Saúde e Bem Estar Tendências Aneethun

Long bob: saiba tudo sobre o corte da moda!

Pare, olhe e analise seu cabelo agora! Como estão os fios? Se estiverem longos e retos, temos uma má notícia para te dar: eles estão super out e está na hora de adotar o corte do momento: o long bob!

Uma tendência que já mostrou que veio para ficar e promete angariar mais adeptas e transformar você em uma fã de carteirinha do modelo! Atrizes como Bruna Marquezine, Emma Roberts, Flávia Alessandra e a cantora Taylor Swift são algumas das celebridades que já aderiram ao estilo e ditam moda.

Considerado um clássico dos anos 90, o corte chegou ao ranking dos mais pedidos do Brasil após passar por uma grande transformação e possibilitar madeixas mutáveis, que são perfeitas para qualquer ocasião. O sonho de grande parte das brasileiras, não é mesmo?

O long bob anda tão forte que temos uma certeza: não importa se você é loira, morena ou ruiva, se possui os fios ondulados ou lisos, uma coisa é certa, você ainda vai adotá-lo em algum momento (e esse momento pode estar próximo!).

Mas você já conhece todos os aspectos desse grande sucesso? Pode relaxar! Para ajudá-la a escolher o melhor formato, descobrir se ele é recomendado para o seu tipo de cabelo, quais produtos e procedimentos são necessários para mantê-lo impecável, preparamos este post com todas as informações para não deixar nenhuma dúvida sobre esse corte único de cabelo. Confira!

Mas o que é o long bob?

long-bob-o-que-e

Em poucas palavras, é um corte na altura dos ombros, normalmente com uma base assimétrica. Mas seu grande atrativo está na forma que é estilizado, pois apresenta efeitos, movimentos e formas diferente. Ou seja, seu conceito é muito mais eclético do que imaginamos.

Dependendo da técnica utilizada, o long bob pode trazer leveza, charme e elegância para os fios. Ao mesmo tempo, o look pode se transformar completamente em algo despojado e irreverente. Além de permitir essa infinidade de possibilidades, é uma opção indicada para mulheres que desejam um novo visual, mas ao mesmo tempo estão com receio de um corte que gere grandes mudanças.

Como tem, na sua essência, deixar os fios em um comprimento mediano, o corte não tende ser tão abrupto como o chanel, por exemplo. Dessa forma, ela conquista uma nova aparência e imprime sua personalidade nas madeixas sem precisar radicalizar!

Outro ponto positivo é que, por não ser muito curto, ele interfere pouco na hora de criar penteado convencionais para festas, é fácil de ser arrumado e exige poucos cuidados rotineiros — além de permitir uma texturização dos fios, garantindo um visual diferente a cada dia.

Mas não paramos por aí! O long bob também fica lindo quando está preso em um rabo de cavalo, funciona muito bem com tiaras e pode ser incrementado com tranças e acessórios.

Como adotar o corte?

long-bob-como-adotar-o-corte

Pode soar complexo, mas o corte é bem simples! A base do cabelo é cortada de forma assimétrica e o comprimento deve ficar na linha próxima à clavícula, ou como é popularmente conhecida, nossa “saboneteira”.

Na parte de trás, o cabeleireiro pode desfiar os fios ou deixar mechas em camadas. Muitas mulheres escolhem o long bob visando dar um ar natural aos fios, por isso o desfiado deixa o aspecto “bagunçado-chique”.

Já a parte frontal merece uma atenção especial. Usualmente, ela tende a ser um pouco mais longa que a parte de trás, formando um bico. Esse corte pode ser finalizado com uma franja mais longa, usada de lado ou partida ao meio. Porém, algumas mulheres optam pela franja curta, o que pode gerar um resultado mais jovem e marcante.

Mas não decida seu estilo ainda! Existem alguns truques valiosos para quem deseja usar o corte para encobrir ou disfarçar algumas imperfeições no rosto. Se o objetivo é apenas afinar o rosto, você poderá apostar em um long bob com a franja maior para que ele transmita o efeito de alongamento da região. Caso o objetivo seja alongar o pescoço, o cabelo deve ser mais curto.

