Cabelos no verão: dicas para curtir a estação com fios saudáveis e radiantes

Cabelos no verão: dicas para curtir a estação com fios saudáveis e radiantes

Tempo de leitura: 4 minutos

Cabelos no verão: dicas para curtir a estação com fios saudáveis e radiantes

O verão é a estação perfeita para curtir praias, piscinas e passear em belos dias ensolarados. Há quem goste do calor e quem não é tão fã assim, mas a verdade é que essa época do ano pode trazer alguns possíveis danos aos seus cabelos. Água salgada, cloro, vento, calor, suor e a intensificação dos raios solares são fatores que podem prejudicar a vitalidade dos fios. 

Porém, todos esses problemas podem ser evitados a partir de alguns cuidados, independente do tipo ou comprimento do cabelo. São detalhes que farão toda a diferença na saúde dos fios ao longo da estação, por isso trazemos aqui seis dicas para você cuidar do seu cabelo e passar pelo verão com madeixas lindas e saudáveis.

  1. Hidratação e Restauração

É essencial repor todos os danos causados na estrutura dos fios por conta da estação mais quente do ano. Por isso, sugerimos que mantenha uma rotina de cuidados, fazendo uso de produtos adequados, como máscaras hidratantes e reparadoras.

A Aneethun conta com as linhas Hidra e Repair System, ideais para esses cuidados. A linha Hidra contribui com a hidratação profunda do cabelo ao promover o preenchimento hidrolipídico através do ativo especial Ácido Hialurônico, agindo de dentro para fora em todas as camadas do fio. Já a linha Repair System promove nutrição, reparando cabelos danificados, com fórmula enriquecida com óleos reparadores, fornecendo tratamento intensivo aos fios. É a mais indicada para cabelos submetidos a química.

  1. Cuidados quando for nadar

É importante manter alguns cuidados durante os banhos de mar ou piscina; por isso, vale apostar em protetores para os fios, como finalizadores. Se puder, deixe os cabelos presos em coques altos, assim você pode evitar o contato constante com a água.

Após o banho de mar ou piscina, busque enxaguar os cabelos com água doce e aplicar uma máscara de alta qualidade, pois ajuda na hora de desembaraçar os fios, recuperando a maciez, hidratação e evitando quebras.

  1. Atenção ao uso de elásticos

Esta dica complementa a dica anterior, ok? Prender os fios contribui, sim, para evitar o contato constante com água da piscina e do mar, mas vale ficar atenta! Evite rabos de cavalo ou coques muito apertados, pois essa tração excessiva dos fios pode provocar quebra e queda de cabelo. Opte por alternativas como coques altos mais desestruturados e tranças.

  1. Cuidados com o couro cabeludo

O excesso de suor provocado pelo clima quente, além de ressecar os fios, também afeta o couro cabeludo, que pode ter problemas como seborreia e caspa. Para isso, opte por utilizar produtos adequados às necessidades. Deve-se aplicar diretamente no couro cabeludo apenas o shampoo e produtos específicos, sempre massageando suavemente com as pontas dos dedos (não as unhas). Também é importante evitar higienizá-lo com água quente e evitar o uso excessivo do calor do secador.

A linha Detox System da Aneethun é indicada para equilibrar a saúde do couro cabeludo e  renovar os fios. Composta por quatro produtos que purificam e renovam o couro e fios, dois deles são especialmente bem-vindos no verão: o Esfoliante Scalp e o Shampoo Refresh. Ambos são ideais para promover purificação após piscina e praia por possuírem agentes quelantes que atraem íons de cloro e sal.

  1. Proteção UV

É de amplo conhecimento que os raios solares causam danos à nossa pele, mas nem todos sabem que essa lógica também se aplica aos fios e ao couro cabeludo. Principalmente no verão, é essencial recorrer a produtos com proteção UV e acessórios como lenços, chapéus e bonés. Algumas marcas de acessórios já produzem chapéus com proteção UVA e UVB. Só não esqueça de tirar os acessórios quando for mergulhar, pois abafar os fios molhados pode causar queda, quebra dos cabelos e/ou caspa.

  1. Higienização dos fios

Esse cuidado vale para qualquer época do ano, mas principalmente não pode ser deixado de lado no verão, quando temos tantos fatores que fragilizam os fios. Indicamos usar água fria ou morna, pois a água quente tende a danificá-los, descamar o couro cabeludo, sensibilizar e pode contribuir com o aumento da oleosidade natural dos cabelos.

Se possível, realize o último enxágue com água fria, assim você auxilia no fechamento das cutículas capilares, o que proporciona mais brilho, retenção de hidratação e nutrientes necessários para fios saudáveis.

Dica bônus

Tome cuidado ao secar os cabelos: esfregar os fios com força pode causar quebra! Por isso, é recomendável tirar o excesso de água dos cabelos utilizando uma toalha macia e realizando movimentos suaves.

Gostou das dicas de cuidados com os cabelos no verão? Compartilhe em suas redes sociais!