Como secar corretamente cada tipo de cabelo

Como secar corretamente cada tipo de cabelo

Tempo de leitura: 4 minutos

Alguns cuidados de salão ainda deixam mistérios entre os clientes. Os segredos para texturizar os fios e deixar o penteado bonito por mais tempo são alguns deles. Na hora de reproduzir o procedimento em casa, sempre bate aquela dúvida: como secar cada tipo de cabelo?

É muito importante ter atenção ao aplicar calor em seus cabelos, esteja você fazendo uma escova ou estilizando seus fios com os dedos. Sabe-se que o secador causa danos ao cabelo, mas se ele for usado apropriadamente, pode deixar o seu visual brilhante. O mesmo alerta vale para a toalha e para os produtos de finalização. 

Quer entender como secar e modelar seus fios, deixando o visual ainda mais interessante? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Quais são os cuidados a serem tomados ao secar cada tipo de cabelo?

Observe a localização

Você sabe como a umidade aumenta o fenômeno do frizz? Usar o secador em um banheiro úmido potencializa esse efeito. Procure fazer a secagem dos fios em um quarto, onde possa se sentar confortavelmente.

Tenha cuidado com a toalha

Os cabelos cacheados e crespos precisam de maior atenção na secagem devido ao formato dos fios. Sendo os fios naturalmente ressecados, o efeito frizz é mais comum do que parece, embora incomode muitas pessoas. 

Escolher os produtos específicos é essencial, uma precaução que deve se estender até mesmo à toalha. Por isso, alguns especialistas indicam duas alternativas: usar uma toalha de microfibra ou aplicar folhas de papel toalha, os mesmos usados na cozinha. 

Se você não tem uma toalha de microfibra, pode usar uma camisa de algodão, técnica conhecida como plopping. Basta jogar seus cachos para baixo, colocar a camisa sobre eles e amarrar o arranjo como uma touca. Com isso, seus cabelos ficarão mais definidos, menos volumosos e arrepiados. 

Além dessa pequena troca, também vale uma atenção especial ao manuseio da toalha. Evite esfregar os seus cabelos ou enrolar os seus fios nela, prendendo-os no topo da cabeça. Caso contrário, você pode sofrer com a quebra dos fios e enfraquecer a raiz de seu cabelo. 

Não seque os cabelos assim que sair do banho

Procure não secar os cabelos assim que sair do banho. Primeiro, retire o excesso de umidade dos fios sem esfregar com a toalha e espere alguns minutos (cerca de 10) antes de usar o secador. 

Esse cuidado ajuda a dar volume aos fios, e é especialmente indicado para cabelos encaracolados. Quando os fios ainda estão úmidos, os cachos “murcham”.

Para ter volume, concentre-se na raiz

Para dar volume aos cachos, solte a raiz com os dedos e puxe os fios levemente, deixando-os mais altos. 

Um pente com dentes largos também ajuda na modelagem da raiz. Passe-o somente nessa região, sem desmanchar os cachinhos. 

Use um protetor térmico

Procure utilizar um protetor térmico sempre que tiver de recorrer a qualquer procedimento que lide com o calor, tal como o secador ou a chapinha. Esses produtos formam um filme na superfície dos fios, dissipando o calor. 

É preciso ter especial atenção com as pontas dos cabelos, que por serem mais delicadas, sofrem danos maiores. 

Tenha a escova certa em mãos

Quando se trata de escolher uma escova para cabelos, não há um produto que atenda todos os tipos e comprimentos de cabelo. Cada escova atende uma função diferente. 

Quanto maiores forem os fios, maior deve ser espessura da escova. Os cabelos mais grossos se dão bem com as cerdas de javali. Já as de cerâmica têm a suavidade ideal para os cabelos mais finos. 

Um cabeleireiro competente avaliará a textura e espessura de seus fios antes de indicar a escova ideal. 

Escolha um bom secador

Um bom secador pode fazer a diferença no seu visual. Para escolher um equipamento de qualidade, é necessário observar uma série de requisitos, conforme ensinamos a seguir!

Potência: os secadores de até 1.800W são os mais indicados para fios lisos e finos. Já os mais potentes são indicados para fios mais volumosos e grossos.

Íons: secadores que emitem íons positivos abrem as cutículas dos fios, sendo ideais para cabeleireiros, pois auxiliam na penetração de pigmentos e ativos de hidratações. Já os íons negativos selam a cutícula dos fios, sendo ideais para finalizações.

Diferentes materiais: os secadores com cerâmica deixam o fio com aspecto mais hidratado e pouco arrepiado, deixando o calor do secador mais intenso. Já os com turmalina neutralizam a eletricidade dos fios cacheados. 

Gostou de nossas dicas? Siga nosso canal do Youtube e nossas redes sociais para receber mais informações e novidades.