Hábitos que podem causar a queda capilar

Tempo de leitura: 4 minutos

A queda capilar é um processo natural que encerra o ciclo de vida dos cabelos. Uma pessoa saudável pode perder diariamente, de modo normal e imperceptível, cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Mas não há nada mais preocupante do que quando essa quantidade começa a aumentar durante o banho, ou quando vários fios são deixados por onde passa e a queda se torna visível. Nesse momento, é preciso ligar o sinal de alerta!

Além da questão estética, uma queda acentuada dos fios pode significar problemas de saúde. Portanto, ao perceber os sinais de queda capilar excessiva, é importante buscar ajuda de um dermatologista ou tricologista de sua confiança, para que eles possam indicar o tratamento mais adequado.

Como ocorre a queda capilar?

O fio de cabelo passa por três estágios naturais que são: primeiro (anágena) – o crescimento , segundo (catágena) – a pausa e terceiro (telógena) – a queda natural. Normalmente, o primeiro estágio tem duração de três a seis anos, o segundo de dois anos e o último, de 3 meses. 

Sabemos que fatores genéticos, como a calvície, podem acelerar esses estágios. Sendo mais comum em homens – por estar diretamente relacionada ao hormônio masculino – seus primeiros sinais são fios mais finos e com crescimento mais lento, a rarefação, devido ao enfraquecimento da raiz. Sem a devida atenção, o resultado com o passar do tempo é a interrupção total do crescimento capilar.

Entretanto, vale lembrar: nem toda queda é sinal de calvície!

Alguns de nossos hábitos diários podem contribuir e fazer com que o fio se desprenda antes do esperado.

Quais hábitos contribuem para a queda capilar?

No inverno, é comum que as pessoas tomem banhos mais quentes, mas o calor excessivo contribui para a queda precoce. O ideal é que a temperatura da água de lavagem dos fios varie entre fria e morna, para que a oleosidade natural dos cabelos se mantenha controlada.

Outro fator relevante é a alimentação. O desenvolvimento saudável dos fios ocorre de dentro para fora e, por isso, uma alimentação pobre em nutrientes, vitaminas e minerais, como zinco e ferro, pode agravar a queda, já que esses nutrientes auxiliam no crescimento e fortalecimento capilar. O interessante é manter uma alimentação balanceada.

O excesso de químicas, como alisamentos e colorações também podem contribuir para a queda. Além dos danos aos fios, o couro cabeludo pode ser atingido e os folículos enfraquecidos, comprometendo o crescimento saudável.

Os fatores são vários, mas, sem dúvidas, a maior causa de queda capilar atualmente é o estresse, físico e mental. O estresse pode aumentar os níveis de testosterona, hormônio intimamente ligado ao fio e que, quando em desequilíbrio, interfere em seu ciclo de crescimento. Além disso, o estresse e a ansiedade podem afetar a absorção de nutrientes no organismo, deixando-o carente de suas necessidades básicas.

Como interromper ou reverter a queda capilar?

Buscar o auxílio de um dermatologista ou terapeuta capilar é o primeiro passo! 

Mas manter uma rotina de cuidados em casa é fundamental. Utilizar produtos adequados e com eficácia comprovada podem garantir a reversão do quadro de queda. 

A linha Aneethun Antiqueda Therapy possui uma sofisticada fórmula com a exclusiva tecnologia Pronaxil, que reduz e previne a queda dos fios, estimula o crescimento, aumenta a proliferação celular, revitaliza as células, devolve a densidade dos cabelos e restaura o bulbo piloso, mantendo a saúde dos fios e do couro cabeludo.

 

A linha é composta por três itens: Shampoo, Bálsamo e Loção Estimulante. De uso contínuo, o Shampoo e o Bálsamo devem ser utilizados em todas as lavagens. De uso diário e sem enxágue, a loção deve ser aplicada no couro cabeludo, seguida por uma delicada massagem, pelo menos uma vez ao dia. Fique tranquilo! Sua fórmula não oleosa garante leveza aos fios e não deixa resíduos no couro cabeludo.

A linha Antiqueda Therapy age amenizando todos os tipos de queda, seja por fatores genéticos ou externos.  Os resultados são visíveis já no primeiro mês de uso, mas para que todos os benefícios sejam obtidos, a linha deve ser continuada por no mínimo 90 dias.

Associando cuidado com os produtos certos, seus fios crescerão fortes e a queda deixará de ser um problema!