Dependendo da cor do seu cabelo, o efeito pode não ficar muito evidente — principalmente se não houver nenhuma tintura. Muitos profissionais indicam que o corte seja alinhado com técnicas que deixam as madeixas em tons degradês e com as pontas mais claras para valorizá-lo. Sendo assim, você pode apostar nas luzes com pontas e tons mais claros, no ombré hair e até as mechas californianas.

Mais um alerta! Apesar de ser simples, um bom long bob requer técnicas que precisam ser dominadas pelo profissional. Assim, o recomendado é que você busque um cabeleireiro de confiança ou que tenha uma indicação para não ficar frustrada com o resultado.

Para quem ele é indicado?

long-bob-indicacao

A versatilidade do long bob é seu principal atrativo! Esse é um corte democrático, que atende todos os tipos de cabelos e faixas etárias, sempre resultando em madeixas maravilhosas. O que deixa o long bob único e personalizado é a forma que você escolhe modelar o cabelo.

Para ficar um pouco mais claro, separamos como cada tipo de cabelo pode utilizá-lo:

Cabelos cacheados ou crespos

O corte deve ser feito no estilo assimétrico para deixá-lo estilizado. Os cabelos devem ser cortados um pouco abaixo dos ombros, garantindo a extensão média. Junto ao corte, é interessante manter uma rotina de hidratação para que os fios sejam fáceis de modelar.

Cabelos ondulados

Nos cabelos ondulados, o comprimento poderá ficar até dois dedos abaixo do ombro e a frente repicada é recomendada para valorizar o corte. Nesse tipo de cabelo, o visual despojado fica muito interessante.

Cabelos lisos

O corte feito em camadas é a melhor opção para quem tem o cabelo liso, pois dá volume e movimento aos fios. Mas se o look “chapado” for o objetivo, o corte reto garante esse visual.

Apesar de ficar bem em qualquer pessoa, é interessante conversar com seu hair stylists antes de passar a tesoura. O long bob requer uma rotina de cuidados e você deverá estar preparada.

Pergunte a um especialista quais produtos são os mais indicados para o seu tipo de cabelo, como você deverá massagear os fios, de quanto em quanto tempo você deverá aplicar máscaras hidratantes, etc.

Fios lisos ou enrolados?

Essa escolha ficará a seu critério! O long bob liso tende a passar um ar mais vintage e elegante ao visual, enquanto os cabelos anelados transmitem uma mensagem mais despojada e moderna. Para conseguir transitar pelos dois mundos, você terá dois grandes aliados na busca do cabelo perfeito:

Chapinha

A chapinha pode ser utilizada para deixar os fios muito retos, gerando o efeito que conhecemos como chapado. Basta aplicar um produto termoativo e depois passá-la por toda a extensão das madeixas. Se o seu objetivo é deixar o cabelo natural, mas com as pontas esticadas, deixe os fios secar naturalmente, aplique o termoativo e depois passe a chapinha na área.

Babyliss

Agora, se você quiser ter volume, cachos e ondas, é hora de usar o babyliss. Lave os fios normalmente, utilize o termoativo por toda a extensão do cabelo, separe-o em mechas e faça as ondas em cada uma delas. Se você deseja ter o efeito ondulado com as pontas retas, a dica é evitar o contato da ferramenta com o final do cabelo.

Seu estilo e sua habilidade com os equipamentos serão o norte para alcançar o cabelo desejado. Mas não se esqueça que o interessante é inovar, e aproveite todas as possibilidades que esse corte oferece!

Como usar o long bob?

long-bob-como-usar

Você já percebeu que dá para brincar muito com o long bob, não é? Separamos alguns formatos que podem te ajudar na hora de escolher o seu visual!

Ondas largas

Se o seu desejo for transparecer uma imagem sensual, aposte nas ondas largas com ou sem a franjinha, mas evite deixar os fios muito rebeldes! A ideia é ter ondas leves e não muito demarcadas.

Meio preso com uma risca no meio

Esse estilo é para quem deseja um penteado de princesa! Os fios meio presos garantem um look suave, meigo e ao mesmo tempo elegante. É uma ótima opção para eventos empresariais e sociais.

