Cronograma Capilar de Verão

Na estação mais esperada do ano, nada melhor que poder curtir toda a energia que o verão traz, com os  cabelos lindos e fortalecidos. Porém, hábitos como exposição a raios solares e vento, mergulhar no mar e na piscina, deixam os fios ressecados e sem vida.

Para recuperar e tratar os cabelos, a Aneethun preparou rituais de Cronograma Capilar que irão restaurar o aspecto saudável e brilhante dos fios, além de protegê-los.

Elaborados com tratamentos essenciais para hidratação, nutrição e reconstrução, cada ritual atende ao estado e tipo de diagnóstico do cabelo.

Seus cabelos resistentes, radiantes e sublimes o verão  inteiro com Aneethun.

CRONOGRAMA CAPILAR, VOCÊ SABE O QUE É?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que devolvem a vida e o brilho às suas madeixas. Ele intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução, podendo também realizar o Detox como um plus adicional ao seu tratamento. 

Cada etapa do cronograma capilar oferece uma solução específica para cabelos danificados por fatores como poluição, incidência de raios solares, cloro da água, uso excessivo de ferramentas de calor, procedimentos químicos de coloração ou descoloração, entre outros.

A QUEM SE DESTINA O CRONOGRAMA CAPILAR?

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da sua textura ou curvatura, já que todos os fios podem sofrer com fatores externos. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar completamente a saúde capilar.

Agora que você sabe como essa rotina de cuidados funciona, consegue entender a importância do cronograma capilar de verão? É nessa estação que nosso cabelo perde um maior volume de hidratação, e torna-se essencial repor a umidade a fim de combater o ressecamento.

CRONOGRAMA CAPILAR: ETAPAS ESSENCIAIS

1 – CABELOS SECOS PRECISAM DE HIDRATAÇÃO

A hidratação é o cuidado fundamental durante o verão. Mas com isso não queremos dizer apenas hidratar o cabelo, e sim todo o corpo. Não se esqueça de beber água com frequência para que seu corpo possa repor toda a água que evapora em forma de suor.

A hidratação serve para repor a umidade natural dos nossos fios. Isso porque o cabelo perde água diariamente, tornando-se opaco e áspero. Por meio dessa etapa é possível reparar essa perda.

Sendo o primeiro cuidado fundamental durante a estação do calor. Ela já deve fazer parte da sua rotina de beleza durante o ano inteiro, mas durante o verão pode ser importante aumentar a frequência do tratamento – principalmente se você pretende passar bastante tempo na praia ou na piscina.

Se você costuma fazer uma hidratação a cada duas semanas, comece a hidratar as madeixas semanalmente nesse período. Assim, você garante que elas não fiquem ressecadas mesmo com os mergulhos na água com sal ou cloro.

2- CABELOS RESSECADOS PRECISAM DE NUTRIÇÃO

A nutrição capilar é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora aos fios que selam e alinham as cutículas do cabelo e mantém tanto a água quanto a oleosidade natural dentro do fio, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes.

Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios fiquem nutridos, protegidos, mais bonitos, saudáveis e sem ressecamento.

Cabelos cacheados e crespos costumam apresentar maior tendência ao ressecamento dos fios, pois sua curvatura impede que a oleosidade do couro cabeludo chegue às pontas. Assim, a nutrição capilar é uma etapa muito importante para eliminar o ressecamento.

É um cuidado muito popular entre as mulheres que não abrem mão dos cabelos bonitos e saudáveis. Os óleos ajudam a repor os nutrientes perdidos com os danos do dia a dia, que são mais intensos durante o verão. Além de ajudar na hidratação, a nutrição ajuda a recuperar o brilho perdido pelos fios.

Ela também pode ser feita semanalmente durante o verão para evitar que os danos causados pelo sol, sal e cloro prejudiquem a saúde dos fios.

