Aprenda a fazer um cronograma capilar em casa

Aprenda a fazer um cronograma capilar em casa

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma coisa é certa, neste período de quarentena, o que temos de sobra é tempo. E por que não aproveitar esses dias de tranquilidade para dar aquele trato nos cabelos ?!

Sem dúvida, esse é o momento. Neste texto, quero ajudar você que está em casa e quer cuidar das madeixas.

Sempre quando vamos tratar um cabelo no salão procuramos identificar quais são as necessidades do cabelo naquele momento. Calma, eu sei que você não é profissional e, pensando nisso, já começa a tomar notas das dicas, ok?

Se seu cabelo é quimicamente tratado (coloração, mechas, progressiva, selagens e afins), com certeza ele é um cabelo que tem aspecto ressecado e sem brilho, às vezes, até quebradiço. Acertei? Pode ser que ele não tenha química, mas também esteja com a porosidade aumentada, porque normalmente você, assim como 90% das brasileiras, usa secador, prancha ou babyliss com certa frequência, não é mesmo? Bom, fique tranquila, isso não é o fim da linha, você pode sim cuidar do cabelo em casa e ainda ter bons resultados.

Falando de forma geral, quando buscamos tratamento para os cabelos, temos sempre que pensar em 3 itens: o cabelo precisa de água, óleo e proteína. Você já ouviu falar disso? A partir daí, começamos a entender que temos que repor esses ingredientes de maneira regular, porque isso vai garantir um cabelo mais forte, saudável e resistente, com muito brilho e balanço.

Ok, mas como faço isso?

O primeiro passo é reunir todos os produtos (máscaras) que você tem (e sei que não é pouca coisa haha!). Identifique e separe cada um deles de acordo com a funcionalidade. Depois, passamos para a montagem do seu cronograma capilar caseiro.

Todos os produtos que no rótulo dizem que são hidratantes, devolvem água para o fio. Os que têm escrito as palavras umectantes ou nutritivos, devolvem oleosidade para o fio (e somente para o fio, porque máscara e condicionador só usamos no comprimento e pontas, combinado?). Por fim, todos os rótulos que estampam as palavras reconstrutores ou à base de aminoácidos, são produtos que devolvem massa e resistência para o cabelo. Entendido isso, você já está a um passo de conseguir fazer seu cronograma em casa.

Agora, o que você precisa é somente organizar uma tabela semanal, para você anotar em qual dia vai aplicar um tipo de máscara. Comece sempre higienizando bem o cabelo com o shampoo. No primeiro dia, faça a hidratação, porque se seu cabelo não está segurando nem água, com certeza não vai segurar os outros ativos. Depois, faça a hidratação, pule um dia e faça a nutrição, pule mais um dia e, por fim, faça a reconstrução. Esse passo a passo pode ser feito por até quatro semanas, depois você faz um intervalo e repete o fluxo.

Começando agora, com certeza quando terminar a quarentena seu cabelo estará mais forte para que você volte a fazer suas químicas com mais tranquilidade, sem risco de quebra. 

Fique atento aos nossos conteúdos por aqui e me acompanha nas redes sociais pelo @maia_instituto. Vamos passar por tudo isso juntos, sem esquecer de nos transformar e deixar o mundo mais bonito todos os dias.