O charme dos lenços no cabelo: por que você deve usá-los?

O charme dos lenços no cabelo: por que você deve usá-los?

Tempo de leitura: 6 minutos

Lenços de cabelo são acessórios que vão bem em todos os tamanhos (compridos, curtos e médios) e tipos (crespos, cacheados, lisos e ondulados) de cabelos. Sim, o lenço é uma peça coringa e tem usos que vão muito além de proteção contra o frio.

No guarda-roupas feminino, os acessórios são peças fundamentais. Isto porque eles têm o poder de diversificar um mesmo conjunto de roupas. Assim, aquele vestidinho que você usou para passar a tarde do domingo com suas amigas, pode ser o mesmo que usará no próximo sábado à noite, se você souber utilizar os acessórios certos.

Agora que você já sabe que essa é uma peça-chave, vem com a gente acompanhar algumas dicas que vão te ensinar a usá-lo.

1. Composição equilibrada

composicao equilibrada

 

A escolha de qualquer acessório deve ser feita pensando em um look que esteja em perfeito equilíbrio. Em relação ao uso de lenço no cabelo, é importante que suas escolhas levem em conta a qualidade e a composição do material articulando essas informações com o objetivo do seu visual.

Por exemplo: se, no dia em questão, você necessita de uma composição clássica e leve, o número de acessórios a serem utilizados é de até 5 peças. Então, já coloque seu lencinho na contagem.

Mas se a ocasião pedir um visual mais arrojado, o número recomendável de acessórios é de até sete. E não se engane, como veremos adiante, o lenço pode fazer parte de um look arrojado sim.

2. Lenço no cabelo: qual devo usar?

qual leco devo usar

Os lenços são normalmente feitos com tecidos leves como algodão, cetim e seda e possuem formato quadrado. Por sua versatilidade, podem ser encontrados nas lojas durante todo o ano. O preço costuma variar entre R$ 15,00 e R$ 60,00, dependendo da marca, do material e do acabamento.

Qual destes você deve usar? Vale tudo e todos. Sim, isso mesmo. Volte àquela lógica inicial, caso você esteja compondo um look clássico ou arrojado, dê preferência para lenços mais sutis, com estampas mais neutras e materiais mais confortáveis.

Caso você esteja compondo um look mais despojado, se jogue. Abuse das cores e das estampas, não precisa ter medo de misturar. Em ambos os casos, a regra principal é: use um lenço que te faça sentir confortável e que proporcione aquele toque final especial.

3. Versatilidade

versatilidade

A grande característica dos acessórios é a versatilidade e, com o lenço de cabelo, não poderia ser diferente. Sua versatilidade é tamanha que há possibilidades de uso em todas as estações, não apenas no inverno, como algumas pessoas acreditam.

Na primavera e no verão, por exemplo, os lenços ficam lindos com coques, o chamado estilo sessentinha. E não tem mistério, o penteado é a junção do lenço colorido com um coque clássico. Há  também a possibilidade de incrementar o penteado com um topete ou maxilaço, por exemplo. No inverno, ele ficará perfeito com os cabelos soltos.

Mas o charme e a versatilidade da peça não param na possibilidade de uso nas várias estações climáticas. Ele também pode ser usado tanto para composições diárias (trabalho, faculdade, escola) quanto para looks noturnos (happy hours, barzinhos, festas). Em relação a esta ultima, não se engane: o lenço pode sim compor aquele visual especial, seja com as estampas coloridas e florais, seja as lisas e brilhosas. Tudo dependerá da ocasião e, acima de tudo, do seu estilo.

Tenha em mente que a peça é coringa e, por isso, pode ser usada apenas para um toque especial como para esconder alguns fios teimosos que insistem em atrapalhar seu penteado. Ele pode ser útil, ainda, em cabelos de todos os tamanhos para prender e amarrar a franja, o cabelo por completo ou parte dele, como veremos mais adiante.

4. Bad Hair Day

composicao equilibrada

 

Além do charme e do estilo, o lenço pode ser um super aliado no Bad Hair Day. O BHD — ou Dia do Cabelo Mau, em um português meio literal — é aquele dia em que o cabelo, por mais lindo e saudável que seja, trava uma batalha com seu dono, mesmo que ele não tenha feito nada de diferente.

Nesses dias, possivelmente você sentirá que seu cabelo tem vida própria e estará receosa para fazer qualquer coisa muito elaborada. Não se preocupe! Os lenços atribuem delicadeza e inovação a penteados simples e tradicionais também.

Essa dica é superválida para os dias de praia e de clube. Sabemos que a combinação água salgada/com cloro e sol podem produzir efeito semelhante ao do Bad Hair Day. Em vez de se afligir, principalmente se seus amigos tiverem marcado aquela esticadinha pós praia/clube, invista no acessório e abuse das amarrações, das combinações e das cores.

5. Benefícios dos lenços para os cabelos cacheados

Já mostramos que os lenços podem ser usados em qualquer ocasião. Existe uma, no entanto, em que ele faz uma imensa diferença, não apenas pela possibilidade de enriquecer seu visual, mas pela utilidade. Se você possui cabelo cacheado, esse tópico é para você.

Durante a noite, o cabelo sofre fricção com a roupa de cama e esta situação pode causar frizz e tirar a definição dos seus cachinhos. Uma solução bem simples é prender os cabelos com um lenço de ceda ou de cetim, deixando um nó para frente, na altura da testa. Se você seguir essa dica, pela manhã, bastará aplicar o finalizador de cachos e dar aquela modeladinha com as mãos.

6. Maneiras de usar

maneiras de usar

Quando falamos que os lenços são peças versáteis, não estávamos brincando, certo? Há tantas formas de utilizar esse acessório, quanto há gostos diferentes.

O lenço pode ser uma opção à tiara, quando utilizado retorcidinho, com nozinho para cima e, ainda, em formato de bandana ou de turbante.

Prendendo a franja para trás, deixando aquela leve elevação na frente, você ainda pode utilizá-lo, para complementar o penteado. Finalize com um coque ou com um rabo de cavalo mais esvoaçante.

Até com a famosa bananinha ele tem um efeito positivo. Isto é, quando você prende metade do cabelo. Nesse caso, a dica é enrolá-lo e colocá-lo como uma coroa. Novamente, o nozinho para frente também é uma opção de variação.

No caso do cabelo preso, com coque e franja para o lado, você pode transformar o visual no famosinho sessentinha. Basta colocar o nozinho para frente, podendo variar entre passar o lenço por uma ou duas voltas em torno da cabeça.

Mas a dica principal é: tire os lenços da gaveta e deixe sua imaginação fluir.

E aí? Gostou destas dicas? Então, conte pra gente como você pretende utilizar seu lenço no cabelo. O espaço para comentários é todo seu.