9 regras de ouro para cuidar dos cabelos loiros

Os cabelos loiros são os preferidos por muitas mulheres do mundo todo. E no Brasil, não é diferente! Nos salões do país, tem sempre alguém investindo em madeixas douradas para mudar, iluminar ou, simplesmente, rejuvenescer o visual.

Porém, verdade seja dita: manter os fios loiros saudáveis, brilhantes e bonitos é uma tarefa que exige paciência, tempo e muita dedicação. Tais cuidados começam dentro do salão, no exato momento em que se inicia o processo de coloração dos fios.

Para compreender bem como conseguir o loiro perfeito, capaz de arrancar suspiros de homens e mulheres, é fundamental seguir 9 dicas essenciais. Confira!

Avaliação precisa

avaliacao precisa

 

Uma boa e franca conversa entre cabeleireiro e cliente é essencial para que dúvidas sejam tiradas, testes sejam feitos e o tom perfeito seja decidido. Alinhar até onde o profissional poderá chegar ou até onde o fio suporta ser descolorido garante um resultado melhor e mantém a saúde do cabelo.

Quanto mais saudável e menos química o cabelo tiver, mais o profissional poderá abrir o tom durante o processo. Já cabelos danificados e frágeis podem não aguentar e, como resultado, o fio tende a quebrar, ressecar em excesso ou emborrachar.

Preparação do fio

preparacao do fio

Após uma boa avaliação, o próximo passo é preparar o cabelo com produtos específicos da pré-coloração — que servem para deixar os fio mais resistentes — e realizar pelo menos uma hidratação profunda antes da mágica ser feita. Com isso, surge uma dúvida: quanto tempo antes de colorir meus cabelos preciso me dedicar à preparação do fio?

Bom, isso depende: para cabelos saudáveis e fortes, uma semana já é tempo suficiente. Já cabelos mais frágeis ou muito danificados podem necessitar de mais tempo e, até mesmo, de uma segunda avaliação do profissional para que seja liberada a coloração.

Rotinas necessárias

rotinas necessarias

 

Para que um cabelo loiro mantenha a cor, o brilho e o efeito sedoso, o primeiro passo é não lavá-lo todos os dias. Quando lavamos os fios diariamente, tiramos sua oleosidade natural, necessária para manter a hidratação da raiz às pontas.

Essa oleosidade serve como uma camada protetora para o cabelo contra as agressões exteriores — vento e poluição. Além disso, quanto mais lavamos um cabelo colorido, mais estamos contribuindo para a perda precoce da cor.

Outra dica é sempre optar por usar água em temperatura morna, nunca quente demais, mesmo em dias frios. Temperaturas elevadas tendem a ressecar o cabelo. Procure usar produtos específicos para cabelos coloridos ou loiros e fuja dos antirresíduos, pois eles aceleram o desbotamento da cor.

Produtos fundamentais

produtos fundamentais

O terror para quem adota cabelos loiros é que, com o tempo, a cor vai desbotando e, em consequência, chega em um tom amarelado, opaco e sem vida. Para conseguir manter a cor vibrante por mais tempo e evitar o amarelo indesejável, é importante usar uma vez por semana o famoso shampoo roxo para neutralizar o tom.

Os shampoos, condicionadores, máscaras e reparadores de pontas, por sua vez, devem ser muito bem escolhidos e recomendados. Procure usar sempre um que, além de ser indicado para cabelos loiros, seja ideal para o seu tipo de cabelo. Os reparadores de ponta são ótimos para evitar o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas.

Hidratação constante

hidratacao constante

Hidratar, hidratar e hidratar. Sempre e muito. Não há como fugir de uma hidratação profunda a cada 15 dias no salão. Só assim o cabelo loiro à la Gisele Bundchen — brilhoso, solto, macio e com aparência saudável — conseguirá se manter.

A hidratação faz com que os fios recuperem os aminoácidos e a água perdidos com a exposição ao sol, vento, mar, secador, chapinha e tantos outros inimigos do dia a dia. São esses fatores que fazem com que o cabelo loiro fique opaco, ressecado e com aquela aparência “espigada”, que alerta, de longe, um cabelo mal cuidado.

Atenção ao retoque

atencao ao retoque

Regra básica para quem tem cabelos loiros ou com luzes: retoque apenas a raiz, sempre! Não há necessidade de passar descolorante ou tinta em todo o comprimento do fio.

Isso pode destruir a estrutura capilar e, com o tempo, a única solução será um belo e radical corte. Quanto menos exposto à química o cabelo for, mais fácil será mantê-lo bonito e fazer com que ele esteja saudável para crescer forte.

Cuidado com o calor

cuidado com o calor

Não é apenas a água quente que faz mal ao cabelo. Existem três outros grandes vilões que precisam ser usados com parcimônia: chapinha, secador e babyliss. Sabemos que essas três ferramentas mágicas ajudam muito no dia a dia de quem quer desfilar com fios arrumados e no lugar.

Porém, o calor em excesso queima os fios, fazendo-os perder o brilho, e facilita o surgimento de pontas duplas. Com o tempo, o cabelo fica extremamente seco, sem movimento e com fio estático. Quando for muito necessário o uso desse combo, procure usar um bom protetor térmico para amenizar os danos.

Um bom corte faz bem

um bom corte faz bem

O ideal é alinhar o corte dos cabelos pelo menos três vezes por ano. Uma das maiores queixas de quem tem cabelos loiros é que eles demoram muito tempo para crescer.

Cortá-los ajuda a estimular o crescimento, além de eliminar pontas duplas ou muito ressecadas. Por mais que o corte seja apenas de 3 ou 4 dedos, já é possível notar uma boa diferença na estrutura do cabelo.

Cabelos loiros e o verão

cabelos loiros e o verao

O verão maltrata — e muito! — os cabelos de todas as mulheres. Para quem cultiva tons mais claros então, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados! Lembre-se de que a exposição ao sol, ao vento, ao mar e à água da piscina ajudam o cabelo a desbotar e a ressecar.

Por isso, o ideal é usar produtos específicos para essa época do ano, que ajudam a hidratar e protegem os cabelos dos raios solares. Protetor solar para cabelos é fundamental e não pode ficar de fora da sua lista de cuidados! Se você frequenta muito a praia ou a piscina, saiba que a rotina de hidratação deve ser intensificada para uma vez por semana.

Como podemos ver, o cabelo loiro ideal não é uma meta impossível de ser alcançada! Ele apenas requer um cuidado maior para que possa brilhar e deixar qualquer mulher ainda mais bonita.

E então? Gostou das nossas dicas sobre os cabelos loiros? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar algo conosco? Deixe seu comentário!

 

Aneethun recomenda

Linha Blond System Matização Iluminadora – equilíbrio dos tons para cabelos loiros e grisalhos.

Linha Blond System Aneethun

Compartilhe nas suas redes sociais