Saiba como cuidar de cabelos lisos e alisados

Saiba como cuidar de cabelos lisos e alisados

Tempo de leitura: 7 minutos

Cabelos lisos, cacheados, ondulados etc. Todo cabelo tem seu charme e as mulheres, principalmente, têm um carinho especial pelas madeixas. Se esse é o seu caso, você chegou ao lugar certo. O post de hoje é dedicado ao cabelo liso ou alisado e vamos falar de cuidados especiais que você deve ter para sempre mantê-los bonitos e saudáveis. Com nossas dicas você poderá hoje mesmo tomar as providências corretas e mais eficazes contra aquelas pontas duplas ou fios indisciplinados que tanto lhe incomodam. Vamos lá?

Elimine pontas duplas

elimine as pontas duplas

A ponta do cabelo é a parte mais frágil do fio, pois a oleosidade natural, que também tem função protetora, tem mais dificuldade de percorrer toda a extensão do cabelo, principalmente em fios muito longos ou finos. As pontas duplas, tão temidas pelas mulheres, aparecem quando a cutícula do cabelo é destruída, e isso pode ser causado por diversos fatores, dentre eles, má alimentação. Para evitar que seu cabelo tenha duas pontas (ou mais), alimente-se bem e insira alimentos com colágeno em sua dieta — falaremos mais sobre alimentação mais abaixo. Use protetor capilar e apare as pontas com a frequência ideal. Para saber qual é essa frequência, vamos para o próximo tópico.

Escolha o corte perfeito para cabelos lisos

escolha o corte perfeito para cabelos lisos

 

Você sabia que o corte de cabelo também influencia na estrutura dos fios? Quem tem cabelos muito finos, deve evitar o corte com navalha, pois ele deixa os fios mais suscetíveis a pontas duplas e ressecamento. Além disso, leve em consideração o volume do cabelo e o formato do seu rosto. Não arrisque fazer um corte ousado em casa, aliás, nunca corte o próprio cabelo, pois o resultado, na maioria das vezes, não é nada satisfatório.

Se você deseja longas madeixas, não espere que seu cabelo cresça rápido e forte sem cortá-lo esporadicamente. Afinal, você quer um cabelo longo, porém saudável e com brilho, certo? O ideal é aparar a franja mensalmente e retirar algumas pontinhas no comprimento a cada dois meses ou a cada 45 dias, se seus fios forem muito finos. A visita periódica ao salão de beleza é uma ótima opção para manter o corte em dia, escolha um profissional capacitado e de sua confiança.

Lave adequadamente

lave adequadamente

Muitas pessoas têm o costume de lavar os cabelos de forma errada. O ideal é lavar em água fria (ou morna) e aplicar condicionador do meio do fio às pontas, massageando sempre no sentido do crescimento dos fios. Não acredite no mito de não poder lavar os cabelos todos os dias. Se houver necessidade e seu cabelo for muito oleoso, está autorizada a lavar. Se você não conseguir evitar a água quentinha, tente ao menos uma água mais morna ou diminua no tempo de banho. Seu cabelo agradece e você verá a diferença que fará aos seus fios.

Proteja contra oleosidade

proteja contra a oleosidade

oleosidade natural percorre com mais rapidez pelos fios lisos e, por isso, é comum que seus cabelos fiquem com aparência de sujos e percam o brilho mais rapidamente do que cabelos ondulados e cacheados. Para evitar esse efeito, lembre-se do método para lavar os cabelos adequadamente e evite aplicar óleos, géis e cremes após a lavagem, principalmente na raiz. A oleosidade do cabelo também pode passar para a pele e provocar espinhas. Uma excelente opção são os finalizadores líquidos termoativados que não deixarão um aspecto pesado e protegerão os fios dos malefícios causados pelo calor de uma possível secagem.

Hidrate, nutra e reconstrua!

hidrate nutra e reconstrua

O cabelo liso também precisa de tratamentos especiais principalmente se foram utilizadas técnicas de alisamento, coloração ou descoloração dos fios. E não se engane, uma técnica menos agressiva também vai fragilizar suas madeixas. “Mas qual procedimento devo utilizar em meu cabelo?”, você deve estar se perguntando.

hidratação serve principalmente para repor a água dos fios, e é ela que proporciona maciez ao cabelo, uma vez hidratado. Toda mulher, independentemente da forma que seus fios possuem, necessita de hidratações frequentes. Portanto, é recomendado que se realize o procedimento pelo menos uma vez por semana com cremes e máscaras capilares adequadas.

A nutrição é ideal para repor a oleosidade natural dos fios. Seus cabelos andam muito ressecados, com as pontinhas duplas e em um tom sem vida? Você deve optar por essa técnica. Ela pode e deve ser realizada ao menos uma vez na semana e é ideal para dar mais força e brilho aos fios.

