Quais são os cuidados necessários ao tratar cabelos loiros?

Sempre na moda, os cabelos loiros são os queridinhos das mulheres! Combinam com qualquer estilo, iluminam o rosto e podem até ser responsáveis por rejuvenescer o visual!

Sabemos que o loiro perfeito é o sonho de muitas mulheres, mas que o agressivo processo de descoloração pode danificar os fios e transformar esse sonho em um verdadeiro pesadelo. As cutículas dos fios se abrem e o cabelo acaba perdendo queratina e água, o que o torna ressecado.

Mas há algumas maneiras para contornar os danos causados pelo processo e, seguindo todos os cuidados necessários, é possível manter os cabelos brilhantes e saudáveis!

Quer saber os principais cuidados necessários para que os cabelos loiros saiam do salão macios e com muito brilho? Então, continue lendo este artigo!

Invista nos produtos

O shampoo, o condicionador e a máscara utilizados devem ser próprios para cabelos descoloridos. Uma dica é utilizar uma máscara com pH entre 3 e 4, que fechará as cutículas abertas pelo descolorante, devolvendo a maciez ao cabelo.

Já o shampoo deve ter um pH entre 5 e 6. Os produtos devem ser de alta qualidade sempre, para garantir que os efeitos desejados sejam alcançados.

Oriente bem as clientes

Muitas vezes, não entendemos o quão agressivo pode ser o processo de transformação dos fios escuros para loiros. Por isso, é extremamente importante orientar a cliente, para que assim ela saiba exatamente o que será feito em seu cabelo durante o processo de descoloração.

Você pode explicar, por exemplo, porque a descoloração não deve ser associada a outras químicas. As clientes devem ser lembradas que cabelos loiros pedem maior frequência das visitas ao salão, já que o cuidado de um cabeleireiro é essencial.

Além disso, destaque o fato que elas devem voltar ao salão sempre para que continuem garantindo a saúde de seus fios com maior intensidade do que os tratamentos caseiros permitem.

Orientar sobre os cuidados com secadores e chapinhas em casa também é uma boa dica, pois, com o uso indevido, elas podem danificar os próprios fios. Dessa forma, você cria um maior engajamento com a cliente, que também será uma importante aliada na construção do loiro impecável!

Não se esqueça dos tratamentos

nao-se-esqueca-dos-tratamentos

No dia da descoloração, o ideal é que, em seguida, sejam realizados tratamentos para fortalecer os fios e devolver a umidade natural dos cabelos, repondo os nutrientes perdidos.

Como as cutículas se abrem no processo, os produtos serão absorvidos com maior facilidade do que se os tratamentos forem feitos algum tempo depois. Assim, suas clientes já sairão do salão arrasando, com cabelos loiros supermacios!

A frequência das hidratações também é importante e os produtos hidratantes devem ser alternados com produtos que devolverão a queratina aos cabelos, para que as cutículas abertas pelo processo de descoloração se fechem.

Abuse de produtos finalizadores

Para garantir a aparência saudável e sedosa, produtos finalizadores são grandes aliados. Óleos e leave-ins protegem as madeixas, ajudam a desembaraçar sem quebrar os fios, cuidam das pontas e ainda deixam um cheirinho incrível!

Quanto maiores os cuidados, melhores os resultados, certo?

Preste atenção redobrada para os platinados

cuidados-cabelos-loiros-platinados

 

Cada vez mais em alta, os cabelos platinados têm sido muito requisitados! Graças ao superclareamento do fio, esse é um processo que devemos ter cuidado extra, já que a fragilização dos fios é ainda maior. Para garantir uma descoloração segura, procure cabeleireiros que utilizem produtos anti-danos durante o processo químico.

O fato que retoques constantes são necessários, também contribui para danificar os cabelos. Um tratamento intensivo deve ser feito para repor os nutrientes e os produtos usados devem ser de ótima qualidade.

O uso de produtos matizantes não deve se esquecido, pois eles serão os responsáveis por intensificar o efeito platinado, eliminando qualquer resquício amarelado que pode ter ficado nos fios. Eles funcionam combatendo a oxidação dos fios, que pode ser causada pela exposição ao vento, à água e ao sol.

Alie-se aos matizantes e desamareladores

produtos-desamareladores-cabelos-loiros

 

Os matizantes e os desamareladores são ferramentas importantes para correção de tons e para a manutenção deles. Apesar de compartilharem a função de corrigir tons, eles são diferentes e a escolha de qual utilizar se dá a partir de uma análise do cabelo.

Os matizantes são utilizados para neutralizar os fios de tons acobreados e laranjas. Dessa forma, não são indicados apenas para os loiros platinados e, sim, para qualquer loiro que precise de correção. Após a aplicação, o seu efeito é mais imediato e ele deve ser utilizado com cautela para não manchar o cabelo.

Os desamareladores suavizam os pigmentos amarelos dos fios. Com o passar do tempo, é comum que os fios tingidos de loiro adquiram um aspecto “amarelo-ovo” indesejado pela maioria das clientes, o que pode ser combatido com o uso dos desamareladores.

A Aneethun indica a linha Blond System, que promove uma matização intensa e deixa os fios com um brilho platinado desde a primeira aplicação. Neutraliza o amarelo indesejado promovendo o equilíbrio dos tons claros dos cabelos loiros.

Proteja os fios do calor

proteja-cabelos-loiros-do-calor

Protetores térmicos são de extrema importância! O cabelo já está fragilizado e, como consequência, ele está mais suscetível aos possíveis danos causados pelo calor. Utilizar produtos termoativos é a saída para garantir a beleza dos cabelos e eles também podem ser aliados a um defrizante.

Respeitar a distância mínima do secador é outro fator fundamental para não danificar os cabelos com o calor. Para que o tom se mantenha, a lavagem dos cabelos deve ser feita em água fria ou morna, já que a água quente pode desbotar e tirar o brilho dos fios.

Estude o fio

Cada cabelo pede uma abordagem diferente. Por isso, você deve escolher como vai realizar o desejo da sua cliente a partir de um estudo dos seus fios, desenvolvendo uma estratégia personalizada.

Fios muito escuros, por exemplo, pedem que o visual loiro seja adotado aos poucos, diminuindo assim os danos e permitindo que o cabelo tenha algum tempo para se recuperar. Lembre-se que não vale a pena abrir mão da saúde dos cabelos em prol do imediatismo!

É essencial que os cabelos estejam em condições adequadas para que sejam descoloridos. Você deve ter conhecimento de químicas utilizadas anteriormente nos fios e quais foram elas. Cabelos extremamente sensibilizados e saturados de químicas não são indicados para a descoloração. Nesse caso, tratamentos para devolver a vitalidade dos fios devem ser feitos antes da realização do processo.

O teste da mecha é uma ótima opção para saber como os cabelos vão reagir à descoloração, prevendo, assim, qual é o limite que o fio aguentará, quais são os tratamentos adequados e qual é o melhor tom.

A elasticidade e a resistência devem ser observadas, assim como a porosidade. Definir o tom de loiro desejado também é importante, pois quanto mais claro, maiores os danos.

Viu como é possível atingir o tão sonhado loiro sem comprometer a saúde capilar? Os fios não precisam sofrer para alcançar os tons mais claros! E aí, tem alguma outra dica para manter os cabelos loiros sempre sedosos? Conta pra gente nos comentários! E não se esqueça de conferir a nossa linha Blond System!

Compartilhe nas suas redes sociais