Ondulado largo, frizz e franja dividida ao meio

Se você possui um estilo mais rock’n roll, deve adaptar essa opção para seu long bob. As ondas com a franja repartida dão um ar de desalinho sem prejudicar a beleza do corte.

Liso, escovado e dividido ao meio

Se você não quer fugir do aspecto clássico e arrumado, pode usar o seu cabelo nesse formato.

Fios lisos, dividido na lateral e uma parte escondida atrás da orelha

Se você quer algo clássico mas não tão certinho, esse é seu estilo! Essa opção permite criar um visual chique e ao mesmo tempo com personalidade.

O long bob tem um espírito inovador e você deve fazer vários testes até achar o estilo ideal para você!

Como mantê-lo e quando fazer a manutenção?

Por ser um corte assimétrico, o long bob precisará de uma manutenção constante para que o comprimento do fio e das pontas não o façam “sumir”.

Para quem optou pelo corte irregular (a parte frontal mais alongada e os fios da parte de trás mais curtos), o indicado é fazer a manutenção das pontas a cada três meses para que os fios não igualem no comprimento e o corte não perca o movimento.

Se você optar pelo corte rente, poderá fazer a manutenção mais espaçada, em espaços de 4 meses, visando manter a leveza e o formato do corte.

Mas fica a dica: o melhor especialista para saber o momento ideal para cortar é você! Cada cabelo possui uma velocidade de crescimento. Por isso, você deve acompanhar e saber qual é a hora de recorrer à tesoura para não deixar o corte desalinhar.

Qual é a diferença do long bob para o chanel?

long-bob-dierenca-chanel

Algumas pessoas se confundem e acreditam que o long bob é uma versão repaginada do clássico chanel, mas não é! Cada corte possui suas peculiaridades e inovações, além de terem aspectos bem diferenciados.

No geral, podemos dizer que o chanel tem como o objetivo apresentar um visual mais elegante, sensual e sem muitas personalizações e texturizações. Mesmo apresentando variações e inovações com o passar dos anos, ainda é um corte fechado. Costuma a ser indicado para pessoas que possuem os pescoços alongados e se caracteriza pelos fios bem lisos e alinhados, na altura do queixo. Porém, engana-se quem pensa que ele é restrito às pessoas de cabelo liso Os cabelos cacheados apresentam um ótimo resultado nesse corte.

Já o long bob é livre de restrições, e podemos dizer que é uma recomendação universal. Seu diferencial está, primeiramente, no comprimento que vai até a base do pescoço, seguindo do grande movimento dos fios e da falta de simetria, que resultam em um corte contemporâneo. O seu ponto-chave é a franja diferenciada, que dita o formato do rosto.

 

Por que o long bob é tão famoso?

O primeiro motivo é que o corte é tão versátil que independe do formato do rosto ou do tipo de cabelo. Em todas as ocasiões, o long bob fica bem! Assim, várias mulheres permitiram-se ousar e transformar seus fios. Além do mais, o corte tende a rejuvenescer o look, principalmente se for utilizado de forma desproporcional.

O cuidado diário também é um ponto de destaque para as adeptas do corte, já que ele tende a demandar muito menos tempo de arrumação e exigir menos procedimentos de tratamentos que os outros cortes mais conhecido. Em muitos casos, o lavou-secou é tudo o que se precisa fazer para ter um ótimo resultado.

Temos que frisar que, por precisar de uma manutenção constante, o long bob garante um visual saudável para os fios, evitando as pontas duplas e ressecadas. Uma condição que é muito difícil de ser alcançada, sendo almejada pela maioria das mulheres, já que um cabelo impecável corresponde a uma grande porcentagem do visual.

O último item — e que não podia ficar de fora — é o fato do long bob ter feito a cabeça de diversas celebridades. Atrizes, cantoras e apresentadoras já aparecem em tapetes vermelhos e programas, fazendo com que o long bob se tornasse um pedido recorrente dentro dos salões de beleza.

O long bob continuará sendo uma tendência?

long-bob-tendencia

Especialistas acreditam que o long bob ainda estará no corações das brasileiras por mais algum tempo, podendo até ameaçar a hegemonia do corte repicado, que atualmente é uma unanimidade. Os cortes de comprimentos médios e curtos já despontam como os favoritos.