A reconstrução capilar repõe a queratina dos fios e também confere mais força ao cabelo. Pode ser realizada uma vez ao mês ou de 15 em 15 dias, se seu cabelo estiver muito danificado. Ela proporciona força, brilho e balanço, assim você terá um cabelo muito mais forte, com brilho e movimento. O seu cabeleireiro terá sempre uma opção de sessões personalizadas, que podem durar de três semanas a 45 dias.

Modele com moderação

modele com moderacao

Se você adora modelar seu cabelo para mudar o visual, atente-se a algumas precauções. O calor intenso pode danificar seu cabelo, deixando-o ressecado e quebradiço. O ideal ao usar chapinhas, secador ou babyliss, é utilizar um protetor térmico que amenize a agressão do calor aos fios. Sempre que fizer uso excessivo de modeladores, retorne ao item anterior, que será fundamental para proteger os cabelos contra danos.

Cuide-se ao se expor ao sol

cuide se ao se expor ao sol

 

O sol é um grande aliado da saúde, se usufruído com moderação. Quinze minutos diários são suficientes para repor a vitamina D do organismo e ter cabelos e pele bonitos. Mas sempre que houver longa exposição, faça uso de protetores capilares contra raios UV e hidrate logo após o dia intenso de sol, praia ou piscina.

Alimente-se bem!

alimente se bem

Alimentos saudáveis são aliados dos cabelos fortes. Mantenha uma dieta rica em gorduras, carboidratos e proteína (principal base do cabelo) e você verá os efeitos em seus fios progressivamente. Cenoura, oleaginosas, carnes (principalmente as brancas) e cerais cumprem o papel fundamental de nutrir os cabelos de dentro para fora. Inclua também aqueles alimentos que contém colágeno em sua composição, como frango e ovos, e também aqueles que estimulam a produção dessa substância no organismo, como a gelatina e frutas secas.

Prender os cabelos ou não?

prender os cabelos os nao

Os fios lisos merecem um cuidado especial quando o assunto é prender o cabelo. O tão usado rabo-de-cavalo pode ser um tremendo vilão, opte por elásticos que sejam de silicone para não arrebentar os fios, do contrário ele se romperá na metade ou próximo ao couro cabeludo proporcionando o tão indesejado cabelo arrepiado (frizz). Uma opção para manter os fios lisos presos durante um dia de trabalho sem danificá-los, são os palitos de madeira que deixam um look superinteressante sem sacrificar os cabelos.

Se você tem cabelos lisos e chegou ao final do nosso post, é sinal de que realmente se importa com a aparência de suas madeixas. Comece a aplicar as dicas acima e perceba como seu cabelo terá um aspecto cada vez melhor. Se você gostou do nosso conteúdo e deseja receber mais dicas como essas, não deixe de curtir nossa página no Facebook!!

Aneethun recomenda: Linha Liss System

Alinhamento Capilar e Liso Duradouro

7 Comentários


  1. Gosto muito dos seus produtos, mas não temos como comprá-los sem ser no salão. Tinha que ter outra forma de adquirir os produtos de vcs. bjs!


    1. Olá Eliana, obrigado pelo comentário! É verdade, a Aneethun comercializa seus produtos e serviços apenas para salões de beleza. Trata-se de um posicionamento estratégico da marca que, por ser uma linha profissional, opta pela parceria de confiança com os profissionais cabeleireiros.


    2. Olá Eliana! Tenho salão e também gosto muito da Aneethun. Para facilitar a compra dos produtos Aneethun eu vendo e entrego pelo correio. Qualquer coisa estou à disposição. É só me contatar!


  2. Minha filha já fez várias progressivas e agora, por último, fez luzes e os cabelos continuam crespos. Ele é muito grosso e volumoso, parece uma soga!
    Socorro, preciso de ajuda!!!


    1. Tenha calma Dalva, vai dar tudo certo!!! De acordo com o seu relato, o tratamento ideal para sua filha seria o serviço de Reconstrução Térmica da linha Aneethun Queen.
      A linha Queen possui uma valiosa combinação de óleos, geleia real e elevado teor de ômegas 3, 6, 7 e 9, nutrientes que resultam em um tratamento versátil para os cabelos. Nutre, protege e reconstrói a fibra capilar, devolve a elasticidade comprometida por processos químicos como os que a sua filha fez nos cabelos, além de promover maciez e brilho imediato aos fios.


  3. Adoro os produtos Aneethun, foram uma maravilha para os meus cabelos recomendo e assino embaixo.

Comentários encerrados.