CABELO ENVELHECE? ENTENDA COMO OS FIOS PERDEM FORÇA E VITALIDADE

Tempo de leitura: 9 minutos

Para muitas pessoas, descobrir que cabelo envelhece pode ser uma surpresa. Assim como a pele, os fios também são formados por células que vão diminuindo seu ritmo natural de renovação conforme o tempo passa.

COMO O ENVELHECIMENTO CAPILAR ACONTECE NOS CABELOS

Os cabelos entram no processo de envelhecimento quando os folículos pilosos, onde os fios são produzidos, começam a sofrer oxidação celular, se atrofiam e reduzem o processo do metabolismo capilar, o que afeta o desenvolvimento dos cabelos e reduz sua produção. Também pode acontecer uma diminuição da fase anágena, que é a fase de crescimento dos fios, fazendo com que os fios caiam mais rápido, resultando em fios mais finos, curtos e muito mais frágeis, na maioria dos casos.

Assim, o cabelo tem uma queda de proteínas e ceramidas no seu desenvolvimento e fica mais fino, opaco, áspero e sem elasticidade. A oxidação também afeta a produção de melanina que dá cor aos fios e resulta no processo de embranquecimento dos mesmos. Além disso, por conta do avanço da idade e chegada da menopausa, também ocorre a redução dos hormônios importantes para a formação e desenvolvimento dos fios.

 

OS HÁBITOS DIÁRIOS PODEM ACELERAR O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO CAPILAR

Apesar de ser um processo natural, os fios sentem a passagem dos anos e precisam de cuidados específicos, pois sofrem desde seu nascimento com o envelhecimento capilar, e esse processo também pode ser acelerado e intensificado com a realização de hábitos prejudiciais aos fios.

Fatores externos, como radiação solar, poluição, e a falta de cuidados com os fios, como a utilização de secador e chapinha sem proteção e a realização de químicas sem tratamentos posteriores, contribuem para o envelhecimento precoce do cabelo.

Temos também a genética, as mudanças hormonais como a menopausa, além das agressões internas por doenças como anemia, estresse e o uso excessivo de medicamentos como ansiolíticos que podem acelerar o processo de amadurecimento dos fios e resultar no surgimento precoce dos sintomas de envelhecimento capilar. É importante ressaltar que a alimentação inadequada, pobre em proteínas e vitaminas essenciais, também afeta o desenvolvimento dos cabelos e implica na formação de fios mais finos e frágeis. A insônia e o tabagismo também influenciam nesse processo de envelhecimento.

Por isso, é importante ficar atento para identificar as características que vão ajudar a descobrir se os fios estão envelhecendo e o que é preciso para diminuir a ação do tempo.

 

IDENTIFIQUE OS PRIMEIROS SINAIS DO ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

  • Fios brancos: a ausência de melanina. Ela é, de fato, um dos primeiros sinais visuais do envelhecimento, portanto, se você já percebe alguns fios claros na cabeça, é sinal de que o processo de envelhecimento já começou.
  • Afinamento dos fios:juntando todos os percalços ocasionados pela redução da produção de oleosidade natural acontece também o afinamento dos fios, que muito ressecados acabam caindo. O resultado é a perda de volume.
  • Menos brilho e vitalidadeas pontas costumam ser as que mais sofrem! A depender da exposição ao tempo, a produtos químicos e a dietas restritivas, o cabelo pode apresentar menos brilho, as cutículas diminuem de tamanho ficando com uma aparência mais opaca. Da mesma forma, essa alteração na cor dos fios tem a ver com a vitalidade dos pelos, um forte indicador de envelhecimento capilar.
  • Fragilidade e indisciplina: justamente pela diminuição das cutículas, que protegem o cabelo das agressões externas, o fio fica desprotegido, perdendo bastante massa capilar e resultando em fio fracos e propensos à quebra.
  • Ressecamento:com a idade o couro cabeludo passa a produzir menos oleosidade e o resultado disso é que os fios recebem menor hidratação, logo ficam mais ressecados. Outro fator é o descuido da pessoa com a alimentação, excesso de química ou outras causas.
  • Aspereza: com escamas menores, os produtos utilizados não se fixam corretamente nos fios (o mesmo vale para a coloração).
  • Fios quebradiços:o ressecamento dos fios faz com que eles quebrem com mais facilidade, dando aquele efeito “esfarelado”, como se o cabelo fosse desmanchando ao longo do seu comprimento.
  • Pontas duplas:outra consequência do ressecamento, as famosas pontas duplas (ou triplas, ou quádruplas), caracterizadas pela abertura do fio em várias partes.
  • Frizz:cabelos ressecados tendem a ter mais frizz, aquela camada de partes que se destacam do restante da cabeleira dando a impressão de estar eternamente despenteada.
  • Cor esmaecida:os efeitos do tempo também podem ser percebidos na cor dos fios, e não necessariamente na falta de pigmentação, mas no esmaecimento da cor, com a perda de brilho e vivacidade no tom das madeixas.
  • Queda: a queda capilar, por fim, é um forte indicador de que as suas madeixas precisam de cuidado. O envelhecimento do cabelo pode comprometer o folículo, facilitando a perda dos fios.

