Queda de cabelo e o câncer de mama

Tempo de leitura: 3 minutos

Passar por um tratamento de saúde é bem desafiador, principalmente quando se trata de um câncer de mama., seja ele qual for. Essa doença é muito agressiva ao organismo e seu tratamento causa graves efeitos ao corpo, além de cansaço extremo, sangramento e náuseas a queda de cabelo também pode ocorrer como uma das consequências da quimioterapia ou outro tratamento oncológico. .

A possível queda de cabelo se torna um trauma enorme para a mulher, pois isso carrega um valor emocional grandiosíssimo, e lidar com o fato de não o ter mais os cabelos (pelo menos por um período) pode ser muito desafiador.

Na fase da descoberta de um câncer, além do choque emocional de enfrentar uma enfermidade o que imediatamente vem ao pensamento é: “e agora? Meus cabelos irão cair?”

O intuito dessa nossa conversa é apoiar você nesse processo tão delicado.

Porque durante o tratamento de câncer o cabelo começa a cair?

tranças de cabelo e o símbolo do outubro rosa

Antes de passar algumas dicas para te ajudar a superar esse processo, vamos entender o porquê na maioria dos casos os cabelos caem!

É comum a queda dos cabelos após 15 dias da primeira sessão de quimio, pois os remédios utilizados, atacam as células que se multiplicam com maior rapidez, sendo o caso das células cancerígenas e o das células do folículo piloso.

Em todos os casos os cabelos irão cair? Não são em todos os casos da doença que haverá queda de cabelo, existe uma série de combinações como dosagem quimioterápica, resposta de cada organismo, intervalo entre as aplicações e outros fatores que influenciam nesse aspecto.

A boa notícia é que se em seu caso houver queda de cabelo, após o termino término do tratamento, ele voltará a crescer, contudo vale ressaltar que em alguns casos o cabelo poderá mudar a qualidade, cor, textura e consistência.

5 Dicas importantes para o cuidado com os cabelos, durante o tratamento do câncer de mama

mulher com câncer com lenço rosa sobre a cabeça

Bom, vale compartilhar com vocês algumas dicas que poderão tornar esse processo mais leve e seus cabelos bem tratados.

DICA 1 – Stress. Uma das grandes causas de queda do cabelo nesse tempo é o stress. Esse fator dificulta o crescimento forte e saudável do seu cabelo. Procure estar com pessoas próximas, queridas neste momento tão desafiador.

DICA 2Tenha uma boa alimentação. Sabemos que a qualidade do que comemos, interfere diretamente na pele e cabelo, então, siga à risca a dieta passada pelo seu médico e pratique a alimentação consciente, ah não se esqueça de beber bastante água.

DICA 3Mantenha um cuidado extra com seu couro cabeludo. Uma excelente maneira de estimular o crescimento dos fios é fazer uma boa massagem no couro cabeludo. Ao lavar o couro, use a ponta dos dedos em movimentos circulares, com o objetivo de aumentar a circulação sanguínea na região. Tão importante como lavar corretamente o couro cabeludo é usar produtos corretos para higienização.

DICA 4Use uma boa máscara. No período de dois a três meses após o término do tratamento, seu cabelo estará em crescimento, por isso é necessário o uso produtos direcionados para força e crescimento saudável. Indicamos a linha Force Systen para estimular o crescimento, nutrir, hidratar, condicionar e aumentar o diâmetro do cabelo, devolvendo aos fios novos vitalidade, maleabilidade e penteabilidade, visto que em alguns casos os cabelos nascem mais opacos e com texturas diferentes.

DICA 5 – Dê manutenção no seu corte. Visto que o cabelo pode crescer desigual, após uns 3 meses você pode fazer uma manutenção no corte para ajustar as formas e criar um melhor estilo que represente essa nova etapa da vida.

Por fim, parabéns por ter superado esse momento tão delicado, certamente te transformou em uma mulher mais forte e aguerrida e com cabelos tratados, nutridos e saudáveis.

Artigo por Lucas Barroso | Master Aneethun

  • Lucas Barroso atua na área da beleza há 14 anos
  • Formado como cabeleireiro pelo Instituto Técnico do Cabeleireiro(ITC)
  • Formado como Designer de corte de cabelo na academia Pivot Point na Argentina
  • Graduado em Visagismo na Academia LIMAGROUP.