4 dicas inusitadas e infalíveis para cuidar dos cabelos

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim como todas as partes e órgãos do corpo, nossos cabelos também precisam de cuidados especiais. Para mantê-los saudáveis, a dica mais importante é manter uma alimentação saudável e balanceada, porque apesar de todos os produtos e tratamentos que fazemos nos fios o cuidado precisa começar por dentro. Ingerir vitaminas, sais minerais e nutrientes promovem um crescimento saudável de fios fortes e bonitos, evitando a quebra e a queda.

Além da alimentação balanceada e manter o corpo hidratado ingerindo bastante água, existem outros hábitos que ajudam a manter os fios fortes e sadios. Separamos algumas dicas e cuidado que você pode ter com os cabelos sem precisar sair de casa.

Proteja os fios do sol

Estamos entrando no período mais quente do ano, no qual a exposição ao sol aumenta. Os raios solares podem danificar os fios deixando-os secos e quebradiços, portanto, é preciso protegê-los para que esses danos sejam os menores possíveis. Existem produtos com proteção solar UV e com FPS para os fios, indicados principalmente para fios coloridos, que ajudam na preservação da cor, amenizando o desbotamento. Então, aposte em óleos e cremes para pentear sempre que expor os fios ao sol.  E não se esqueça de reaplicar o produto sempre quando sair do mar ou piscina, e assim que possível dê um banho de água potável nos fios eliminando o sal e o cloro.

Faça umectação regularmente

Um dos principais motivos do frizz e do aspecto seco nos fios é a falta de oleosidade natural do cabelo. Para impedir esse problema, é indicado que você faça umectação nos fios. A técnica se baseia em nutrir e fortalecer os fios através da aplicação de óleos vegetais. O objetivo é também repor nutrientes nos cabelos, deixando-os com mais brilho e fortalecidos. Você pode fazer a umectação durante o dia ou antes de dormir, deixando os ativos do óleo escolhido agir a noite toda. A umectação é muito indicada para cabelos cacheados e crespos, que pela própria estrutura em espiral do fio impede que a oleosidade natural do cabelo chegue às pontas. Já para cabelos naturalmente muito oleosos, a técnica deve ser usada com moderação. O óleo de coco, rícino e argan são as melhores opções para a umectação.

Troque pentes de plástico por pentes de madeira

Pentes de madeira são perfeitos para evitar o frizz, que pode ser gerado pela estática que o contato do pente de plástico no cabelo causa. Durante o banho, utilizar pentes de madeira com dentes largos facilita no desembaraço dos fios (para a melhor durabilidade do material, deixe secar ao sol após o uso). É uma ótima opção para pentear fios cacheados sem desalinhar a estrutura do fio, além de ser ideal para cabelos finos e quebradiços. Não utilizar o pente de plástico evita atritos no couro cabeludo, fios arrebentados e proporciona vitalidade aos fios.

Aposte no pré-shampoo

A técnica é mais conhecida popularmente pelo nome ‘pré-poo’, que consiste em proteger o comprimento dos fios dos agentes de limpeza do shampoo. Aplique um creme condicionador, um óleo ou um creme próprio para pré-poo somente no comprimento dos fios aproximadamente 15 minutos antes do banho. Com essa técnica, a espuma criada pelo shampoo age de uma forma mais suave nas pontas, que estão protegidas pelos agentes condicionantes utilizados.