Detox Capilar: a evolução da limpeza dos fios

Detox Capilar: a evolução da limpeza dos fios

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito além de uma higienização profunda, o Detox Capilar envolve o uso de produtos e técnicas específicas para garantir mais saúde e beleza ao cabelo, além de favorecer o seu crescimento.

Termo amplamente usado em dietas e disseminado pela internet, o detox capilar vem sendo empregado também para designar um tratamento que varre resíduos depositados nos fios e couro cabeludo e repõe nutrientes essenciais ao cabelo. Para aproveitar ao máximo os benefícios desse protocolo e agradar em cheio à clientela, preparamos um guia especial.

A primeira parte você confere a seguir!

 O QUE É, O QUE É?

Resíduos de poluição, cloro da piscina, metais presentes na água do chuveiro,cosméticos, entre outros fatores, comprometem a vitalidade dos fios.

Assim como o organismo, o cabelo também podem apresentar sinais de intoxicação. Ou seja, pode ocorrer uma sobrecarga que interfere na beleza e no crescimento saudável dos fios. Isso acontece porque o folículo piloso (raiz do pelo) acaba entupido por resíduos de poluição, cloro da piscina, metais presentes na água do chuveiro, produtos cosméticos (principalmente finalizadores) e suor.  Sem falar na ação oxidante dos raios solares. Todos esses fatores pesam e roubam o brilho, a resistência e a vitalidade das madeixas e provoca, inclusive, desbotamento e esverdeamento de loiros e grisalhos. Mais do que uma limpeza profunda, que alivia os fios e o couro cabeludo dos excessos e impurezas impregnadas e que não saem em lavagens habituais, o detox capilar adiciona nutrientes, como vitaminas e minerais, que são fundamentais para hidratação, selamento de cutículas e blindagem capilar. “Trata-se de uma compensação, pois ao mesmo tempo retira o que está demais e prejudica a fibra e repõe ativos importantes”, explica a farmacêutica bioquímica Marcela Buchaim, especialista em tricologia capilar e idealizadora do Studio Tez – Spa do Cabelo (SP). Favorece também a receptividade aos ativos contidos nos tratamentos. “Resíduos acumulados deixam o couro cabeludo com descamação e coceira e os fios ressecados e pesados, o que dificulta a entrada de novos componentes”, explica a especialista em tratamentos capilares naturais Renata Souza, do SpaDios (SP).

AS VANTAGENS DE UM DETOX EFICIENTE

Além de diminuir o sebo, o que favorece a melhora da caspa, o detox capilar aumenta a circulação sanguínea e permite que mais nutrientes atinjam o bulbo capilar.

Basicamente, o detox capilar conta com uso de xampu antirresíduos (que elimina os excessos de detritos no couro cabeludo) ou com grânulos exfoliantes (desobstrui os folículos, aumenta a circulação sanguínea e reforça a remoção de depósitos indesejáveis) e hidratação (restaura os fios). Um dos seus principais benefícios é a diminuição do sebo, o que favorece a melhora da caspa. “A eliminação dos resíduos evita a obstrução dos óstios foliculares (orifícios por onde saem o cabelo), facilitando o nascimento ou crescimento do pelo.

Outra vantagem do detox capilar é que ele aumenta a circulação sanguínea local e permite que mais nutrientes atinjam o bulbo capilar. Que, uma vez bem nutrido, garante maior aporte de energia para um crescimento saudável dos fios”, explica a dermatologista Mariana Marteleto, da AllClinik – Barra da Tijuca (RJ). Desta forma, o cabelo fica mais receptivo aos tratamentos e é beneficiado com uma ação antioxidante (combate aos radicais livres) e restaura a saúde de toda a estrutura capilar. “Fios que não conseguem absorver com eficiência os nutrientes de tratamentos são favorecidos. O mesmo acontece com aqueles expostos a muita química e finalizadores”, completa Renata Souza, especialista do Spa Dios (SP).

Texto: Françoise Gregório (CABELOS&CIA BC)
Fotos: Shutterstock

Esse artigo foi escrito em parceria com a Cabelos & Cia.

Acesse: www.revistacabelos.uol.com.br

 

 

ANEETHUN RECOMENDA: Linha Detox System – Purificação e Refrescância

Conheça a linha Detox System da Aneethun com ação antipoluição, indicada para equilibrar a saúde do couro cabeludo, nutrir e purificar os fios.

 

3 Comentários


  1. Ainda não fiz,e nem usei.Mas,confio na marca


  2. Maravilhosooo esse detox da #aneethun…me sigam la no instagran @janaoliveiraomoc

Comentários encerrados.