9 regras de ouro para cuidar dos cabelos loiros

Tempo de leitura: 6 minutos

Os cabelos loiros são os preferidos por muitas mulheres do mundo todo. E no Brasil, não é diferente! Nos salões do país, tem sempre alguém investindo em madeixas douradas para mudar, iluminar ou, simplesmente, rejuvenescer o visual.

Porém, verdade seja dita: manter os fios loiros saudáveis, brilhantes e bonitos é uma tarefa que exige paciência, tempo e muita dedicação. Tais cuidados começam dentro do salão, no exato momento em que se inicia o processo de coloração dos fios.

Para compreender bem como conseguir o loiro perfeito, capaz de arrancar suspiros de homens e mulheres, é fundamental seguir 9 dicas essenciais. Confira!

Avaliação precisa

avaliacao precisa

 

Uma boa e franca conversa entre cabeleireiro e cliente é essencial para que dúvidas sejam tiradas, testes sejam feitos e o tom perfeito seja decidido. Alinhar até onde o profissional poderá chegar ou até onde o fio suporta ser descolorido garante um resultado melhor e mantém a saúde do cabelo.

Quanto mais saudável e menos química o cabelo tiver, mais o profissional poderá abrir o tom durante o processo. Já cabelos danificados e frágeis podem não aguentar e, como resultado, o fio tende a quebrar, ressecar em excesso ou emborrachar.

Preparação do fio

preparacao do fio

Após uma boa avaliação, o próximo passo é preparar o cabelo com produtos específicos da pré-coloração — que servem para deixar os fio mais resistentes — e realizar pelo menos uma hidratação profunda antes da mágica ser feita. Com isso, surge uma dúvida: quanto tempo antes de colorir meus cabelos preciso me dedicar à preparação do fio?

Bom, isso depende: para cabelos saudáveis e fortes, uma semana já é tempo suficiente. Já cabelos mais frágeis ou muito danificados podem necessitar de mais tempo e, até mesmo, de uma segunda avaliação do profissional para que seja liberada a coloração.

Rotinas necessárias

rotinas necessarias

 

Para que um cabelo loiro mantenha a cor, o brilho e o efeito sedoso, o primeiro passo é não lavá-lo todos os dias. Quando lavamos os fios diariamente, tiramos sua oleosidade natural, necessária para manter a hidratação da raiz às pontas.

Essa oleosidade serve como uma camada protetora para o cabelo contra as agressões exteriores — vento e poluição. Além disso, quanto mais lavamos um cabelo colorido, mais estamos contribuindo para a perda precoce da cor.

Outra dica é sempre optar por usar água em temperatura morna, nunca quente demais, mesmo em dias frios. Temperaturas elevadas tendem a ressecar o cabelo. Procure usar produtos específicos para cabelos coloridos ou loiros e fuja dos antirresíduos, pois eles aceleram o desbotamento da cor.

Produtos fundamentais

produtos fundamentais

O terror para quem adota cabelos loiros é que, com o tempo, a cor vai desbotando e, em consequência, chega em um tom amarelado, opaco e sem vida. Para conseguir manter a cor vibrante por mais tempo e evitar o amarelo indesejável, é importante usar uma vez por semana o famoso shampoo roxo para neutralizar o tom.

Os shampoos, condicionadores, máscaras e reparadores de pontas, por sua vez, devem ser muito bem escolhidos e recomendados. Procure usar sempre um que, além de ser indicado para cabelos loiros, seja ideal para o seu tipo de cabelo. Os reparadores de ponta são ótimos para evitar o ressecamento dos fios e o aparecimento de pontas duplas.

Hidratação constante

hidratacao constante

Hidratar, hidratar e hidratar. Sempre e muito. Não há como fugir de uma hidratação profunda a cada 15 dias no salão. Só assim o cabelo loiro à la Gisele Bundchen — brilhoso, solto, macio e com aparência saudável — conseguirá se manter.

A hidratação faz com que os fios recuperem os aminoácidos e a água perdidos com a exposição ao sol, vento, mar, secador, chapinha e tantos outros inimigos do dia a dia. São esses fatores que fazem com que o cabelo loiro fique opaco, ressecado e com aquela aparência “espigada”, que alerta, de longe, um cabelo mal cuidado.

Atenção ao retoque

atencao ao retoque

Regra básica para quem tem cabelos loiros ou com luzes: retoque apenas a raiz, sempre! Não há necessidade de passar descolorante ou tinta em todo o comprimento do fio.

Isso pode destruir a estrutura capilar e, com o tempo, a única solução será um belo e radical corte. Quanto menos exposto à química o cabelo for, mais fácil será mantê-lo bonito e fazer com que ele esteja saudável para crescer forte.

Cuidado com o calor

cuidado com o calor

Não é apenas a água quente que faz mal ao cabelo. Existem três outros grandes vilões que precisam ser usados com parcimônia: chapinha, secador e babyliss. Sabemos que essas três ferramentas mágicas ajudam muito no dia a dia de quem quer desfilar com fios arrumados e no lugar.

Porém, o calor em excesso queima os fios, fazendo-os perder o brilho, e facilita o surgimento de pontas duplas. Com o tempo, o cabelo fica extremamente seco, sem movimento e com fio estático. Quando for muito necessário o uso desse combo, procure usar um bom protetor térmico para amenizar os danos.

