Cabelos quebrados: entenda as causas e tratamento

Cabelos quebrados: entenda as causas e tratamento

Tempo de leitura: 6 minutos

Mais que um corte perfeito e uma cor da moda, para ter fios bonitos como os das estrelas de TV é preciso que eles estejam saudáveis. Por isso, cabelos quebrados são o pesadelo de muitas mulheres. Além do frizz e da textura dura (emborrachada) e desagradável, eles perdem totalmente o brilho. Ninguém merece, não é mesmo?

Porém, vencer esse problema é simples: basta seguir uma rotina de cuidados e prestar atenção aos sinais de alerta que os fios dão. Só assim eles vão ficar cada vez mais bonitos! Então, declare guerra aos cabelos quebrados e confira nossas dicas para fazê-los crescerem mais saudáveis!

O que são fios quebrados?

o que sao cabelos quebrados

Alguma vez você já passou a mão na cabeça e percebeu que, ao terminar, alguns fios se desprendiam? Se sim, não há motivo para alardes, pois pessoas saudáveis perdem cerca de 100 fios de cabelo diariamente, devido à renovação capilar. No entanto, quando esse volume aumenta muito e o bulbo do cabelo não está grudado ao fio, você pode estar sofrendo de quebra.

Em caso de dúvidas, procure observar a textura e a aparência do cabelo. Se os fios estiverem hidratados, brilhantes e com aspecto uniforme, está tudo dentro do normal. Porém, fios secos, espigados e com pontas mais curtas e rígidas merecem um pouco mais de atenção.

Qual a diferença entre quebra e queda capilar?

qual a diferenca entre queda e quebra capilar

Apesar de parecer simples, essas duas alterações no estado de saúde dos cabelos causam muita confusão nas mulheres e impedem um tratamento correto para correção dos problemas. A queda ocorre quando o bulbo do cabelo (aquela bolinha branca que fica na raiz) se desprende do couro cabeludo, fazendo com que ele caia por inteiro.

Há diversas causas para esse problema, como estresse, carências alimentares e uma doença chamada Alopecia Areata. Nesses casos, o fluxo de queda dos cabelos aumenta consideravelmente, fazendo com que falhas de formato geralmente redondo apareçam na cabeça. Se esse é o seu problema, procure um dermatologista ou tricologista para obter o diagnóstico e o tratamento adequado.

Já nas quebras, o fio se parte em dois. A ponta fica mais espessa, sendo facilmente identificada pelo tato. A quebra ocorre em cabelos ressecados por falta de hidratação, fragilizados por tratamentos químicos ou até mesmo quando a mulher cuida de forma errada, não penteando, secando e prendendo o cabelo do jeito correto.

Outro fator que influencia muito na beleza dos cabelos em geral é a alimentação: se ela for pobre em vitaminas e minerais, suas madeixas podem ficar com uma aparência bem cansada, sem brilho e sem vida.

Quais os cuidados para evitar a quebra de cabelo?

quais os cuidados para evitar a quebra de cabelo

Uma das formas de reduzir esse problema é ter alguns cuidados especiais com o cabelo. Você deve usar corretamente os produtos e evitar hábitos que podem estar acabando com o seu visual. Veja quais são:

  • Passar shampoo e condicionador de forma agressiva. O ideal é fazer movimentos suaves com a ponta dos dedos, espalhando os produtos de cima para baixo.
  • Pentear o cabelo da raiz às pontas. Isso pode causar nós, que ao serem desembaraçados, ocasionam mais quebras. Sempre comece de baixo e suba vagarosamente.
  • Friccionar demais a toalha na cabeça. O fio de cabelo é muito delicado e o peso da toalha aliado a movimentos bruscos pode parti-lo. Por isso, apenas aperte o tecido suavemente contra as madeixas.
  • Utilizar escovas e pentes errados. Os mais indicados são os com cerdas mistas ou naturais, que danificam menos os fios. Na dúvida, pergunte ao cabeleireiro qual é o mais indicado para você.
  • Enrolar os cabelos com os dedos. Essa mania enfraquece os fios, que têm a estrutura danificada e se partem. Evite ao máximo.
  • Não usar protetores térmicos. O excesso de calor do secador e da chapinha são alguns dos principais motivos que levam o cabelo a se quebrar. O protetor evita o ressecamento, melhorando o aspecto geral do fio e impedindo que ele se parta.
  • Prender o cabelo molhado, pois o elástico pode causar a quebra devido ao rompimento da fibra capilar. Esse hábito prejudica o visual como um todo, pois a umidade causa uma doença chamada dermatite seborreica, que deixa o cabelo oleoso e opaco.
  • Tomar banhos quentes: a água quente do chuveiro provoca ressecamento do couro cabeludo e dos fios, o que pode ocasionar a quebra.

