Veja as causas e os tratamentos para a queda de cabelo

Veja as causas e os tratamentos para a queda de cabelo

Tempo de leitura: 6 minutos

A queda de cabelo é uma situação clínica bastante temida por homens e mulheres em todo o mundo. Apesar de estar frequentemente relacionada com o sexo masculino, muitas mulheres também enfrentam a batalha com a alopécia — termo médico utilizado para classificar essa manifestação indesejada no couro cabeludo.

A medicina estética vem batalhando intensamente para descobrir maneiras de driblar a alopécia feminina e masculina, com a ajuda de medicamentos e, até mesmo, de cosméticos poderosos.

Se você ficou interessado em explorar mais sobre esse assunto, confira o nosso artigo abaixo, em que apresentaremos as principais causas e os tratamentos para a queda de cabelo!

Queda de cabelo, o que causa esse problema?

Queda de cabelo o que causa esse problema

A queda de cabelo pode ser dividida em dois tipos diferentes: a queda causada por consequência de outras condições clínicas e a tradicional calvície. A calvície é uma condição genética, que resulta em perda involuntária dos fios de cabelo ao longo do tempo, por ação de genes específicos que determinam essa queda.

A perda de cabelo como consequência de outras condições clínicas pode ser encontrada em diversas situações, como as listadas abaixo:

  • Doenças na tireoide;
  • Desnutrição;
  • Amamentação;
  • Doenças autoimunes ou infecciosas;
  • Excesso de uso de produtos químicos nos fios;
  • Excesso de uso de secador e chapinha nos fios;
  • Uso de penteados agressivos ao couro cabeludo;
  • Estresse;
  • Anemia;
  • Envelhecimento;
  • Alterações hormonais.

Mesmo sendo apresentado como consequência de várias condições clínicas ou por ser uma condição genética, é possível afirmar que a queda de cabelo é uma situação normal da nossa rotina.

Qualquer um de nós que não apresenta os problemas apresentados acima, pode chegar a perder até 100 fios de cabelo diariamente. Por esse motivo, ao ver fios de cabelo perdidos na sua escova ou entre os dedos ao passar a mão no couro cabeludo, não se preocupe: a queda só é considerada realmente um perigo quando o problema é facilmente visualizado, influenciando na sua estética e bem-estar.

Quais são os efeitos na saúde causados pela queda de cabelo?

Quais são os efeitos na saúde causados pela queda de cabelo

Não podemos afirmar que a queda de cabelo é considerada um problema grave para sua saúde. Ela pode sim, ser uma consequência de alguma doença mais séria e, portanto, um sinal para observarmos mais de perto como anda o funcionamento do nosso organismo.

Apesar de não representar um risco de vida, a consequência mais grave da queda de cabelo é, sem sombra de dúvidas, o seu golpe na autoestima e na sensação de bem estar que temos com o nosso visual.

Tanto para os homens e, especialmente, para as mulheres, a queda de cabelos pode resultar em problemas emocionais e, até mesmo, na aceitação de sua própria imagem, que afetam diretamente a qualidade de vida e a saúde dessas pessoas.

Por esse motivo, o tratamento da queda de cabelo, independente de sua causa, é um cuidado considerado indispensável para a grande maioria dos profissionais que trabalham com estética.

Como tratar a queda?

como tratar a queda

O tratamento da queda de cabelos pode ser feito de diversas maneiras — naturais, com medicamentos ou com cosméticos — e a escolha do melhor método depende intimamente da causa da queda e, é claro, da vontade do paciente em se dedicar a uma das opções.

Apresentaremos abaixo algumas das soluções mais procuradas para tratar os diversos tipos de alopécia, para que você escolha aquela que se adéqua melhor à sua condição.

Tratamento medicamentoso

Se você vai a um consultório de um dermatologista para tratar a sua queda de cabelos, provavelmente vai ter sugerido como solução algum tratamento medicamentoso, especialmente se a causa da queda é hormonal ou genética.

Medicamentos baseados em compostos que estimulam o crescimento dos fios ou, até mesmo, que aumentam a ingestão de nutrientes que fortalecem o cabelo que está para nascer, são as principais opções oferecidas pelos dermatologistas.

Vale a pena reforçar que o tratamento medicamentoso jamais deve ser feito por conta própria. A prescrição médica é indispensável para que você possa encontrar a dosagem ideal para a sua condição clínica.

Tratamento natural: máscara de gengibre

Um dos tratamentos naturais para queda de cabelo mais populares é a máscara de gengibre, que pode ser produzida e aplicada em casa, para combater essa condição estética tão indesejada.

A máscara de gengibre é um sucesso porque muitos especialistas acreditam que esse alimento apresenta uma grande capacidade de estimular o fluxo sanguíneo na região do couro cabeludo, aumentando a resposta dos fios e, consequentemente, o seu crescimento.

Para prepará-la, basta misturar uma colher de sopa de gengibre ralado e uma de azeite de oliva. Aplique no cabelo imediatamente e deixe agir por 15 minutos, retirando o excesso durante o banho. O tratamento deve ser feito dia sim, dia não, durante um mês.

Tratamento cosmético antiqueda

O tratamento mais popular e que tem apresentado os melhores efeitos para todos os tipos de queda de cabelo é, sem sombra de dúvida, o realizado com a ajuda de produtos cosméticos.

Shampoos, loções estimulantes e condicionadores antiqueda que são produzidos com substâncias que atuam diretamente no couro cabeludo e nas glândulas sebáceas (como a queratina e aminoácidos vegetais), são bastante eficientes em reduzir a ação microbiana e em favorecer o crescimento dos fios de cabelo.

A aplicação simples desses produtos é o seu maior sucesso, visto que a utilização diária deles aumenta a possibilidade de adesão ao tratamento antiqueda, melhorando significativamente os resultados esperados após o seu uso.

Quando o tratamento é associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis, que não vão comprometer a qualidade da saúde e, consequentemente, a nutrição dos fios que nascem no couro, a garantia de resultado positivo é praticamente garantida.

A queda de cabelo é, como afirmamos acima, uma condição clínica que compromete o estado emocional de qualquer pessoa que sofre com esse problema estético. Os tratamentos apresentados são soluções que podem ajudar a diminuir a angústia que a perda dos fios pode causar, sendo a opção realizada com cosméticos a que tem se apresentado como mais eficiente e procurada por pacientes com diferentes causas da queda.

Você sofre com a queda de cabelo? Já diagnosticou o que é a principal causa desse problema? Qual foi o tratamento escolhido por você? Conte para a gente! Compartilhe sua experiência conosco!

Aneethun recomenda: Linha AntiQueda Therapy

Linha AntiQueda Therapy Aneethun

4 Comentários


  1. Meu cabelo cai faz muito tempo cresce de mais .já usei e tomei todos os tipos de remédio uso shampoo manipulado a seis anos e nada .fiz exames não tenho nenhuma doença que faz caí cabelo.não sei entro em depressao cada vez que me olho no espelho.


    1. Olá Antônia!
      O estresse do dia-a-dia é um dos maiores causadores da queda de cabelo. Procure levar uma vida mais leve e menos preocupada. Sempre que puder, separe um tempo para fazer algo que você gosta e que te relaxe. Dessa forma o tratamento com o AntiQueda será bem mais efetivo e você perceberá ótimos resultados! Então, nada de depressão toda vez que você se olhar no espelho, OK?!


  2. Gostaria de trabalhar com esta linha da Aneethun.

Comentários encerrados.