5 penteados diferentes que podem ser feitos com a chapinha

5 penteados diferentes que podem ser feitos com a chapinha

Tempo de leitura: 6 minutos

O uso da chapinha já se popularizou entre as mulheres, seja para a finalização de uma escova ou como aliada na modelagem e texturização dos fios. Existem muitas opções para quem deseja sair do básico liso total e mudar o look com penteados diferentes e incríveis, utilizando apenas esse acessório. Cachos volumosos e até um visual digno de tapete vermelho são algumas das opções.

Nesse post reunimos 5 exemplos inovadores para “fazer a cabeça” das suas clientes apenas com uma chapinha. Confira!

Cachos

Keri Russell em Los Angeles Premiere of ‘Bedtime Stories, Hollywood, CA. 2008

Para fazer cachos nem sempre é preciso utilizar o babyliss ou bobes. Apenas com a chapinha e um Hair Spray é possível modelar cachos comportados ou o famoso “beach hair”, cabelo com aspecto praiano e ondas assimétricas e bagunçadas.

Esse tipo de penteado pode ser feito em cabelos de todos os tamanhos, inclusive nos com o corte da temporada: o long bob. Nesse tipo, a chapinha traz um efeito ainda mais interessante, por criar um visual descontraído e natural, diferente do babyliss que modela demais os cachos.

Passo a passo:

  • Prepare o cabelo com um pouco de spray termoativado;
  • Para cabelos muito volumosos ou cacheados, faça uma escova antes de começar a utilizar a chapinha;
  • Pegue mechas finas e utilize a chapinha em linha reta, da raiz até um palmo de comprimento do cabelo, em seguida faça um movimento de torção, como um giro de 360º, para baixo. Se você desejar criar um cacho mais modelado, segure a chapinha por alguns segundos e solte-a em seguida;
  • Finalize as pontas, definindo-as para cima com a chapinha e utilize um Hair Spray para firmar o penteado;
  • Se desejar criar um visual ainda mais descontraído, utilize um pente fino para bagunçar um pouco mais os fios. Mas se a intenção é firmar mais os cachos utilize os dedos para modelá-los novamente.

Ondulado com volume

ondulados volumosos

Para quem deseja ondas mais soltas, com um efeito natural, a chapinha também pode ser uma aliada. Em cabelos repicados na altura do queixo o efeito costuma ficar ainda mais interessante. O penteado é um dos mais desejados do mundo, por causa da über model Gisele Bündchen.

Passo a passo:

  • Utilize uma chapinha em mechas com maior quantidade de cabelo (cerca de 3 cm);
  • Repita o giro de 360º, do passo a passo anterior, começando de um palmo abaixo da raiz até as pontas;
  • Solte rapidamente para que não se forme um cacho modelado e sim uma onda mais desconstruída, com aspecto mais natural. Quanto mais rápido o movimento, maior será a abertura da onda;
  • Ao terminar o procedimento em todo o cabelo, utilize as mãos nos fios ainda quentes e jogue-os para frente e para trás. Você pode também fazer um coque alto com todo o cabelo e utilizar o difusor do secador para aumentar ainda mais o volume das ondas.

Ondulado anos 40

ondulado anos 40

O cabelo das divas dos anos 40 de Hollywood é presença marcante no red carpet (tapete vermelho) das maiores premiações mundiais, e um dos penteados mais pedidos em salões de beleza pelo Brasil. O principal truque para criar o old style perfeito é deixar as ondas bem marcadas. Como se trata de um penteado para ocasiões mais especiais, vale dar uma exagerada no volume e no Hair Spray para o acabamento.

Para as mulheres que desejam se parecer ainda mais com uma diva de cinema, é possível incrementar o penteado com um coque baixo lateral, ou jogar todo o cabelo para um único lado e prendê-lo com uma presilha bem bonita na parte de trás.

