Outubro Rosa: autocuidado, conscientização e prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: autocuidado, conscientização e prevenção ao câncer de mama

Tempo de leitura: 4 minutos

Outubro Rosa: autocuidado, conscientização e prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês que nos lembra a importância do cuidado e prevenção ao câncer de mama, a doença que mais atinge mulheres no mundo todo. Conhecido como “Outubro Rosa”, o movimento internacional de conscientização foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da 1ª Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), e, desde então, promovida anualmente.

No mundo inteiro, o mês de outubro é usado para compartilhar informações, fortalecer as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e promover a conscientização sobre a doença, destacando a importância do exame com regularidade com a finalidade de ajudar na redução da incidência de casos.

Outubro Rosa: autocuidado, conscientização e prevenção ao câncer de mama

Aneethun doa lenços e faz campanha de conscientização

Conscientes do nosso papel social e da importância do apoio, solidariedade e ressignificação da beleza, realizamos diversas ações voltadas para conscientização, acolhimento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tema “A beleza vai além do que se vê”, apoiamos mulheres diagnosticadas através da parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza, por meio da arrecadação de lenços e doação monetária.

A campanha também atinge as franquias e salões parceiros Aneethun, disponibilizando caixas para arrecadação de lenços novos e usados em pontos espalhados por todo o país. O material recebido através das doações será higienizado, embalado e doado para mulheres em tratamento de câncer em todo o Brasil, através da parceria com o instituto.

As peças devem estar em bom estado e os tamanhos precisam cobrir toda a cabeça. Aquelas no formato quadrado têm que ter no mínimo 90 cm² e as retangulares no mínimo 50 cm por 1,20 m, e que sejam em tecidos leves, mais finos ou algodão, lisos, estampados ou coloridos.

O câncer de mama no Brasil

No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial da doença, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%.

O câncer de mama também está na primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

  • Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
  • Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Os principais fatores de risco são:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, tomografia computadorizada, mamografia etc.);
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos;
  • Não ter filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio ou progesterona);
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio ou progesterona), principalmente por mais de cinco anos.

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário, de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos, ou em caso de câncer de mama em homem;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

O cuidado e prevenção ao câncer de mama com o diagnóstico precoce podem mudar histórias. Nós, da Aneethun, temos uma preocupação com você de uma maneira integral e acreditamos na importância da informação, conscientização sobre a doença e do exame com regularidade. Cuide de você e das mulheres que te cercam!

*A matéria possui dados, informações e orientações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Ministério da Saúde.