Tempo de leitura: 3 minutos
Nos últimos anos, o visagismo tem se tornado uma palavra cada vez mais presente no vocabulário de cabeleireiros e estilistas. E não é à toa! Especialistas nessa técnica têm ganhado destaque ao oferecer a seus clientes não apenas corte ou coloração, mas uma transformação no estilo, levando em consideração as características pessoais e a identidade de cada um.
O que é o visagismo?
Visagismo é uma técnica que busca valorizar a beleza e a personalidade de cada pessoa por meio do corte e da cor do cabelo. O objetivo principal é criar um estilo único, que converse diretamente com a essência da pessoa. Essa abordagem personalizada faz toda a diferença, pois leva em conta não só as formas do rosto, mas tom de pele, temperatura, contraste natural e, também, as preferências e o estilo de vida de quem está recebendo o tratamento.
A palavra “visagismo” vem do francês “visagisme”, que significa “rosto”. Assim, ao aplicar essa técnica, o profissional cria um design que favorece as linhas naturais do rosto, realçando o que há de mais bonito e equilibrado.
O visagismo no mundo masculino
Nos últimos anos, os homens têm se preocupado mais com a própria aparência, o que explica o prestígio crescente do visagismo. Em busca de mudanças na aparência sem intervenções cirúrgicas, o visagismo masculino é uma ótima opção para quem deseja renovar o visual e transmitir uma imagem mais segura e mais alinhada à própria personalidade.
Até mesmo no mundo dos famosos a prática tem se difundido. A dupla Cesar Menotti e Fabiano compartilharam em suas redes o novo visual:
No visagismo masculino, uma série de fatores é considerada para que o profissional adeque a imagem do cliente ao que ele deseja ver no espelho. É muito mais do que um corte de cabelo – a técnica considera barba, sobrancelha, coloração dos cabelos, vestuário, acessórios e até mesmo a rotina do cliente, visando adequar o novo visual ao seu dia a dia.
Como é o processo do visagismo em homens?
Primeiramente, o visagista analisa qual é a vontade do cliente, o que ele quer mudar e o que deseja transparecer na sua aparência. Muitos homens acabam levando imagens de referência para o novo visual, e cabe ao profissional adaptar essas inspirações à personalidade e às características do cliente.
No processo, o profissional considera o formato e a estrutura do rosto, fisionomia, personalidade e o que o cliente deseja transmitir com sua imagem, seja um rosto mais profissional, amigável ou sério.
Após isso, ocorre o corte de cabelo, barba e sobrancelha. Em alguns casos, o profissional também trabalha na coloração pessoal, indicando as melhores cores a serem utilizadas nos cabelos (caso o cliente deseje mudar a cor), além de sugestões de tons e estilos de roupas.
Realçando o que você tem de melhor
Mais do que seguir uma tendência do momento, o visagismo entende que cada pessoa é única e seu estilo deve refletir essa individualidade. Essa compreensão é capaz de contribuir para aumentar a autoestima e a autoconfiança, tornando a pessoa mais segura da sua própria imagem.
Para quem busca um novo visual ou apenas quer renovar a aparência, o visagismo é a chave para se sentir mais conectado com quem realmente se deseja ser.
Cada pessoa merece ser valorizada do seu jeito único. Por isso, trabalhamos com profissionais que entendem a importância de adaptar a técnica às suas necessidades.
Você pode contar com a Aneethun e seus parceiros para essa mudança.