 

COMO CONTROLAR OS SINAIS DO ENVELHECIMENTO NO CABELO

Mesmo sem poder lutar contra a maturidade dos fios e o nascimento dos cabelos brancos, é possível controlar os danos do envelhecimento natural dos fios seguindo algumas dicas.

1. EVITE O EXCESSO DE QUÍMICAS

Mesmo que o processo de envelhecimento se dê de dentro para fora, os processos químicos têm o poder de fragilizar o couro cabeludo, deixando mais fraco e, assim, impossibilitado de produzir fios fortes e saudáveis. É importante estimular o couro cabeludo para melhorar a irrigação sanguínea e a renovação celular. A massagem, além de relaxante, garante fios mais fortes e resistentes e pode ficar ainda mais potente com o uso de produtos vitaminados, como o óleo capilar.

2. UTILIZE OS PRODUTOS CERTOS

Sempre falamos aqui sobre a importância de escolher o shampoo certo para o seu cabelo! E esse cuidado é ainda mais importante quando o processo de envelhecimento capilar começa. Pois os cabelos tendem a perder a capacidade de absorção de nutrientes, assim aposte em produtos que devolvam a massa capilar perdida e que revertam os danos no couro cabeludo como a queratina e a ceramida, que ajudam na perda de volume e na luta contra a fragilidade e a quebra.

3. APOSTE EM SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS

É importante que você proporcione ao couro cabeludo e ao cabelo tudo aquilo que o seu organismo já não produz mais. Uma boa maneira de conseguir isso é através de suplementos vitamínicos, que também podem dar uma forcinha para o crescimento dos fios. Mas, como em toda suplementação de via oral, é preciso conversar com o seu médico antes do consumo, até para que você saiba com precisão quais vitaminas deve repor.

Do ponto de vista de tratamento clínico, o dermatologista pode recomendar o uso de vitaminas específicas, como a queratina, a biotina e compostos como a melatonina, que parecem auxiliar na prevenção da rarefação capilar decorrente da idade. Alguns recomendam o uso de vitamina A ou componentes como o minoxidil e seus derivados para auxiliar no aumento da espessura dos fios. No caso da rarefação capilar decorrente da idade, o uso de loções e shampoos como a Linha Anti-queda Therapy da Aneethun também é muito recomendado.

4. PROTEÇÃO TÉRMICA

Além disso, na hora de secar, deve-se evitar o dano térmico, pois são cabelos especialmente fragilizados. Não se recomenda o uso de secador e chapinha muito quente, portanto utilize sempre um protetor térmico, como o Fluid Defense da linha Age System, que tem em sua tecnologia todos os ativos necessários para tratar o envelhecimento capilar.

5. HIDRATAÇÃO SEMPRE

Aposte sempre em boas hidratações, com formulações ricas em Pro vitamina B5, manteiga de oliva e aminoácidos.

Com o passar do tempo, os fios vão crescendo mais lentamente e têm mais dificuldade em produzir colágeno e elastina, o que causa afinamento e perda de densidade capilar.

Para reverter o quadro e recuperar o brilho, a maciez e massa da fibra, o ideal é seguir uma rotina de tratamentos completa no dia a dia. O mais indicado pelos experts é apostar em produtos enriquecidos com ingredientes que retardam o desgaste dos fios e restauram sua vitalidade.

Apesar de não existir ainda um tratamento que impeça o envelhecimento natural dos cabelos, é possível controlar os sintomas do amadurecimento dos fios com a ajuda de tratamentos capilares. Para controlar a perda de força e diâmetro, você pode investir em ativos que estimulem e preencham a fibra capilar desgastada com máscaras reconstrutoras, que ajudam a combater a fragilidade e a quebra nos cabelos. A Linha Age System é uma ótima opção para restaurar a força e a massa capilar perdidas durante o processo de envelhecimento. Com uma fórmula rica em PCA-NA, aminoácidos vegetais, Pro vitamina B5, óleo de girassol, ômega 3 e 6 e argila branca, ela tem o poder de reconstruir a fibra capilar desde a camada mais interna dos fios, proporcionando vitalidade instantânea, nutrição, maleabilidade, além de hidratar e repor as proteínas, os minerais e os nutrientes perdidos durante o processo de progressiva e no envelhecimento capilar. Ainda previne os fios de futuros processos oxidativos e dos efeitos nocivos do tempo.

Produtos ricos em vitamina E também são ótimas opções, já que protegem os fios dos agressores externos, evitam a degeneração da fibra e melhoram a elasticidade do couro cabeludo. Ao manter uma rotina de tratamentos regulares, você consegue combater todos os tipos de danos e preservar a estrutura capilar. O resultado são cabelos mais nutridos, hidratados e rejuvenescidos.

Da mesma forma que o rosto e o corpo sentem o passar do tempo, com rugas, flacidez, falta de colágeno e linhas de expressão, o cabelo também passa por alterações. E para quem não cuida dos fios, os efeitos aparecem antes. Mas se você investe em tratamentos de prevenção, com certeza os cabelos vão parecer mais saudáveis.