O long bob que possui o modelo com bico na parte frontal é considerado uma das grandes apostas para o ano e tende a adquirir adeptas de todos os tipos de cabelos, mas principalmente as que possuem cabelo cacheado.

Agora chegamos à parte mais interessante deste post! Confira, a seguir, algumas dicas práticas que vão ajudar você a deixar o seu long bob ainda mais interessante, já que o grande segredo desse corte está na finalização:

Utilize o mousse de volume

Se o seu objetivo é deixar os fios ondulados e com aquele visual de “messy hair”, esse item é indispensável. Se o seu cabelo for cacheado ou ondulado, você pode utilizá-lo junto ao difusor para definir as mechas. Em cabelos lisos, ele deve ser usado junto a um coque alto e torcido.

Tenha a cera de cabelo como sua aliada

A cera é um finalizador que pode ajudar a conquistar as pontas retas, além de dar um leve brilho aos fios, mas sem deixá-los com o efeito molhado. Após fazer os cachos com o babyliss (ou até mesmo a chapinha, se for da sua preferência), passe uma pequena quantidade nos dedos e depois aplique na parte que você deseja estilizar.

Não se esqueça da pomada capilar

Esse produtinho costuma ser mais denso que os outros e pode ajudar na hora de amassar as mechas, além de retirar o frizz. Pode ser usado para ajeitar os fios que precisam estar no lugar.

Abuse do spray de brilho

O spray de brilho garante um aspecto único aos fios e pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo. Use-o para dar aquele toque final em qualquer penteado. Mas, fique atenta! Não utilize o spray perto da raiz para não deixá-la com aspecto pesado e estimular a oleosidade da região.

Conheça o pó texturizador

Caso você tenha pouco cabelo ou deseje que seu long bob tenha fios ondulados ou cacheados, ele se tornará um grande amigo! Esse produto tem como função dar volume à raiz do cabelo, além de deixar um aspecto mais opaco. Basta aplicar uma pequena quantidade no local que deseja o volume.

 

Alcance o efeito beach wave

Sabe aquele efeito praiano que toda mulher adora? É o que chamamos de efeito beach wave, que casa muito bem com o long bob. Para realizá-lo, aplique um mousse do comprimento às pontas, amasse as mechas no sentido de baixo para cima e espere secar.

Tenha fios soltos e com frizz

Se o que você quer são fios com bastante frizz, basta separar seu cabelos em mechas e fazer tranças em cada uma delas. Depois de algum tempo (algo entre 40 e 60 minutos), solte-as e desembarace o cabelo. A grossura das tranças vai determinar a intensidade do efeito. Para finalizar, aplique o mousse capilar para dar mais volume.

Mantenha os fios ondulados

Se você quiser os cabelos cacheados por mais tempo, você pode torcer o cabelo e fazer um coque alto e soltá-lo após algum tempo. Finalize com a ponta dos dedos e, se preferir, com um spray fixador. Mas tome cuidado na para não quebrar os fios na hora de montar o coque!

Seja qual for o tipo do seu cabelo, a estrutura das suas mechas e independentemente da cor dos fios, o long bob se apresenta como uma ótima opção! Mulheres que estão cansadas da imagem no espelho e buscam por um corte arrojado podem escolhê-lo sem medo de se arrepender.

Mas não se esqueça de fazer uma consulta com o seu especialista de confiança, tirar todas as suas dúvidas antes de correr para a cadeira do cabeleireiro. Você deve se sentir confortável com a decisão e confiante que o corte será tudo o que você deseja — e até um pouco mais!

Agora que você domina tudo sobre o long bob, é hora de nos contar o que achou! Deixe um comentário dizendo quais dicas foram úteis, quais dos tópicos você achou mais interessante e vamos compartilhar experiências!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedin
Você deve gostar também
Veja as tendências de penteados e cortes de cabelo para 2016
Do loiro ao grey hair: como funciona essa tendência?
Você Sabe Qual é a Diferença Entre Quebra e Queda de Cabelo?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web