Um bom corte faz bem

um bom corte faz bem

O ideal é alinhar o corte dos cabelos pelo menos três vezes por ano. Uma das maiores queixas de quem tem cabelos loiros é que eles demoram muito tempo para crescer.

Cortá-los ajuda a estimular o crescimento, além de eliminar pontas duplas ou muito ressecadas. Por mais que o corte seja apenas de 3 ou 4 dedos, já é possível notar uma boa diferença na estrutura do cabelo.

Cabelos loiros e o verão

cabelos loiros e o verao

O verão maltrata — e muito! — os cabelos de todas as mulheres. Para quem cultiva tons mais claros então, a atenção e os cuidados precisam ser redobrados! Lembre-se de que a exposição ao sol, ao vento, ao mar e à água da piscina ajudam o cabelo a desbotar e a ressecar.

Por isso, o ideal é usar produtos específicos para essa época do ano, que ajudam a hidratar e protegem os cabelos dos raios solares. Protetor solar para cabelos é fundamental e não pode ficar de fora da sua lista de cuidados! Se você frequenta muito a praia ou a piscina, saiba que a rotina de hidratação deve ser intensificada para uma vez por semana.

Como podemos ver, o cabelo loiro ideal não é uma meta impossível de ser alcançada! Ele apenas requer um cuidado maior para que possa brilhar e deixar qualquer mulher ainda mais bonita.

E então? Gostou das nossas dicas sobre os cabelos loiros? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar algo conosco? Deixe seu comentário!

 

Aneethun recomenda

Linha Blond System Matização Iluminadora – equilíbrio dos tons para cabelos loiros e grisalhos.

Linha Blond System Aneethun

19 Comentários


  1. Olá!
    Uso os produtos da linha azul e a laranja, que para cada função são maravilhosos! Mas ainda não usei essa linha para loiras.
    Uso uma outra marca e confesso que tenho receio de mudar e não dar certo no meu cabelo loiro.
    Se vocês puderem, mandem amostras para mim dessa linha … segue abaixo meu endereço:
    R: Rodrigo de Campos 726 centro
    Iacanga – SP
    CEP : 17180-000
    Obrigada desde já e certa do breve retorno com uma consumidora fã de vocês! !!
    Beijos, sucesso sempre mais.


  2. A violeta genciana q é usada para desamarela faz mal aos fios?


    1. Olá Valeska, a violeta de genciana (violeta cristal, Violeta de Metila 10 B, com nome científico (químico) de cloreto de pararosanilina) é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, portanto não se trata de um produto indicado para cuidados com cabelos e cor. Sugerimos à você a linha Blond System da Aneethun que possui Tecnologia Ótica Reflective A e Acid Violet, que neutraliza o amarelo indesejado, uniformiza a cor dos fios loiros e grisalhos, iluminando o tom claro dos cabelos.


  3. Amo a Aneethun trabalho a mas de três anos


    1. Obrigado pelo comentário Maria Beatriz! Não deixe de sugerir outros temas que você gostaria de ler aqui no blog.


  4. gostei muito das dicas pois tenho luzes no meu cabelo e queria um produto certo para. não ficar experimentado vários vc pode me dar dica de qual produto certo obrigada


    1. Ola Leila, o recomendado é você alternar uma linha de desamarelado com um linha de tratamento para manter a cor e os fios saudáveis.

      Rodrigo Benfica


  5. Gosto do meu loiro bem claro perola, mais ele tende a ficar amarelado/alaranjado. E ai só com descolorante, e alguns meses atras meu cabelo quebrou a dois dedos da raiz. Gostaria de saber quais os produtos que tenho que usar pra que isso não volte acontecer e eu fique com o loiro maravilhoso????


    1. Ola Regina, o ideal é iniciar um tratamento para reposição da massa proteica do fio, ate o o cabelo esteja preparado para a descoloração e alcançar o tom ideal para que ele não volte a amarela.

      Rodrigo Benfica


  6. FIZ RETOQUE NA RAIZ PELA 2 VEZ , POREM NESSA VEZ MEU CABELO FICOU AMARELADO E ELASTICO O OLEO DE COCO ORIGINAL E´BOM? O QUE VC ME ORIENTA A FAZER , EU HIDRATO


    1. Olá, Silvana! O primeiro passo é reconstruir a fibra capilar, pois de acordo com seu relato, o cabelo está muito danificado e necessita de reposição imediata de nutrientes. Para isso, a Aneethun possui a linha Queen, um tratamento que repara profundamente os danos, reconstrói os fios e protege a fibra capilar. Em relação ao amarelamento, indicamos a linha Blond System, também da Aneethun, responsável por neutralizar os tons amarelos indesejados, ok?
      Devido a sua situação, recomendamos que busque a orientação presencial de um profissional credenciado pela Aneethun. Dessa forma, o(a) cabeleireiro(a) deve realizar o diagnóstico capilar para identificar as singularidades de seus fios e verificar se o tratamento ideal é mesmo com a linha Queen e a Blond System. Para localizá-los, acesse:
      http://midi.as/LocalizadorOndeComprar


    1. Agradecemos o imenso carinho, Amanda! ❤❤

Comentários encerrados.