A nutrição capilar pode ser feita de três formas:

  • Máscaras para nutrição: Cremes compostos por óleos e manteigas que irão repor a oleosidade dos fios durante o banho, com ação rápida que pode variar entre dois e cinco minutos.
  • Umectação com óleo vegetal: Tratamento em que os cabelos são banhados com óleos vegetais antes de serem lavados. Nele, deixa-se o produto agir por 30 minutos e, em seguida, segue-se o procedimento de lavagem normalmente.
  • Umectação noturna: Tratamento indicado para cabelos muito ressecados. A umectação noturna é feita com óleos vegetais, que são aplicados nos cabelos “sujos” e agem nos fios durante o sono, sendo lavados apenas no dia seguinte.

Umectação: você sabe o que é?

A umectação nada mais é do que um banho de óleo nos cabelos. É um tratamento à base de óleo vegetal capaz de nutrir os cabelos, repor a oleosidade necessária e recuperar os fios ressecados por químicas e demais fatores. A umectação é uma etapa da nutrição. Este tratamento é ideal para todos os tipos de cabelo, especialmente os cacheados, crespos, crespíssimos e em transição.

3- CABELOS DANIFICADOS PRECISAM DE RECONSTRUÇÃO

A reconstrução é a fase em que o fio será reconstruído, de modo a garantir sua força, elasticidade e resistência, repondo aminoácidos essenciais ao fio para fortalecer a queratina. Isso porque essa proteína representa 90% da massa capilar e, quando a perdemos, nosso cabelo se torna fraco e quebradiço. A reconstrução não deixará isso acontecer.

Se você abusou da química durante o verão, passou tempo demais na praia ou exagerou no uso de secador, chapinha ou babyliss durante a estação, essa etapa também é para você, visto que a química e esses instrumentos deixam o fio mais sensibilizado e quebradiço.

Se os seus fios já estiverem danificados e com perda de massa capilar, a reconstrução é importante para restaurar a saúde das madeixas e devolver a massa perdida. 

Por ser a etapa mais potente do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na real necessidade do cabelo, ou seja, apenas fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período mais indicado.

4- NÃO SE ESQUEÇA DO DETOX CAPILAR

O detox capilar também é muito importante para garantir que as madeixas fiquem super saudáveis durante o verão. Para isso, deixe o secador, chapinha e babyliss um pouco de lado nesse período e aproveite para deixar o cabelo mais natural na estação do calor.

Também vale apostar em um Shampoo com ação quelante para ter certeza de que o couro cabeludo e os fios estão livres de resíduos de sal, cloro e mesmo areia que podem se acumular.

DICA EXTRA: PROTEÇÃO SOLAR DEVE SER CUIDADO DIÁRIO.

Aproveite para incluir no seu cronograma capilar de verão produtos específicos para a estação mais quente do ano, que costumam contar com fatores de proteção solar que irão amenizar a ação dos raios UV. Isso ajudará também a fazer com que a cor desbote com menos intensidade.

A proteção solar é um cuidado que deve ser feito diariamente para proteger o seu cabelo contra a ação nociva dos raios solares. Aposte em leave-ins que tenham protetor solar, especialmente quando for se expor ao sol por um período mais prolongado.

Se for à piscina ou praia, é uma boa ideia reaplicar o produto a cada mergulho, para garantir que o efeito continue durante o dia inteiro.

PROCURE TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

Você deve manter uma alimentação equilibrada, pois ela interfere muito na sua saúde capilar. Essa dica não vale somente para ser usada no verão!  Durante a estação das altas temperaturas prefira comer alimentos nutritivos, como grãos, frutas, saladas… E não se esqueça de tomar muita água para que seu corpo possa repor toda a água que evapora em forma de suor.

QUAIS PRODUTOS DEVO USAR NO MEU CRONOGRAMA?

Cada etapa do cronograma capilar do verão exige produtos específicos que irão agir de formas diferentes no cabelo. Para a hidratação, prefira máscaras hidratantes adequadas para seu tipo de cabelo. Durante a nutrição, use óleos e máscaras nutritivas e durante a reconstrução opte por máscaras com função reconstrutora.

Confira a seguir o melhor cronograma capilar para o seu cabelo e aproveite a estação mais quente do ano sem medo. 

Compartilhe nas suas redes sociais