Eflúvio Telógeno: conheça a condição mais comum da queda capilar

Eflúvio Telógeno: conheça a condição mais comum da queda capilar

Tempo de leitura: 3 minutos

Na prática diária dos nossos salões, é muito comum aquela antiga queixa das nossas clientes a respeito de uma queda constante e ininterrupta dos cabelos. Muitas vezes, causa situações de muito estresse e desconforto na relação com os cabelos e até com as relações pessoais.

Sempre ouvimos relatos de aumento repentino de queda, com grandes perdas nas lavagens, rastros de cabelos no travesseiro e pela casa. E, em quase todos os casos, sem um evento perceptível que marque esse início.  Esse quadro, apesar de comum, chama muita a atenção por se tratar de uma doença que as pessoas desconhecem. Essa doença se chama Eflúvio Telógeno, que nada mais é do que o aumento significativo da perda de cabelo, em relação à quantidade que cai normalmente (estima-se que possa cair de 50 a 100 fios por dia, em um cabelo normal), podendo ser causada por febre, inflamações, reações a medicamentos, estresse entre outros fatores.

 

Sabemos que muitas mulheres observam a evolução desse quadro e acompanham o desenrolar sem saber o que fazer ou a quem recorrer. Salientamos que sempre em condições de alterações rápidas e desconhecidas o médico deve ser consultado, mas nossa intensão é fazer um alerta sobre essa condição.

Geralmente, estudos mostram que o Eflúvio Telógeno tem seu início em média 3 meses após algum dos fatores de causas já citadas. O que a doença provoca é uma mudança brusca da fase de crescimento para a fase de queda, levando assim a esse aumento significativo na queda de cabelos. Muitas mulheres costumam notar que, durante a manifestação da doença, ao fazer o penteado conhecido como rabo de cavalo, ele perde muita densidade no comprimento e pontas, mas a raiz continua com certo volume, por exemplo; são observadas áreas com rarefação principalmente na parte frontal e laterais do cabelo. Todas essas características são indícios que representam a manifestação clínica do Eflúvio Telógeno, porém a avaliação por um profissional especializado é o que dará garantia de um diagnóstico mais certo.

Mas como podemos lidar com isso? Alguns cuidados podem ser tomados. O primeiro passo é descobrir e eliminar, sempre que possível, o que está causando a queda. No segundo momento, adotar tratamentos que vão estimular o crescimento e diminuir a queda.

Um boa recomendação é um detox capilar, que visa promover uma limpeza e melhoria na oxigenação do couro cabeludo devido à ação dos ativos presentes na formulação, promovendo, assim, uma melhora da nutrição para os folículos pilosos. Como tratamento, podemos utilizar uma linha antiqueda, que conta com ativos de última geração, que vão cessar a queda e estimular o crescimento de fios novos, além de um suporte para fios de boa qualidade. E, não menos importante, devemos tratar também comprimento e pontas com alguma linha de tratamento, mais indicada ao tipo de cabelo em questão.

Apesar de ser uma condição 100% reversível, o Eflúvio Telógeno, merece atenção devido aos seus efeitos negativos para a vida de quem sofre desse problema. Recorrer a bons tratamentos e os cuidados adequados garantem sucesso e estagnam essa queda que aflige tantas pessoas.

Artigo por Lucas Maia – Aneethun Master

1 comentário


  1. Oi boa noite gostei muito dos cortes principalmente o cascata feito pelo Marcelo.Aqui em Sao Paulo na regiao sul tem um salao pra que eu possa corta os meus cabelos ??

Comentários encerrados.