Como recuperar cabelos quebradiços?

como recuperar cabelos quebradicos

A forma de tratamento dos fios vai depender de quão danificados eles estão. Por isso, a postura correta é buscar ajuda de um profissional, que vai fazer a avaliação e indicar o melhor caminho para deixá-los lindos e sedosos.

É importante lembrar que quanto mais químicas agressivas a mulher faz — como alisamento, tintura, relaxamento e até mesmo uma quantidade muito grande de escovas — maiores são as chances de elas sofrerem com as quebras. Assim, é sempre bom já conversar com o cabeleireiro antes e definir estratégias para que isso não aconteça.

Isso evita até mesmo que você seja obrigada a cortar os fios mais do que gostaria só porque eles estão cheios de ponta dupla e com aparência desgastada e opaca, coisa que mulher nenhuma gosta. Ou, em casos extremos, o corte químico — que é quando o excesso de substâncias agressivas faz com que o cabelo se dissolva. Trágico, não? Por isso, é importantíssimo cuidar da saúde dos fios com tratamentos que recuperam os danos.

Quais tratamentos fazem diferença?

quais tratamentos fazem a diferenca

Entre as técnicas mais modernas disponíveis no salão de beleza para recuperar cabelos quebrados estão as que recuperam a queratina, proteína cuja falta acaba prejudicando a estrutura do cabelo. Um dos tratamentos mais comuns é a cauterização capilar, que usa a queratina como principal ativo, promovendo uma recuperação de dentro para fora, devolvendo massa e força aos cabelos. Ela também é chamada de plástica de cabelos e é ótima em situações de quebra intensa.

Além dela, a Reconstrução Térmica também tem resultados bastante animadores. Ele recupera a estrutura dos fios, repõe a massa perdida e depois sela, garantindo uma maior duração. Em casos mais simples, hidratações frequentes já fazem toda a diferença. Elas podem ser feitas no salão e até mesmo em casa, com produtos para cabelos danificados.

Com os cuidados certos, você transformará seus cabelos quebrados em fios dignos de estrela de cinema! Deixe um comentário e nos conte o que você tem feito para afastar o fantasma da quebra da sua vida!

 

Aneethun recomenda: Linha Kera System

Kera System Aneethun

59 Comentários


  1. Meu cabelo está quebrando e elástico, fiz luzes e a cabeleireira não era boa, acabou com meu cabelo… peço que me ajude, o que usar?


    1. Olá Jane! O mais indicado seria o serviço de Reconstrução da Linha Queen Profissional, que nutre, protege e reconstrói a fibra capilar, interrompendo imediatamente o emborrachamento dos fios e devolvendo a elasticidade comprometida por processos químicos, além de promover maciez e brilho imediato aos fios. Consulte sempre um profissional de confiança antes de realizar qualquer procedimento em seus cabelos.


  2. Amei saber isso, gostei das dicas com certeza vai me ajudar muito.


  3. Olá;
    Fiz luzes ontem e meu cabelo está elástico e caiu uma parte. Está quebrando todos os fios com luzes. Qual o produto que posso usar para parar a quebra imediatamente???


    1. Olá Tatiana! Primeiramente recomendamos sempre que procure um profissional cabeleireiro de confiança, se possível com boas referências, para realizar procedimentos químicos em seu cabelo.
      Essa é a melhor forma de evitar situações como essa, que é o pesadelo de toda mulher!
      O ideal para tratar os fios elásticos e interromper a quebra é fazer uma Reconstrução Capilar com a linha Aneethun Queen. A poderosa ação nutritiva da Geleia Real promove a reconstrução dos fios danificados e reversão imediata dos danos.


  4. Desde quando comecei a seguir o cronograma capilar somente com produto caseiro meu cabelo começou a quebrar bem na raiz, o que devo fazer?


    1. Olá Karina! Produtos e técnicas caseiras nem sempre suprem as necessidades reais que o fio necessita para se manter em bom estado. A melhor opção é procurar um Profissional Cabeleireiro de sua confiança para realizar um diagnostico mais preciso.


