. Uso luzes no meu cabelo.


  3. Sou cliente e amo os produtos mas não consegui comprar. ..Gostaria de saber se existe amostra grátis pois gostaria muito de experimentar esse novo produto. ….agradeço pela atenção


    1. Olá Gisele!
      Que bom que você gosta dos produtos, mas infelizmente a Aneethun não trabalha com envio de amostras grátis.
      Procure um salão revendedor Aneethun, experimente fazer um tratamento com uma de nossas linhas, temos certeza que o resultado será incrível!


  4. Gostaria de comprar a mascara para cabelos loiros


  5. Gostei das dicas, mas no meu caso, uso um tom avermelhado (Tintura Cor e Tom Violine),pelo que vi, as loiras devem usar Matizante, no meu caso é possível realçar a cor avermelhado?


    1. Olá Ana Lucia, tem como sim! A linha REVIVE SYSTEM, contém algas vermelhas, vitamina E e pitaya, que blindam os pigmentos dentro do córtex e mantém a cor vibrante por mais tempo.


  6. Tenho mechas, e estava usando o matizante blond de frasco cinza de vcs, agora descobri q estou grávida de um mês! Esse produto tem restrição para gestantes tbm? Ou é só a coloração? Causa má formação? Tem amonia?


    1. Bom dia, Driele!
      Nossas máscaras matizantes são livre de química e perfeitamente seguras para grávidas. Pode usar sem medo!

      Jonatan Junior


  7. Boa noite meus cabelos e castanhos escuro médio GOSTARIA de usar o matizador para clarear um pouco pode?


    1. Boa tarde Janaina! Tudo bem? O matizador usado em cabelos castanhos escuros médios, não é indicado porque não terá o objetivo alcançado, devido ao pigmento do seu cabelo ser escuro e o produto não penetrar nos seus fios. Sempre que precisar, pode nos chamar, tá?


  8. Olá, fiz mechas ontem para clarear meus cabelos que estavam castanho escuro. ficaram amarelas. queria uma mescla mais amarronzada. Como matizar para atingir esse objetivo? Se eu misturas 6.0 com 7.0 dá certo? Grata. Cleusa (vcs tem são em São Paulo?Onde?)


    1. Boa tarde, Daiana! Tudo bem? A coloração é feita primeiramente em um salão de beleza, e a matização pode ser feita em casa com os produtos pigmentados para a manutenção dos fios. Mas, lembramos que você deve consultar o seu cabeleireiro. Tá? ❤


  9. Ola boa noite .descolorir hoje meus cabelos pretos pra aplicar um dourado .posso uzar o matizador antes ou depois de aplicar. Tintura ?


    1. Boa tarde, Vilma! Tudo bem com você? Você pode usar sim antes e pode usar depois caso você não tenha o resultado obtido na coloração. Tá? Mas, lembramos você que é de extrema importância que você vá até o seu profissional cabeleireiro para que ele identifique as singularidades dos seus fios e te oriente de uma forma mais precisa. Combinado?

Comentários encerrados.