Passo a passo:

  • Proteja o cabelo com o spray termoativado ou sérum;
  • Prepare-o com uma escova e comece a utilizar a chapinha para modelar as ondas logo abaixo da raiz;
  • Faça o movimento de torção, alternando o seu uso em mechas mais finas e outras mais grossas
  • Para finalizar prenda grampos em todo o cabelo, com distância de 3 a 5 cm um do outro, e utilize o secador quente em todo o comprimento. Ainda com os grampos na cabeça passe o Hair Spray. Essa etapa serve para marcar as ondulações características dos penteados dos anos 40.
  • Deixe os grampos no cabelo por mais 45 minutos, retire-os e finalize mais uma vez com o spray, caso seja necessário.

Cabelo de sereia

Cabelo de sereia

O movimento, chamado de “sereismo” vem atraindo mulheres de todas as idades, e até as famosas, como a modelo e atriz Yasmin Brunet. O cabelo no estilo sereia, com certeza é um dos penteados mais diferentes e descontraídos dessa lista. Pode ser utilizado solto, com um ar mais praiano e um aspecto frisado, ou com tranças embutidas no estilo espinha de peixe. Para as mais irreverentes vale apostar nas tintas candy colors e sprays coloridos para criar um visual completo de uma sereia. Confira como fazer o cabelo frisado com a chapinha:

Passo a passo:

  • Divida todo o cabelo em mechas finas de 2 centímetros;
  • Nessa mecha, aperte a chapinha bem próxima a raiz e vire com uma leve torcida para cima. Essa é uma maneira de marcar o cabelo;
  • No mesmo ponto, aperte a chapinha mais uma vez e vire-a para baixo. A ideia é criar um movimento de zig zag em todo o comprimento da mecha;
  • Repita o mesmo processo em todo o cabelo;
  • Finalize com Hair Spray.

Liso total

liso total

Esse não é um dos exemplos de penteados diferentes que integram esse post, mas ainda faz a cabeça das mulheres. O liso total, quando feito adequadamente, cria um visual elegante, moderno e prático. É importante utilizar um protetor térmico para evitar a quebra e o aparecimento de frizz. Também é possível escolher um acabamento mais reto ou com mais movimento, de acordo com o gosto da cliente e do cabeleireiro.

Passo a passo:

  • Divida todo o cabelo em quatro partes, separando cada uma em mechas finas. Caso o cabelo seja crespo, cacheado ou muito volumoso, faça uma escova poderosa antes de iniciar o procedimento;
  • Utilize a chapinha três vezes seguidas, em cada mecha, da raiz até as pontas. Tenha cuidado com o couro cabeludo;
  • Faça movimentos lentos, mas não pare até chegar às pontas para que o cabelo não fique marcado;
  • Repita todo o processo até finalizar todo o cabelo. Não esqueça de definir como será o acabamento das pontas: retas ou com movimento mais leve e natural. No último caso, basta virar as pontas para dentro com a chapinha;
  • Finalize o penteado com um pouco de reparador nas pontas.

E você, conhece outros penteados diferentes para fazer com a ajuda da chapinha? Curta nossa página no Facebook e acompanhe outras novidades do site.

5 Comentários


  1. Gostaria de saber como tirar o amarelo avo da raiz do cabelo loiro?


    1. Olá Helenice! Experimente o tratamento de Matização Iluminadora da linha Blond System da Aneethun. Ela é indicada para neutralizar o amarelo indesejado, uniformizar a cor dos fios loiros e grisalhos, iluminando o tom claro dos cabelos. Lembre-se de sempre consultar o seu cabeleireiro!


  2. Qual produto da Aneethun usar antes do babyliss


    1. Olá!

      O ideal é sempre usar finalizadores com proteção térmica para prevenir danos causados pelo calor. Todos os nossos finalizadores tem essa proteção.
      Para fixação extra, voce pode usar o Creme Gel ou a Pomada Modeladora da linha Style!

      Jonatan Junior

Comentários encerrados.