  5. Faço alisamento químico de três em três meses, e acabo usando a chapinha de uma a duas vezes por semana na raiz, conforme seu crescimento.
    Tenho notado uma quebra muito grande nos fios do ano passado pra cá, o que devo fazer? Não posso parar de usar a chapinha! :/


    1. Olá Helen! O uso da chapinha em excesso sempre prejudica os fios, o ideal é utilizar um bom tratamento e uma excelente linha de manutenção. A Aneethun possui a linha Kinoa para cabelos alisados e relaxados, ela tem como principal ativo a quinoa orgânica, considerada o cereal mais nutritivo do planeta. Saiba mais sobre a linha Kinoa em https://goo.gl/ePMpMZ


  6. Pinto meu cabelo com frequência com uma tinta profissional mas meu cabelo está opaco feito uma palhae quebradiços e finos o que devo fazer


    1. Ola Leila! O excesso de química provoca todo esse ressecamento. O importante é usar uma linha de manutenção em casa, como a linha Revive System, que contém em sua composição pitaya, algas vermelhas e vitamina E, que tratam o ressecamento e blindam os pigmentos evitando o desbotamento.


  7. Usei guanidina num período de 5 anos, dei uma pausa de 10 meses sem utilizar nenhuma química e há praticamente 2 anos voltei a usar amônia (pois a guanidina deixava meus cabelos embuchados e só ficava bonito se tivesse escavado). Porém percebe que a amônia quebra os cabelos com mais frequência e meus cabelos estão partindo com facilidade. parece ter perdido a elasticidade. O que devo fazer? O que seria melhor usar, queratina ou colágeno?


    1. Olá Carol! A queratina mantém a estrutura do fio mais firme, porém, em caso do uso de química de alisamento, a melhor opção é procurar a ajuda de um profissional para analisar e diagnosticar o melhor tratamento para seus cabelos.


  8. Meu cabelo ta macio e com brilho porém, percebi que alguns fios estão quebrando isso é normal?


    1. Olá Fernanda! Depende do tipo de processo que foi feito nesse fio. Caso ele seja natural, o motivo pode ser as agressões externas, como sol, poeira, piscina etc. É recomendado a opinião de um profissional para avaliar de forma mais intensa o nível de quebra.


  9. Bom dia.
    Se estiver com quebra, e fazer tratamentos usando chapa,não irá prejudicar ainda mais os fios?


    1. Olá Silvana! Desde que o tratamento peça a utilização da prancha e tenha sido elaborado para este fim, não tem problema.


  10. Olá…gostaria de usar a linha anti quebra da aneethun, mais estou gravida,posso usar normal..não tem contra indicação..
    ?


    1. Olá Francieli! Pode fazer o tratamento completo com a linha AntiQuebra Therapy da Aneethun com total segurança, pois ela não oferece risco nenhuma à sua saúde ou a do seu bebê.


  11. Ola meninas uso aneethum no meu salão de beleza e o resultado é fantástico, todas as linhas da aneethun cumprem o que promete, não troco a aneethun por nenhuma outra marca, meu cabelo está divinooo e minhas clientes amam…Compremm porque vale cada centavo pago, e falo mais, a aneethun é mil vezes melhor do que muitos produtos importados por ai. Bjsss


    1. recomendo para qualquer pessoa essa cauterizaçao da Aneethun nunca vi mais perfeita.


  12. Oi! Bom dia ! Faço botox no meu cabelo e está super brilhoso mas senti que na parte da frente está quebrado os fios .gostaria de saber qual produto certo para usar


    1. Olá Cleudia! Os Cronogramas Antiquebra são perfeitos para casos como o seu, pois são completos e recuperam os cabelos em 4 semanas através da Hidratação, Nutrição, Reconstrução e Blindagem, resultando em fios visivelmente tratados e recuperados.


  13. Olá me chamo Josiane gostaria de saber meu cabelo está quebrando qual tratamento da Aneethun posso usar?
    É só salão de cabeleireiro que pode comprar os produtos ou quem não é do ramo pode também comprar?
    Desde já obrigada pela atenção


    1. Oi Josiane!

      O ideal é buscar um salão Aneethun para que um cabeleireiro avalie a causa da queda e indique o produto ideal.
      E nossos procutos você encontra nos melhores salões!

      Jonatan Junior


  14. amo os produtos maravilhosos da Aneethun.
    meu cabelo saiu da UTI


  15. Quero saber como meus cabelos parar de se torar?


    1. Ola Mira, é importante que você vá a um profissional parta ele fazer uma analise dos fios e descobrir a causa da quebra.


  16. Gostaria muito de sua ajuda, já procurei diversos profissionais e nenhum soube de fato oq meu cabelo realmente precisa . Ele está poroso e se partindo , se eu ponho um pouco de pressão ou puxo, ele quebra em grande quantidade


    1. Ola Andressa, o ideal é procurar um profissional que entenda de tratamento, para que ele possa te passar todo o procedimento, avaliando os fios e a estrutura do seu cabelo. para porosidade o ideal são as mascaras mais oleicas.

      Rodrigo Benfica


  17. Boa tarde. Fiz progressiva no meu cabelo a 10 anos, e meu cabelo nunca mais meu cabelo foi o mesmo. esta muito seco emuito quebrando na raiz, principalmente na frente, e o fio que esta quebrado esta grosso. o que devo fazer?


    1. Ola Andrea, nesse caso é bom você passar por uma avaliação com um profissional, para um diagnostico mais preciso.

      Rodrigo Benfica


  18. Bom dia ! Meu cabelo é natural nunca usei nem um produto quimico mas tô passando por quebra que ta torando meu cabelo o que devo fazer ????


    1. Ola Vivy, nesse caso o recomendado é que você procure um profissional cabeleireiro para sanar esta quebra e também avaliar o motivo.

      Rodrigo Benfica


  19. Oi Meu Nome é Juliana.Meucabelo está muito quebrado na frente e as pontas com nó,é está caindo muito.Estou Usando o Detox Capilar da TRESemmé mais não está adiantando muito quando ele seca fica muito cheio e muito seco.Meu cabelo é preto.O que devo Fazer?


    1. Ola Juliana, neste caso, o ideal é você repor toda a queratina e proteínas perdidas pelo fio, e alternar o tratamento no salão e em casa.

      Rodrigo Benfica


  20. Ola fiz alisamento e agora meu cabelo esta quebrando muito, ele quebra do meio do cabelo. o que posso fazer.


    1. Ola Aisamila, o ideal é que você procure um bom profissional e que entenda de tratamento para iniciar uma reconstrução e sanar a quebra.

      Rodrigo Benfica


  21. Olá ! Retirei toda a química do meu cabelo que é (anelado e fino ), não estou usando nem prancha, apenas o secador. Porém meu cabelo ainda está quebrando. Gostaria de saber se esse tratamento com os produtos anti-quebra, podem ser usados em casa e onde podemos comprá-los.
    Att, Natália.


    1. Ola Natalia, o tratamento antiquebra é excelente e te dará um ótimo resultado, ele é encontrado somente em salões.

      Rodrigo Benfica


  22. Olá, meu cabelo esta quebrando muito na frente, ele esta quebrando pela metade, nao sei mais oq faço. E alem de quebra completamente na frente, tem um lado do meu cabelo que não cresce, tenho q ficar cortando pra deixar eles igual. Oq eu faço?


    1. Ola Maria, o mais recomendado é que você procure um profissional para fazer uma analise melhor sobre a quebra e te orientar, como sanar.

      Rodrigo Benfica


  23. FIZ UMAS MEXAS NO MEU CABELO,ELE ESTÁ FRACO,QUEBRANDO,CAINDO,ASPERO,SEM BRILHO E MUITO POUCO O QUE FAÇO??


    1. Ola Neia, o importante é retor todos os nutrientes e queratina perdida pelo fio.

      Rodrigo Benfica


  24. Bom dia, meu cabelo está muito ressecado e está quebrando tb, Eu tenho dread no cabelo inteiro, isso começou depois de uma semana que me alimentei mal, não quero cortar meu cabelo pois amo muito ele, alguém poderia me indicar algo pra melhorar


    1. Ola Bryan, o ideal é alternar uma hidratação comum, com uma hidratação com mais óleos, como manteiga de karite, tutano, óleo de coco, óleo de girassol, proporcionando mais macies e brilho ao fio.

      Rodrigo Benfica


  25. Até cabelos naturais precisam de reposição de massa, no seu caso, recomendo a linha Force System para repor massa e devolver força e vitalidade para seus fios!

    Jonatan Junior


  26. OLA BOA TARDE ,,FIZ DESCOLORAÇAO GLOBAL NO MEU CABELO ELE NAO QUEBROU ,4 MESES DEPOIS FUI FAZER LUZES NELE TD AE ACHO QUE O PO DELA ,,,PQ O CERTO E 45 MINUTOS E ELA DEIXOU 30 MINUTOS SOMENTE ELE ABRIU TD A COR ,,,NA HORA Q ELA LAVOU MEU CABELO TEVE Q TIRAR PEÇOS NELE POIS QUEBOU EM CIMA ,,,AGORA ESTOU COM A METADE DO CABELO PRETO ,,ESTOU CAUTERIZANDO ELE ,, E REPONDO A QUERATINA PERDIDA ,,,MAIS NAO ESTOU AGUENTOU AGUENTANDO O CABELO PRETO,POSSO FAZER LUZES NELE COM PAPEL ALUMINIO,,SEM ENCOSTAR NO OUTRO CABELO


    1. Oi Elisangela, tudo bom?
      A descoloração é uma química muito agressiva e dependendo da saúde do fio, pode sim ocorrer a quebra. O problema não era o descolorante e sim o seu cabelo que não suportou o processo. Por isso indicamos sempre o teste de mechas para testar a resistência do fio antes de realizar qualquer procedimento.
      Pelo que você falou, não recomendo a realização de outro processo de mechas sem antes fazer um teste. Corre o risco do seu cabelo quebrar mais ainda. Procure um bom colorista, realize o teste e caso não passe, vá tratando o fio até devolver a saúde dele e seus cabelos aguentares uma nova descoloração!

      Jonatan Junior


  27. Boa noite
    Minha sobrinha fez relaxamento já tem uns 4 meses o relaxamento estava vencido , o cabelo quebrou um pouco . Depois a cabeleireira estava lavando o cabelo e passando progressiva e deixando no secador de pé uns 10 min fazendo isso todo sábado então percebi que quebrou mais e qdo fui questionar com ela , me disse que era por causa do emocional da minha sobrinha que estava quebrando o cabelo , então desde então não sei o que fazer com o cabelo dela e nem quero produto usar .
    Por favor me ajuda.


    1. Oi Graziane, tudo bom?

      Químicas consecutivas fragilizam demais o cabelo e podem ocasionar queda. A cada reaplicação, a fibra fica mais fina e frágil podendo sim, chegar ao ponto de se romper com facilidade.
      Dentro do nosso mix de produtos, temos a linha antiquebra que age diretamente na camada mais profunda do cabelo, devolvendo força e vitalidade e tambem a linha Quinoa que é ideal para tratamento pós química.
      Outra dica é interromper as químicas por hora e dar um tempo para o cabelo se recuperar!

      Jonatan Junior


  28. Eu fiz alisamento e quando eu vou lavar caem muitos tufos de cabelo o que eu faço


    1. Olá Antonia!

      Isso aparenta ser corte químico, procure o profissional que realizou o procedimento para maiores orientações!

      Jonatan Junior


    1. Olá, Aline! Tudo bem?
      Ao selecionar a linha de produtos desejada e informar seu endereço no sistema Localizador de Salões em nosso site, você consegue obter o endereço de cinco salões de beleza e barbearias credenciados mais próximos em sua região, basta acessar http://midi.as/LocalizadorOndeComprar


  29. Olá, boa noite.
    Tenho o cabelo natural, nunca fiz química, na verdade, uma única vez, em 2013, um “alinhamento de fios”. Tinha cabelos volumosos, fortes e em grande quantidade. Durante os últimos anos, vi meu cabelo cair (consideravelmente) tenho menos da metade do que já tive; porém uma queda difusa, sem gerar grandes falhas…meu cabelo afinou.. e está extremamente quebradiço. A impressão é de que meu cabelo passou por várias químicas, quando na verdade é natural. Já faz um ano que deixei de fazer escovas semanalmente, só quando necessário e meu cabelo não melhora. O que fazer?


  30. Boa noite. Meu cabelo é químicamente tratado em todas as lavagens eu sempre hidrato , faco pre poo quando uso algun shampoo com sulfato , uso oleos vegetais mas meu cabelo esta caindo e quebrando ao mesmo tempo , a quimica eu uso de 3 em 3 meses . escova e prancha 1 vez por semana .nao sei o que fazer pois acho que estou cuidando corretamente mas meu cabelo nao cresce por causa da guebra . o que faco?

Comentários encerrados.